Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Mano quer Cruzeiro soberano e alto nível em 2017

Mano Menezes fará mudanças para que Cruzeiro seja soberano e jogue em alto nível em 2017. (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
Mano Menezes fará mudanças para que o Cruzeiro seja soberano e jogue em alto nível em 2017. (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

Em uma entrevista exclusiva ao Superesportes, o técnico Mano Menezes revelou que o Cruzeiro de 2017 será um time muito diferente daquele que lutou contra o rebaixamento na temporada passada. Segundo o treinador, a equipe cruzeirense vai propor mais o jogo, criando jogadas e tendo ainda mais domínio da posse de bola. As laterais serão mais acionadas no campo de ataque e os volantes terão a missão de cobrir as investidas dos alas. A marcação voltará a ser alta, pois é uma tendência do futebol mundial, e agora a equipe estará melhor preparada para fazê-la.

Além disso, Mano Menezes deixou as portas abertas para novas contratações. Mas elas só deverão ser feitas depois do teste inicial que o Campeonato Mineiro proporcionará. Avaliadas as necessidades da equipe após os primeiros meses da temporada, o clube “guardou e economizou” dinheiro para investir ainda mais no time. Por fim, Mano não escondeu sua satisfação por poder contar com um jogador como Thiago Neves em sua equipe. Porém, o comandante da Raposa revelou que é improvável que o novo reforço do Maior de Minas estreie neste domingo, em virtude de problemas com a documentação do atleta.

Bem, essas foram as principais informações que o jornalista João Vítor Marques conseguiu extrair, com exclusividade, do técnico Mano Menezes. Informações preciosas e que trazem um alento grande para o torcedor do Cruzeiro, que segue com expectativa maior por um ano mais vitorioso para o clube cinco estrelas. Eu, particularmente, gostei muito das palavras do nosso treinador. Dá pra ver que ele vai fazer mudanças táticas na equipe para que o Cruzeiro volte a ser aquele time que dita o ritmo e que tem o respeito dos adversários.

E tem outra coisa que eu achei inteligente. Esperar um pouco para ver se a engrenagem vai funcionar bem para depois investir direito nas peças que não estão executando o trabalho de maneira eficiente. Não adianta contratar 12 jogadores e depois perceber que o investimento não valeu. Além de gerar custos demasiados, o time fica desamparado. Economizamos dinheiro para investir com mais precisão depois que soubermos melhor qual posição carece de se reforçada. Num momento de crise, talvez seja a decisão mais prudente, economicamente falando.

Ontem, em jogo-treino com o Brasília-DF, o time azul goleou por 8×2. Os gols foram marcados por Rafael Sobis (3x), Robinho (2x), Arrascaeta, Ábila e Élber. Foi o último jogo-treino da pré-temporada e agora o Cruzeiro concentra suas energias para a estreia no Campeonato Mineiro, neste domingo, contra o Villa Nova, no Mineirão. Vamos começar a ver os primeiros movimentos desse novo Cruzeiro que o técnico Mano Menezes prometeu para o torcedor.

EXTRA: Confira, na íntegra, o jogo-treino entre Cruzeiro x Brasília-DF

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

25 comentários em “Mano quer Cruzeiro soberano e alto nível em 2017

  1. O trabalho do treinador esta sendo muito produtivo, vê que o plantel esta comprometido e o que esta sendo proposto tem otima aceitação do grupo, esta é formula ideal pra se ter um time vitorioso, pessoalmente acho que as laterais ainda ainda tem carencias, mas o Mano tem condições de melhorar o desenpenho daqueles atletas, defesa e meias é questão de posicionamento, teremos sim um grande ano, se não chegar o titulo de grande experessão agora, mantendo esta linha para o ano de 2018 poderemos ter um time quase imbativel.

  2. A entrevista do Mano deixou um fio de esperança que mais um ou dois jogadores de nível serão contratados. Vendo parte do jogo treino de ontem, deu pra ver que o Ariel Cabral continua improdutivo, Léo não sabe sair jogando e ainda falha, Ezequiel é limitado, etc. Diogo e Hudson foram relativamente bem. Caicedo não deu pra avaliar bem e Fabrício foi um dos melhores do segundo tempo jogando de segundo volante. Fabrício é bom na bola aérea, sabe carregar a bola, chuta de fora da área, deu um belo cruzamento para o Elber ontem! Fabrício talvez seja o melhor segundo volante no elenco, até que um jogador seja contratado o Mano poderia insistir com ele.

  3. Mano Menezes, na teoria, está certíssimo. O esquema de jogo é esse e o espírito também. Resta saber se saberá encaixar as peças corretas e não queimar ninguém, no caso de deixar o Rafael no banco, p.ex. Acho que Mano não seria tão burro.

    Gosto quando diz que nos primeiros 10 jogos (Mineiro, 1ª Liga e CB) ele usará o elenco para chegar a uma escalação mais usual. É óbvio que repetirá muito do ano passado, mas poderá mudar mais este ano, a temporada terá muitos jogos, melhorou o plantel e temos que ter esquemas diferentes com jogadores treinados.

    Fizemos três treinos que serviram para observar que a turma de jogadores está com vontade de jogar e jogar bem, além de fisicamente bem desde as férias, segundo o fisiologista.

    Os resultados não são pra comemorar, mas Ábila, Robinho e Sóbis foram os destaques ofensivos, com ajuda de Arrascaeta, Álisson, Élber, Rafinha, Alex.

    Não sei se ele testou o time com Robinho como 2º volante, é uma experiência válida, com Arrascaeta, Thiago Neves, Sóbis e Ábila. Sei que o Mano acha muito ofensivo, mas há jogos, principalmente contra times retrancados ou mata matas quando o time precisa marcar mais de um gol no 2º tempo que necessitam de escalações assim, a não ser que os laterais joguem como atacantes…

    Resta saber quem jogará ao lado de Manoel, no momento. Ninguém viu o Caicedo em ação. As laterais teremos que ver a prova. E no gol, Fábio já mostrou tudo que podia, é muito bom reserva.

  4. PH não aceito o Léo ser titular, é um sagueiro muito limitado e lento, deixar o Kunty na reserva. O Kunty tinha que esta treinando com o Manoel pra pegar entrosamento, foi considerado o melhor sagueiro da libertadores, tem que aproveitar a pre temporada, não estou intendendo o Mano e no meio tem que ser o Henrique e Romero ou Hudson, o cabral é reserva.

    1. Pensava que era só eu que achava que o Léo nunca foi zagueiro à altura do Cruzeiro, mas pelo visto alguns comungam do mesmo pensamento que o meu.

      Valores de salários, luvas e tempo de contrato à parte…. vejo que o Bruno Rodrigo, mesmo com as falhas sempre foi muito mais jogador que o Léo, que renova contrato sistematicamente com o Cruzeiro ano após ano.

      Dizem que percentual do seu passe é do Pedro Lourenço, o que deve justificar o Léo durante anos e anos vestindo a camisa do Cruzeiro.

      PS: O Léo tem muita passividade nas derrotas.. Ele troca de camisa sorrindo com um adversário depois de uma derrota dolorosa, aparece abraçado com jogadores do rival em festas de confraternização, igual essa da abertura do Campeonato Mineiro, dando entrevista junto do Victor.. sei lá…. Não é proibido, mas fica gerando um ranso danado com esse jogador que já é bem contestado.

      E outra…. É uma situação bem estranha pra quem diz aos 4 ventos que sempre foi torcedor do Cruzeiro….

      Torcedor do Cruzeiro mesmo não fica sorrindo após perder para o SP na Libertadores/2015 no Morumbi e ficar trocando camisa e fazendo hora extra no campo, sem descer rápido pro vestiário…. Torcedor mesmo tava com a cabeça inchada naquela hora (Gol sofrido no final), e o Léo além de tudo tinha sido o pior em campo naquela peleja. … Pq eu vou te dizer, perder para o SP só não é pior do que perder para o time de Vespasiano.

      O cara tem q ter noção… Já tem 6, 7 anos de Cruzeiro e não sabe que o Cruzeiro tem rivalidade com o SP?… Perdemos demais pra eles nos últimos anos… e fica la de troca camisa, tira foto abraçado….

      Profissionalismo é uma coisa… Bobice é outra.

  5. Não existe isso de que tem que ser titular esse ou aquele jogador,é o técnico que é responsável e no decorrer da temporada tenho certeza absoluta que ele vai saber qual é o time titular seria uma incoerência muito grande somente porque esse ou aquele jogador chegou agora que tem que ser titular,para ser sincero acho que nesse momento apenas uns 4 ou 5 jogadores são titulares e outra coisa um time campeão não pode ter apenas 11 titulares.Respeito as opiniões de todos mas não adianta ficar clamando aqui por esse ou aquele jogador se é o técnico quem escala e ele ganha muito para isso a nós resta torcer e sofrer é assim a vida de torcedor,temos é que sempre trazer conosco que futebol é sim importante mas não é vital para nossas vidas.O futebol faz parte da minha vida mas não é a minha vida.

  6. Pedro Henrique, sou leitor assíduo dos seus comentários, bem como das opiniões de todos os seus leitores. Gostaria de sugerir um novo tipo de letra na confecção dos seus textos, pois a atual não me parece adequado e dificulta a leitura. Um abraço 5 estrelas. Sérgio

    1. Sérgio, obrigado pela fidelidade. Bom, até agora este é o primeiro comentário sobre a letra do blog. Qual é o problema: está pequena a letra? O que está dificultando a leitura? Explique melhor para que eu possa entender e solucionar o problema. Obrigado!

  7. Que Mano trabalhe sério e com gosto no nosso clube este ano. Que coloque os melhores e que nos traga pelo menos duas boas taças. O Rafael deu uma goleada no Fábio no post anterior. Nós torcedores do Cruzeiro preferimos o Rafael ao Fábio, que Mano leve isso em conta e pare de contrariar. Ariel Cabral, a zaga e as laterais têm de ser mais observadas pelo treinador.
    PH, que tal um post pra gente esmiuçar as contas do Cruzeiro? Você levanta um bocado de dados (já que está de férias, kkk) e manda pra gente dar palpite em cima. Parabéns pelas postagens, o blog tem melhorado sempre. Cruzeiro 3 a zero domingo. Saudações.

  8. E parece que o Tiago Neves vai demorar pra estrear no CRUZEIRO viu, ta enrolada a papelada dele. Sempre acontece isso quando um jogador vem do exterior. Dificil.

  9. Eu só espero que o Mano não inventa moda, o Rafael é titular e merece continuar no gol ele me lembra o Dida pegando pênalti, este Rafael passa confiança com ele no gol vamos ter um goleiro que vai fazer a diferença, assim como o Dida fazia quando jogava no cruzeiro. Outra coisa o Cainunca tem que ser titular e Leo reserva já. Saudações celestes.

  10. Apesar das contrações “pontuais” a nova moda de expressão, agradecendo que este ano não veio uma “barca” de jogadores “pé de chinelo”, não estou tão confiante com o time, acho que a lateral esquerda precisa de um jogador que chegue e assuma aquela posição, pois, quem for titular e caso machuque, será um desastre, pois, MANO não tem confiança nos reservas, retirando jogador da zaga ou algum volante para compor a posição; Acredito que ainda falte alguma coisa, não creio que TIAGO NEVES vá mostrar aquele futebol de outrora, o Robinho é uma jogador que se lesiona fácil, Rafinha já não demonstra mais o fio da bola, são meias que precisam estarem em forma para abastecer o ataque; Acredito que muitos cruzeirenses estão com o mesmo pensamento, falta alguma coisa , dois ou três jogadores com grande capacidade técnica para balançar a nação azul, este é o meu pensamento. Vamos lá cruzeirãoooo, rumo as conquistas.

  11. A verdade é que antes de começar as competições tudo é uma incógnita para todos os clubes,o início de temporada pode ser esperançoso ou desastroso para todos os clubes,são jogadores que saem,são jogadores que chegam,alguns que jogaram bem na temporada passada nessa talvez nem apareçam,os primeiros jogos serão horríveis para todos os times jogadores ainda estão travados e correm sérios riscos de se lesionarem seriamente,por isso é importante agora no início um rodízio de jogadores,talvez muitos não sabem,muitos treinamentos físicos travam a musculatura,serão necessários umas 10 partidas para o Mano Menezes começar a esboçar um time titular,talvez o time que queremos não é o time que o técnico tem em sua mente,todo técnico em qualquer parte do mundo tem seu jogadores de confiança e isso não quer dizer que seja uma panelinha,vou citar alguns exemplos, o Tite sempre o Paulino,o Renato Augusto que jogam lá na China e não chama o Ricardo Goulart ou o Everton Ribeiro que são infinitamente mais jogadores que os dois primeiros,outro que ele chama sempre é o tão badalado Elias que joga somente com ele,foi um desastre no Flamengo e isso não quer dizer que haja uma panelinha queiramos ou não os caras são profissionais e assim como nós não gostam de perder,assim como nós são humanos e erram,no jogo as vezes tentam fazer uma jogada ou dar um passe e não sai certo,temos que sempre ter em mente que há adversários do outro lado e que também não querem perder,se fizermos uma pesquisa chegaremos a conclusão que nós torcedores convivemos mais com a derrota do que com a vitória,veja a história do Cruzeiro e façam um levantamento de quantos títulos tem em 96 anos,quantas vitórias,empates e quantas derrotas nas verdade O QUE NOS MOVE É A PAIXÃO PELO CLUBE o resto é passageiro,vamos dar crédito ao técnico,aos jogadores e a diretoria,vamos dar uma trégua,vamos aguardar,eu tenho falado em rodas de amigos que esse ano o campeonato brasileiro será o mais equilibrado desde 2003,os clubes estão tendo que usar de criatividade para fazer contratações,quase todos estão sem dinheiro exceto o Palmeiras e mesmo assim,MINHA OPINIÃO,não tem um plantel tão qualificado assim,vamos aguardar,a bola começa a rolar de verdade nesse fim de semana.Um abraço a todos.Segue uma frase de minha autoria.AMO FUTEBOL PORQUE O CRUZEIRO EXISTE.

  12. Pedro, belo blog. Realmente o Mano está no caminho certo. Já demonstrou ser um grande técnico durante os dois anos anteriores aqui na raposa. O time segue o caminho certo. contra times pequenos o grande tem é que golear para demonstrar força, assim como está fazendo. Vamos lotar o Mineirão (Toca três) no domingo, para demonstrar nossa confiança. Vamos lá Cruzeiro para ser campeões. Estamos muito bem de goleiros. Qualquer um que entrar no gol nos dará segurança. Um abraço.

  13. Você soube que o Tostão fez 70 anos essa semana? Você sabia que sem ele o nosso Cruzeiro teria um tamanho infinitamente menor e certamente uma torcida menor que a do rival? Não citar essa data evidencia a estrada que você ainda tem que caminhar…

  14. Bem, na minha opinião o que credencia a equipe do Cruzeiro fazer uma boa temporada, além de ter bons jogadores, será a possibilidade do técnico Mano Menezes poder variar o esquema de jogo de uma partida, dependendo do adversário. Há jogadores que atuam em diferentes posições e cumprem com funções táticas bem definidas, sem contar as características individuais de diversos jogadores, principalmente do meio para a frente, com possibilita uma diversidade de formações. Acredito que isso supre a escassez de um grande craque, daqueles que decidem sozinhos. Thiago Neves é uma esperança. Vamos lá pra ver o que será!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *