Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Curtinhas Celestes #10

Início arrasador do Cruzeiro na temporada 2017 é um dos temas das Curtinhas Celestes de hoje. (Foto: Felipe Couri/Light Press/Cruzeiro)

Nesta décima edição das já tradicionais “Curtinhas Celestes”, vamos falar um pouco sobre alguns temas que estão movimentando os bastidores da Raposa nos últimos dias e também aproveitarei o ensejo para dar um repasse a respeito de uma alteração que fizemos no blog. Vamos aos tópicos de hoje:

Rafael Sobis ou Ábila?

Vira e mexe esse assunto volta à tona. Sobis ou Ábila? Por que um e não o outro? Eu acho que deveríamos deixar essa “polêmica” de lado. Isso porque os dois estão fazendo gols com frequência e não estamos tendo que escolher o mais efetivo. Os dois estão jogando, os dois estão ajudando a equipe da forma que podem. O estilo de jogo de Ábila e de Sobis é diferente, e o técnico Mano Menezes saberá fazer a equipe jogar de maneiras distintas quando tivermos um ou outro em campo. Pronto. Eu apenas acho que quando o argentino jogar ele deveria ficar mais fixo na área, pois sempre que ele sai da área as coisas não funcionam muito bem, a meu ver.

Grupo fechado mesmo

O presidente Gilvan afirmou ontem que até neste final de semana o Cruzeiro resolverá de vez a situação de alguns atletas que estão “encostados” na Toca da Raposa. É o caso do zagueiro Rafael Donato, do lateral-esquerdo Mena e dos volantes Federico Gino e Willians. Além deles, o lateral Edimar também deve deixar o clube. O América/MG demonstrou interesse no jogador nos últimos dias e o negócio pode se concretizar. Parece que Mano Menezes vai ficar com Bryan, Diogo Barbosa e Fabrício na esquerda. É impressionante o esforço que a diretoria celeste fez para negociar um amontoado de jogadores que não fazem parte dos planos do clube. E a maioria deles não terão seus salários pagos pelo Cruzeiro. E ainda tem gente que sai escrevendo por aí que “o Cruzeiro administra o clube na base do deixa a vida me levar”. É duro, hein.

Decisão na Copa do Brasil

Agora é jogo único nas primeiras fases da Copa do Brasil. A nova regra faz com que o jogo entre Volta Redonda e Cruzeiro seja a primeira decisão do time de Mano Menezes na temporada 2017. Só a vitória interessa, embora o empate também nos classifique. Não podemos cometer erros e nem dar sopa para o azar. A partida é amanhã e tem muita gente preocupada porque o time carioca venceu o Vasco no final de semana por 1×0. O Cruzeiro não é o Vasco (graças a Deus!) e está muito longe de ser. Devemos respeitar o time da casa, mas não teme-los. Nós somos o Cruzeiro cabuloso!

Início promissor

5 jogos e 5 vitórias. 100% de aproveitamento. 11 gols marcados e uma média de 2,2 gols por partida. Esse é o Cruzeiro de 2017 até agora. No ano passado, o time de Deivid empatou com o Criciúma por 1×1 na Primeira Liga; empatou com a URT sem gols em pleno Mineirão, venceu apertado o Tombense por 2×1 e o Tupi por 1×0, pelo Campeonato Mineiro. Depois perdeu para o Fluminense por 4×3, no Mineirão, pela Primeira Liga. Foram 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. 7 gols marcados e 6 sofridos.  Isso mostra que NÃO, as coisas não estão sendo iguais aos dois últimos anos. Nem em termos de resultado, nem em termos de futebol praticado. Aliás, o jeito como o Cruzeiro vem jogando tem incomodado bastante, porque o time do lado de lá até agora não convenceu. Trouxeram um treinador que seria o salvador da pátria e até agora nada. Mas como não temos nada a ver com isso, vamos cuidar do nosso jardim e aproveitar os bons frutos que estamos colhendo e que ainda vamos colher. A grama do vizinho nem sempre está mais verde.

Mudança no blog

Estimados leitores, desde que assumi este espaço recebi muitas reclamações sobre problemas com os comentários. Procuramos resolver essa questão. Para solucionar o caso, foi preciso fazer uma alteração, de modo que agora eu tenho que autorizar a publicação de cada comentário feito por vocês. Obviamente que não impedirei ninguém de comentar, exceto quando o comentário for ofensivo; quando o conteúdo do comentário possuir palavras de baixo calão; etc. Reitero minha responsabilidade de fazer deste espaço um local democrático e respeitoso. Aviso também que às vezes o comentário pode demorar para ser publicado porque não fico online o dia todo, mas não deixem de comentar, por favor.

Um grande abraço a todos e nos reencontramos amanhã, após o jogo. #FechadoComOCruzeiro #NósSomosCruzeiro

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

48 comentários em “Curtinhas Celestes #10

  1. Realmente PH, como as coisas mudaram… Como é bom ver uma briga entre Sóbis e Ábila ao invés de Willian ou Leandro Damião. Elogios ao elenco, comissão técnica e, quem diria, até nossa saudosa diretoria! Quanto a aldeia, é histórico, e apesar de revoltante, essa parcialidade nos impulsionou a sermos o gigante das américas e maior de minas. 2017 é nosso!!!

  2. Mesmo com muitos volantes, acho que não podia descartar o Willians. Teve um custo alto pra o Cruzeiro em 2015 foi uns que nos ajudou a não cair. Apesar de não ter boa saida de bolas. E uns dos maiores ladrões de bola do Brasil

  3. Boa tarde a todos..!!! Bem em relação ao Ábilão ou Sobis, vejo que dependendo do jogo podemos usar até os dois, vejo um time que está pegando canja e confiança, futebol se joga com confiança temos tudo para podermos faturar algum título de expressão este ano. Em relação aos jogadores que estão encostados, só vejo um que ficaria neste grupo que é o Mena, pois ficarmos ainda com o Fabrício e Bryan é de doer, no mais o Willians e outros não deveríamos nem ter contratados. Não podemos entrar de corpo mole contra o Volta Redonda, pois como é um jogo só, não temos tempo de correr atrás, vamos Cruzeiro pra cima deles. Abs a todos.

    1. Acho que filtrar com base em ofensas, palavras de baixo calão, etc… é o caminho certo. Já vi gente aqui reclamando de quem fala de outros times, de quem cita o nome do rival… E até mesmo de quem critica o time. Filtrar por isso é desnecessário e sem bom senso.

    2. Cruzeiro não é Vasco. Fato! Mas da mesma forma, volta Redonda não é essas babas do Mineiro, que muitas vezes ganhamos jogando “pro gasto” e achamos que tá mil maravilhas. Temer, jamais, mas é preciso seriedade. Nada de achar que é jogo ganho como tem alguns dizendo. Quantas vezes já vimos tropeços contra esses times fora de casa e depois ter que ficar confiando que em casa reverterá. É o tipo de jogo traiçoeiro, que uma desatenção provoca um tropeço. Portanto, como frisou o PH, é entrar como uma final e com atenção total.

  4. PH, obrigado por não ter excluído o meu comentário, mas gostaria de ter excluído a palavra roceiro, pois tenho raízes da roça também, mas esse Ronan me deixou muito nervoso, por ter vindo aqui no nosso blog e insultar a China Azul, que esse idiota vá fazer seus comentários no blog das Lurdinhas, haja visto que já temos que aguentar essa mídia Atleticanagay.

  5. BOA TARDE PH.
    ESSE ANO ESTOU GOSTANDO DO QUE ESTOU VENDO. CONTINUAMOS COM MESMO TÉCNICO E A MAIORIA DOS JOGADORES E CONTRATAMOS JOGADORES BONS PARA AS POSIÇÕES QUE NECESSITAVAM REFORÇOS . VAMO QUE VAMO MAIOR DE MINAS

  6. Boa, PH. O Cruzeiro parece estar no rumo certo, em 2017. Teremos muitas alegrias, se Deus quiser. Em relação ao lado de lá, agora a mídia cismou de levantar a bola do Roger. Colocaram na primeira página do jornal “o time do lado de lá, do Roger…”. Brincadeira, né. kkk.
    Tudo que é da parte deles é supervalorizado. É impressionante.
    Agora, já inventaram até desculpa para o Pratto. Disseram que ele “não é centroavante”. Quando fez dois golzinhos contra o maior de Minas, em uma época ruim do nosso time, ele era centroavante. Depois que a máscara caiu e foi vendido ao SPFC…não é mais. O pessoal do lado de lá é realmente ridículo.
    kkkkkkkkkkk

    1. Sim, mas aí quem ficará sem lugar é o TN. A não ser que saia o De Arrascaeta. Outra opção seria tirar um dos volantes, recuar o Robinho e jogar com um quarteto ofensivo com TN, Arrascaeta, RS e Abilão. Mas aí o time talvez fique muito frágil defensivamente.

    2. Sóbis não foi bem atuando pela beirada, pode exercer a função esporadicamente, em ocasiões pontuais. A disputa é Sóbis/Ábila e o Mano está certo. Quando TN30 entrar quem sai é o Alisson.

  7. “Devemos respeitar o time da casa, mas não teme-los. Nós somos o Cruzeiro cabuloso!”
    Isso. Gigante respeita, mas passa o Trator!

    Nós somos o CRUZEIRO CABULOSO!

    Saudações do Cruzeiro Cabuloso!

  8. Estamos servidos com Ábila e Sóbis ,tb confio no Mano para escolher qd usar-los.Sim, a diretoria está fazendo um bom trabalho,hora de criticar e hora de elogiar(atenção cornetas!).Na CB,com a necessidade de vitória deles,um mundo de oportunidades vai se abrir para a faminta Raposa,seu elenco de artistas lá na frente vai botar pra quebrar(Querendo o Alfredo ou não, kkkkk).Nossa realidade é outra, agora o ditado:DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANZA,nunca fez tanto sentido,kkkkk(To igual um maniaco dando gargalhadas kkkkk).Eu gosto de falar um palavrãozinho aqui e ali,mas até saber o que é permitido e o que não é, vou ficar com um pé atrás.Valeu PH,as curtinhas estão cada vez melhor.

    1. Amigo, não precisamos concordar com as opiniões uns dos outros, mas não deturpe os comentários alheios. Eu apenas falei que é preciso encarar o jogo com seriedade, mas sem temer o adversário. Em nenhum momento falei que nao vai vencer ou que nao desejo a vitória. Não faz sentido algum essa sua indiretinha. Mantenha o debate saudável. Abraço!

  9. PH, favor atentar para a Tabela do Campeonato Mineiro, pois o Cruzeiro foi muito prejudicado, pois vai enfrentar os times mais fortes em seus domínios( Vila Nova, Tupi, Uberlândia, URT e América ), ficando o Atlético aquinhoado com os times mais fracos, inclusive tendo enfrentado o Tombense em Muriaé, campo neutro, e não em Tombos, onde é muito difícil ganhar. Tudo aqui é feito em prol dos interesses do Galo, sempre com o patrocínio da FMF, uma VERGONHA !!!

    1. Dalbradaro,
      Creio que desta vez não é perseguição.
      Pelo que eu sei o campeonato mineiro, por ter só jogos de ida, inverte o mando de campo no ano seguinte.
      Além disso, os times do interior jogam em BH contra um grande e em casa contra o outro.
      Ou seja, no ano passado o Atlético jogou fora contra os adversários que o Cruzeiro enfrentará fora este ano.
      Pelo menos essa era a regra. Como não acompanho a fundo estes detalhes, alguém poderia ser voluntário de checar a minha informação.

  10. PH, imagino que vc tenha capacidade e acesso a meios de fazer uma avaliação dos tempos dos programas esportivos, medidos em percentual, para medir os tempos de rádio, televisão e espaço de jornal impresso, destinados ao América, Atlético e Cruzeiro. Assim, sairíamos desta retórica argumentativa, para uma prova cabal e palpável do privilégio do atlético na “aldeia”. Claro, que esta pesquisa teria que ser realizada desta data para trás, não dando assim a oportunidade de as empresas de mídia equilibrarem o espaço destinado a cada clube. Um grande abraço.

  11. P.H. você é um grande analista esportivo. Vejo que elogia nossos craques, porém com os pés no chão. Isso é muito importante para caminhada vitoriosa. No ano passado tínhamos o Deivid, como você bem frisou e pelas notícias que temos nesse ano, parece que time que o Deivid dirige o Criciuma não ganhou nenhuma ainda. Também tínhamos o “Willian Bigode pé mole” não fazia gol, e mandamos ele pro outro “Palestra” do antigo diretor de futebol nosso, até agora também pelas notícias ele não fez nenhum gol. Tá mole igualzinho tava aqui. Então se vê que o MM melhorou demais, só falta agora trocar uns dois ou três para ficar”10″. Quanto ao Sóbis ou Àbila, como você mesmo analisou, dentro da própria partida pode ter o momento de cada um. Um no primeiro tempo e outro no segundo. Nós somos Cruzeiro sempre, para sermos campeões.

  12. Creio que o Ábila deverá ser utilizado mais naquelas partidas em que o Cruzeiro tenha um maior domínio do jogo e esteja criando muitas chances. Quando estiver difícil de entrar na área é bem mais para o Sóbis(que poderá jogar em mais situações também). Embora veja mais oportunidades de usar o Sóbis, entendo que os dois podem ser úteis.

  13. Concordo com a análise do Gérson pois temos que entrosar mais o Ábila com os titulares para uma eventual necessidade….KKKKarrascaneta neles Saudações 5 Estrelas…..

  14. Obrigado companheiro. E quanto ao jogo de amanhã, temos tudo para fazer um grande espetáculo, por que o Mano levou o time três dias antes para o CT João Havelange, próximo a Volta Redonda, um dos melhores CTs do Brasil para preparação futebolística. O Mano deve ter um time mais cauteloso porque apesar do nosso time ser superior, a partida requer alguns cuidados, uma vez que o empate é nosso, podemos matar o jogo nos contra-ataques, sem afobação. Assim, é entrar sem medo de ser feliz. Vamos lá Raposão, à vitória.

  15. Enquanto o rival está investindo pesado para conquistar mais sócios, com pacotes, open bar no estádio se conquistarem a meta de X novos sócios, etc… nos seguimos com os programas estagnados e sem atrativos para novas adesões. Depois reclamam da debandada de sócios.

    1. Enquanto você está reclamando a bel prazer, o Cruzeiro Cabuloso informou que está aceitando a adesão de sócios cativos, via boleto bancário.
      Criticar por apenas criticar, sem ao menos saber direito das coisas, não é justo.

    1. “O Atlético-MG é um clube que depende muito da televisão, muito da torcida. Tem um alcance de publicidade menor. Então, a venda de atleta para ele é fundamental. É isso que está fazendo. Ao mesmo tempo contratou Elias. É uma gestão um pouco errática nesse sentido porque tem necessidade de confirmar que é um clube grande”

      kkkkkkkkk
      Se confirmar como clube grande.
      kkkkk.

      Saudações do já sabido GIGANTE Cruzeiro Cabuloso!

      Colocar os números pra imprensa Aldeia-Ábila Huracan ?
      Não.
      Deixa interno, deixa com a diretoria e os conselheiros mesmo.

  16. PH, Concordo que o time está bem e que estamos no caminho, más, por favor, não nos iludamos. Estamos disputando o campeonato mineiro, um dos mais fracos do país, ainda não fomos efetivamente testados. Digo isso porque aquele joguinho com o Btletico onde fizemos um único gol, sinceramente não convenceu (apesar de que ganhar das meninas é sempre muito bom).
    Tenho duvidas se entre os times do interior mineiro há um que possa ser superior ao Volta Redonda, gente, cuidado.
    De qualquer forma o astral está muito bom, a confiança está muito maior que ano passado, também acredito em títulos.

  17. Realmente, o elenco atual é bem superior ao do ano passado. No entanto, por mais que eu já esteja vendo um melhor futebol do time do Cruzeiro, eu não me deixo levar por vitórias sobres times do interior de MG. Das vitórias até agora, a única que realmente me convenceu foi contra o Atlético Mineiro. Não só pelo gostinho de ganhar deles, mas pelo belo futebol apresentado. Então, penso que não devemos nos empolgar, nem ficar fazendo muito oba-oba com jogos que não servem de parâmetro. E o pior é que tem até jogador do Clube que parece estar empolgado, como o Thiago Neves por exemplo. E o problema de quando os próprios jogadores começam a se empolgar, eles não percebem que só aumentam a responsabilidade deles próprios. Eu já sou contra a empolgação de Torcedor em cima de nada, quanto mais de jogador profissional. Só vamos ter uma real noção da qualidade do time e do que podemos de fato brigar na ponta pra conquistar, quando o time começar a enfrentar outros grandes times. Aí sim. Mas se empolgar em cima de jogo de Campeonato Mineiro, de Florida Cup, rua de cima contra rua de baixo, é coisa de Atleticano… rsrs

  18. PH e a sucessao da presidencia do cruzeiro? depois de comentar a probabilíssima vitoria de hj a noite, separe um espacinho no blog pra falar disso! afinal, a gente ve noticia pra la e pra ca, mas gostamos mesmo eh do NOSSOMOSCRUZEIRO.

  19. Sobre o Ábila e Sóbis acho que os dois têm espaços, depende do jogo, defende da dificuldade imposta pelo adversário. Concordo, graças a Deus não somos o Vasco.
    O elenco tem sim de ser enxugado, tanto para existir um trabalho de maior conhecimento dos atletas como também diminuir o custo da folha. Estão lembrando aí do Deivid, pessoal, não lembrem não, deixem o cara por lá, quietinho.
    Cruzeirão tem de dominar o meio de campo hoje e quando houver oportunidade de contra ataque, usar de qualidade, velocidade e matar o jogo. Saudações.

  20. Bom dia PH ,
    qdo o Cruzeiro vai colocar um escudo Gigante na loja do Barro Preto , no prédio da guajajaras e no Mineirão ? ( visto que somos únicos parceiros do estádio)

  21. Pqp,como foi dificil encontrar um atalho pra chegar aqui.A indiferença com tudo sobre o Cruzeiro pela 6a1opress é impressionante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *