Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

A corda, Mano Menezes!

Torcida começa a perder a paciência com algumas decisões do treinador cruzeirense. (Foto extraída do site “Ibirataia informa”)

Gosto do técnico Mano Menezes. Gosto de ouvir suas coletivas e procuro entender seus pensamentos e seus argumentos. Considero que ele é um dos bons treinadores da escola brasileira. No entanto, nada impede que a gente questione seus métodos, seu discurso e sua (in)coerência. Principalmente quando percebemos que as coisas não estão tão boas como gostaríamos que elas estivessem.

Cada treinador tem sua filosofia de jogo e defende aquilo que acredita. Mas eu entendo que quando alguma coisa não está dando certo, é preciso ter a humildade de reconhecer isso e buscar formas de melhorar. Vamos apontar algumas das falhas que a equipe do Cruzeiro tem apresentado e que Mano Menezes ainda não conseguiu corrigir. A principal delas é a finalização. E finalização, cá pra nós, é nada mais nada menos que chutar em direção ao gol. Não tem jeito. Se os jogadores estão finalizando mal, eles precisam treinar isso. É fundamento básico, mas sem o básico não dá para ir além.

Outra coisa: o time titular voltou a entortar para a esquerda. Vejo um Ezequiel muito tímido pela direita, diferentemente do final do ano passado. Se continuar assim, Mayke deve ganhar a posição, pois é mais agudo. A defesa, embora esteja frequentemente com duplas diferentes, não está mal, mas também não foi testada de verdade até agora. Rafael às vezes faz uns milagres, o que nos deixa confiantes em relação ao arqueiro. A volância não agrada a todos, mas é preciso reconhecer que Henrique e Ariel iniciaram bem a temporada. Só que com a contusão do capitão, quem será que vai ocupar a vaga deixada por ele? Tudo indica que é o Hudson. Mas todos estão vendo a qualidade de Lucas Silva. O cara é diferenciado. Por que não testar outras duplas? Ter um elenco qualificado serve para isso também.

E é preciso e muito necessário que falemos sobre Élber. Ninguém mais entende a insistência do treinador com esse jogador. Ele simplesmente não produz. 5 anos sem convencer ninguém. Aliás, convenceu o pessoal do Sport e deveria ter ficado por lá. A verdade é essa. Eu prevejo que em breve o torcedor vai fazer com o Élber o que fizeram com o Allano. Vaias em todos os jogos. Porque ninguém aguenta mais. E aí a situação vai ficar insustentável.

Por fim, mas não menos importante: algumas alterações que Mano tem feito durante os jogos são inexplicáveis. Ontem ele tirou simplesmente o melhor jogador em campo. Sacou Raniel para a entrada de Alex, que nem centroavante é. Teve também a entrada de Bryan no lugar de Lucas Romero. E o Ábila ficou em BH, mesmo tendo jogado poucos minutos em 2017 e mesmo com o time precisando de um bom finalizador lá na frente.

Não considero normal o resultado de ontem. Empate com o sub-20 do Joinville. Creio que o nosso sub-20 seria capaz de vencê-los. Sem exagero. Nós somos o Cruzeiro, temos uma folha salarial infinitamente superior, jogadores muito mais qualificados e estamos assistindo a jogos de dar sono ou raiva. Em 2013, o elenco era 90% novo e conseguia umas goleadas em jogos desse tipo. Em alguns passava certa dificuldade, mas vencia. Com Adilson, em 2009, dava até gosto de ver os jogos do Mineiro. Não estou pedindo a cabeça do Mano, nem acho que está tudo um desastre e que vamos sofrer neste ano. Estou apenas questionando algumas situações que precisam ser resolvidas com urgência. Com o elenco que a gente tem, o Cruzeiro pode muito mais. E é por isso que a gente cobra e vai continuar cobrando. O treinador precisa rever algumas convicções, ou poderá morrer abraçado com elas. Ou acorda ou a corda, Mano…

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

139 thoughts to “A corda, Mano Menezes!”

  1. PH, para o time finalizar é preciso criar. Em termos de criação, em todas as partidas temos boas chances reais de gol, mas os jogadores estão pecando pelo preciosismo. O Mano não pode entrar em campo, mas, como você frisou bem, ele precisa intensificar esses treinos, esse é o papel dele, nem que coloque os jogadores pra ficar o dia inteiro chutando bola ao gol até aprenderem. Só queria acrescentar uma opinião: o fator psicológico. Raniel fez boa partida, mostrou que merece chances no time para mostrar seu futebol, porém está afoito pra fazer seu primeiro gol e acabou pecando por esse nervosismo nos momentos que necessitava de frieza, assim como Thiago Neves quando esteve presente. Já no caso do Fabrício foi pura displicência no lance em que estava praticamente sem goleiro, irresponsabilidade total. O Mano precisa aproveitar essa semana cheia que terá pela frente e acertar a calibração dos caras, porque depois do jogo contra o Uberlândia, é só pedreira!

  2. Gosto do trabalho do Mano. É competente e íntegro, mas precisa urgentemente rever alguns conceitos, se não… Temos um elenco caro, formado por jogadores já vividos na esfera esportiva; bons jogadores na verdade e nada mais que isso. Em compensação, apesar da invencibilidade, ainda não fizemos um jogo de encher os olhos este ano e isso se deve muito ao fato da centralização do treinador em relação a alguns atletas. É preciso que Mano Menezes aproveite melhor o elenco que tem em mãos, e ponha esses caras pra jogar. Jogar, treinar fundamentos, é isso que precisa ser feito. Não é possível perder tantos gols e tantos lances bisonhos. Se continuar como está, vai morrer abraçado com seus ”queridinhos”, mas antes vai nos matar de raiva. Seja prudente Mano…

  3. PH, gostei do texto, da coragem pra dizer o que você pensa.
    A verdade é que o Mano gosta do esquema com o “falso 9”, mas não sabe executá-lo bem.
    Isso já foi provado por onde ele passou, incluindo a Seleção Brasileira. O melhor momento da carreira do Mano Menezes foi no Corinthians, em 2009, quando ganhou a Copa do Brasil, tendo, na frente, nada menos que Ronaldo na fase mais gorda de sua carreira. Ou seja, nada de centroavante de mobilidade. Na Seleção ele derrapou e um dos motivos foi ter insistido com Neymar como falso 9. Não funcionou com Neymar, quer que funcione com Sobis?
    Se o problema do Mano em escalar um centroavante no Cruzeiro for a condição técnica do Ábila, sugiro que a diretoria venda este jogador e contrate outro. Caso não seja isso, Ábila NÃO pode ficar no banco, pois é o único especialista em fazer gols no elenco.
    Claro que Ábila não pode ser o único responsável pelos gols. Os demais também precisam cooperar, treinar mais finalizações, todos os dias.
    O problema maior do Cruzeiro neste início de temporada são os gols, então ele tem que colocar em campo os dois principais artilheiros da equipe: Ábila e Sóbis. Tem que ser eles mais nove.
    E outra: para o restante da temporada precisamos reforçar mais o ataque. Precisamos de um atacante de velocidade pro lugar do Elber e outro centroavante especialista de área pra substituir ou mesmo se escalar no lugar do Ábila, na falta deste.
    Se Mano não tomar tento, os resultados correm o risco de não virem e seu cargo passará a ser questionado.
    Reitero: Gosto do Mano Menezes, tem um grande potencial, mas ele precisa rever alguns conceitos pra melhorar o Cruzeiro.

  4. Concordo plenamente com tudo q vc disse, mais vc esqueceu da eterna promessa Alisson, pouco objetivo no time. Na verdade tem muita gente devendo neste time Sr. Sobis que o diga.

  5. Excelente comentário! Parabéns! Além de endossar suas palavras quero acrescentar que acho extremamente injusto e incoerente não dar oportunidade ao Ábila??? Necessário uma explicação, seja por parte do técnico ou da diretoria. Não jogou quase nada este ano, treina normalmente e não se contundiu? Deixá-lo de fora neste jogo de ontem e deixá-lo de fora, ou na pior das hipóteses, entrar apenas nos minutos finais do próximo jogo (pois é isso que acontece, recorrentemente) não seria incoerente? Observem que até o contestado Marcus Vinícius que foi hostilizado ano passado e vinha de um bom tempo no DM entrou? Lamentável e não quero ser o poeta do apocalipse, por que tenho certeza, que este elenco vai buscar algum título este ano, mas necessário humildade do Mano para aprender com seus próprios erros. A teimosia já derrubou inúmeros técnicos e o último deles no próprio Cruzeiro. (Paulo Bento). PS – Empatar com sub 20 do Joinvile para um time da grandeza do Cruzeiro, em quaisquer circunstâncias é inadmissível. Ego massageado. Quando a maioria da torcida ovacionava Alisson, Élber, Marcus Vinícius e recentemente, Alex eu já dizia, FRAQUISSÍMOS….

  6. É verdade Pedro Henrique, já estamos chegando em Abril onde os jogos fáceis vão chegando ao fim e vem chegando a ora da onça ( raposa) beber água como se diz por aqui e sinceramente eu não sei qual é o time titular ( faço algumas simulações mentalmente ) , mas na minha visão acho que já deveríamos inclusive já vê-lo entrosado, conforme você disse o time está torto jogando só pela esquerda, e não vai adiantar o Tiago/Robinho jogar pela direita se o Ezequiel não fazer a ultrapassagem, me deu a impressão ( posso estar enganado ) que o Ezequiel fica mais preso quando o Léo está jogando, Pedro Henrique hoje se falou muito no programa Fox Sport Rádio que Everton Ribeiro vai voltar para o Brasil e que Cruzeiro ( chapa Perrela), São Paulo, Flamengo, Palmeiras e Grêmio já até fizeram propostas, será que o Cruzeiro teria bala na agulha para entrar nesta negociação?

    1. Ouvi dizer que o Everton Ribeiro ja estaria bem encaminhado com um time e seria o Palmeiras, devido a boa relação do Alexandre Mattos com o jogador e com, se não me engano, com o agente.

  7. Você situo o Adilson em 2009, para mim o Adilson foi um treinador e tanto, apesar de não ter conquistado títulos de expressão com o Cruzeiro, ele conseguiu uma campanha excelente ao meu vê com um time muito inferior ao que o Mano Menezes tem hoje. Não to pedindo a cabeça do Mano, ainda penso que ele fara uma grande campanha em 2017 e espero títulos de expressão, mais ao mesmo tempo fico me perguntando até onde o Adilson conseguiria ir com o elenco de hoje. E ai o que você acha Pedro?

      1. Pedro Henrique, cumprimento-o efusivamente pela coragem deste seu Post! Foi oportuno, coerente e justo. As repetidas INCOERÊNCIAS do Mano estão mutilando o elenco e arruinando o time. Isto reclamado por nós aqui é de pouca valia. Por vc é totalmente diferente. Tem densidade e legitimidade.
        Com relação ao seu comentário sobre o Adílson Batista, permito-me fazer-lhe os seguintes reparos: depois que saiu do Cruzeiro, em nenhum dos times que o contrataram ele teve condições dignas de trabalho. Corinthians, Vasco, Joivinlle não lhe deram o mínimo de condição, pois os assumiu em crises administrativas e com elencos em desmanches, lembra. Para mim, foi um dos melhores técnicos que o Cruzeiro teve após a vitoriosa campanha de 2003 e até o BI-BR, com o super elenco de 2013/2014. Faço-lhe este reparo, porque sei o quanto vc se esmera em ser justo e imparcial.

        1. Olá, Ronaldo. Sim, o Adílson só se deu bem aqui. Sei disso, por isso não recomendo que ele volte. Só quis citar o quanto era bom ver aquele time jogar.
          E agradeça ao Marcelo, que fez um excelente comentário me questionando sobre o Mano Menezes. Um abraço pra você!

          1. Verdade? Foi por causa daquele post de ontem? E eu achei que tinha te irritado com ele…

            Agraeço por sua coragem de tocar neste assunto. E concordo com você: até o time do Adilson dava mais gosto de ver. Apesar de não morar em BH já muitos anos, tento acompanhar quando posso. Lembro-me de ter visto pela internet aquele jogo Cruzeiro 3 x 2 Santo André, com a voadora do Adilson!

            Acho que você escreve muito bem, PH. Sensato, ponderado, e seu português é de primeiríssima. Você terá um futuro brilhante, nas letras e/ou na crônica esportiva.

            Boa sorte!

            PS> Estou abreviando o sobrenome mas, se você pode ver os e-mails dos leitores, vai saber se sou eu mesmo.

      2. Ao meu ver são detalhes, porque o Adilson deu certo no Cruzeiro e não deu em nenhum outro depois, o Marcelo Oliveira teve aquela campanha extraordinária aos meus olhos em 13/14 e depois não conseguiu praticamente nada. Ganhou a Copa do Brasil com o Palmeiras em 15 (Se não me engano) e na sorte ao meu ver.

    1. E o que mesmo vc tah fazendo por aqui? Se tah achando os comentarios ruins, vai usar seu tempo fazendo outra coisa. Ontem vc deu uma patada no sujeito que fez o comentario mais sensato de todos, soh pq ele falou o que vc nao quer. Vc eh muito dono da verdade, faz grosseria pra todo lado e nao acrescenta nada a discussao. Faca o que o PH sugeriu, mostre fatos e uma linha de raciocinio para argumentar com os outros.

        1. Concordo como Edgar e DISCORDO REDONDAMENTE do Genesio e também do senhor que comentou ontem.
          Fique p da vida com o empate, mas vejo que a galera, em sua maioria, está numa implicância com certos jogadores, que na boa…tá um saco.
          Até o PH entrou na onda e desanda a falar mal do Elber, que realmente não tá jogando bem nesse início de temporada, mas que é sim útil, assim como foi na era Paulo Bento.
          Sugerir que ele pode se tornar um novo Allano, é demais e isso de certa forma incentiva a torcida a fazer o que vc escreveu, PH.
          Queria ver se o Elber fosse um argentino, se ele seria crucificado dessa forma.
          Tem nêgo aí falando mal do Sobis, Alisson. Querendo Lucas Romero de titular, que não tá jogando NADA e querem que tire o Cabral, que não gosto tanto assim, mas Que está jogando MUITO!
          Enfim, dessa forma, vão queimar mais jogadores da base…simplesmente inadmissível isso.
          Pô, PH, sei que vc tem a sua opinião, mas calma aí, geral tá indo nessa onda e olha que a temporada nem começou direito.
          Fizeram isso com o Willian, que TENHO CERTEZA que deitaria nesse time de hj, mas não, os entendedores de futebol queimaram o cara, que se não fosse bom, não iria ser contratado pelo Palmeiras.

          1. Tudo bem, Lucas Paes. Concorde ou discorde o tanto que quiser, mas fazendo do jeito q vc fez: com respeito e educacao. Mostre seus motivos. O que nao dah pra aturar eh gente como esse sujeito ahi de cima que sai dando coice em todo mundo que discorda dele. Que se acha o dono da verdade.

            E eh bom sempre ver a coisa pelo outro lado tambem. O cara de ontem tambem postou falando das coisas boas, e ainda deu uma resposta tao elegante no cidadao nervosinho que ateh mandei pra minha lista do Cruzeiro. Eu tambem acho ele implicado demais como Mano, mas ele tb tem direito a opiniao dele.

          2. Romero entra raramente, é LÓGICO que vai jogar mal, não tem nenhuma chance de ganhar ritmo de jogo.

            Élber consegue ser no máximo esforçado, 5 anos no profissional e não conseguiu fazer nada além de alguns lampejos e boas partidas escassas.

            Willian deitaria nesse time? Só se for deitar no gramado pra lamentar outro gol perdido e em que planeta ser contratado pelo Palmeiras é sinal de ser bom jogador? Douglas foi pro Barcelona e não joga no time de pelada da maioria aqui.

            O time tá invicto, o balanço é positivo mas é importante chamar atenção pros erros agora antes que a coisa desande.

          1. Juan, o Willian deitaria nesse time sim, pq o Cruzeiro atualmente joga com trocas de passes rápidas e ele é um bom jogador. Se adequaria perfeitamente ao esquema atual.
            Se o Palmeira, campeão brasileira e com muita grana em caixa, contratou o jogador, quer dizer que ele não é ruim de bola, concorda?
            Vejo que você é mais um que idolatra um camarada por ele ser argentino e não pela qualidade que ele demonstrou até agora.
            Se ele não joga com frequência, é porque não deve estar treinando bem ou deve ser devido a outros jogadores estarem à frente dele.
            Queria ver se o Romero fosse paraibano. Será que você ou alguns daqui iriam querer o cara de titular, sem que justificasse essa condição?
            Sobre ritmo de jogo, para né? O Lucas Silva entrou totalmente sem ritmo e é nítido isso, mas já demonstrou muito mais bola do que o Lucas.

          2. Você quer realmente comparar um jogador botineiro (não que isso seja ruim, pelo que o Romero se propõe a fazer em campo isso é ótimo na verdade), com um jogador técnico a nível do Lucas Silva?

            Quanto ao Willian, Sóbis faz o que o Willian fazia e faz muito melhor e o Palmeiras cheio da grana contratou o Fabiano, jogador bem limitado, isso faz dele um craque também?

    2. Plenamente de acordo, Edgar. Eu diria que há uma epidemia de histeria aguda de boa parte da torcida .
      Vamos com calma. O Mano deu ao time um padrão de jogo que se caracteriza por um futebol moderno (assistam aos jogos dos melhores times da Europa), de forte marcação no campo do adversário, toques de 1a, velocidade e muita movimentação.
      Há, sim, uma série de problemas que podem ser facilmente corrigidos: deficiência nas finalizações; deficiência técnica de alguns jogadores ( são poucos, pois o elenco é um dos melhores do Brasil); afobação nos toques de 1a , nas finalizações e no último passe , decorrentes não só da deficiência técnica de alguns jogadores, mas, também, das dificuldades de adaptação à prática desse futebol de velocidade, toques rápidos e movimentação constante.
      CALMA, GENTE! Vamos dar tempo ao treinador, senão vamos fazer as besteiras de sempre, trocando treinador à cada 3 meses e lutando contra o rebaixamento.
      E, Pedro Henrique: ajude a conter a histeria dominante -que, como mostram principalmente os 2 últimos anos, só nos trouxe prejuízos!

  8. O Cruzeiro pode e deve usar alguns jogadores encostados e uns que não estão rendendo como moeda de troca. Não há mais clima para Élber, Fabricio. Willians, Rafael Donato e alguns outros estão treinando separado enquanto recebem e nada acrescentam mais. Precisamos urgente de mais um atacante de área, na ausência de Sobis e Abila dependeremos de Raniel?? Alex?? Acho que se a diretoria for criativa faz alguma boa proposta pra jogadores que não estão sendo muito utilizados em outros clubes utilizando essas moedas de troca. Perdemos uma chance monstruosa com Potker ex ponte que me parece um bom jogador.

  9. Concordo com o comentário do Pedro Henrique. Todos os jogadores do Cruzeiro estão precisando treinar finalizações. Será que eles não treinam chutes para o gol? Se eu fosse o treinador agora, colocava todos para treinar arremate para o gol exaustivamente. Como se treina bater pênalti. Isso é o que eles tem que treinar. São dois jogos consecutivos que ninguém acerta no gol. Tem que treinar, e com certeza vai resultar algum resultado bom. Se não fizerem isso, podemos esperar pelo pior.

  10. Gostei do texto! Mano parece tão acomodado quanto toda a diretoria, parece que o mofo pegou deles! Parece estar atendendo a interesses escusos na hora de escalar os jogadores.
    Quanto à finalização, acho que nem é questão de treinamento, é falta de talento mesmo. Afinal, esses caras estão treinando desde o dente de leite e se até agora não sabem “deslocar o goleiro” na hora H é porque são fracos mesmo.
    Tá faltando é qualidade lá na frente!

    1. Parabéns Companheiro Cláudio Costa. Sua fala é grande verdade do tema “FINAIZAÇÕES”. Treinar eles treinam e muito. Esta deficiência tem unicamente uma causa. Como vc bem disse é falta de habilidade, talento. E quem é assim dotado no elenco, o Mano o persegue e a diretoria omissa, assiste e cruza os braços.
      Lei o comentário do PC acima. Ele também abordou a questão com coerência e precisão. Quem entende um pouquinho de futebol sabe disto e o Mano teima em não mudar. Para mim ele está fazendo isto de propósito porque já dever ter recebido proposta mais vantajosa de outro clube e quer ser mandado embora. Nem o Paulo Bento teimou tanto quanto M$n$ Menezes insiste com Léo, Élber, Fabrício, Álisson, Alex. Isto já passou dos limites.

  11. Realmente, n inspira confiança. Se nao mudar muito vamos ser apenas coadjuvantes este ano. N dá para aceitar Myke e Lucas Silva na reserva. Léo titular tb é outra aberraçao, por mais q eu goste dele por ter garra e ser cruzeirense. Bom para compor o grupo. O Paulo Bento disse uma vez que não é normal no Cruzeiro, a qte de contusões musculares. Concordo, pode fazer um estudo com outros clubes brasileiros, vai dá Cruzeiro na cabeça. Algo errado por lá.

    1. Companheiro, CORNETAR é muito diferente do que aqui se comenta. Será que você seria capaz de fundamentar, argumentar porque o Post e quem aqui expressa sua concordância com Blogueiro está CORNETANDO. No meu entendimento de pessoa humana que erra, ouso lhe dizer aqui e agora que você ao se expressar assim é que está CORNETANDO, porque criticar por criticar como faz não contribui em nada para esclarecer situações deploráveis que o Cruzeiro tem vivido por falta de humildade e pirraça do Sr. M$n$ M$nezes.

  12. Nao vejo motivos para total desespero agora.Ao todo na temporada a equipe vem apresentando um bom futebol e vai colher bons frutos durante a temporada.De fato a equipe vem sendo displicente na hra de finalizar e matar o jogo, mais isso nao é motivo para pedir a cabeça de um grande treinador como muitos ja estao fazendo. Tem que ter paciencia pq quando o time encaixar,vai ser mto dificil vencer o cruzeiro.

    1. Não vi ninguém pedindo a cabeça do M$an$ Menezes até agora aqui no Blog. Estamos reclamando de seus critérios de escalação, sistema de jogo e da proteção a atletas cujo desempenho tem sido muito negativo, como Léo, álisson, élber e fabrício. Queremos que ele continui mas, com outra postura e issto não é e nunca foi pedir a cabeça do treinador, concorda agora?

      1. Concordo com vc Ronaldo, algumas peças no banco sao melhores que essas que vc sitou de fato,mais mesmo com essas escolhas do mano a equipe vem atuando bem e como eu disse anteriormente,a equipe vem sendo displicente nas finalizacoes apenas. Acredito ate que seja por esta enfrentando equipes de menos expressao.O elenco é mto bom e as melhores peças vao entrando naturalmente,entao nao vejo motivos para mtas criticas agora. Prefiro esperar os jogos grandes e ver como a equipe se comporta. Abraços.

  13. O Tinga foi muito importante, tanto dentro quanto fora de campo 13/14. Hoje sua função é a ligação dos jogadores com a comissão técnica. Precisa ser mais atuante nestas horas, desde que deem ouvidos a ele “Tinga”
    É hora de união por uma causa comum………….

  14. Quando tivermos em forma jogadores como: Dede, L.Silva, Kunty, Mike, Tiago Neves aí sim acredito que este time possa “voar baixo” junto com um grupo que possa agregar confiança e solidariedade aos jogadores….Vamos lá Tinga confio em voçe………….

  15. 1. Preciso seu post. É necessário avaliar algumas situações e corrigi-las a tempo.
    2 . Acredito que o time terá outra postura diante das equipes de maior porte, como já demonstrou no clássico deste inicio de ano, com mais pegada e objetividade. Sim, falta motivação quando se enfrenta adversários sem expressão. O time tem tocado bola de forma displicente, até excessivamente, é preciso ser mais incisivo.
    3. As finalizações são um caso a parte, nosso ataque apresenta esta deficiência, é um problema crônico e o Mano precisará trata-la com mais atenção.
    4. Elenco: alguns jogadores não estão sendo aproveitados e, quando são, entram na chamada “barca furada”, o que pode desmotiva-los e/ou trazer problemas com a comissão. Pra citar um exemplo, ontem o Romero esteve perdido em campo, é nítido a falta de ritmo.
    Temos bons nomes sendo sub-aproveitados: Romero, Hudson, Mayke, L. Silva e Ábila são exemplo disto. É preciso que o Mano consiga trabalhar de forma correta o aproveitamento dos atletas.

  16. Muito bom texto, é por aí mesmo. Inacreditável o Ábila não ser aproveitado em um jogo como esse. Seria uma boa oportunidade para ele ganhar ritmo pensando inclusive no caso de substituir o Robinho no time. Pois ele vai entrar abaixo dos outros jogadores que estão atuando mais constantemente. No mais é uma cagada atrás da outra. Nosso melhor lateral reserva vai para os Bambis. Insistir com Leo na zaga entre outras coisas. O Mano realmente está decepcionando esse ano.
    Sobre o ERibeiro, o Cruzeiro pode até não trazer, mas deveria fazer um esforço descomunal antes de não conseguir.

  17. Há um tempo eu disse que se perdesse o Mineiro o Mano deveria cair, e você me criticou neste espaço, disse que eu era incoerente. Não acabou nem a primeira fase do rural e você acha que ele já está ameaçado?

      1. Calma lá, PH, podemos sim concluir do seu texto que o MM, insistindo em algumas atitudes, poderá cair, ou seja, que começa a estar ameaçado em seu cargo de treinador do nosso Cruzeiro.
        Você é bom, tem potencial para melhorar, mas vá com calma com seus leitores!
        Acho que são dois os motivos básicos por essa “crise” de gols que estamos vivendo, todos já citados por correligionários acima. O ataque não é lá essas coisas e o MM não sabe montar um time feito o Tite.
        No entanto, as coisas não são tão simples assim…
        Até agora, basicamente só pegamos times retrancados! Ontem, mesmo, o goleiro do Joinville confessou que a orientação do time era de não tomar gols, a todo momento se ouvia o técnico gritar orientando a defesa… da mesma forma com os últimos times do campeonato mineiro. Ou seja, todo mundo virou especialista em montar defesas sólidas, compactas, preenchendo os espaços blá blá…
        Por outro lado, é nítido que o time não sabe o que fazer ao chegar próximo da área adversária, no ataque; a meu ver, falta MAIS qualidade – porque melhorou, gosto do Sóbis, mas TN tem que começar a jogar etc. -, mas falta treino também. Até as pedras sabem que o MM é retranqueiro…
        Ou seja, com MM é isso aí que estamos vendo: difícil de tomar gol e difícil fazer gol.
        ps: Grata surpresa o Dedé bem; parece estar mais consciente de que deve se poupar em certos lances, maduro; é mito! Duas coisas que também não entendi, PH: Ábila fora desse jogo (bom pra pegar ritmo…) e o menino lá da frente (Raniel, melhor em campo) sair praquele pusilânime do Alex entrar (mas pelo menos tá fininho).

    1. Ele não está deixando o time xinês. Primeiro porque nao existe time xinês. Exite time chinês, com CH. E segundo porque ele não joga em nenhum time chinês. Ele joga nos Emirados Árabes.

        1. Amigo não seja estúpido. Não sabe identificar um erro de digitação? Ainda mais digitando no celular. Apenas faltou uma letra. É completamente diferente de escrever com letra errada. Tanto que se vc perceber, na frase anterior tem a palavra existe escrita corretamente. Ninguém escreve uma palavra corretamente em uma frase e depois errada no mesmo texto né? Claramente identificado que foi erro de digitação. Completamente diferente de escrever xinês. Tenha bom senso né amigo.

          1. Estou calmo amigo. Só achei o comentário desnecessário, pois quis tirar sarro usando a falta de uma letra devido a um claro erro de digitação como se fosse um erro de grafia, por falta de conhecimento. Por isso digo que foi estupidez.

  18. Francamente; não sei como o Sr. Gilvan e diretores, renovaram o contrato do Finado Fabricio. O sujeito não corre, não marca e é péssimo nos cruzamentos. Achei que quando ele tinha ido p/ o Palmeiras, ficaríamos livre dessa Naba. Mas não; a diretoria viu futebol nesse inútil. O Bryan, com todas as limitações, é muuuiiito mais jogador que esse Fabricio. O Bryan, tem que ser o reserva imediato do Diogo Barbosa. Outro que deve ser emprestado p/ adquirir experiencia é o desligado Alex. Mesmo assim, não sei se tem cura. Jogador lentíssimo e que nunca aproveita as chances que tem. Por fim, almenos uma coisa boa: O zagueiro Murilo foi uma grata surpresa. Bem melhor que o leo sonolento e pesado, e talvez, até melhor que o Manoel. Muito bom zagueiro esse moleque! Poderiam trocar leo, fabricio, alex e elber em um só jogador, mas que resolvesse o problema. No mais, Mano, menos teimosia e mais humildade em aceitar as substituições erradas!!!

  19. Mano tem feito coisas de deixar o cruzeirense de queixo caído. A lista dos que foram a Joinville tinha que ter o Ábila. As substituições foram desastrosas. No decorrer do ano tem queimado Lucas Romero, Ábila, Lucas Silva e embirrou com o Caicedo. É um cara que não aprendeu a ouvir quando jovem, agora que já está madurão, já era. Sigamos em frente, acho que nossos testes de fogo são contra o Btlético e o São Paulo, o restante dos jogos até o segundo jogo contra o SP realmente não são jogos bons. Presta atenção Mano Coerência, são três jogos daqui prá frente: Cachorrada e mais dois com o São Paulo que não ganha nada desde 2008. Olha a cooooooooooorda…

  20. Não é hora para sensacionalismo , , nem para começar ondinhas , nosso time está apenas começando o ano , e diga-se de passagem , melhor que todos , com aproveitamento de 87% , o melhor do Brasil , o único invicto da serie A , então todos coloquem a viola no saco e vamos torcer , este que é o papel do verdadeiro cruzeirense , é com nosso apoio que estes ajustes acontecerão não vamos começar ondinhas , aí azeda tudo .

  21. O Cruzeiro é mesmo dos últimos 02 anos, com LEO, ARIEL, HENRIQUE. De cada 10 bolas que o Leo recebe, 09 ele devolve para o outro zagueiro ou para o goleiro, quanto dá passe longo erra todos. Se contratamos jogadores com Lucas Silva, Romero, Hudson e Ábilla, porque eles não entram no time ? Primeiro vamos entregar de graça o título mineiro para o Galo para depois efetivar as mudanças !!! Acorda Mano !!!

  22. vc fala do time fala do técnico, mas não fala uma das piores vergonhas nesse momento que a ausência de torcedor no estádio, nem a 10 reais o povo vai, já somos motivos de piada em todo brasil e com razão, a torcida virou torcida de sofá e o pior é ver o monte de besteiras que ainda comentam, ate no camp do nordeste eles levam mais torcedor que cruzeiro se bobear ate américa ta levando

    1. É válido fazer uma pesquisa sobre a média de público dos estaduais em todo o Brasil. Sobre o ingresso a 10 reais: tô vendo o setor sempre lotado, mas a promoção não é válida para todos os setores do Mineirão.

  23. É P.H. é isso mesmo. O MM, vai ter que acordar, não podemos ficar trocando de treinador como nos anos anteriores. Quero que o MM fique até o final do ano, porisso Acorda Mano. E pra ele tá fácil. Já temos um grande elenco, é só colocar os melhores para jogar. Eu acho que vai dar liga.

  24. As suas criticas são boas e pertinentes e não desmerecem o bom trabalho do Mano. Mas, realme nte ele esta cometendo alguns erros e insitindo em algumas situações questionáveis. Élber já mostrou que não tem futebol nem pra compor elenco. Alisson não deveria ser titular. As vezes o Mano exagera ao poupar Abila e TN no jogo contra o Joinville mas tbem exagerou ao colocar o time titular contra o Murici. A Mayke tem que ter uma chance. Hudson, Romero e Lucas Silva so vao entrar pq Henrique machucou. Temos o direito de opinar, principalmente pq o time ainda não passou por um grande teste.

  25. Time invicto em um ano que mal começou e as cornetas já soaram. Não tá pedindo a demissão do mano mas “acorda ou a corda”?kkk que piada! Insinuações a respeito da torcida vaiar o Elber? Massa de manobra? Insistência do mano com ele? O cara mal joga. Torcida do Cruzeiro é insuportável. Passei vergonha domingo no Mineirão com a torcida vaiando assim que tomou o gol de empate do tombense. Torcida interesseira, não merece um time como o Cruzeiro. Reclamar em coro em blogs cornetas por causa de um empate com o time reserva num jogo que nao valeu nada todo mundo vem. Quero ver é ir ao Mineirão apoiar o time. Só na boa né galera?

    1. 1- Time invicto não significa que está tudo ótimo.
      2- “A corda ou acorda”: não estou pedindo a demissão do técnico, estou pedindo que ele corrija as falhas da equipe, que é a função dele enquanto treinador. E o que geralmente costuma a acontecer com treinador que insiste em algo que não dá certo? Acaba sendo demitido. Isso é do futebol brasileiro, é histórico. Não sou eu que tô pedindo, é consequência.
      3- Élber sempre entra no decorrer dos jogos, portanto dizer que ele quase não joga é uma falácia.
      4- Torcedor tem direito de vaiar, embora eu não considere que isso seja uma boa para o time, pelo menos no decorrer do jogo. Mas o torcedor que pagou o ingresso, que é sócio, etc, tem o direito de cobrar e vaiar e aplaudir, etc.
      5- Sobre Élber ser vaiado por que eu falei isso no meu post: sério?
      6- Eu vou ao estádio e apoio o Cruzeiro, nas boas e nas más. Você não me conhece, mas julga. Acha isso correto? Ok.

    1. Deixa eu te explicar uma coisa: criticar alguém não significa que estamos pedindo para a pessoa sair. A crítica faz parte da vida. Inclusive, no texto, está escrito para todos lerem que eu gosto do treinador e não quero que ele saia, mas que corrija as falhas da equipe. Se você não leu essa parte, lamento. Se leu e não considerou, lamento mais ainda. E, olha, não vou mais publicar seus comentários, pois eles são quase sempre desrespeitosos (a mim e a outros leitores) e geralmente são todos pessimistas ao extremo, o que fez muita gente questionar a cor da camisa que você veste.

  26. Engraçado… a diretoria diz que está monitorando a situação do Everton Ribeiro. Segundo o diretor Klauss Câmara, “Temos que tomar cuidado para não gerar expectativa. Não existe uma negociação neste momento. Mas é claro que o Cruzeiro está atento à situação do Everton Ribeiro. Se houver essa possibilidade (de o jogador retornar ao Brasil), vamos atrás. ” Engraçado que estão monitorando, dizendo que ser houver possibilidade e tal, mas segundo notícias, São Paulo e Palmeiras já teriam negociação com o jogador, sendo o segundo já bem adiantada. Tem times com conversas adiantadas e o Cruzeiro dizendo que está monitorando, que ser houver possibilidade do jogador voltar que vai atrás… Abre o olho diretoria! Já estão comendo mosca!

    1. ANDERSON SOUZA
      Nós , torcedores do clube, sabemos de cor e salteado quem são ; presidente e diretor de futebol do Cruzeiro.
      Isto posto, vc. acha mesmo que eles terão rapidez, vontade de irem atras de E.Ribeiro?
      É o ultimo ano do BROA MOFADA, na cabeça dele, o time é ótimo, o que mais ele precisa para deixar tudo como está? nada.
      O candidato a candidato a presidencia, é que deveria de tocar, mas como ele é copia xerox do BROA, vc. acha que ele vai contrariar o chefe?
      Portanto amigo, E.Ribeiro se vier para o Brasil, nao deverá ser para o time celeste e sim para algum dos grande de SP.
      Principalmente que em um deles , se encontra um tal de ALEXANDRE MATOS, se este estivesse aqui, aí a conversa seria outra mas ……………………….

      1. HÉLIO, eu não tenho nenhuma esperança da diretoria tentar trazer o Everton Ribeiro. Nunca tive. Até porque não tem bala na agulha. O que quis dizer é que se eles tem interesse de tentar é bom se mover porque já tem gente fazendo. Meu palpite sempre foi que iria para o Palmeiras, mas vi notícias que estaria proxi do Flamengo.

  27. Sinceramente, não vejo motivo pra tanto desespero. Parece que vocês não lembram de começo de temporada. É sempre assim, time ganha uns jogos com placar elástico, joga mal em outros. O Mano já falou que quer futebol de RESULTADO nesse começo, com muitos jogos em um intervalo de tempo muito pequeno. Pô, ganhar 13 de 15 jogos (o de ontem não vale, criticar o time reserva por empatar com o Joinville na Primeira Liga é sacanagem) tá lindo demais.
    Agora, você quis comparar o time ao começo de 2013. Em 2013 nós não tínhamos expectativa alguma em cima daquele time, além de termos perdido o Mineiro das frangas. O time começou a crescer MESMO depois da saída do Diego Souza, chegada do Willian e titularidade do Goulart.
    Enfim, acho desnecessário esse alarde todo por enquanto. SE perdermos do SP na Copa do Brasil, SE perdermos das frangas no final do Mineiro, aí sim podemos nos preocupar pro restante da temporada.
    Querendo ou não, o futebol é o trabalho dos caras. Que atire a primeira pedra quem não começa numa preguiça danadíssima o ano e só engrena depois de um tempo. Daqui a pouco a bola começa a entrar e os comentários serão outros!!
    Por fim, acompanho seu blog sempre, mas não consigo comentar no trabalho, queria poder falar mais aqui!

    1. PEDRO MANETTA – Vc. parece piada pronta,
      Quer dizer que vc. prefere que gritemos após perder a vaga da CB para o SP e o título para o ALT MINEIRO? é isto mesmo que eu entendi?
      Será que é tao dificil entender que a nossa gritaria, é justamente para que isto nao ocorra? ou vc. é engraçadinho assim mesmo?
      Vc. tem certeza que está na pagina certa?
      Cara, a torcida é sábia, ja dizia isto ha muito tempo atras o saudoso

      Fernando Sasso, nós ja vimos este filme o ano passado com o Devid, jogávamos e não convencia, mas como estavamos ganhando, mesmo que de 1 x 0, deixamos o barco correr e deu no que deu. Este ano queremos algo diferente e é por isso que estamos gritando antes da catástrofe anunciada preventivamente por vc.. SIMPLES ASSIM.
      Entendeu ou quer que desenhe?

    2. Desculpe amigo, mas criticar o time reserva por empatar com sub-20 do “poderoso” Joinville não tem nada de sacanagem. Muito pelo contrário! É bem justo. Um time de primeira linha deve ter elenco é qualidade para vencer um sub-20 do Joinville mesmo com reservas. Fora que o empate foi por incompetência mesmo e não por ser reserva.

  28. Falando sinceramente, o Mano Menezes é muito medroso e precavido enchendo o time de “armandinhos” (vide Rafinha), que têm medo até de chutar no gol adversário. Estou completamente desanimado com este Cruzeiro. Achei que o Mano tivesse mudado e tomado um pouco de coragem para atacar e buscar vitórias. Resumindo: Não temos uma defesa segura e nem temos um ataque perigoso! Vamos sofrer de nôvo!

  29. Precisamos também avaliar a questão das contusões. Duas lesões musculares,início de temporada, em jogo contra a Tombense, preocupa!Principalmente em um grupo grande e qualificado.Como foi falado ,Paulo Bento ficou alarmado com incidência de lesões ,ano passado.Seguiremos o mesmo caminho este ano? Gostaria ,PH ,que você cobrasse explicações do dpto de fisiologia do Cruzeiro.

  30. O técnico às vezes é soberbo. Sua arrogância o leva a agir de maneira errônea em situações simples, talvez para demonstrar que está certo. A torcida pede o Lucas Silva, ele coloca o Hudson como primeira opção após a lesão do Henrique. Em jogos com times pequenos, o time com dificuldade frequente para fazer gols, e ele deixa o Ábila no banco. O esquema independe de um centroavante fixo, mas no momento não está dando efeito suficiente, e ele deveria admitir isso. E acho também que ele insiste no Élber e no Alex por pura birra. No mais, queria ver esse time voltar a fazer exibições como a contra o rival e contra o São Francisco: Jogo rápido, troca de posições, agilidade e infiltrações, pela mobilidade do quarteto ofensivo. No momento, chegamos ao ponto de pedir um centroavante caneleiro, por o esquema do Mano desandar. Pedro, gostaria que você falasse da situação do Éverton e das chances dele voltar ao nosso clube. Abraço!

  31. Eu achava o Mano um bom treinador mas depois de algumas incoerências ele caiu muito no meu conceito .O time cria mt mas finaliza mal, e no banco temos o Ábila,um dos melhores finalizadores do país .Mano reintegrou o Fabrício ao elenco, e disse que este atleta poderia jogar até no meio campo , para mim,esse Fabrício é horroroso,mt pior que o Bryan e o Edimar .Nada explica a saída do Raniel do jogo de ontem, ele era um dos melhores em campo. Achei arriscado o Dedé ter jogado 90 min, pois o atleta vem de longo período de inatividade .Acho que nosso treinador pede ao Ezequiel para guardar mais a defesa, e por isso o time fica torto para esquerda .Para mim, o treinador que tem a filosofia do Cruzeiro é o Levir Culpi, seus times jogam bonito e para frente , sem medo de perder .

  32. Tô impressionado com o fã clube do Abila nesse espaço.
    Nunca vou torcer contra, mas o cara mal sabe dominar uma bola…é grosso que dói.
    Não entendo esse endeusamento de alguns jogadores estrangeiros, na boa…
    Quero que ele queime minha língua, mas qnd esse camarada ser titular seguidamente e perder vários gols como já perdeu, quero ver os mesmos apoiadores voltarem aqui.
    Pode escrever, ele é fraco. Estava no Independência quando ele meteu aquele golaço contra o Inter e falei na hora, “nú, esse cara é dos bons”, mas não é bicho. Não é possível que a maioria aqui não veja a limitação dele.
    Queima minha língua, Wanchope…por favor. Tá FODA!

    1. Lucas, não acho que é fã clube do Ábila. O Cruzeirense gosta de ver o time jogando prá frente e fazendo gols, gols, gols. Este é o nosso DNA. O Ábila é grosso mesmo no toque de bola, não sabe tabelar mas é matador!. Tem um incrível poder de finalização e se a defesa adversária bobear ele marca mesmo. Reveja as estatísticas dele. Jogando muito menos que o Sóbis, entrando nos minutos finais ele já marcou quase o mesmo que o Sóbis. Parece-me que a diferença em favor do Sóbis é só de um gol. Se fosse escalado contra o Joivinlle teria feito no mínimo uns 3 gols. É isto que nossa galera gosta e quer. Logo, pedir a presença, a escalação dele não é fã clube não, é maturidade de arquibancada, pois quando ele joga o adversário se desdobra, porque ele perturba mesmo, concorda?

      1. Fala Ronaldo!
        Ainda acho que essa idolatria seja pelo fato dele ser estrangeiro.
        Ele é grosso demais e na boa, foi caro à beça. Só pra se ter uma ideia, o Pratto custou menos às Frangas do que o Abila agora ao Cruzeiro e sejamos francos, quem é mais completo, mais jogador?
        Agora, concordo plenamente contigo que ele deveria ser titular nesse jogo contra o Joinville. Se o Mano der desculpa que ele teria que ser preservado para jogar no Mineiro, não cabe, visto que o Hudson será titular e jogou lá em SC.

    2. A questão não é ser estrangeiro ou não, o cara FEDE GOL!

      Nosso time precisa fazer muito mais gols, olha pro Fluminense, Henrique Dourado que é infinitamente inferior ao Ábila deitando e fazendo vários gols. Não tem motivo pra um jogador que tem um poder de decisão desses ficar no banco quando o time sofre pra fazer 1 gol.

      1. Ele tem cheiro de gol mesmo, Juan. Concordo contigo, mas veja só…como um cara limitado desse pode ser já idolatrado dessa maneira?
        Ele custou MUITO caro e eu tô é torcendo pra um time da China levá-lo o mais rápido possível, pq acho que ele não vingará aqui.
        Na minha opinião, o Marcelo Moreno seria o cara ideal para esse ataque, que embora tbm seja caneludo (bem menos do que o Abila), tem identificação com o Cruzeiro e volta pra marcar, é raçudo.
        Quero muito que o Abila meta vários gols, assim como no jogo contra o Inter no Indepa, no ano passado (GOLAÇO por sinal), mas não sei viu…
        Prefiro o time com mais mobilidade no ataque e gosto muito do futebol do Sobis, mas repare que de fato as vezes não tem ninguém na área pra meter a bola na casinha.
        Precisamos de um atacante finalizador/goleador. Imagina se o Sobis e o Abila machucam…quem o Mano vai colocar?

  33. SOBRE O MM TENHO DITO AQUI QUE ELE ENTENDE DE TÁTICAS E SETINHAS , MAIS NÃO ENTENDE PATAVINA NENHUMA DE JOGADOR DE FUTEBOL , COMO ERA O LUXA NOS SEUS BONS TEMPOS , PODEM ANOTAR O RAFINHA CERTAMENTE SERA TITULAR NO LUGAR DO ROBINHO , ELE SÓ SABE MEXER NAS BEIRADAS DO CAMPO , SE FOR PARA COLOCAR UM LUCAS SILVA QUE CLARAMENTE DA MAIS DINÂMICA AO TIME COM SUAS VIRADAS DE BOLA , MAIS LONGAS , PENETRAÇÕES DOS LATERAIS , O MANO NÃO SABE NADA DISSO , ELE ESTA MAIS PERDIDO QUE CEGO EM TIROTEIO .

  34. Vamos deixar de ler comentários idiotas de falsos cruzeirenses. Deixem o Mano trabalhar. Isso sem dúvida é coisa de torcedores que querem vê-lo bem longe da toca pois está incomodando outros clubes daqui de Minas. Principalmente a imprensa mineira, cuja grande maioria torce para o maior rival. Não se iludam com essas reportagens. Abram o olho….estamos no caminho certo.

  35. Eu já tinha adiantado aqui que torcedores iriam fazer campanha pela volta do Everton Ribeiro não deu outra,muitos já estão pedindo a volta do ER,seria um reforço e tanto,o ER seja para qual time for será o maior salário do futebol da America do Sul e o Cruzeiro não tem condições nenhuma de pagar esse salário,antes de fazer loucura a direção do clube tem que preservar a integridade financeira do clube.Falando sobre o time,as partidas,a falta de gols etc…somente no campeonato brasileiro que se inicia a pouco mais de um mês que realmente saberemos se temos ou não um time vencedor.Um bom dia a todos.

    1. Pois é… tem toda razão! Fiz comentário semelhante e fui duramente criticado. Perguntaram se eu não sabia o que era audácia, que o clube tinha que fazer o esforço que fosse, buscar formas de trazer… falaram ate em cobrir qualquer proposta e pagar o salario que for. Tentar é uma coisa, mas fazer loucuras é outra. Se fosse facil assim qualquer time contratava qualquer jogador. 16 milhões por 50% e cerca de 700 mil de salário? Muito difícil! Ainda mais que o clube acabou de trazer o TN com alto salário. Sem contar que ainda deve valores por alguns jogadores. Improvável.

      1. Gostei dos comentários, pois refletem diferentes pontos de vista. Mas ainda acho que falta treinar finalizações na turma de ataque do Cruzeiro, senão eles não estariam chutando quase sem olhar para a meta e errando tanto em todas as oportunidades. Outra coisa que eu gostaria de saber: Será que o pessoal da comissão técnica do Cruzeiro, lê os comentários sobre a atuação do time e observa as opiniões dos torcedores? Me respondam por favor. Porque dentre tantos comentários e conselhos, poderia ser que o Mano observasse algum para corrigir o time e corrigir o seu comando. Concordo com a maioria dos comentários sobre êle, mas de fato ele peca em ficar brigando na beira do campo, do jeito que ele faz. Deve haver um meio melhor de reclamar. Orientar os seus jogadores exigir que façam o ele quer é uma coisa. Agora ficar brigando com o árbitro e com os bandeirinhas é outra.

      2. Anderson tem muitos torcedores que aqui comentam que acham que o dinheiro do sócio-torcedor,o dinheiro das arrecadações são suficientes para bancar salários de jogadores,o dinheiro do sócio-torcedor representa pouco mais de 10% do que o Cruzeiro necessita e isso quando tínhamos mais de 70 mil sócios,a nossa arrecadação é ridícula dentro Mineirão mesmo com ingressos a 10,20 e 30 reais temos talvez a menor média de público em uma década,é bom lembrar aos torcedores que quando o clube contrata um jogador por um valor mensal quando o clube vai prestar contas esse valor quase duplica,se um jogador ganha 100 mil reais com os tributos que o clube tem que pagar esse valor sobe para quase 200 mil,o ER vai sim voltar para o Brasil e provavelmente vai jogar no Palmeiras que é o único clube no Brasil e em toda a America do Sul que tem condições de bancar o salário dele.

        1. Com certeza! Quando soube dessa conversa de Everton Ribeiro, meu palpite seria o Palmeiras, mas li agora a pouco que estaria muito perto de fechar com o Flamengo. Torcedor as vezes romantiza demais. Foi só escutar falar da vindo do Everton Ribeiro pro Brasil e já começaram a sonhar. Primeiro que o Cruzeiro não tem bala na agulha pra contratar e segundo porque a diretoria disse que não tinha negociação com o jogador, mas se caso surgisse a oportunidade poderiam tentar, mas o empresário disse que já estava bem adiantado com um clube brasileiro e o jogador já poderia preparar a mudança. Ficar especulando e sonhando pra que?

  36. acho mano entre os 3 melhores técnicos da atualidade no brasil,sem dúvidas!
    mas é claro que ele também tem falhas como todos nós e está trabalhando e acredito que consertará e nos dará muitas alegrias em 2017 ainda.
    alguns jogadores que nós queremos a titularidade em 2017 fatalmente ganharão essas vagas no decorrer do ano ,é inevitável.
    agora só resta esperar por abril que serão os jogos realmente que valem e que nosso cruzeiro volte a nos dar alegrias como sempre foi.
    saudações celestes!

  37. PERFEITO, PH!

    Parabéns pelo texto, pelos aspectos abordados, pela sua visão, pela sua objetividade.

    E parabéns também por oferecer ajuda de interpretação de texto para alguns que simplesmente não leram o que você escreveu. Aliás, o seu texto foi tão objetivo que não precisa ser interpretado.

    O 1º principal defeito do Mano é a falta de humildade.

    O 2º principal defeito do Mano é não ter equilíbrio emocional à beira do campo. Isso atrapalha o time demais. Comportamento de amador, de técnico de time de pelada.

    O 3º principal defeito do Mano é um conjunto de defeitos: ter leitura retardada do quadro que se apresenta a cada jogo, ser conservador demais (pouco ousado, não sair do manual, não saber reinventar o time quando as coisas não vão bem), demorar a fazer substituições e fazer substituições equivocadas.

    Não peço a cabeça dele por isso. Penso que as qualidades dele superam os defeitos, mas penso também que, com esses defeitos, nos momentos críticos a chance de perdermos as competições importantes por causa desses defeitos são muito grandes.

    1. Fantástica análise do comportamento do Mano, companheiro Marcelo Viana. Aliás vc ilustra e enriquece este Blog espetacular, com suas agudas e concisas participações, parabéns!
      Tenho criticado constantemente o Mano aqui porque vejo na atuação e comportamento dele como profissional, as deficiências que ele insistentemente comete. E digo mais: ruim com ele, pior sem ele. Mesmo assim, é validismo ombrearmos com Pedro Henrique nesta postura que nunca pode ser entendida como MIMIMI ou CORNETAGEM e sim como alerta, crítica construtiva visando sempre o melhor para o time e, consequentemente, para nós torcedores. Esta crítica é um sinal positivo de que ainda acreditamos no trabalho do Mano, senão estaríamos aqui era a pedir sua demissão, como ocorrido com o Paulo Bento. Sds celeste!

  38. Acho que o trabalho do Mano poderia ser melhor, contudo não vejo incoerência. Na lateral direita ele tem escalado Ezequiel que é um jogador muito limitado, o reserva Mayke não fez nenhuma grande partida e demonstra sempre a costumeira preguiça. Mayke infelizmente nunca vai ser decisivo. Na zaga ele escala Manoel que pode ser considerado um bom jogador ao lado do péssimo Léo. Ele escala o Léo pq o Caicedo tb não fez nenhuma grande partida e está recebendo as oportunidades! Na lateral esquerda temos o bom jogador Diogo! Na volância o Mano escala o Henrique que é melhor que o Hudson que até os 27 anos só jogou em time da série C e depois foi fazer raiva na maior parte da torcida do SP, é só pesquisar! O Henrique nunca foi grandes coisas, é um jogador regular! A outra opção é o Romero, que é um cachorro doido em campo, tem potencial, mas vive avacalhando, foi expulso umas 3 vezes ano passado, atrapalhou o time contra o Santos ano passado etc! O outro volante é o Cabral que foi dispensado no Velez, então claramente não é grandes coisas, jogador mediano! O Lucas Silva não jogava uma partida inteira há um ano, por isso está no banco, pq esse sim é bom jogador! No meio ele tem escalado os jogadores certos, Thiago Neves é ótimo jogador, Robinho é bom jogador e o Arrascaeta está em evolução e tende a ser ótimo jogador! Alisson é um jogador dinâmico que participa muito do jogo, mais avacalhando que ajudando na verdade! Para centroavante o Sóbis só jogou nessa posição em 2005 e em 2013, sendo que em 2013 ele substitui o Fred machucado! O Sobis é um jogador nota 7, como centroavante faz poucos gols, não tem estatura, não tem presença de área, etc. Como segundo atacante faz menos gols ainda e dá algumas assistências! Já o Ábila, é um centroavante estilo Borges, acho que é um Borges piorado na minha humilde opinião! O Abila precisa urgentemente melhorar o passe, não podemos ter um jogador em campo sem capacidade de dar um passe que preste! Pelo menos ele tem faro de gol! Por fim, o Cruzeiro na minha opinião precisa para ontem de um atacante de peso, de preferência dois! Tentaria o Nilmar que vai ficar sem contrato na Arábia e deve aceitar receber o teto do Cruzeiro! Tentaria também trazer de volta o Thiago Ribeiro para ser banco.

    1. Leandro, vc avaliou o Lucas Romero com muito rigor, pela falha dele no jogo contra o Santos. Se adotado este mesmo critério, como ficaria o Léo, o Henrique, o Cabral, o Álisson, o Élber, o Sóbis, o Tiago Neves, o Fábio e etc. Todos falharam e falharam feio, como a furada do Tiago Neves no jogo contra o Voltaço e no pênalti contra o Murici. No entanto é ótimo jogador, porque tem virtudes e outras atuações boas. Léo, Álisson e Élber já tiveram inúmeras oportunidades e em todas elas falharam. Lucas Romero, embora tenha falhado, já jogou até de lateral e, com o Paulo Bento, porque teve sequencia de jogos, se houve muito bem. É normal o torcedor ter predileções pelo estilo de jogo de determinado jogador. O anormal, contundo, é fechar os olhos para um conjunto de atuações e discriminar um determinado jogador somente por questões de preferências, como você fez na maioria de suas avaliações do atual elenco. Veja a questão Mayke/Ezequiel: O primeiro, em 2013/2014 foi o melhor lateral do Brasil e em seguida despencou, teve contusões físicas e confusões mentais. Está se esforçando para voltar ao que era, sem ainda se-lo. Contra o Joivinlle atuou bem melhor porque o Lucas Romero lhe dava total cobertura. Já o Ezequiel, sem ser um craque, joga com humildade e determinação. Porque escalado como titular, fica mais contido para ajudar na cobertura do Diogo Barbosa que apoia muito. Se os dois laterais avançam simultaneamente, como acontecerá com Mayke e Diogo Barbosa, os volantes tem que recuar, o que não condiz com o sistema de jogo do Mano.
      Com estas considerações, espero ter-me feito compreendido ao discordar de sua abordagem, reafirmando ainda que embora discordando dela, acato sua opinião por respeito e companheirismo. Saudações Celeste.

  39. Bom dia PH.Gosto muito dos seus posts, leio todos. Leio tb os comentários. Hoje tive que ler duas vezes para entender o motivo da polêmica. me permita discordar em partes , vc como formador de opiniões foi muito corajoso em abordar esse tema, no seu lugar não o faria por dar margem a dupla interpretação quanto a crítica ao Mano. Sobre o Èlber , concordo em partes tb , não creio que ele vá ser utilizado em jogos importantes , então como uma forma de ganhar o elenco é importante usar todos os jogadores, inclusive o Elber. Em relação ao time torto, aí sim concordo totalmente com vc, vejo que é o momento do mayke assumir a titularidade, meesmo vendo qualidades no Ezequiel. Sobre treinar mais finalizações, vc realmente acha que não é treinado?
    Resumindo, vejo que as críticas são justas , mas não é o momento. Jogador de futebol é movido a motivação , a jogos importantes, assim como nós tb, vc escrever sobre um jogo importante, vc o faz até de madrugada na volta do estadio, mas escrever sobre joinville e cruzeiro vc espera o outro dia, jogador de futebol é a mesma coisa. O único jogo grande de tivemos , acho que foi muito bom, vamos ver esse mes de abril, aí sim será o momento de críticas , se realmente for merecido. Estou muito confiante pra esse ano, um grande abraço e sucesso no blog.

  40. Algumas considerações:
    1ª … como o próprio texto diz, a equipe ainda não foi testada contra equipes fortes
    2ª…na lateral direita o Ezequiel não está comprometendo, mas acho que Maike deveria ter jogado mais minutos para podermos avaliar uma sequência e não alguns jogos
    3ª…na lateral esquerda precisamos de um reserva digno…Fabrício e Bryan não servem nem pra pelada de sábado à tarde
    4ª…dizer que os volantes estão bem e, ao mesmo tempo, afirmar que a defesa e o time não foram testados, me parece incoerência…os volantes só irão bem, NA SUA FUNÇÃO DE ORIGEM E PRIMORDIAL, que é não permitir que o adversário crie quando jogarmos contra adversários fortes…por enquanto tá fácil…não precisam marcar ninguém e ninguém marca eles
    5ª… outras duplas deveriam ter sido testadas no Mineiro…agora está acabando o prazo dos teste e eles NÃO foram feitos
    6ª…colocar Lucas Silva e Ariel Cabral como volantes não resolverá o problema de marcação…SIM!!! Temos um problema de marcação quando mesmo contra alguns times fracos tomamos pressão!!! O Lucas Silva tem que ser titular, mas ao lado do Hudson ou do Romero…
    7ª… falta de motivação não pode ser desculpa em nenhuma profissão, independente do salário que você receba…se não está motivado, PEÇA DEMISSÃO e procure outra coisa pra fazer…temos que parar de usar essa desculpa e aceitá-la para jogadores de futebol…vai você não produzir o esperado no seu emprego e dizer pro seu chefe…não tô motivado!!!

  41. Eu tenho acompanhado o Cruzeiro minha vida toda e acho que o elenco do cruzeiro está ótimo esse ano, porém algo muito me incomoda. A insistência do Mano em não colocar o Ábila em campo o tempo todo. Ele é nosso melhor finalizador, homem gol e veio para isso. Esse papo que o futebol não aceita mais jogador que faz uma única função é invenção para colcoar na frente jogador perna de pau. Qual é o ponto máximo no futebol? O GOL, certo? Se o Ábila faz gol mesmo jogando alguns minutos, por que não montar um esquema de jogo para ele. A insistência com o Rafael Sobis no ataque está me matando. Ele é esforçado, faz bem a parte tecnica, mas não é matador e não tem físico para brigar com os zagueiros. O Cruzeiro toca, toca e toca a bola e quando é para colocar ela para o fundo das redes, não tem quem faz isso. PH acho que todos falam pouco do Ábila. Se ele sair do Cruzeiro, vai arrebentar e ficaremos perguntando pq ele não jogou assim no cruzeiro e a resposta é : O Mano não gosta do cara. É a unica razão que vejo para o Ábila não ser titular.

  42. As coisas não estão boas e eu concordo, mas ainda estamos invictos, imaginem qdo essa invencibilidade acabar???
    Aí alguem vai pagar o pato espero que não seja o Rafael, pq a imprensa esta doida pra ver o Fábio de volta entregando o ouro como sempre fez: Copa BR 2005 contra o Paulista, Mineiro 2005 contra o Ipatinga, várias Libertadores (inclusive a de 2009), Copa BR 2014 e por aí vai…
    Mas vms ao post, ponto a ponto:
    1 – Finalização: isso aí tem que ser treinado exaustivamente!Mas não adianta vc insistir com peraba ou jogador meia-boca e o Cruzeiro está insistindo com um peraba – Elber e com dois meia-boca – Alisson e Rafinha e olha quem nem to falando de Marcus Vinicius, Alex, Fabricio pq esses ai jogam pouco;
    2 – venho falando há tempos q o MM deveria dar mais chances ao Mayke, tds já viram q esse Ezequiel é limitado!Mayke já mostrou futebol, há tempos é verdade, mas só jogando pode mostrar se nos enganou ou se tem futebol msm, pq Mayke não foi titular contra os Murici da vida????
    Na cabeça-de-área não dúvidas q LS16 merece ter sequência, MM ta parecendo o MO q em 2013 insistiu co o Lenadro Entregueiro até perdermos a final do rural, dps insistiu c o Souza até o msm se machucar, quem vai jogar com LS16???não sei, por mim pode ser qualquer outro, mas hj eu colocaria, do meio pra frente: Hudson, Ariel, LS16, TN30, Arrascaeta e Sóbis;
    3 – sobre o Elber eu já falei, pra mim um pereba e pronto, mais um “Macalé da vida”, podiam trocar ele com o Sport no Everton Felipe, o Cruzeiro tem q se livrar de Elber e Alisson enquanto eles ainda enganam;
    4 – Tbém acho o MM um ótimo treinador, mas dsd 2015 eu falei: ele não sabe mecher no time durante os jogos, dificilmente acerta, isso aí em casa a Torcida pode começar a consertar gritando o nome do jogador certo q estiver no banco;
    5 – por fim comparar: MO, MM e Adilson é difícil
    MO – pra mim é péssimo, deu sorte no Coxa (perdeu as decisões), deu muita sorte no Cruzeiro (especialmente pela venda do Diego Souza e a lesão do Souza – RG e LS16 entraram e arrebentaram);
    Adilson – pra mim era muito bom, mas não tinha o “vestiário”, tds se lembram do episódio Leandro Domingues ou dos bastidores da decisão da Libertadores de 2009;
    MM – pra mim ainda tem crédito, mas esse esta queimando aos poucos, e muito graças a ele!
    Pra lembrar eu acho que precisamos de atacantes pra sequencia da temporada, tem dois que eu gosto muito dando “sopa” no mercado:
    Rafael Marques – do Palmeiras e Marcelo Cirino do Flamengo – melhor que Elber, Alisson, Rafinha, Alex, MV e Raniel eu tenho certeza que eles são!

    1. Você disse que o Cruzeiro necessita de atacantes mas em sua relação citou um que esta no Palmeiras e o clube já disse que quer contar com ele para toda a temporada devido a vários clubes interessados,jogador de lado de campo o Cruzeiro,Marcelo Cirino é um jogador tão comum quanto aos que temos aqui esta sendo negociado pela sua vida extra campo,aqui no Cruzeiro jamais teria sucesso e finalmente você cita alguns jogadores da base como Raniel,o cara esta começando agora e já esta malhando o rapaz,meu Deus!

      1. 1) o Palmeiras não libera o Rafael Marques?sério?
        nenhum jogador de time nenhum é insubstituível!ainda mais qd esta na reserva!
        2) Marcelo Cirino surgiu muito bem no Furacão e no próprio Flamengo chegou a desequilibrar alguns jogos, sua vida fora de campo pesa é claro, mas em sua história o Cruzeiro tem o feito de recuperar muitos jogadores que estão mal no eixo RJ/SP, exemplos: Gelson Baresi, Fabinho, Palhinha, Nilton…
        3) nos últimos anos das categorias de base do Cruzeiro só o Bruno Vianna me enganou negativamente (pois achei que ele jogasse mais), mas nenhum que eu critiquei veio a queimar minha língua, que esse Raniel seja o primeiro nos ultimos 27 anos!

        1. Rafael Marques, até onde sei, é o próprio jogador que não quer sair. Já teve até propostas de outros clubes da série A, mas ele mesmo não quer sair, mesmo sendo reserva.

    2. Quase ninguém presta pra vc então, né Alisson? Tenha dó.
      Marcos Vinícius é um bom jogador e se tornará um EXCELENTE meio de campo.
      Rafinha é bom jogador, para compor o elenco. Alisson idem, é arisco e não é omisso.
      Elber tá mal, mas corre uma barbaridade, mas tá sem confiança e errando praticamente tudo, porém a torcida não ajuda…
      Rafael Marques e Marcelo Cirino? São melhores pq? Só pq não estão aqui e vc acha isso? Pq o Rafael Marques é banco, do banco, do banco no Palmeiras? O Willian Bigode por exemplo, joga de titular volta e meia e SEMPRE entra, então o Rafael é banco dele.
      Cirino é mais um Douglas Coutinho da vida, não vai jogar nunca em time grande…é fraco e burro.

  43. PH concordo com você em quase tudo só não dá pra comparar resultados em temporadas distintas na minha humilde opinião por que os adversários dos campeonatos mineiros por você citados não são os mesmos daquela época pois a cada ano que passa o futebol vai ficando cada vez mais burocrático e essas equipes cada vez vão vir mais fechadas e o fato de golear ou não agora pra mim não faz diferença até por que o time que tanto goleou na primeira fase acabou perdendo o titulo e não foi nem a sombra do time que acabou o ano campeão brasileiro, abraços!!!

  44. Bom comentário Pedro, só não concordo qdo você fala que Mano tirou o melhor jogador em campo, Raniel. Raniel para mim não jogou nada, foi simplesmente um zero à esquerda. Contudo, qdo ele colocou o Alex, aí o Mano simplesmente acrescentou mais um zero à esquerda. Alex para mim já deu, veio como uma grande revelação Botafogo de Ribeirão Preto e até hoje não mostrou futebol. Jogador qdo é bom logo na 1ª oportunidade pode não mostrar todo o seu futebol, mas sempre faz uma ou outra jogada diferenciada, o que Alex nunca fez. Mano tem substituído mal sim e, isso, é um grave defeito de um técnico. Outra coisa, Mano está me parecendo muito teimoso, conservador, incoerente com o seu próprio discurso, nos passando até a impressão de parcialidade com determinados jogadores.

  45. Outra coisa PH, que deveria ser abordada aqui é essa gestão financeira do Cruzeiro. Olhando o gráfico receita/despesa/saldo dos grandes clubes brasileiros notamos que estamos levando goleadas de Flamengo, São Paulo e Corínthians. É intrigante o que acontece com as contas do nosso Cruzeiro.

  46. É brincadeira! A imprensa inteira já é galinácea, o site é galináceo e o único cara pra defender o clube no site, coloca uma imagem sugerindo que o treinador pode vir a forca, desse a lenha no time por conta de um jogo que nao valia absolutamente nada e joga a torcida contra um jogador do clube, no caso o Élber. O Mano é um bom treinador e está fazendo um bom trabalho desde o ano passado! Rafael Sóbis É SIM camisa 9, se destacou muito nessa função por onde passou inclusive no ultimo clube – O Tigres – É inacreditável como a torcida cai na onda da imprensa e só pq o adversario vem ganhando de ninguem também acham que ta tudo errado. Essa torcida tem o DNA de corneta, sempre teve mas tem hora que passa dos limites. Se a torcida não estiver do lado do clube e não vem estando com sócios saindo (querendo 4 ingressos, por favor nenhum socio é assim), diretoria mal acostumou esse povo…Agora é a hora de ir ao estádio apoiar o time mas só criticam e criticam, infelizmente até quem deveria ser racional e nao agir com a emoção ferra o Cruzeiro! E quero ver ter coragem de publicar o comentário!

    1. Fabricio, aqui existe democracia pq sabemos respeitar as opiniões contrárias. O Pedro Henrique está certíssimo! Se só vc não vê o fraco futebol do Elber, segundo Alano, tem razão em achar que o Mano está fazendo um ótimo trabalho e que o Sóbis é o 9 artilheiro. Embora discorde de seu emocionado comentário, ele foi acatado e todos aqui vão continuar lhe respeitando no direito de divergir. Mas que o Mano está devendo competência e imparcialidade ele está e muito neste 2017!

    2. PARA O FABRICIO.
      Acho que vc. estava em outro planeta, e chegou justamente no dia que o time jogou com o JEC. só pode.
      Dizer que estão jogando a torcida contra o protótipo de jogador (ELBER) é no mínimo nao assistir o que este pereba nao tem feito nos 7 anos que virou profissional. Ele é o retrato da nulidade que é a base celeste.
      A maioria aqui apoia o Mano, só nao concordamos com os criterios em que ha jogadores no banco melhores que os que estão jogando, mas isto ele verá com o tempo , pode ter certeza, ninguem chega onde o MM chegou, sem ter inteligencia para perceber o óbvio.
      O lunático, nesta vida em que tudo que acontece no mundo é visto imediatamente, não ha mais lugar para se deixar levar pela força da imprensa, por mais forte que ela seja, ainda mais com as coisas acontecendo no nosso quintal. Vc. acha que o torcedor não tem acompanhado o Crtuzeiro? e visto que o time não sabe fazer gol? isto precisa que a imprensa nos direcione? vc. nao acha que está fazendo pouco da nossa inteligencia não? Se o clube gastou uma tonelada de dinheiro para trazer o Abila, vc. não acha que o justo seria ele ser melhor aproveitado? ha lugar para os dois(SOBIS e ABILA), e é isto que a torcida quer, não precisamos da imprensa para pensar , sabemos por nossa cabeça.
      Por ultimo Lunático, é por causa desta ”TORCIDA CORNETA”, como vc. diz, que jogadores do tipo ALANO, nao ficam aqui, ou vc. acha que ele saiu daqui corrido porque? e prevejo que com o ELBER, deverá ser a mesma coisa. e isto é que nos faz diferente , não somos iludidos, não estamos gostando do desempenho do time e prontamente mostramos isto a todos , até aos LUNÁTICOS.

  47. Caro pH e demais seguidores desse blog.Acredito que o cruzeiro 2017 tem potencial mas ainda nos deixa muitas incógnitas.Por exemplo:quem é esse Tiago neves que ai esta?O da final da libertadores pelo Fluminense ou o da passagem apagada pelo Flamengo.Na minha modesta opinião corremos sérios riscos de termos trago outro Júlio Batista.O elenco de 2017 (me refiro aos considerados titulares )é bem parecido com o que terminou 2016.E ai já vimos no que isso deu.Porém o retorno de alguns jogadores como o Lucas Silva ou a chegada de outros como o Hudson podem dar mais consistência essa equipe.Não sei o que vc pensa PH mas acho que ainda falta mais força física nesse meio campo.Alguém mais pegador como era o Niltão em sua primeira temporada no clube.Temos muitos jogadores Habilidosos porém leveza em demasia.Acredito que Arrascaeta por exemplo renderia mais se tivesse mais liberdade ofensiva.Para isso seria necessário um meio campo mais consistente em termos de marcação.Gosto do Ariel ,jogador de passe muito apurado mas deixa a desejar na marcação.Assim como o Lucas Silva.Em 2003 o Alex jogou muito pela liberdade que tinha uma vez que nosso meio campo era muito pegador com Maldonado e Recife(Este por sinal fazia um belo de um trabalho sujo).Eu no lugar de Mano Menezes e com a contusão do Henrique escalaria a seguinte equipe:Rafael,Ezequiel,Dedé e Manoel(caso o mito apresente condições) Diogo Barbosa,Hudson,Romero(Apesar de ter ido mal contra o Joinvile),Cabral(que seria o toque de classe entre os dois volantes mais pegadores),Arrascaeta ,Rafael Sóbis e Ábila.Arrascaeta flutuando entre os volantes e os atacantes invertendo com o sóbis.Como o Ezequiel já é mais plantado reforçaria mais a marcação com um dos volantes apenas no setor esquerdo pois o Diogo apoia demais.(o que é uma vantagem quando se tem um Ábila no time).Alisson seria um reserva do sóbis que entraria sempre na metade do segundo tempo,Tiago neves reserva (entrando no segundo tempo em lugar talvez do Ábila com Arrascaeta adiantando ou seja invertendo a posição com o Argentino e o Rafinha como uma espécie de reserva do Ariel.Uma vez que ele tem facilidade de atuar nesse setor.Lucas Silva também seria uma opção para o segundo tempo nessa posição pois como o Cabral parece ter o fôlego curto além de qualidade do passe ganharíamos ainda nos arremates a longa distância.As demais peças do elenco só as utilizaria em caso de extrema necessidade.

    1. Boa analise e ótimos conceitos táticos. Com as qualidades dos jogadores dá perfeitamente para pelo menos se tentar essas formações. Acontece que o Mano não sabe retirar dos nossos jogadores os rendimentos táticos e técnicos que eles tem. Ele é ditador, enfia uma camisa de força no jogador e não perdoa quando não é obedecido. Veja o Rafinha, o Caicedo, o Ábila e o Arrascaeta. Eles ficam presos numa faixa do campo e não saem! Isto limita e escravisa o jogador.

    2. Thiago Neves é o melhor jogador do Cruzeiro e diferente do que você falou o TN30 não teve uma passagem apagada pelo Flamengo, foi o melhor jogador do time em 2011! O TN30 é ótimo jogador mas não vai carregar o time nas costas, ele não vai jogar o que jogou Alex e ER-17, vai estar abaixo desses jogadores! Por outro lado, o TN30 será fundamental na bola parada, cobranças de escanteio e faltas para a área, ainda mais com a volta do Dedé que ganha todas de cabeça! O TN30 ainda arma jogadas e aparece como elemento surpresa na área! Se vc quer mais pegada no meio de campo é melhor escalar Romero de primeiro volante ou o Hudson! De segundo volante acho o Lucas Silva com capacidade de marcação melhor que o Cabral! Dependendo do jogo o Mano pode escalar até Romero e Hudson pra fechar bem o meio campo!

  48. Meio da às costas ao ataque! Isso mesmo a bola saí da defesa e para no meio campo, que sempre recebe esse passe de costas para o ataque. Podem ressuscitar o Pelé, Tostão, Rivelino e colocar o Furação lá na frente, que com esse meio campo a bola não chega. Reparem as jogadas de saída de bola do Cruzeiro, vou narrar à jogada: “Rafael, Leo, Manoel, Leo, Manoel, Ariel, Rafael que dá um chutão para o ataque”. Onde está aquele armador que pede a bola e cria as jogadas? Olha que jogo medíocre foi contra o Tombense. A torcida já soltou algumas fagulhas pelas ventas no domingo e vai encomendando os calmantes para enfrentar o começo do brasileirão. Sem velocidade, vamos pagar caro nas 38 rodadas do campeonato brasileiro.

  49. Quem diria hein até o Corinthians enchendo o time titular de garotos da base,as vezes jogam mal são vaiados mais o técnico confia na garota,aqui no Cruzeiro é proibido,basta um jogador da base errar um passe que pedem para ele sumir do time,coitado do Raniel jogou apenas 3 partidas no profissional que já tem torcedor que quer ele fora do clube,e olha que a torcida do Cruzeiro esse ano nem comparecendo ao estádio esta e agora nem adianta reclamar de preço de ingresso,o que realmente gostamos são de perebas que vem para o Cruzeiro tirar oportunidade de jogadores da base,não aceito o Lucas Romero tomar cartão amarelo no meio de campo contra um time sub-20,o Hudson não joga nada,aliás jamais foi titular nas equipes que atuou.

    1. Cara, sinceramente, se vier ao menos uma vaga pra libertadores ja vai ser lucro. Não que eu me dê por satisfeito com isso, mas pelo que estou vendo até agora, não da pra esperar muita coisa.

  50. Pedro Henrique, hoje ninguém realmente pede a cabeça de MM (eu também não). Mas com elenco que o cruzeiro tem, se chegar daqui a uns 2 meses e ele permanecer nessa incoerência, com time, com ábila etc, certamente a torcida pedirá a cabeça dele, e com razão, pois com elenco que o cruzeiro tem fica difícil culpar os jogadores. Mano reclama que no Brasil não se dá continuidade ao técnico mas da forma como as coisas estão indo daqui a alguns meses ficará insustentável. Aí o que poderia ser um ano de glorias, títulos vai se tornar uma decepção. É inadmissível um time que tenha Fabio e Rafael no gol, Dedé, Caicedo na zaga, Diogo Barbosa (que ja provou que tem futebol) na lateral, meio de campo com Robinho, Tiago Neves, Arrascaeta, Lucas Silva, no ataque Sobis e Abila (que ta mais que provado que mete gol sim mesmo) ja não tenha dado liga. tem demonstrar melhor futebol do que o que esta mostrando, infelizmente cai na conta do técnico mesmo.

  51. Time: Rafael(Fábio), Dedé, Caicedo ( Manoel), Diogo Barbosa, Mayke, Lucas Silva, Tiago Neves, Arrascaeta, Robinho (Élber), Sórbis e ÁBILA. ÁBILA TEM QUE SER TITULAR SEMPRE! Jogando com Sorbis. Enquanto Robinho não vem e o enrolador do Henirque desfalca a vaga deve ser do LUCAS SILVA. E lutar com unhas e dentes para trazer EVERTON RIBEIRO. ÁBILA URGENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  52. É nítida a falta de simpatia do blogueiro com o MM. Agora, comparar com o Adilson é totalmente incabível. Gosto do Adilson, cruzeirense, mas como técnico só deu certo aqui. Já com relação ao time quero que o abila jogue também. Mas não sou corneta e confio no MM (muito bem pago por sinal) pra escalar os melhores que ele acha no momento. O comentário sobre a lateral direita foi perfeito, o time tá torto, mas o mayke consegue marcar? Nunca foi a dele…Muro de Concreto Ruim de Derrubar!

  53. Pedro Henrique , seu texto foi dos melhores . Ainda dentro da sua colocação ,entrar com três volantes contra o time sub 20 do Joinville não dá pra entender , também acho o Ezequiel um lateral pouco ousado , não entendo também a desculpa de poupar o Ábila contra o Joinville uma vez que o MM dá tão pouca chance pra ele que já vive sendo poupado, ele certamente não erraria aquele tanto de gols .Cabe um adendo ,achei o Murilo Cerqueira um jogador tranquilo ,de muita personalidade,bastante técnico. Penso que Hudson e Lucas Silva formaria uma boa dupla para o meio de campo .Na minha ótica continuo achando que a melhor forma de pressão é a torcida se manifestar durante os jogos . E se você P H , achar que procede ,tem influência de sobra pra liderar esta idéia .

  54. Infelizmente para o PH a maioria das pessoas não consegue entender que a crítica visa uma melhora por parte de quem as recebe. O MM realmente precisa mudar algumas atitudes dele. Fala muito em coerência mas a única coerência que um técnico precisa ter é escalar baseado em desempenho. Todo mundo sabe que vamos ganhar no mineiro jogando com A ou B, o importante é ver o desempenho como um todo e projetar jogos de maior dificuldade. Quem não tem pesadelo imaginando um meio de campo rápido batendo de frente com Ariel e Henrique é muito inocente. Gosto do Mano e ainda acredito nele. Mas assim como o PH, acredito que se ele insistir demais em alguns erros vai acabar colocando a corda no próprio pescoço.

  55. Meu PH a sua irá contra o futebol do Elber é a mesma de alguns torcedores contra o futebol do Henrique. Porém você defendo o Henrique com unhas e dentes. Concordo que o Elber não se destacou no Cruzeiro como nós esperávamos, mas o seu comentário fica como um desabafo pessoal. Quantos títulos importantes o Cruzeiro conseguiu com o Henrique sendo decisivo. Nenhum, pra min continua sendo um jogador normal, mas defendido por um monte de Cruzeirenses. Não porque!!!!!!

  56. Eu já estou pedindo a cabeça dele. Uma coisa é iniciar um projeto e ir o construindo aos poucos. Outra é vc trabalhar num clube colossal, no qual já se esta há quase um ano, tendo sido sido dados bons jogadores, e ficar tomando sufocos seguidos dos times do campeonato mineiro. Já estou com medo da segundona no brasileiro. O mano
    é medroso e retranqueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.