Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Econômico e eficiente

Raposa quebra invencibilidade do Coelho no Independência e fica na liderança do Mineiro. (Foto: Washington Alves/Cruzeiro)

Anota aí: mais uma vitória para o Cruzeiro. A vítima da vez foi o América que, mesmo jogando em casa, não conseguiu parar o ataque da Raposa. Pelo menos nos primeiros quinze minutos de jogo. Vimos um time econômico em número de gols e, ao mesmo tempo, eficiente, pois conseguiu a vitória e somou mais três pontos na tabela de classificação. E tem sido assim nos últimos tempos.

No início do jogo, o Cruzeiro armou uma verdadeira blitz para cima do Coelho. Tanto é que o nosso adversário ficou atônito, paralisado e atordoado. Em apenas onze minutos de partida, Diogo Barbosa já tinha lançado a bola para Robinho na área, Thiago Neves deu ótimo passe para Rafael Sobis e Robinho cruzou uma bola para Manoel, que quase marcou. Tudo isso em onze minutos. Até aí parecia que veríamos um daqueles jogos de dar gosto.

Aos 15 minutos, Arrascaeta vinha em velocidade no campo de ataque e sofreu uma entrada forte de carrinho, mas mesmo assim seguiu no lance e ganhou um lateral. Inteligentemente, o camisa dez da Raposa cobrou rápido e deixou a defesa do Coelho em apuros. Rafael Sobis penetrou na área e o zagueiro cometeu pênalti. Sobis cobrou e fez seu sétimo gol na temporada. Na comemoração, todo mundo se uniu, os jogadores fizeram dancinha (foto do post) e tudo mais. Vendo aquilo, eu senti algo diferente: a união do grupo, a felicidade do elenco. Lembrei 2013 e 2014. Me alegrei mais ainda e me preparei para assistir a um jogo de muitas jogadas envolventes e triangulações entre Robinho, Sobis, Thiago Neves e Arrascaeta.

Acontece que depois que o time celeste abriu o placar, o América acertou a marcação e não deixou mais o Cruzeiro jogar. Terminamos o primeiro tempo vendo o adversário tentando empatar o jogo. No segundo tempo, a mesma coisa. Nem as entradas de Alisson, Rafinha e Ábila impediram o Coelho de jogar. Mal soubemos ficar com a posse de bola. Sorte que o time suportou bem a pressão e saiu com a vitória, como disse o goleiro Rafael, depois do jogo.

Os destaques da partida, na minha opinião, foram as atuações do lateral-esquerdo Diogo Barbosa e do goleiro Rafael, que fez três defesas muito difíceis no segundo tempo. Ariel Cabral esteve bem e Manoel me deixa contente pela sua postura sempre firme e por estar orientando, com frequência, seus companheiros de defesa. Achei Ezequiel um pouco desligado na etapa final. Além disso, acho que faltou inteligência por parte da equipe na etapa complementar. Eles poderiam ter valorizado mais a posse de bola, acalmar os ânimos e colocar o Coelho na roda. Mas vale dizer que, após seis meses de invencibilidade em seus domínios, o América perdeu. A última derrota tinha sido justamente para o Cruzeiro. Tabu quebrado.

Não há tempo nem para saborear nossas vitórias. Quarta-feira tem o Murici, pela Copa do Brasil, desta vez no Mineirão. Se hoje o técnico Mano Menezes utilizou a equipe que a gente entende como titular, daqui a três dias é provável que a Raposa entre em campo com um time misto ou muito modificado. E lá vamos nós. A jornada continua (e cheia de vitórias!).

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

82 thoughts to “Econômico e eficiente”

  1. Concordo com o seu comentário, PH.

    Só acrescento que hoje mais uma vi um problema que já me incomodou e vai incomodar: Mano Menezes tem muitas qualidades, mas a leitura do jogo somada a atitudes rápidas de substituições corretas não é uma delas.

    Vou ser sempre viúva do Luxemburgo de 2003: leitura de jogo perfeita, atitudes rápidas e substituições corretas, como a de tirar 3 jogadores no intervalo contra o Criciúma, que nos vencia por 1×0 em Santa Catarina. Placar final: Cruzeiro 3×1.

    Isso daí o Mano não vai fazer nunca porque é muito conservador, pensa demais e normalmente é lento para substituir. Esperou o América criar 3 chances reais de gol para mexer no time.

    Depois demorou para ver que a entrada de Alisson não mudou o panorama do jogo.

    Ainda me entra com Rafinha e técnico que coloca Rafinha em campo não quer mudar o jogo. Uma simulação para forçar o cartão para o Gérson Magrão, uma boa jogada que concluiu com uma tijolada para o Alisson. E só.

    Por fim, colocar Ábila aos 38 do 2º tempo quando o time não está criando, dispensa comentários.

    Realmente não sei se o América parou o Cruzeiro, ou o próprio Cruzeiro se parou.

    1. Marcelo Viana,
      Concordo com vc em genero, número e grau. O técnico é cego só de manter esse meio de campo horrível, que não marca ninguém, deixa o outro time jogar a vontade e não cria nada ,etc. Só por isso, ele já está merecendo vários questionamentos. No mais, concordo com vc., substitui mal, fora do tempo, com os jogadores errados, etc. Hoje, eu não vi futebol em quase ninguém.

        1. Felizmente, ele segue as suas, Edgar Campos. Por este motivo o Cruzeiro está jogando um maravilhoso futebol de ponta, trucidando os fortíssimos São Francisco e Murici e ganhando apertado das potências do futebol mineiro!

          E já que você adora arrotar inglês cucaracho por aí afora: “When you least expect, nothing happens!” Igual aos seus comentários.

    2. Concordo plenamente c/ você Marcelo Viana. O Mano é um dos técnicos mais conservadores que já vi, de tão conservador já estou achando ele teimoso para não falar burro mesmo. Colocar o Ábila novamente faltando 07 minutos p/ término do tempo regulamentar é sacanagem. Ábila é o tipo de jogador que depende da bola chegar ali na frente e, qdo isso estava acontecendo, na 1ª metade do 1º tempo, ele não estava em campo. Qdo estávamos levando um sufoco no final e o América a todo momento rodando nossa área, ele coloca o Ábila. Alguma coisa ele tem contra esse jogador que custou muito dinheiro ao Cruzeiro. Outra coisa, Robinho não apareceu durante o jogo todo, Arrascaeta c/ a cabeça na seleção Uruguaia, nosso meio de campo muio fraco, tínhamos de levar sufoco mesmo. Thiago Neves ainda não se firmou. Com todos esses problemas, com o time em que o próprio Mano diz que enqto o Cruzeiro disputou 04 jogos e o América somente 02, portanto justificando cansaço, qual a razão dele fazer as substituições tão tardias? Se o Mano não mudar de atitude não vamos ganhar nada esse ano, pois não adianta ter um bom elenco e não saber utilizar adequadamente as peças. Estamos invictos, mas ainda não encontramos adversários de peso pela frente e esse time que aí está ainda está longe de nos empolgar. Dizer que ganhamos das frangas não vale, pois isso tem ocorrido com frequência.

    3. O time tem se contentado com vitória s simples, em campeonatos e contra times menores, que foi até agora esse ano, isso pode ser bom, evita desgaste e lesões, em competições maiores, isso pode ser um risco.
      Risco maior vai ser qdo ameaçar o “timão” , se o mano não vai frear mais o time, como em 2016.

    4. Xará, falou pouco e disse tudo. Lembro-me bem do jogo em Criciúma. Desde 2015 eu falo aqui que não gosto do Mano Menezes. Ele livrou o Cruzeiro de um rebaixamento e aí criou-se esta “aura” de herói. Fritaram o Paulo Bento — que teve pouco tempo para trabalhar e um elenco HORROROSO — por causa do MM ter ficado livre no mercado, daí o contratam de novo e só então chegam jogadores bons para o elenco.

      Se nos anos anteriores ele “chegou com o barco afundando” e não teve tempo de transmitir a sua “filosofia”, neste ano não tem desculpas. Ele tem um elenco melhor ainda e teve muito tempo pra treinar. Aliás, coisa que ele teve de sobra na seleção e saiu de lá com rendimento pior que Dunga e Parreira. O jogo de ontem, depois do gol, foi simplesmente SOFRÍVEL! Tivesse o América mais perna e um ataque mais afiado, era derrota na certa.

      Ontem, além de escalar mal — sabendo que o Coelho vinha com 3 zagueiros, ele substituiu tarde e de forma imcompreensível. E francamente: tá ficando na cara que o problema dele com o Ábila é pessoal. Ontem, naquele ponto do jogo, tomando sufoco do América, era pra tirar Sóbis e colocar outro volante, ou tirar o Ariel e o Henrique (visivelmente cansados) pra colocar Lucas SIlva e Lucas Romero ou Hudson. Mas ele preferiu colocar o Áblia que nem recebeu uma bola sequer. E o Cruzeiro deu mais campo pro América jogar.

      Eu sei que todo torcedor se acha treinador, mas convenhamos: um primeiro tempo igual aquele que o Cruzeiro fez com o Botafogo aqui em Brasília faz MUITO TEMPO que o Cruzeiro não faz. Aquele mesmo Botafogo que, caindo pelas tabelas, contratou um técnico “sem expressão” e tá disputando a Libertadores. Naquele jogo, com aquele elenco pereba que o PB tinha (Lucas na lateral direita era o mesmo que jogar com um a menos), o Cruzeiro sufocou o Fogão e só não foi mais porque Elber perdeu 2 gols feitos. Depois ainda tinha o Riascos, que não merece nem ser citado em livro de história.

      Assim, podem me chamar de corneteiro o tanto que quiserem, mas minha opinião continua sendo:

      a. Mano Menezes é fraco, não sabe ler o jogo, escala e substitui mal. Fala uma coisa e faz outra. De coerente não tem nada — tanto é que falou aos 4 ventos que “muito dinheiro para jogar um futebol de pouca qualidade” não o seduzia e foi pra China na PRIMEIRÍSSIMA oferta;

      b. Campeonato Mineiro é uma perda de tempo sob todos os aspectos: técnico, financeiro, logístico, etc. Cruzeiro deveria se desfiliar da FMF e não disputar mais essa farsa armada por Atleticanos para o Atlético, e deveria fazer amistosos de alto nível em janeiro e fevereiro. Garanto que dava mais dinheiro e testaria o time de verdade. Prefiro mil vezes ver Cruzeiro e São Paulo valendo nada que Cruzeiro e Tombense valendo um troféu feio e que não diz nada a ninguém;

      c. A diretoria do Cruzeiro “jogou pra galera” com a contratação do MM, e agora, se o barco começar a virar, vai estar sem técnico a altura do time;

      d. Com o futebol que vimos ontem, pensar em títulos é ser otimista demais. Com MM no comando, Cruzeiro NUNCA jogou futebol de campeão de nada. E o Deivid foi mandado embora por menos que isso.

      Cruzeiro: DESFILIE-SE DA FMF.

      1. Se ele for, tem algum problema? Eu não li no comentário dele que Paulo Bento foi o melhor treinador do Cruzeiro. E que ele fez milagre com os porcarias que tinha na mão, ele fez mesmo. E eu concordo com ele, o time era mais organizado em campo, e ele foi boicotado por dirigentes e jogadores. Podia ser chato e metido, mas pra que, já teve Luxembugo, Leão e Deivid, isso é fichinha. Que era melhor técnico, disso não há dúvida. Taí o futebolzinho mixo do Mano pra provar. Bater no São Francisco não conta.

        Se você não tem nada útil para dizer, poupe-nos de suas ideias brilhantes.

        1. Tão bom que nem em Portugal nem na Grécia que só tem 1 time de verdade (e era o dele) ele conseguiu se manter. Acho que nenhum treinador é perfeito. Mas o Manos tá trabalhando bem. Mas só avaliaremos a verdade quando o caminho estreitar.

  2. PH, sua crônica está boa e precisa como sempre. Da segunda metade do 2o tempo pra frente, América mandou no jogo. Sorte que temos Rafael. Atuação muito, muito fraca.
    Isso de colocar o Ábila faltando 5 minutos pro fim do jogo já está virando piada. Já tá mesmo parecendo birra do técnico. O Sóbis tava andando em campo e errando tudo o que tentava, até passes fáceis. Depois, de que adiantava por o Ábila, se no segundo tempo inteiro uma única bola foi lançada na área?

    1. Você quis dizer a segunda metade do PRIMEIRO tempo, não? Porque já no primeiro tempo o Cruzeiro levou sufoco. Rafael fez uma MEGA defesa numa falta cobrada no canto. E no segundo tempo, salvou o time 2 vezes pelo menos.

  3. Essa não é definitivamente “a equipe que a gente entende como titular”, pelo menos eu não concordo com metade do time.
    Senão vejamos: Rafae, Mayke, Dedé, Caicedo e Diogo Barbosa, Lucas Romero e Lucas Silva, Arrascaeta, Robinho e Thiago Neves, Sobis. Entendo eu, que a defesa fica melhor com Mayke, Dedé e Caicedo (são jogadores mais rápidos, com maior recuperação) do que os considerados titulares.
    No meio de campo, prefiro a garra e o poder de marcação do Lucas Romero e a infinitamente maior técnica do Lucas Silva ao futebol medíocre do henrique. O resto ficaria do mesmo tamanho, por enquanto …

    1. o que voce tem contra Henrique cara? o cara ta jogando sem comprometer e ainda fazendo gol e vc reclamando? é por isso que jogadores bons saem do cruzeiro chateados, tem uns torcedores iguais a voce que derruba qualquer um… assiste os videos de todos os jogos desse ano que Henrique jogou e faça uma analise esportiva e sem rancor para voce ver…

  4. Ki porcaria, jogando no contra-ataque contra o poderoso América. Lucas Silva no banco Ariel Cabral titular, Tiago Neves 750 mil por mês, e não acerta um passe fez pré-temporada, já se adaptou não tem desculpa.
    Eu aposto com qualquer um aqui do blog, que o Cruzeiro não vai ganhar nada esse ano tem elenco qualificado mas falta intensidade ao time.

  5. Ufa! que sufoco. Ganhar deles de 1X0 . Depois do gol o cruzeiro ficou na roda. Que pena. O time precisa urgente de trocar o zagueiro Leo, e testar Manuel e Cainunca, Viram se não fosse o goleirão “Rafael”? já no meio de campo: viram como são fracos e lentos Henrique e Ariel Cabral? Precisa testar outra volância ” Hudson e Lucas Silva” já. E testar Ábila desde o início. Chega de tomar sufoco do “Avacoelhado”!

  6. Ótima análise como sempre!
    E concordo muito com você, faltou “inteligência” do Cruzeiro em manter a posse de bola, passamos apuros na etapa complementar.

  7. Quero achar que o Mano está aguardando o Lucas Silva ficar melhor fisicamente para deixar ele jogar, tomara que eu esteja certo. O time hoje fez muito pouco em campo, o Thiago Neves está ganhando ritmo ainda, falta mais intensidade e vibração no time, o Mano tem que começar a mexer no time antes… no mais eu acredito em um bom ano, o time é cascudo e vai ganhar força.

  8. O Tiago Neves ainda não disse porque foi contratado. Parece que o Cruzeiro contratou um bonde, quando nas divisões de base tem jogador que faria melhor. Hoje, contra o América Robinson não viu a cor da bola.

  9. Uma coisa que ninguém mencionou, esse Tiago Neves ainda não diz porque veio. Não acertou nada, errou tudo que fez e ainda ligou alguns contra-ataques do américa. Pra falar a verdade por enquanto está deixando a desejar. O Sóbis só fez o gol e mais nada. E precisa perguntar pro Mano porque 0 Cruzeiro morre depois que faz o gol.
    Saudações cruzeirense

  10. Henrique e Ariel não dá. Lucas Silva e Romero urgente. Quanto ao Abília entrar faltando cinco minutos para acabar é absurdo. Não deveria entrar nunca. Realmente é um tanque. Por si só não passa nem por um poste. Ganhar de 1 a 0 do poderoso Mequinha é sinal que sofreremos mais um ano.

  11. Realmente, os primeiros 15 minutos pareciam uma seleção jogando futsal. Toques curtos e objetivos e chegava rapidamente ao gol adversário. Ou perto do gol, assim digamos.
    O Cruzeiro parece ter se acomodado no segundo tempo e administrado (mal, por sinal) a partida. Rafael a cada dia faz o torcedor ter certeza que a renovação com o Fábio com salário exorbitante foi um erro.
    Gostaria muito de ver o Romero e Lucas Silva neste time. Henrique é bananeira que já deu cacho.
    Valeu pela vitória.
    Agora, convenhamos: o time do América pra ser ruim precisa melhorar muuuito, viu. Gerson Magrão, jogador limitadíssimo, é a estrela deles…

  12. Aí , quando for na quarta-feira vem aquela goleada em cima do “Murici”, igual foi no Rio São Francisco, e ai fica todo o mundo eufórico denovo, com …Leo, Henrique e Ariel Cabral!?

  13. O jogo fraco faz a alegria dos infiltrados.
    E aos cruzeirenses, agora reclamam de birra com Ávila, ano passado queimarsm William, apoiando o mano q o escalava fora do lugar, e deixava Ávila sem assistência qdo entrava.
    O “tanque” q tirou o time da posição iincómoda, o mano ficou com a fama e freiou o time queimando William e desmotivando o Ávila.

  14. O Mano citou a sequencia de jogos para justificar a estrategia no jogo, ou seja depois do gol orientou o time a ficar esperando pelo america, então pq não trocou jogadores já no inicio do segundo tempo? outra coisa, o america é muito fraco para o CRUZEIRO ficar olhando eles jogar. Se ele tivesse então mesclado o time quem sabe não passasse este sufoco. Meio campo lento e não disputa a jogada com vontade ( perdeu todas divididas), a saída de bola está lenta, tbm com Henrique e CABRAL esperar o que. Quero ver este time quando enfrentar um adversário de qualidade para tirar concusões.

  15. É impressionante um time com tantos jogos e viagens e o técnico mantem os mesmos jogadores até o quase fim de jogo para substituir com as mesmas peças de sempre. Tá ficando monotano este vídeo-game…Roda o time MM……Oreia……É tempo de experiencias….KKKarrascaneta neles

  16. Digamos que alguns destes “protegidos” venha a machucar. O MM vai ter que apresentar o Hudson, Maike, Romero e até o Abila para seus”titulares” Começar do Zero, pois não tem intrasamento, não se conhecem……….Tirem a viseira de MM……….Oreia

  17. O maior de Minas comecou a mil por hora…dominio , pressao total , perderam gols Robinho , T. Neves e Manoel…penalty clarissimo ( por baixo pisao , por cima empurrao…) e o primeiro tempo foi bem . O Cruzeiro se acomodou …..!
    O time ” nao voltou ” para o segundo tempo. HORRIVEL ! T Neves com cartao , Arrasca desligou , Robinho idem , e o meio de campo NADA ! Sobis cansou , Mano demorou , afinal sofrimento que nao precisava…….Descanso geral agora , e na quarta time misto…………com Marcus Vinicius….Hudson , e Romero no meio……

  18. O Cruzeiro só jogou na metade do primeiro tempo o resto como disseram alguns colegas acima: ficou na roda. Algumas consideracões na minha opinião: Já que o time tava cansado, o mano poderia ter entrado com algumas alteracões: Rafinha ou Alisson, Mayke e lucas Silva. O Mano demora demais pra substituir. Pessoalmente não gosto do futebol do Ábila, mas deveria ter mais oportunidade. Já que o Mano não gosta dele, deveria dar oportunidade pro Ábila nestes campeonatos fracos, pra ele fazer bastante gol e ser vendido( bem) no meio do ano. Pois, se for pro cara não jogar, vende logo e arruma outro. O jogo de quarta feira, é jogo pro Abila ser titular, espero que o Mano pense nisto.

  19. caros amigos, gostaria de fazer uma pergunta até quando vamos ter que ver no time jogar meia boca como esse henrique , ariel cabral e esse enganador pé torto do alisson?

  20. FALA PH! UM DETALHE QUE NINGÉM COMENTOU. A ESCALAÇÃO DO JOGO CONTRA O MURICI NAQUELE CAMPO QUE MAIS PARECIA UM PASTO,PORQUE O MANO COLOCOU VÁRIOS JOGADORES COM CARACTERÍSTICAS DE CONDUÇAO DE BOLA NAQUELE “TAPETE”
    NÃO ENTENDI A SUA DECISÃO DE ESCARAR TIME TITULAR.TÉCNICO
    INTELIGENTE ESCALA O TIME OBSERVANDO O ADVERSÁRIO E TAMBÉM AS CONDIÇÕES DO CAMPO,DEIXAR NAQUELE JOGO ROMERO,ÁBILA LUCAS SILVA E RAFINHA NO BANCO FOI ATESTADO DE BURRICE.AÉM DE CORRER O RISCO DE CONTUSÃO GRAVE DE JOELHO DE JOGADORES IMPORTANTES.QUANTO AO JOGO CONTRA AS COELHINHAS FOI UM DESASTRE.TIME SÓ CONSEGUIU JOGAR 15 MINUTOS DO JOGO,O RESTO DA PARTIDA FOI UM MARASMO TOTAL.O ÚNICO JOGADOR QUE SE SALVOU FOI O DISCRETO E SEMPRE EFICIENTE RAFAEL,QUE MERECE A TITULARIEDADE JÁ QUE É MUITO MELHOR QUE O PROTEGIDINHO FÁBIO.

    1. Calma né amigo! Menos! Foi bem, fez 3 defesas. Uma em uma falta no primeiro tempo, uma boa em um cabeceio e outra em um chute de fora da área, espalmando por cima, que foi mais pose que dificuldade. Fez bem o papel, mas dizer que foi uau, “de encher os olhos” e “defesas de goleiro e seleção”… Não é pra tanto!

  21. PH, já falei isso antes e repito: o melhor momento de criticar é quando se está vencendo, quando perde fica muito fácil. O que estamos vendo é um time que tem seu padrão e sua filosofia de jogo, certo entrosamento e que promete fazer uma boa temporada. Contudo, um dos grandes trunfos da equipe não tem sido utilizado: O ELENCO. De que adianta ter boas peças no banco se não utilizamos? Por que o Mano vem insistindo com um time-base em TODAS as partidas, com desgaste excessivo aos atletas, para depois do jogo vir dizer que o time não tinha pernas? Ele falou isso na Itatiaia. Ora, por que não manter um revezamento, com melhor aproveitamento de Mayke, Hudson, Romero, Lucas Silva, Élber, Alisson, por exemplo? O Ábila nem se fala. Entrou no final em Murici e fez gol e Mano acha que todo jogo será assim…
    Agora, o principal problema: NÃO DÁ PARA JOGAR, SEMPRE, COM HENRIQUE E CABRAL TITULARES. Falo isso agora, em letras garrafais, já prevendo uma tragédia futura, pois quando pegarmos uma equipe melhor, como o São Paulo e seu rápido ataque na estréia do Brasileiro, não vamos dar conta. O pior é ter Hudson, Romero e, principalmente, Lucas Silva, no banco, NÃO DÁ. E o Thiago Neves tem de se explicar também, me parece frio, desligado das partidas, pensa somente nele e sequer lamenta as chances perdidas. Mano tem de rodar mais o elenco. Temos jogadores para isso.

    1. excelente comentario….totalmente confuso essa fala do Mano..o time nao tinha pé, entao pq nao reveza a equipe? Pq coloca o Abila faltando 05 minutos para acabar os jogos, quando o time ja esta jogando em contra ataque? pq nao sai jogando com o Lucas Silva? Ariel e Henrique sao jogadores médios, e que so fazem passe para trás ou de lado, o Lucas alem de marcar, faz lançamentos é tecnico e chuta muito bem de fora da área.. Isso sem falar no Romero e no Hudson que devem passar o ano na geladeira com o Mano….Outra insistencia com o leo, que ja mostrou ser um zagueiro fraco, porra se contratou o Caicedo que foi um dosmelhores zagueiros da ultima libertadores e titular da seleção equatoriana que esta super bem nas eliminatorias, pq deixa o cara no banco???
      Thiago neves eu já previa, não acho que foi uma boa contratação, jogador com mais de 30 anos, que estava na reserva do time árabe….honestamente esta de titular por nome…..

  22. Isso ai PH,o momento é de vitorias e nao adianta ficar no baixo astral como alguns aqui insistem.O Cruzeiro esta no caminho certo e nao vai ser cornetas e infiltrados que vao mudar a minha opiniao que o Cruzeiro esta caminhando em passos largos para o sucesso em 2017.

  23. Tá difícil todo jogo em que o Cruzeiro sai na frente rapidamente se retrancar e permanecer nela por ESTRATEGIA DO NOSSO TREINADOR. Eh preocupante as convicções do nosso treinador. Fazer uma blindagem nele porque ele nos livrou do rebaixamento eh pensar pequeno​. Temos um elenco muito bom esse ano, que daria pra brigar de igual para igual com qualquer outra equipe. Mas não, o Mano eh teimoso, enxerga errado, demora a substituir e gosta de retranca, mesmo não enxendo o time de volantes. Sim pq voltar o time quando tá na frente sempre eh retrancar. E tá difícil assistir aos jogos quando sai na frente cedo. Deixar o América , que um time muito fraco, jogar 75 minutos com a bola eh um absurdo. Acho que deveríamos ser mais atuantes no estádio. Exigir do treinador o tempo todo. Vaiar nas substituições erradas, cobrar a entrega de jogadores e pegar mais no pé. Não tem problema nenhum ser assim. Gente, essa invencibilidade eh fantasiosa, o torcedor cruzeirense eh inteligente. Não iremos a lugar algum, mais um ano. E eh uma pena, pq temos elenco pra isso. O problema eh: time mal escalado e sistema tático errado. Cruzeiro não eh time de jogar atrás! Por favor! Todos aki no post tem opiniões semelhantes como: pq o Abila só entra no fim do jogo? Thiago Neves jogando só com o nome. Volantes contestáveis. Resumindo, todo mundo com a mesma opinião. Então pq não levar isso pro Estádio? Pq não cobrar do Mano!? Ele ta errando sistematicamente e não eh maior do que nosso Cruzeiro!

  24. Depois de hoje chego a seguinte conclusão: o quarteto que iniciou a partida deixa o time mais lento. Mano precisa entender que Arrascaeta e Thiago Neves disputam uma posição. Acho que os dois enfraquecem demais a marcação do time e o uruguaio depois da entrada do Thiago esqueceu como joga bola.

    Não gostei do time de novo e ja me incomoda saber que essa moleza pode nos custar campeonatos…

    1. Estou com você , Rafael! Depois da entrada do T.Neves, o Arrascaeta sumiu, creio que tem que ser um ou outro. Eu colocaria o T.Neves mais na frente com o Sóbis, e entrava com o Lucas Silva no meio de campo.

  25. Esse é o problema… mais um jogo econômico, vencendo apertado e sem convencer. Tem sido assim em praticamente todos os jogos do mineiro. Mais uma vitória e coisa e tal, mas até agora não vi parâmetros para grandes expectativas. Prefiro aguardar os jogos mais significativos, contra adversários mais qualificados.

  26. O cruzeiro vai ser tudo isso que esperamos.O mano sabe das coisas se ele coloca o elenco todo que imaginamos como titulares ira queimar todo o esquema tatico para o brasileirao.Voces verao a metade desse time mudado.Hoje futebol é esbtudado pelos times e os de destaques sao a vitrine do aprendizado.

  27. Amigos acho que o cansaço é notorio em uma partida como essa.Mas seria prudente um meio de campo mais aguerrido com Hudson,Lucas silva e Robinho.Forçaria uma lateral direita mais ofensiva com Mike e poderia ter voltado no segundo tempo com Abila no lugar do Sobis que estava esgotado.Obs:Thiago Neves sera o protagonista desse time no brasileirao,sem duvida alguma

  28. É INACEITÁVEL VOCÊ TER NO BANCO HUDSON E L.SILVA E TER NO TIME TITULAR HENRIQUE E ARIEL , ELES SIMPLESMENTE PREGAM NO 2 TEMPO , PRINCIPALMENTE O ARIEL E MATAM O TIME DO CRUZEIRO , NÃO É POSSÍVEL CONTINUAR ASSIM , CONTRA TIMES DA 1 DIVISÃO VAI SER UM CACETE ATRÁS DO OUTRO . O MANO É MUITO FRACO E LENTO PARA FAZER SUBSTITUIÇÕES NA EQUIPE . DEU ENTREVISTAS APÓS O JOGO QUE O TIME ESTAVA CANSADO , COM OS SEGUINTES JOGADORES NO BANCO :MAIKE-CAICEDO-HUDSON-LUCAS SILVA-ÁBILA – E COM O ROBINHO E DIOGO BARBOSA DESCANSADOS , SÓ NÃO MUDOU POR QUE É MUITO FRACO .

  29. O cruzeiro este ano tem um plantel um pouco melhor que o ano passado, O QUE FALTA É TÉCNICO E VONTADE DOS JOGADOREs, porque não há cobrança o comandante(MM) ele não tem moral e condição pessoal(incoerente e teimoso) para isso; jogador é igual PUTA se vê o bordel pegando fogo e o dono não presta, elas tentam apagar o fogo com alcool, e assim vai, este thiago neves que é o bambam do time no jogo do america ele acertou um passe aos nove minutos do segundo tempo só isso enquanto esteve em campo, depois que ele entrou(começou a ser escalado) no time, robinho e arrascaeta não jogaram mais nada, PORQUE??? O DONO DO BORDEL E A MELHOR PUTA não estão fazendo jus ao que ganham, e o comandante como não condições de cobrar e ESCALAR os melhores quem vai querer jogar???? que time da serie A do brasileirão é melhor ou igual ao america??? Ha! … mais nos estamos em inicio de temporada(em março) e viajamos muito por isso não rendemos ???? ….. então vão pra casa dormir e arrumem um campeonato pra jogar uma vez por mês ganhando o que ganham.

  30. Alguns lampejos de time formado e bem treinado, nada mais. Quem conhece futebol sabe de cor e salteado como marcar e bem esse time do Cruzeiro. Isso será demostrado na competição nacional. A transição defesa-meio e ataque é lenta e irritante as vezes. Alisson não é atleta para jogar no Cruzeiro, com uma jogada manjada “corta para dentro e cruza”. Onde está o lado individual de cada atleta celeste. Rafael sim, fez seu papel, tendo com exemplo o insuperável Fábio, e foi só. Brasileirão chegando, e sem boas perspectivas.

  31. Pra mim cruzeiro ainda precisa de um lateral direito que poderia ser o maicon dois meia atacante time ideal
    Rafael
    Maicon
    Caicedo
    Manoel
    Diogo
    Romero
    Lucas Silva
    Robinho
    Neves
    Arrascaeta
    Sobis

    Agora não é todo dia que um jogador está bem mais não da pra tira os três da linha de meio campo e colocar Alison rafinha elber são fracos eu acho deveria ter pelo ou menos mais dois meia atacante e um reversa pro sobis pq o abila é um jogador que já muda o estilo do jogo
    Esses volantes são lentos

  32. Realmente eh muito difícil a torcida do Cruzeiro..

    Tb preferia ver o abila em campo.. preferia que entrasse mais cedo pelo menos mas isso não me da o direito de ficar cornetando o Mano Menezes.. Este povo eh doido da cabeca de falar mal do cara…

    Pessoal, nao tem técnico melhor naum… nem disponível e nem ocupado..

    Guardem a corneta ai ou comprem um blusa preto e branca….

    Acorda ai moçada.. o cruzeiro venceu… cadê o crédito e apoio total ao Mano..

  33. Bom dia Pedro Henrique e companheiros. Bom Post, como de costume. Vou discordar em parte de sua análise quanto as atuações. De acordo com relação a Rafael e Diogo Barbosa. Foram os destaques positivos, seguidos por Arrascaeta, Henrique, Manoel e Ezequiel. Atuação negativa para Robinho, Tiago Neves. Robinho vem caindo de produção jogo a jogo. Está sem preparo físico para 90 minutos e T Neves pra mim é um ex -jogador em atividade. O Henrique ontem ficou sobrecarregado de novo.
    Substituições todas erradíssmas como também a escalação. O que este MM está fazendo com o Ábila é uma covardia. Se estivesse no início, as bolas que Robinho e T.Neves perderam ele teria convertido com certeza.
    Concordo integralmente com os companheiros Marcelo Viana, Genésio Nilo e Rodrigo. Felizmente grande parte de nossa torcida começa a entender que o Mano está fazendo tudo errado para ser mandado embora para assumir outro grande clube com quem já deve estar em negociações.
    Que adianta ter elenco e não fazer rodizío!!

  34. 1) com Henrique e Cabral na titularidade não vamos a lugar algum, mais um ano sem títulos. No texto nem uma palavra sequer sobre o péssimo Henrique, que conseguiu, mais uma vez, ser pior que Cabral. Não temos volantes; 2) Ezequiel – três lances completamente bizarros e ridículos. Não pode nunca ser titular e Mayke, pelo visto, não está na panela de Mano e também não joga há anos. Conclusão não temos lateral direito;
    3) Mano é isso aí: time faz um gol e para ele já é goleada. Time para ser campeão precisa fazer gols e por isso Mano tem poucos títulos na carreira, pois não é adepto desse conceito;
    4) o Mano não faz as substituições requeridas, pois se os reservas pegarem ritmo, seus protegidos da panela, obrigatoriamente, terão que ser reservas. Realmente alegar cansaço, com vários jogadores na reserva melhores que os titulares, é brincadeira!.5) Rafael: muito bem, garantiu os três pontos e desesperança às viúvas do Fábio, mas não acredito que Mano tenha peito para barrar esse ídolo fabricado. Precisa melhorar a formação da barreira, pois a falta cobrada por Magrão havia um buraco e isso é a repetição dos erros do ex-goleiro Fábio, portanto, falha não observada pelo treinador de goleiros: outro imexível. Gilvan e suas operações estranhas e trapalhadas: Judivan machuca de novo, não joga há anos, com contrato vigente até dez/2018 (quase mais dois anos), mas o cara, que não liga para as finanças do clube, antecipa a renovação do contrato do rapaz até 2020. Um absurdo, já que vai deixar a direção em 2017 e, não satisfeito, com inúmeros contratos longos e mal feitos, antecipa uma renovação de forma totalmente desnecessária. Não poderia esperar um pouco? Se alega questão humanitária, que lembrasse também do grande ídolo Zé Carlos, que está muito doente e passando grandes necessidades e a família fazendo “vaquinha” para seu tratamento.

  35. Sofrimento esporte Clube? É um parto para sair 1 único gol ( com o ataque perdendo vários gols no início dos jogos); e um sofrimento para segurar o placar (mesmo jogando com alguns times bem inferiores). Muita afobação que leva a erros nas finalizações e no último passe ; certa displicência e enfeitamento de jogadas como no caso de Arrascaeta; no início dos jogos criam-se muitas jogadas de gols, mas falta presença de atacantes na área adversária; insistência com jogadores que não estão com bom desempenho ( por que não dar mais chances para Elber, Hudson, Brian,os Lucas Silva e Romero, Ábila, Rafinha, Caicedo, Mike etc?)

  36. PH, você ou alguém pode por favor informar quantas bolas o Cruzeiro chutou a gol no segundo tempo? Ou, quantas defesas o goleiro do América fez?
    Preocupante, muito preocupante, sinceramente o time ainda não convenceu , até porque ainda não foi efetivamente testado.
    Inadmissível, um time que almeja títulos jogando com um timinho como o América apresentar um futebol pobre e tímido como foi ontem.
    O que o MM (mano) está esperando para sacar o Ariel Cabral do time e entrar com Lucas Silva?
    Gente, preparem seus corações, se continuar assim será mais um ano daqueles……… UFAaaaaa.

  37. Jogo preguiçoso do time. Acho que um gol do América no segundo tempo poderia até ajudar a ver se o time acordava. Só espero que contra times melhores esse SONO não venha. pois times melhores, se deixar, vão marcar. Inexplicável o Mano falar sobre cansaço escalando o mesmo time. Totalmente incoerente. E como muito falam, ele realmente demora MUITO para mudar o time e não o faz de acordo com o jogo. Parece que ele planeja tudo no dia anterior e faz no jogo independente de como está o mesmo. Colocar o Abila faltando 5 minutos continua sendo SACANAGEM. Se explicou que a ultima mudança tem que ser mais pro final, então coloca um volante no lugar do Sobis e fortalece o meio soltando alguém pra puxar contra ataque. Muito mais útil que fazer o Abila entrar atoa. Acorda Mano. Está chegando a hora de trabalhar de verdade em 2017.

  38. jogamos para o gasto ontem,time se preservando da maratona de jogos nitidamente,mas como é sábido de todos que temos um dos melhores elencos do brasil,não só falado por nós torcedores do maior de minas como em todos os programas esportivos do país,então diante disso,nosso treinador está pecando apenas nisso,rodar mais os jogos de um jogo para o outro,pois certamente ganharemos intensidade nas partidas e nosso nível técnico não será inferior.
    mano tinha de ouvir mais nossa torcida,mas enfim muito confiante em 2017 brilhante.
    pra quarta feira mano por favor,vamos rodar nosso elenco:
    meu time está ai:
    rafael,mayke,caicedo,manoel,diogo barbosa,romero,lucas silva,thiago neves,robinho,alisson e ábila!

  39. O time entra comendo a bola, botando o adversário na roda até fazer um a zero. Depois disso o Cruzeiro acaba. O técnico parece que manda o time tirar o pé do acelerador e aí passa a ser dominado. Ao invés do gaúcho teimoso mandar matar o jogo, marcar o adversário no nosso campo de ataque, exigir mais gás, mais empenho, não, manda o time recuar e tocar bola pros lados. Técnico sem coerência, pois se o time está cansado, como ele coloca Ábila faltando 7 minutos para o jogo acabar? O que falta no Cruzeiro é achar o modo de não se acomodar após fazer 1 a 0. Tem de matar o jogo, fazer um, dois, três gols e mandar o adversário pra casa do $*@#. Sempre achei que o Álisson deveria sim entrar aos 20 do segundo tempo. O cara entrou e não rendeu nada. Tem dia também que a coisa não dá certo da forma que a gente quer. Parabéns ao Rafael, já tem uns sete meses que o moço entrou no gol e a cada partida nos passa a certeza de que foi um tiro no pé pagar tanto pela renovação do Fábio ex-goleiro. Vamos Cruzeiro…

  40. BOM DIA,O TIME DO CRUZEIRO ESTA DANDO SOPA PARA O AZAR,QUANDO FAZ UM GOL PARECE ACHA QUE JA GANHOU.E QUANDO PEGAR TIME GRANDE,PALMEIRAS,FLAMENGO.ATE AGORA SO GANHOU DE TIME PEQUENO SERIE B.O TIME TEM QUE TER FOME DE GOLS,ATACAR MESMO DEPOIS DE ESTAR GANHANDO,SO SE TIVER GANHANDO DE 3 PRA CIMA.PH ME RESPONDA PORQUE O CRUZEIRO JOGA MENOS EM CASA DO QUE O NOSSO FREGUES.ME RESPONDA POR FAVOR.

  41. Não me iludo com esse começo de ano, sou mais um que acha que o Mano demora a mexer e mexe errado, nunca muda a equipe taticamente. as alterações só servem defensivamente, e o coitado do Ábila sempre sofre para a bola chegar nele. continuando assim não iremos ganhar nem o campeonato mineiro mais uma vez.

  42. Vencemos, ótimo.
    Vencemos apenas de 1 x 0, placar do gosto do técnico.
    Poderemos ganhar títulos, mas vamos passar raiva com esse estilo gaúcho de Mano Menezes.
    O time sofre pouco, é verdade, ontem, a meu ver, apenas a cabeçada foi perigosa e um chute de fora da área. O América somente atacou em cruzamento e jogadas de bola parada lançadas na defesa azul.
    O Cruzeiro tentou atacar com infiltrações e esticadas de bola pelas pontas, mas finalizou pouco.
    O time de Mano se contenta em tocar a bola e inverter o jogo na intermediária adversária, mas o jogo tem sido pouco vertical.
    A meu ver, contra o Murici, tem que entrar com Mayke, Caicedo, Lucas Silva, Romero, Ábila e outros no 2º tempo. Eles precisam jogar…
    Mano está desgastando os volantes e os atacantes, já que não promove mudanças maiores, substitui sempre nos últimos 15 minutos.
    Henrique (não o acho ruim) há muito anda sumido em campo, aparecendo pouco pro jogo, desarmando ainda menos… já Cabral tem calado a boca de muitos, desarma ainda mais, joga mais avançado dando qualidade e rapidez na saída de jogo. Rapidez esta que não vem com ele a 100 por hora, é porque só dá um ou dois toques na bola acelerando a saída pro ataque. Gostaria de vê-lo ao lado de Lucas Silva.
    Gosto da movimentação dos meias e atacantes, confundindo as zagas, ontem os 4 entraram na área como centroavantes, mas as finalizações não saíram como deveriam.

  43. O time está numa maratona de jogos mesmo. Mas se o elenco é qualificado por que não “rodar” os jogadores??? Cansaço, calor, campo ruim estão nas respostas do técnico e jogadores. Mas o Mano poderia utilizar o Mayke, Lucas Silva, Rafinha, Ábila e descansar os outros. Tá dando preguiça acompanhar esse lenga lenga que é o jogo do Cruzeiro. Principalmente porque o meio campo é muito lento. Saudações Celestes!

  44. O Cruzeiro tem um grave defeito, não está matando os jogos. Ano passado o time criava, criava e criava, mas não metia gol ou não matava os jogos aí a defesa falhava e o adversário vinha e fazia o gol. Ontem o cruzeiro criou, criou, criou, mas não matou o jogo e que bom que a nossa defesa não está falhando. Com todo respeito ao Rafael Sóbis que está jogando bem, mas o cruzeiro precisa matar os jogos e precisa de um matador e esse cara é Wanchope Ábila. No jogo contra o Murici, entrou faltando 10 min. e praticamente no primeiro toque na bola… GOL. A média de gols do Ábila é bem superior a de Rafael Sóbis, isso por que na maioria dos jogos ele entrou faltando 10 ou 15 min. para as partidas se acabar e quando foi titular, jogou com o time considerado reserva que, obviamente tem menos entrosamento que o time titular e menos qualidade na troca de passes e abastecimento do ataque. A questão é que não foi apenas no jogo de ontem que o cruzeiro não conseguiu matar os jogos, mas em praticamente todos os jogos.

  45. Acho eu, que um dos melhores jogadores contratados foi esse LD Diogo Barbosa, ele junto ao Rafael foram os melhores em campo . Estive ontem no Independência e presenciei mais uma das pirraças desse técnico com alguns dos nossos jogadores, concordo plenamente com os comentários dos nossos colegas : José Melo, Maurício Ângelo, Rogério Leite, será que todos esses comentaristas estão errados como eu? Por isso deixei de comentar no GE pois na Globo não se pode falar de Gilvan e Mano Paneleiro que eles excluem, por isso não vou mais estender esses comentários muito bem feito pelos colegas acima citado. Mas que é sacanagem com Ábila é, colocando-o a sete ou oito minutos para terminar a partida , isto com certeza já queimou o jogador, como também Romero, o qual seu empresário já está negociando-o com outros clube ainda esse ano e também não é diferente com Lucas Silva e Hudson. Teríamos que ter um Diretor de Futebol de verdade e não amigos de empresários para dar um basta nisso, não é possível que essa diretoria não está enxergando isto!

  46. Antes precisávamos de esperar o jogo contra o América para ver se o time era bom. Ganhamos. Agora o América não é mais referência, precisamos de um teste mais difícil.
    É, precisamos ver se tem espaço na agenda de Barcelona e Real Madrid pro pessoal aqui ficar um satisfeito (será?). A propósito, qual o adversário que vamos enfrentar do qual o pessoal aqui tem medo. Não vi nenhum bicho papão, o melhorzinho é o Palmeiras, que só vamos enfrentar lá pelo meio do ano.
    Lembrando, estamos ganhando e com elenco qualificado. Vamos comemorar antes de criticar.

    1. Desculpe, meu caro. Mas chamar América de teste difícil é brincadeira, né? Não precisa de Barcelona nem Real Madri. Os times da primeira divisão do Brasileirão são referencia. Na Sul Americana também temos times qualificados. Enfim, não pegamos nenhum adversário de peso ainda! Só a partir de abril.

  47. Sobre o jogo vencemos isso que importa.
    Mas quero apenas chamar atenção para um jogador, não gosto de cornetar nem de ficar criticando jogador, mas eu acho que o Tiago Neves tá devendo, muito displicente, no primeiro tempo errou uns 3 passes simples seguidos, perdeu uma bola ridícula que gerou um contra ataque para o América, poh Tiago vamos acordar né já ta na hora de começar a mostrar a que veio e justificar seu alto salário

  48. é lamentável ver a opinião de todos aqui inclusive a do blogueiro, é serio que vcs querem ver goleada em times de qualidade inferior? sabe o que vai me deixar feliz é qdo começar a pegar os times de mais qualidade ai o time ganhar de 3×0 4×0 ai sim, e outra o ano é longuíssimo varias partidas , todos vao jogar, agora vcs querem que o jogador se arrebente num camp mineiro pra ficar fora dos jogos mais importantes, o time tinha 8 partidas em 24 dias já fez 4 , vcs sabem o que é isso ,quem ai é atleta ? eles mal tao tendo tendo pra treinar pq é jogo atrás de jogo, mas os técnicos da torcida não veem isto não é, aposto que todos que tao criticando aqui sequer vao aos jogos ficam com os rabos colados no sofá enchendo a cara de caxaça barata depois vem pra ca vomitar asneiras, isso mesmo façam o que a aldeia quer critiquem o técnico, os jogadores depois que tudo começar a desandar vcs ficam com cara de cú ,culpando deus e o mundo e tirando as responsabilidade dos ombros como é de costume. vcs querem o time correndo feito louco os 90 mts e goleando, então entre em contato com o clube e peça pra jogar no lugar dos jogadores, essa torcida quer dar uma de exigente e nem ao menos faz seu papel,

    1. Bicho chato você hein velho. Comente e deixe os outros comentarem. Pelo que escreveu é você que deve tomar umas pingas baratas por ai…Mala sem alça.

  49. Cruzeiro de 2015 e 2016 jogava a vida no mineiro e custava pra ganhar os jogos. Cruzeiro de 2017 joga “para o gasto” e já tem números muito iguais ao de 2003 e 2013. Quando foi necessário jogar sério, passamos o trator sobre as frangas, de resto, só treino. Dia 1 e 4 de Abril, clássico e partida de ida da Sul Americana respectivamente, ótimos testes para análises mais aprofundadas. O Mano disse em entrevistas no começo da temporada que usaria o mês de Fevereiro para testar os dois times e no mês de março já teria o time-base, e que ele iria mandar essa equipe a campo na maioria dos jogos. Está sendo coerente com suas palavras, por mais que a torcida não concorde com jogador x ou y, ele está colocando o time titular pra pegar ritmo, pois o jogo contra as frangas e contra o Nacional-PAR está se aproximando. Quarta feira o segundo time vai jogar, e será mais uma vitória com 02 gols do Abilão.

  50. Diante do América Mineiro série B, aconteceu aquilo que eu disse antes nesse mesmo blog. Henrique e Ariel Cabral são dois arames lisos que não marcam ninguém. Além de não marcarem, comprometem totalmente a transição entre zaga e meio de campo. São fracos e o Mano é um paneleiro dos mais sem vergonha.

    Quanto ao jogo, 15 minutos iniciais de completo domínio do Cruzeiro até sair o nosso gol num pênalti legítimo. A partir daí, foi só segurar a pressão e contar com o ótimo e titular absoluto, Rafael.

    Uma pena, mas parece que vai ser necessário uma senhora derrota para que o Mano comece a mexer num esquema que só tá dando certo porque os adversários permitem.

  51. Alias muito econômico né, o segundo tempo foi de dar dó, vejo o time ganhando jogos num aperto só, está na hora de mostramos além do que estamos mostrando, não pode um time com tanto jogador de qualidade cair tanto no segundo, e se não fosse o Rafael, a casa teria caído claro. Mas já já volta com o buxexa enorme ou o mão de alface. Vamo que vamo Cruzeirão exportação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.