Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Tudo no seu devido tempo

Mano Menezes ainda faz ajustes para encontrar o time ideal do Cruzeiro. (Foto: Jhereh Patos/Light Press/Cruzeiro)

Após a derrota para a URT no final de semana… mas, Pedro, o Cruzeiro não perdeu. É verdade. Acontece que empatar com um time do interior dá sempre uma sensação de derrota. Tanto é que a reação do torcedor cruzeirense após o empate não foi muito positiva. Enquanto o time estava vencendo as partidas, tudo estava bem. Bastou o primeiro vacilo e já começam as contestações. Uma hora Mano Menezes é gênio porque faz com perfeição o rodízio no elenco e depois ninguém entende o porquê das mudanças, já que o time não conseguiu vencer. Assim é o torcedor e sua bipolaridade, que é natural, uma vez que sempre queremos ver nossa equipe ganhar (todas as partidas, se possível for).

Todos estão de acordo que o Campeonato Mineiro é um laboratório para as grandes equipes. Os pequenos e medianos é que o levam a sério demais, pois para eles o Estadual é a competição mais importante do ano. De qualquer forma, não vencer nesse torneio não deixa de ser um incômodo. Mas é preciso saber usar essa competição a nosso favor. E, nesse sentido, vejo que Mano Menezes está fazendo isso bem. No final de semana, contra a URT, acredito que a ideia foi mesclar o time “titular” com alguns “reservas”. Porque era preciso manter a liderança, haja vista que a vantagem para o primeiro colocado pode definir o campeonato no final. Não deu certo. Alguns testes não funcionaram, a equipe não soube administrar o resultado enquanto vencia e isso foi o suficiente para sairmos de Patos de Minas com apenas um ponto na bagagem.

O time considerado titular até agora não é unanimidade entre o torcedor. E isso é completamente inteligível. A dupla de volantes formada por Henrique e Ariel Cabral, por exemplo, não é vista com bons olhos por muitos cruzeirenses. E eles têm razão. Ora, temos Lucas Silva no banco. Um jogador diferenciado e que cumpre muito bem a sua função dentro de campo. E ainda tem o Lucas Romero, muito querido pela torcida, em virtude de sua disposição e sua eficácia na marcação. Quando olhamos para a zaga, sabemos que uma vaga é do Dedé, mas ainda temos que esperar o retorno desse jogador. No meio-campo estamos prestes a ver a estreia de Thiago Neves, titular absoluto até então pelo investimento feito. No ataque, “Ábila ou Sobis” ainda dá pano para manga (embora nesse caso eu entenda que há uma motivação de ordem tática e que já foi explicada numa crônica recente que postei aqui no blog).

Acredito que tudo tem seu tempo. O Mineiro é laboratório e, no decorrer do torneio, as coisas vão estar em seu devido lugar. No treino de hoje, Lucas Silva entrou no lugar de Ariel Cabral. O treinador pode optar por Lucas e usar o “desgaste físico” como motivação para uma possível saída do argentino, já que ele atuou no final de semana. Dedé fez seu primeiro treino tático e pode até estar à disposição do técnico Mano Menezes na quarta-feira. Mas ainda é cedo para o zagueiro. Como venho dizendo: tudo no seu tempo. No meio-campo não vai ter jeito. O investimento foi alto e a qualidade de Thiago Neves é inquestionável. Vai pro jogo. No treinamento desta manhã, ganhou a posição de Alisson.

É início de temporada. As coisas vão se acertando. Por isso a pré-temporada é importante, por isso o Mineiro é um bom lugar para fazer testes e por isso que Mano Menezes está fazendo o que está fazendo. Pedir paciência para o torcedor é complicado. Somos imediatistas, queremos ver o time voando, vencendo todas, ganhando títulos (e tem que ser pra já!). Mas, infelizmente, as coisas não são assim. Tudo na vida é processo. Até o atual campeão brasileiro (o Palmeiras) está fazendo seus testes. Da mesma forma os outros grandes clubes do Brasil. Faz parte do futebol.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

89 thoughts to “Tudo no seu devido tempo”

  1. Ótima análise PH. Concordo em gênero e grau. O momento de testes tem que ser agora. Também imaginei que a entrada de Cabral no final de semana seria um prenúncio de que Lucas Silva está próximo de assumir a titularidade, talvez a começar por quarta-feira. Temos que dar crédito ao nosso técnico, ele é experiente e sabe o que está fazendo, aliás ganha muito bem pra isso. No mais bola pra frente e vamos ver no que dá. Tenho muita esperança nesse time que vai entrar na Copa do Brasil, apenas com uma ressalva, aguardar a volta do Dedé em boas condições e livre das lesões. Zerooo!

  2. PH, belo texto, e animador até.
    Sabe , como ja disse uma vez o Maluff, de muito boa lembrança quando esteve do nosso lado.
    “O campeonato Mineiro, só não vale nada para o que ganha”” vá perder pra ver o que acontece? ele serve principalmente para derrubar treinador.
    Mas voltando ao texto, ja fico satisfeito só com a noticia que L.Silva treinou no lugar do insosso do Cabral, nao havia meios de eu entender que este moleirão iria continuar titular, tomara que realmente fique sentado no banco.
    Sobre banco, será que teremos sempre o ELBER, como bancario? será que ninguem comprará uma passagem só de ida para ele ir para Recife não?
    Nao consigo entender esta paixão por esse quase jogador, logicamente, ha outros, mas campeonato laboratorio, ja mostrou quem deve jogar ou ficar no banco., por exemplo Alex bunda grande, como aquele sobre peso, como consiguirá jogar? ja não é uma Brastemp e ainda gordo. deveria ficar também fora do Banco. (logicamente, fora do time)
    No mais , seguiremos com o laboratorio, ha alguma peças , que realmente serão sacadas naturalmente pelo treinador, TUDO ISTO AINDA É LABORATORIO.

  3. Desta vez você tocou na ferida PH. Lucas Silva até o momento só entrou no decorrer das partidas, correto? Se entrar na quarta feira e não for bem, já vai ter torcedor com a corneta pronta pra pedir o Romero, depois o Hudson… Lembro-me de um post seu no fim do ano passado em um jogo que o Romero falhou muito contra o Santos no Mineirão, em lances cruciais e talvez tenha sido o jogo do fim dos sonhos de uma classificação para a Libertadores. Alguns vão dizer que ele estava na lateral direita, que não é sua posição de origem, etc. Mas o detalhe é que ele vinha atuando muito bem e após este jogo foi crucificado pela torcida. Nós torcedores somos assim, amamos o Cruzeiro e queremos que os jogadores atuem com o mesmo amor que nós torcemos. Vaiamos em um jogo e aplaudimos no próximo, às vezes até em uma mesma partida rsrs. Algumas peças certamente entrarão no time ainda, o Mano é experiente e está usando o Mineiro da maneira correta, terminar em 1º ou 4º é a mesma coisa, o campeonato começa mesmo é na semifinal. Vamos lotar a toca 3 na quarta para apoiar nosso Cruzeirão Cabuloso!

  4. Concordo com o Hélio! Até quando vamos aguentar a eterna promessa Elber. Futebol não pode esperar tantas chances! Foi pro Coritiba e lá foi reserva. Depois foi pro Sport e lá também foi reserva. Aqui não pode ter mais chances. Quanto ao Cabral reparem que após 15 minutos de jogo já tem o ar de cansado, pois ele corre errado. Não marca em cima, corre atrás do adversário, daí no segundo tempo morre! E quanto ao Alisson tem tudo pra ser craque, mas é muito fominha! Precisa alguém falar com ele que futebol é coletivo!

  5. o Mano é treinador inquestionável… sempre quando ele pegou o cruzeiro em situação difícil ele conseguiu dar padrão de jogo pro time … Confio no trabalho dele, e o torcedor precisa ser mais racional e menos emoção. Queremos sempre ganhar, mas estudar a situação do clube é importante pra termos maior lucidez até mesmo pra criticar … o futebol tem muitos fatores extra-campo e isso atrapalha o trabalho do treinador. A sorte é o que o mano é um cara de pulso firme e não se abate com isso e por isso tem a qualidade e confiança do torcedor. Empatar e perder é normal mesmo. Se tem gente reclamando já porque empatou com a URT é só olhar dois anos pra trás e vai ver que a coisa tava muito mais dificil…

  6. Se tem algo que aprendi, desde o início da década de 90 acompanhado futebol é que torcedor de qualquer clube no Brasil sendo grande ou pequeno, é que 90% é burro, e passional ao extremo e não entende nada de futebol. Se todo clube fosse da ouvido a tudo que torcedor exige já teriam sido extintos no Brasil tamanha ignorância das pessoas.
    Só mais uma consideração:
    Abila, para quem viu Marcelo Ramos, Roberto Gaúcho, Ronaldo fenômeno no ataque do Cruzeiro, assistir um jogador que não consegue dominar uma bola, dá seguimento a qualquer jogada, erra passe de 2 metros e ainda é o Centroavante que mais fica em impedimento no futebol mundial é dolorido. As pessoas puxam o saco porque tem um nomezinho e é Argentino porque se fosse Brasileiro já teria sido massacrado pela mídia e pela torcida.

    1. Por falar em passional…. eu gosto do Ábila porque ele marca gols, 18 em 34 jogos. Há algum outro jogador no Brasil com este desempenho??? Brasileiro ou não…

      1. Deu a sorte de marcar uns 10 gols nos primeiros jogos e forjaram um pseudo craque. Depois daqueles jogos, faça a média e veja se o desempenho dele é essa maravilha que diz. Reforçando o que o colega falou anteriormente, não sabe dominar (todas as bolas escapam) não sabe jogar com a bola nos pés, não sabe driblar e erra a maioria dos passes curtos. Fora a falta de inteligência no posicionamento. Fica impedido o tempo inteiro e não se toca. Só sabe arrematar bolas mastigadinhas (isso que precisa de várias chances pra acertar uma). Assim qualquer um! Se nao encontra essa bola mastigada pra empurrar pro gol, passa despercebidono jogo, sem acrescentar nada. Foi-se o tempo desse tipo de jogador. Jogador hoje tem que acrescentar algo mais.

        1. Olha na minha opinião o robinho e o arrascaeta e a espinha desse time esse robinho joga muita bola e um cara muito inteligente o arrascaeta sem comentários o thiago neves ainda é um ponto de interrogação mais estamos bastante otimista quanto ao seu desempenho até mesmo pelo custo benefício desse jogador ela terá que faz juz a todo investimento que foi feito nesse atleta .

          1. Bom atacante, matador mesmo é Willian do Bigode, o resto é resto e zé fini. O Álisson também é um CRAQUE sensacional! Dá assistências, tabela como ninguém, seus chutes são fortes e certeiros, dificilmente erra um o gol. Sóbis, já é um pouquinho pior que o Alísson, mas é um gênio!!!! O Parmeira vai faturar tudo este ano pq o Willian do Bigode está lá, um dos maiores artilheiros que já vestiu a camisa do Cruzeiro, kkkkkkk!!!!

        2. Também não tenho nada contra jogadores com sorte, acho bom que estejam do nosso lado. Mas recomendo que você reveja os gols, não foram “mastigadinhas” e foram boas conclusões. Quando erra é muito feio, mas quando acerta normalmente são belas jogadas. Em tempo, CR7 erra mais que ele. Entendo sua opinião, mas futebol ainda se ganha com gols, e isto ele faz. Título do UOL esportes hoje “Ábila atinge um gol por jogo com poucos toques e finalização quase perfeita”, chutou 8 vezes pro gol e marcou 5. Mantenho a pergunta, quem faz melhor?

      2. Onde será que com companheiro Carlos escondeu a cara, com esta sua resposta companheiro Humberto? Criticar sem critério é injustiça! Por isso toma essa lambadas e a solução é engolir em seco! Contra números, só os cegos não podem ver MESMO! Lembram quando o Ábila chegou? Jogava com quem o lançava e os gols aconteciam. No jogo em Volta Redonda, as chances que Alisson e Sóbis perderam ele certamente as converteria. Não jogou bem contra a URT como a maioria dos que jogaram. Mas só a presença dele em campo já intimida o adversário, pois sabem que ao menor descuido ele guarda mesmo. Pode até perder depois várias oportunidades, mas está sempre marcando. Entendo que o Tomy Anderson da Base é mais jogador que ele, como o Rick Sena é também infinitamente melhor que Álisson e Élber. Mas o que adianta eu e muitos aqui acharem isto? O mano é PANELEIRO, teimoso e não gosta da nossa base, O Alex vem tendo chances porque deve ter um empresário forte junto à diretoria ou os próprios diretores são parceiros no passe dele. Não joga nada, está gordo, fora de forma e vem tendo seguidas chances! Por que não agir assim com o Murilo Cerqueira, Vitinho, Rick Sena, Tony Anderson, Márcio e Tonhão. Este então, é muito, mas muito mais zagueiro que o Léo.
        O bom do Blog é que a gente com respeito, interage mesmo! Criticar por criticar, só pelo prazer de criticar, aqui não emplaca mesmo, felizmente!

  7. Concordo com o Mano em diversas ações que vem tomando, em contrapartida, não entendo a insistência com o Elber. Acho este jogador fraquíssimo, não joga com inteligência, prejudica o time.

    Também concordo com muitos que acham fraquíssimos: Léo, Bryan, Fabrício e Ábila. Todos eles são lentos, pesados, grossos e não jogam com inteligência. Seriam reservas em todos os times da série A.

    Quanto ao Mayke, não acredito na sua recuperação.

    Por outro lado, não acho Henrique e Ariel ruins. Assim como o Mano, se fosse o treinador, teria muita dúvida para escalar os volantes, acho os 5 muito bons.

    1. Acho o Léo um bom zagueiro. Também acho o Abila um excelente centroavante. No resto concordo com você,: Fabrício e Bryan são horrorosos. Na base temos melhores.

  8. What???? Período de testes?? Desde quando Léo é teste??? Zagueiro mole, não antecipa nada, bola alta na área é um Deus nos acuda, inseguro….só fica de boa lá atrás….nunca ví o Léo sair da zaga dando um bote na intermediária para roubar uma bola e dar um bom contra-ataque ao Cruzeiro. Caicedo? Pelo que já jogou até agora, ví uns 2 zagueiros na série B e uns 3 nos times que ficaram no meio da tabela na Série A que jogam muito mais que ele. Henrique e Cabral, teste???? O gauchão teimoso se quer fazer teste, deveria é colocar Romero, Hudson e o Lucas Silva juntos…..deveria era testar o Murilo na zaga, porque com Caicedo, Léo, Cabral e Henrique…..É FUMO GOIANO na hora decisiva! Vai ganhar nada com estes aí.

  9. Até quando Alisson(5 anos como profissional, nenhuma proposta para sair, não marca gols, não dá assistÊncia, figura nula, empresário fortíssimo, suspeito que seja o dono do Supermercado BH), Elber, Mayke e agora o caderudo do Alex ??

  10. SE vcs repararem no gol gol da URT ,os dois volantes do Cruzeiro ,não conseguiram acompanhar , nem fazer um falta ….f****da. E é verdade chega de Álisson , com a conversinha que jogamos bem ,mas, mas infelismente ,,bla,blá, blá ,blá.. Lucas Silva já, thiago neves já,

  11. Olá galera do Maior de Minas. Acho que o Mano está correto em lançar jogador da base para jogar (caso do Alex no último jogo), porém, acho que estas oportunidades deveriam acontecer aos poucos no decorrer das partidas de preferência em jogos que o time estivesse na frente do placar e não começando um jogo difícil, jogando fora e com um campo muito irregular, como aconteceu no jogo de sábado. O rendimento fraco do time no primeiro tempo, deveu-se à falta de armação de jogadas no meio de campo, onde o garoto Alex ficou com esta finalidade e ninguém o via em campo.

  12. Pedro Henrique, discordo de você somente no quesito que o torcedor quer ou exige vitória em todos os jogos, é claro que seria ótimo se isso acontecesse mas sabemos que empate e derrota fazem parte do jogo, confio e espero que tudo seja diferente este ano, mas, uma coisa que me preocupa é que penso que o Mano teria que manter uma base do time titular e rodar 3 ou 4 jogadores por partida não vejo com bons olhos estas mudanças de quase ou todo o time pois isto impossibilita o time de treinar e executar os jogos alguma jogada ensaiada , coisa que até agora eu não vi principalmente em bolas paradas, tá difícil ver as cobranças de escanteios e a bola chegando onde não tem nenhum atacante nosso ou somente nas cabeças dos zagueiros ou saindo pra linha de fundo perto da bandeira do outro lado, daqui a pouco começaremos a jogar com times melhores e ainda teremos o time titular desentrosado.

    1. Mas o que eu queria dizer mesmo e não disse, é que quero ver é o crescimento técnico e tático do time titular e se não manter pelo ao menos 7 ou 8 titulares acho difícil conseguir isso mesmo sendo no mineiro ou liga e mesmo confiando no Mano prefiro ver e ter esperança na evolução do time titular do que propriamente ganhar jogos bem e sem mostrar evolução nenhuma, principalmente contra o URT onde o time não fez por merecer a vitória .

  13. Acho inteligente esse rodízio do elenco no início da temporada, o Mano já tem na cabeça quem pode ser utilizado ao longo do ano . É questão de tempo a saída do Léo, Cabral e do Alisson , sendo substituídos por Dedé, Lucas Silva e Tiago Neves , respectivamente .O Léo é um zagueiro regular , mediano, trabalhador e acima de tudo cruzeirense, mas quando o Cruzeiro enfrentar um time mais qualificado, o Léo entrega o jogo assim como fez o Bruno Rodrigo ano passado .Ariel Cabral é um bom passador de bola , toca fácil , mas o Lucas Silva é infinitamente superior ao Cabral . Já o Alisson, esse menino tinha tudo para ser um craque ….Eu disse tinha .O moleque é habilidoso, abusado , parte para cima da marcação, recompõe a defesa, talvez um dos únicos do time que deixa tudo em campo, corre o tempo todo, e não raras as vezes sai extenuado do campo .Queria que o Robinho doasse 2 neurônios para o Alisson, porque ele não toca a bola para ninguém, e finaliza muito mal .Esse Fabrício tbem pode ser dispensado , assim como o Bryan , ambos não servem nem para compor o elenco . O Elber é um jogador para segundo tempo, puxar os contra ataques no 20 minutos finais do jogo . O garoto Alex vive no fantástico mundo de Bob, o jogo está a 220 e ele a 110 , acho que um empréstimo seria melhor para o Atleta .Por fim , Ramon Abila , investimento pior que a compra do Ernesto Farias . Contra a URT , uma bola simples para dominar ele matou na canela e a redonda escapou, foi acionado para uma tabela simples e errou novamente, não há o que discutir entre Ábila e Sobis .

  14. Uma observação… O que incomodou os torcedores não foi exatamente o resultado. Foi a maneira horrorosa que o time jogou. A postura preguiçosa de alguns jogadores. Tem que levar todos os jogos a sério.

    1. É isso ai Danilo, concordo plenamente, um exemplo é o Fluminense time sem estrelas, mas pelo ao menos por enquanto está correndo o jogo todo em busca da vitória, se faz um gol continua buscando o segundo, sem essa de fazer um gol e ficar tocando a bola pro lado e para trás.

  15. Realmente não temos do que reclamar. O time de 2017 é muito superior ao de 2016. Temos o melhor técnico. Campeonato Mineira se não servir para laboratório vai servir pra que? Só tenho uma observação: a defesa está sofrendo muitos gols como em 2016. E preciso corrigir isso com urgência. Talvez seja a presença de apenas um volante de marcação. Temos quatro jogadores do meio campo muito agressivos, mas poucos defensivos. Quem sabe não seja o momento para o Mano experimentar dois volantes: Henrique e Lucas Romero ou Silva. No mais, sem retoques.

  16. Por favor Mano Menezes, reveja seus conceitos de treinador, faça suas escalações e substituições corretas, não deixe levar pelos empresários, principalmente esses empresários que atuam aqui e no nosso rival. Cabral e Henrique são uns bons reservas, faça isto para o bem do Cruzeiro.

  17. Impressionante como esse Alex tenha chegado a ser jogador de futebol, ainda mais jogando num dos maiores clubes deste país. Lento, gordo e não acerta uma jogada. De se lamentar o quanto essa categoria de base do Cruzeiro é inoperante. Dificilmente projeta algum jogador, que são sempre promessas. Será que lá na toca I ou II tem algum olheiro? Melhor que esse Alex tá cheio por aí na várzea de BH. Acho o custo benefício das categorias de base do maior de Minas muito pequeno. Acorda gente….Zerôoooooooo

  18. Quem é o corneteiro profissional que disse que o Cruzeiro não conseguiria inscrever o TN no BID no tempo normal? Engula suas palavras . Belo texto como sempre PH,esta é a nossa realidade,se tudo ja estivesse definido, algo estaria errado.Os que não gostam de certos jogadores podem ficar tranquilos,o Mano não é estupido ao ponto de usar jogador que vai atrapalhar seus planos de ganhar trofeus.

  19. Vou falar uma coisa, sou de BH mas já estou morando no Pará há mais de 30 anos e não me interesso pelo futebol daqui, onde os melhores times são o Paysandu e o Remo. Só não perco um jogo do maior de Minas, isso até mesmo antes de Tostão e Cia. Mas o que eu queria dizer é que nunca havia ouvido falar até então neste tal de São Francisco do Pará. Penso que o Cruzeiro teria feito melhor negócio jogando com o time titular contra a URT e com o time misto contra o São Francisco da cidade de Santarém.

  20. Acho que estão errando em nivelar o Henrique com o Ariel. Este não tem folego para dois tempos e sobre carrega o Henrique. Tá muito certo colocar logo o Lucas. Garoto novo, 24 anos, tem muito futebol para mostrar, logo estará muito bem no time titular e na posição que conhece. Quanto ao Tiago Neves não acho bom para o time ficar sem um atacante que joga nas laterais. O Tiago é mais “meia atacante”.
    Mas está tudo indo razoavelmente bem. Acho porem que se o Mano usasse um 433 ortodoxo seria muito melhor para o time se acertar logo. É um sistema que todos jogam.

  21. Bom comentario, o resulta nos foi dos melhores, tão pouco foi o pior. Percebo que a Nação Azul não se importou com o resultado, estamos confiantes e contente com o time. Não há problemas!
    O que me parece é que a impresa (quase todos os canais mineiros) é quem estão forçando e falando pela grande torcida da Raposa.
    Muito esquesito isso.

  22. O que não pode, é o Mano manter a mesma dupla de volantes , que não desarmam, não armam, não protegem a zaga nem as laterais, dois molengas que no ano passado, quase nos levaram para a série B. Também não dá para manter uma zaga de chutão para frente ou bolas atrasadas para o goleiro. Se o elenco foi reforçado, então que se ponha os reforços para jogar !

  23. Caro blogueiro PH , vc como um “formador de opinião” , penso que deveria chamar a atenção da nossa torcida , para o que houve no Paraná domingo . O Cruzeiro sempre negocia mal com a rede Escroto e recebe bem menos que equipes que possuem menos tradição …. Penso que esta na hora dos clubes mostrarem quem manda realmente e nós torcedores devemos nao somente apoiar essas atitudes , mas incentivá-las , porque o cruzeiro esta saindo no prejuízo sim.

  24. Não concordo, na minha opinião o time tem que entrar forte e no decorrer dos jogos substituir, não adianta falar em poupar jogador e quando o resultado fica ruim pegar os titulares e por para jogar. Além de não descansar os jogadores eles entram em uma fogueira se desgastando mais ainda.

  25. Sou vou endossar o que muitos já disseram: Ábila (tanque, caneleiro. Observem: não cabeceia uma bola. Nunca imaginei um camisa nove assim), Fabrício (preguiçoso, displicente), Brian (cópia do Fabrício), Alex (lento, caderudo), Elber (sem neurônios), Alisson ( fominha, pipoqueiro), Ariel (lento, muito lento). Apesar de tudo, estou otimista.

  26. Bela análise meu caro P.H., só precisamos relembrar que não está havendo laboratório para “Leo, Henrique, Ariel Cabral, Fabrício, Bryan” por que já os vimos jogar em 2015 e 2016, e nenhum deles contribuiu com o máximo. Todos nos enganaram. Leo era reserva de Bruno Viana, lembram. Henrique foi dispensado e foi jogar no Santos, não sei porque voltou? Ariel Cabral entregou um gol para “Avacoelhado” no mineiro do ano passado lembram? Fabrício, todos conhecem. Mayke também. Assim, precisamos fazer laboratório com “Murilo, Cainunca, Diogo Barbosa, Lucas Slva, Hudson, e subir mais alguns da base, novos. Assim sim, será laboratório. Resumo: Laboratório com vitórias.

  27. SUGESTÃO DE POST :Base do Cruzeiro.

    Você tem sua própria pauta, Ph.
    Só uma sugestão em virtude do onipresente assunto Élber, que para os torcedores já é chover no molhado.

    A base do Cruzeiro tem sido efetiva ?
    Claro que a base produz frutos.
    Rafael, Lucas Silva são bons exemplo.
    Mas, de jogadores BONS, são tantos exemplos assim ?

    Pelo investimento produz tantos frutos assim ?
    Alisson continua no Cruzeiro porque não recebeu nenhuma proposta decente…. a verdade é essa.
    ( OBS Uma coisa é Élber, outra totalmente diferente é o Alisson. O segundo, pelo menos ajuda um pouco no elenco. Élber é skatista.)

    Veja as vendas do São Paulo.
    Muitos jogadores de muitos e muitos milhões (não só esse ano)
    Inter.
    Até o rival : Bernard, Maicosuel, formando laterais, zagueiros, volantes.
    Santos.

    Nossa base existe, gera alguma coisa: SIM.
    Mas tem sido eficiente ?
    Pelo gasto que temos com ela, tem produzido bem.

    Santos, São Paulo e Inter são os melhores.

    PRECISAMOS FALAR SOBRE A BASE DO CRUZEIRO.

    Diretoria e treinadores adoram discursar sobre a BASE, exaltando etc.
    Mas quando discurso vai virar prática ?
    Estamos formando bem ?

    Saudações do Cruzeiro Cabuloso!

          1. PH,
            Bacana, texto longo, detalhado com muitos nomes da base.
            Bom estudo. Parabéns.

            Mas acho que nomes sempre vão ter.
            Em 2017 aparece novas promessas
            Em 2018 outras
            Em 2019 outras.
            Se tem time junior vão aparecer inevitavelmente nomes.

            Seu texto ficaria melhor ainda com uma conclusão Crítica Construtiva revelando a Realidade:

            A base revela muitos NOMES,
            e POUCOS titulares,
            e poucas GRANDES vendas,
            nos últimos 5 anos.

            Temos exemplos SIM.
            São em quantidade adequada: NÃO.

            Nomes sempre vão surgir.
            Nome até eu tenho, mas não basta nome.

            Precisamos falar sobre a formação de atletas de modo mais CONCRETO E REALISTA.
            Saudações do Cruzeiro Cabuloso.
            Abraço.

  28. Boa análise, PH! Lúcido como sempre… O calendário continua apertado, daqui a pouco começa o Brasileiro e aí fica mais importante ainda ter elenco forte. Só acho que nosso elenco continua inchado, precisa sair mais gente (tem lateral esquerdo em excesso, também acho que Élber não merece mais chances; Alex também não me parece ter qualidade para estar no grupo: como um garoto pode ser tão lento??). Aqueles meninos que se destacaram na Copinha, principalmente o Thonny Anderson, merecem uma chance no time principal. Uma parte da torcida reclama que não formamos jogadores, mas Wallace foi embora por uma fortuna e praticamente não jogou no time de cima. Foi o mesmo caso do Gabriel, goleiro que está no Milan e até do Mawell do PSG que foi formado no Zêro e nunca jogou no time principal. No mais é confiar no Mano e fazer nossa parte, encher a Toca III e empurrar nosso time!!!

  29. A base do Cruzeiro é uma das piores que eu já vi. Não aparece um jogador que presta. Fala ai PH qual é o bom jogador que tem na base do Cruzeiro. Esse sub-20 nosso é uma vergonha, e não justifica o dinheiro gasto pra formar pernetas.

      1. Thonny Anderson, Vitinho, Kevin são só promessas
        Promessas futuro (incerto)

        Mais coerente avaliar o passado conhecido do que o não conhecido futuro.

        Investir na base é muito importante.
        Mas
        ao se observar vários atletas que passaram por todo o ciclo de formação, experimentação no profissional
        NÃO VEJO MUITOS COM consolidação no profissional no time titular ou em vendas para grandes europeus.

        O Cruzeiro tem uma das piores bases do clubes grandes, ao meu ver.
        A longo prazo isso preocupa muito.

        1. No texto que te enviei tem alguns nomes. E é engraçado, porque os outros grandes do futebol brasileiro não estão revelando muita gente não. E não é todo dia que se revela um Messi no mundo. Todo dia estamos em busca de um novo Neymar. A forma como as pessoas enxergam a base – como um lugar onde obrigatoriamente tem de surgir um grande craque – é que está errada.

          1. Não pedi Messi, um CR7.
            Aí você pede demais, PH.

            Eu peço Titulares e grandes vendas com Regularidade.
            Peço Titulares ou grandes vendas.

            Santos – Gabigol ($), Lucas Lima, Ganso, Neymar
            SP – David Neres, Lyanco, Luiz Araujo, Rodigo Caio
            Inter- Oscar, Pato, Alisson ( $$$$$$)

            Esses 3 times já faturaram muito $$$ e continuam a faturar

          2. Viu como são poucos? E a considerar certos jogadores que você cita (que são de tempos mais remotos), podemos falar de Lucas Silva, Dudu, Bernardo, Guilherme… sem contar uns que nem chegam a jogar aqui direito – Wallace, Bruno Viana, Vinícius Araújo e por aí vai. Eu acho, sinceramente, que é uma falácia afirmar que o clube não revela jogadores. No profissional temos quase 50% de jogadores que vieram da base. Não tem Messi, não tem CR7, mas tem jogador da base sim.

          3. Não acho pouco.
            Esses times ganharam muito dinheiro.
            $$$$$
            Muito mesmo!

            São Paulo numa grave crise financeiro conseguiu contratar o caro Prato como ?

            Venda da Base.

            Não acho pouco..

  30. Não é implicância minha, reparem os 3 gols que tomamos no Mineiro – 2017 (Villa, Tricordiano e URT) nos 3 lances lá estava com sua moleza e dando bobeira o “zagueirão” – Léo!e ainda tem gente que reclama do Manoel. qto ao Dedé tomara que ele volte pelos menos 75% do que foi (ainda será o melhor zagueiro do país) mas vale lembrar que o cara tá parado há 2 anos!

  31. Não acho pouco.
    Esses times ganharam muito dinheiro.
    $$$$$
    Muito mesmo!

    São Paulo numa grave crise financeiro conseguiu contratar o caro Prato como ?

    Venda da Base.

    Não acho pouco.

    1. São poucos os nomes que você consegue citar, amigo. O que revela que a formação de jogadores no Brasil, craques que dão muito dinheiro pro caixa dos clubes, talvez seja problemática. Dos nomes que você citou, apenas Gabigol, Neymar e Ganso (os três do Santos – time que aposta bastante na base) e Oscar e Pato (tempos mais remotos) e agora que foi surgir o Alisson, também vendido. O resto é tudo que tá jogando agora e que custou a aparecer também. E que a gente nem sabe se vai ser vendido, se vai render uma bolada pro São Paulo principalmente. Agora, não dá pra chegar aqui e colocar em xeque a base do Cruzeiro por conta disso. Também tivemos nossas vendas, a política na base mudou, está mais agressiva, as coisas estão acontecendo.

      1. Essa análise nem é compatível com a Realidade.
        Essa insistencia em Elber e Alisson é indicador de que essa Teoria não se Revela na Prática.

        Respeito sua opinião.
        Na minha opinião temos que melhorar a BASE.

          1. Exatamente. Como ?
            Essa é minha pergunta.
            Por isso a sugestão de um novo Post para detalhar isso.

            Primeiro identifica-se o problema ( mas até agora você acha que a base está boa).
            Eu continuo argumentando que precisa melhorar.

            A partir do momento em que você e outros concordam que precisamos melhorar, daí podemos pensar em soluções juntos.

            Para falar em solução, é preciso identificar a realidade.
            Hoje eu alerto para realidade.

            Formamos poucos titulares, e faturamos pouco com vendas de jogadores da Base.
            Repito a minha SUGESTÃO de Post para isso.
            Acho importante discutirmos esse “Como ? “

          2. Então, eu quero entender isso de você. O que está ruim? O que está sendo feito de errado?
            Como eu vou fazer um texto sobre isso se a gente não identificar, juntos, quais são os problemas?
            Eu penso em um, que me parece ser um problema geral, não só do Cruzeiro. Mas quais os outros?
            Vamos pensar juntos. Mas eu acho estranho a crítica sem saber quais são as falhas. Se é apenas a questão
            de lucro com vendas de atletas, acho complicado isso e já falei o porquê.

          3. Você ficou chateado, PH ?
            É só uma crítica construtiva. Pode ficar de boa. Você já conhece meus comentários aqui: construtivos.

            Já falei o problema:
            Repetindo:
            Pouco número de jogadores da base com capacidade para ser titulares ou para grandes vendas.

            Eu como simples torcedor, ao longo dos últimos anos observo esse problema.
            Agora, você pode perguntar de modo específico.
            Acredito que o Cruzeiro tenha (ou deveria ter) profissionais capacitados com cursos e etc para identificar de modo mais específico esses problemas.
            Agora, você pode perguntar de modo específico.
            Talvez POR EXEMPLO trabalhar o psicológico dos atletas. Parece que alguns treinam muito bem e jogam mal. Talvez o psicológico.
            Eu como torcedor e sócio consigo ver parte do problema.

            Gostaria de ter tempo e acesso na base para poder ver problemas mais específicos. Mas o Cruzeiro por ser PROFISSIONAL precisa ver isso com atenção.

            Minha ajuda como Torcedor é identificar o problema geral, e perceber a realidade de que precisa melhorar, e te sugerir um Post.

            Enfim, ao meu ver, pelo colocado, o problema geral:Pouco número de jogadores da base com capacidade para ser titulares ou para grandes vendas.

            Alerto o problema para que os profissionais do dia a dia do clube possam resolver. ´
            É o que os torcedores fazem aqui em vários assuntos.
            Fazemos a parte que nos cabe.

            Se você não acha que precisamos melhorar a BASE, eu respeito.
            Abraço.

          4. Não fiquei chateado e você precisa parar de acusar as pessoas de “frangas” quando elas criticam o time e dizer que alguém ficou “chateado” quando você percebe que ficou sem argumentos. Não, não estou chateado e nem bravo. Apenas estou tentando entender o que você quer dizer. Você critica a base, mas não sabe exatamente qual é a crítica. Dizer simplesmente que não tem jogadores com condições para o time profissional é uma falácia. Rafael é um grande goleiro. Bruno Viana, recentemente negociado, tinha totais condições de jogar. Alisson ajuda muito o time – pode ser um jogador que você não goste, mas ele é importante sim. Tem melhores? Tem. Mas ele é importante. Lucas Silva veio da base e olha o que ele é hoje. Mayke tem tudo pra ser um dos melhores da posição no país. E por aí vai. A sua crítica não é construtiva porque ela não tem fundamento, amigo. Você não me apresentou sequer três razões para podermos colocar em xeque a base. E isso não é um ataque pessoal, fique tranquilo. Respeito você como a qualquer outro. Mas se é pra argumentar, vamos argumentar. Eu acho sim que a base pode melhorar, mas não penso que nossas categorias de base são tão ruins como alguns dizem (sem conhecer). Um abraço.

          5. ESPERO QUE PUBLIQUE MEUS COMENTÁRIOS.
            Comentários construtivos e sem agressões.

            Nem citei fran6a aqui. Não te chamei de fran6a.
            Pra que isso ?
            É sinal que ficou chateado sim.

            Quem dera eu ganhasse $, e tivesse tempo e acesso para avaliar especificamente a base do Cruzeiro.
            Aqui, como não profissionais, fazemos analises gerais.
            Ou você sabe como melhorar especificamente o futebol do Élber, por exemplo ?
            Você critica o Élber, mas não mostra como pode melhorar ?
            Viu ? Posso utilizar a mesma estratégia pseudo-argumentativa sua contra você também.

            Mas não é por aí.
            E não é essa minha intenção.
            Não somos especialistas, apenas vemos o geral.
            Mas mesmo o geral é a realidade, e precisamos ser verdadeiros com a realidade.

            Minha avaliação geral: ao se observar vários atletas que passaram por todo o ciclo de formação, experimentação no profissional
            NÃO VEJO MUITOS COM consolidação no profissional no time titular ou em garndes vendas.

          6. O Élber é um garoto que se destacou na base, foi para o profissional e não vingou. Posso pegar um exemplo de falha e jogar por terra todo o trabalho da base? Sua argumentação ainda é fraca. E eu encerro por aqui, sinceramente. Vou publicar seus comentários sim, como sempre faço. E não estou chateado. É você que não está sabendo lidar com a discussão. Abraço.

          7. PH,
            E eu também achei sua argumentação de não ter que melhorar a base Fraca.
            Por isso sugeri um novo Post complementar.
            Mas se você não concordou, Ok. Respeito.
            Sem problemas.
            Enfim, quarta feira que o Cruzeiro Cabuloso vença.
            Abraço.

          8. Uai, eu sequer argumentei. Na verdade eu estava querendo construir isso com você para aí sim eu fazer um texto. Mas você não conseguiu me apresentar mais de um motivo. Aí fica difícil. Abraço.

  32. Ainda estamos no começo da temporada, mas temos é que fazermos esperi

    Ainda estamos no começo da temporada, mas temos mesmo é de fazer experiências com jogadores vindos da base e contratados. KKKarrascaneta neles………….

  33. P.H. creio que melhor elucidar o momento do nosso cruzeirão, nós temos que pegar as temporadas de 2015 e 2016, e ver quais os jogadores que se salvaram, e que se pode aproveitar, e o resto tirar. Dar oportunidades aos que ainda não tiveram a oportunidade ver vestir essa linda camisa. tais como Thiago Neves, Hudson, Lucas Silva, Cainunca, Diogo Barbosa, Murilo, colocando junto com aqueles que nós vemos pelos comentários que foram aprovados dos anos anteriores, tais como Rafael, Ezequiel, Dedé, Manoel, Robinho, De Arrascaeta, Rafael Sóbis. E ai nós veremos quem pode continuar, e quem ainda se deve trocar, ou ainda aqueles que poderia ter nova oportunidade. E subir dois da base que acho muito bons e que podem dar liga: Vander e Thoni Anderson. que tal? Abraços pessoal.

    1. Gerson,
      Revelar jogador = cair ?
      Cada torcedor que aparece
      Uma coisa não tem nada a ver com a Outra.
      O Santos é um grande revelador e nuca caiu.

      Se para você o Inter caiu porque revelou jogadores, eu termino a conversa por aqui mesmo. Baixou o nível.

  34. Eu so queria q Money Menezes desse a abilao uma sequencia de uns 10 jogos ao lado de romero, LSilva, arrasca e robinho. Garanto q ele calaria esses cornetas teleguiados desse blog. Em 5 jogos como titular no time reserva, Abilao fez 5 gols. Teleguiados por PH, calem-se!

  35. GERSON CONCORDO COM ESSES DOIS NOMES SUGERIDOS E LEMBRO AINDA DO VITINHO , QUE FEZ UMA BELA COPINHA , JOGADOR MUITO RÁPIDO PODE JOGAR ABERTO PELA DIREITA. QUANTO AOS TESTES DO MANO FORAM BEM FEITOS NO COMEÇO QUANDO MONTOU DUAS EQUIPES E ELAS EVOLUÍRAM , DEPOIS MISTUROU AS DUAS E FICOU UM TIME TOTALMENTE DESENTROSADO E COM DOIS JOGADORES MUITO MAL NO MEIO CAMPO , LENTOS SEM TOQUE DE BOLA , JUNTAMENTE COM O ALEX (UMA PARTIDA HORROROSA ) E SEM CONTAR QUE O ARIEL DEPOIS DOS 10 MINUTOS DO 2 TEMPO O CARA SE ARRASTA EM CAMPO SÓ NÃO ENTENDO A PREFERÊNCIA DO MANO , PARECE QUE SABE MUITO DE ESQUEMAS MAIS NÃO SABE SUBSTITUIR , SÃO SEMPRE AS MESMAS , (RAFINHA , ELBER … ), COMO AS CRITICAS ESTÃO SENDO MUITAS CERTAMENTE VAI COLOCAR O LS PRA JOGAR.

  36. não concordo com Ariel entrar de titular nunca!!! o cara não transmite confiança, agora quanto a fazer testes, realmente esta na hora, mas colocou viu que ão corresponde, coloca no banco, daqui a pouco não temos tempo de recuperar. com a volta de lucas silva e a entrada de Thiago, não sera necessário fazer experiencias nestes setores, assim espero .

  37. já esta no momento de utilizar o lucas silva de titular, ele é muito melhor que cabral que será um bom reserva, temos que usar o campeonato mineiro para entrosar o time titular, daqui uns dias já teremos todos os jogadores disponíveis e ai sim teremos o nosso time para a temporada em campo. fabio, ezequiel, dede, manoel, diogo barbosa, henrique, lucas silva, tiago neves, arrascaeta, robinho, rafael sóbis.

  38. Num mar de criticas,vou navegando meu barkim com otimismo.Bom d+ ver o Cruzeiro em campo tantas vezes,mesmo sabendo que não é bom para os jogadores.Jogo de amanha é contra um ilustre desconhecido,um tropeço vai abrir as portas do inferno e eu vou ler só o texto do PH,e não me arriscar no território hostil dos comentarios.Se ganhar, não ganhou de ninguém e o pau vai comer solto de qualquer maneira.So i am going to keep myself on the safe side,and read only PH`s text.

  39. Já passou do tempo para que o Cruzeiro ficasse livre de alguns jogadores que ou nunca deram ou já deram algum benefício ao clube, Casos de Léo, henrique, cabral, Elber, Alisson, Fabricio, Edimar, Alex,etc É preciso trazer de volta o Gabriel (que veio da Portuguesa/SP) que é muito melhor do que esses acima citados.

  40. Esse meio de campo do Cruzeiro é o pior meio de campo que eu já vi na vida. Esses dois caras, henrique e cabral só enganam. Não deveriam nem fazer parte do plantel do Cruzeiro, são jogadores para timinhos da 3ª ou 4ª divisão.

  41. Tem que ser uma coisa ou outra. A gente não pode dizer que o estadual não é de nada, não é importante, e quando o time não vence um jogo (ou o campeonato), ficamos injuriados com isto. Se é um laboratório, que seja então! Seja usado pra testar posições, jogadores e etc, pra iniciar os campeonatos importantes melhor ajustados. Entendo assim: Se o estadual é laboratório, não podemos esperar conquistá-lo. Se acontecer ok, mas se não acontecer, mas o time foi devidamente testado, ou seja, o estadual serviu para o propósito, então ok!! Vamos pensar que Copa do Brasil, Brasileirão e Sulamericana são nosso foco.

  42. Bom dia!
    Pedro, Porquê que todas as vezes que entramos no site do cruzeiro buscando Super Sportes CRUZEIRO , sempre aparece como destaque, duas ou três noticias de destaque do nosso rival cujo o nome, me recuso dizer. Agora, 10:35 por exemplo, há duas notícias se referindo a eles . Nos últimos dias tive o desprazer de entrar no site destinado à eles para verificar Se no referido espaço havia notícias veiculada ao CRUZEIRO , porem não vi nenhum sequer.
    O que você tem a me dizer sobre isso, acho que é para pirraçar a torcida do MAIOR DE MINAS.
    Saudações Celestes*****

  43. Mario Fº realmente o Vitinho também já pode ser testado no Laboratório. E Caio não disse que o Inter caiu por revelar, o que eu quis dizer é que não revelou nenhuma preciosidade, apenas meia-bocas. E o Cruzeirão revela craques. tipo Ronaldo Fenômeno, Palhinha, Guiherme, Rafael e outros tantos. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.