Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O intocável Willian

Temporada abaixo da crítica de Willian faz torcedor questionar sua permanência no time. (Foto: Reprodução/Twitter)
Temporada abaixo da crítica de Willian faz torcedor questionar sua permanência no time. (Foto: Reprodução/Twitter)

Todo mundo sabe do apreço que o técnico Mano Menezes tem pelo atacante Willian. Isso vem desde os tempos de Corinthians. Em sua primeira passagem pela Raposa, Mano foi o responsável por resgatar o futebol do moço do bigode, que não fazia uma boa temporada. Naquele final de ano, deu certo: Willian se tornou o “homem-gol” do Cruzeiro e o homem de confiança do nosso atual treinador.

Em 2016 a história é diferente. Mano Menezes chegou e deu de cara com um argentino que sabe fazer gols. O artilheiro do Huracán na Libertadores e na Copa Sul-Americana chegou ao Cruzeiro para resolver um problema que Willian não conseguiu solucionar: a falta de gols. Não seria correto tirar Ábila da equipe logo de cara, porque ele estava sendo um dos principais responsáveis pelos tentos marcados pelos cruzeirenses.

Mas o tempo passou e o argentino Ramón Ábila começou a perder gols decisivos. Foi sacado do time e então Willian regressou ao onze inicial. Durante toda esta temporada, o atacante teve um rendimento muito ruim. Nem mesmo a chegada de Mano Menezes mudou isso. Ele continua não conseguindo ajudar o time a marcar gols. Aliás, ele não tem conseguido sequer dominar uma bola. Quem o vê jogar e não o conhece, deve dizer, sem titubear, que Willian é um verdadeiro perna de pau. Sabemos que não é o caso, pois ele já teve seus momentos de glória com a camisa cinco estrelas.

Mas a questão é que Willian não tem mais condições de ser titular do Cruzeiro. As justificativas dadas pelo técnico Mano Menezes já não convencem ninguém. Os números de Ábila são muito superiores e não faz o menor sentido ver Willian com todo esse prestígio. Em todas essas partidas em que ele mais atrapalhou que ajudou, Ábila poderia ter marcado, retomado a confiança e voltado a ser uma de nossas principais armas ofensivas.

Sinceramente, com Willian o Cruzeiro está entrando com um a menos em campo. Com todo respeito a esse jogador e à sua história no Maior de Minas, mas seu tempo na Toca da Raposa parece já ter esgotado. Posso queimar minha língua se ele permanecer em 2017 e fazer uma bela temporada, mas acho que os torcedores não conseguem visualizar essa possibilidade. Não conseguimos mais sorrir quando olhamos para a escalação do Cruzeiro. Penso que Mano Menezes deveria rever suas opções, porque senão ele corre o risco de morrer abraçado com Willian.

Muitos vão dizer que o moço do bigode está sendo escalado para ser valorizado no mercado, mas eu me questiono se isso não seria prejudicial ao Cruzeiro no que se refere aos pontos que poderíamos ter ganhado. Ok, depois poderemos lucrar com a venda desse jogador, mas o que vale mais? Se for isso mesmo, aquele papo de “coerência” é mesmo uma balela. Enquanto isso, o Ábila deve estar se sentindo bem desmotivado e, claro, vai se desvalorizando num momento em que o Brasil inteiro e clubes do exterior observavam atentos o seu futebol.

De qualquer forma, estamos indo para a última rodada do Campeonato Brasileiro e o ano de 2016, enfim, vai acabar para o Cruzeiro. Daqui para frente temos é que escancarar nossos erros para que eles não se repitam posteriormente.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

50 comentários em “O intocável Willian

    1. A boa conversa com ele deve ser assim:

      – Bom dia William.
      -Bom dia.
      – Você foi vendido para a China.
      – Que otimo.
      – Obrigado pelos serviços prestados, tchau.

      Fim da boa conversa.

    1. Uma brincadeira de mau gosto que fez 12 gols jogando 28 jogos (em grande parte deles entrou faltando 15, 20 minutos). Às vezes dá pra pensar que nossa torcida merece todos os Willians e Allanos que passam por aqui.

    2. Tem uma diferença fundamental entre o William e o Abila: o William consegue dominar uma bola. No primeiro jogo da semifinal isso ficou claro, o Abila serviu de paredão na frente, congestionando o meio e não articulando nenhuma jogada. Com o William o time consegue tocar e chegar mais próximo do gol. O Abila é um Brocador piorado.

      1. É exatamente oq digo há meses. Willian aperta a saída, consegue fazer tabelas e ajuda na armação. Abila? Até hj só vi empurrar a bola p dentro, mts vezes com o gol vazio. Tem q contratar outro p ser titular.

  1. tomara que o willian sai nessa temporada, só assim para o mano não escalar ele. por que com ele em campo estamos com um a menos e não oferecemos risco nenhum ao adversário.

  2. PH, a questão, talvez, não seja técnica, mas sim tática. Mano Menezes já disse e demonstrou várias vezes que não gosta de jogar com um centroavante fixo. Por isso, ele não teve muita paciência com o Ábila. Bastou ele perder gols contra Flamengo e Atlético-MG que ele foi sacado do time. Uma covardia com o jogador que foi o mais importante na arrancada do Cruzeiro.
    Nada justifica a permanência do Willian em campo. Ele está nitidamente sem confiança e isso reflete diretamente no seu desempenho.
    Espero que o Cruzeiro encontre um bom negócio no bigode e que o Mano reveja seus conceitos. Se temos um centroavante especialista em fazer gols, tem que colocar o time pra jogar em função dele.

    1. Exatamente isso que eu disse em uma posts anteriores. Mano Menezes tem que se virar e criar um esquema de jogo favorável ao Ábila, que apesar de muitos aqui criticarem, é dos melhores centro avantes que já vestiram a gloriosa camisa azul nos últimos anos. O cara não tem muita habilidade, tropeça na bola às vezes, mas tem faro de gol e isso é o que importa. O treinador ganha muito bem pra treinar o time e colocar em campo os melhores e com esquema de jogo bem montado. O que não podemos aceitar definitivamente é esse casamento com o péssimo Wilian, que ao invés de ajudar, atrapalha. E vou além, se o Cruzeiro tivesse um presidente com o mínimo de competência e sabedoria, com certeza já teria intervido nessa escalação. Na minha opinião, 2017 teremos que ser mais contundentes em nossas exigências e mostrar a essa direção a nossa força. Não podemos mais ficar a mercê da incompetência desses caras, que nos últimos dois anos só nos passaram vergonha. Indignado.

  3. Você está sempre voltando nesse assunto. O campeonato já acabou, visto o corpo mole do time no último jogo. Que tal fazer um artigo informativo de todos os jogadores do Cruzeiro que estarão voltando de empréstimo, tempo de contrato dos que estão voltando e do elenco atual?

      1. A matéria tem algumas informações, mas acho que seria interessante adicionar o tempo de contrato dos jogadores emprestados e do elenco atual e uma atualização na matéria, pois não referencia alguns jogadores como Souza(Volante que foi para o Japão) e Dudu por exemplo.

  4. Que o bigode não merece a titularidade isso já é de conhecimento e enxergado por todos, não dá mais… Mas penso que deveria mantê-lo no plantel, pois sabemos da fama dessa diretoria de contratar mal. Dos atacantes que retornam me lembro do Neilton e devo dizer, não sinto nem um pouco empolgado.

  5. Concordo com o comentário do Eduardo Esteves Pires acima. Se foi feito um alto investimento com o William, se ele já demonstrou ser útil em outras ocasiões, a questão que se coloca é uma boa conversa para avaliar até que ponto ele se encontra confortável fazendo parte do Clube. Se estiver, devemos trabalhá-lo, mesmo porque outros clubes o vêem com potencial e só nós é que estamos ignorando fatos e dados.
    O mesmo com respeito ao Ábila: precisa ser trabalhado pelo treinador para
    se deslocar mais e exercitar o domínio de bola. O Raí, que chegou a ser selecionável, confessou que só adquiriu o domínio de bola e posicionamento em campo após Telê Santana submetê-lo a exaustivos treinamentos individuais até aprender. O imediatismo do futebol não pode contagiar o Clube a ponto das contratações virarem uma gangorra sem fim.
    Veja-se o exemplo dos clubes ditos de “massa” no Brasil (Corinthians, Flamengo, Santa Cruz, Internacional, Vila Nova, etc): a troca constante de jogadores para satisfazer a platéia faz com que os títulos só aconteçam uma vez em cada intervalo de 5 a 15 anos.
    Paciência gente, senão entramos na deles !!

  6. PH, Você ando um pouco sumido, hein,
    Sim, concordo plenamente o homem do bigode (William) já não tem condições de permanecer no maior de Minas.
    Na realidade eu também tenho minhas dúvidas em relação ao Ábila, contudo o prefiro em relação a Willlian.

    1. Fiquei bastante abalado com a tragédia envolvendo a Chapecoense, amigo. Acho que ninguém estava com clima para escrever sobre seus clubes depois daquela terrível notícia que tivemos. Mas a vida tem de continuar, não é mesmo? Então daqui pra frente voltaremos ao nosso ritmo habitual. Obrigado pelo comentário! Um abraço.

  7. Estamos necessitando com urgencia de um centroavante! Não temos nenhum que mereça vestir a nossa gloriosa camisa. Ábila é um grosso que não tem domínio de bola, não sabe cabecear, não acerta um passe e perde gols incríveis que até eu, com 66 anos não perderia. Quanto ao William, ele nunca foi centroavante, “quebrou o galho” quando não tínhamos nenhum no elenco. Ele não é ruim de todo mas vive uma fase horrível e, vamos dar a César o que é de César, ele é meia e não definidor. Temos que buscar um centroavante nos paises vizinhos, tal como o Calleri, esse sim é “best”.

  8. O problema do William é que está sendo escalado errado. Sempre rendeu mais quando jogava pelo lado esquerdo, entrando na diagonal. Mas, o Mano não quer…. aí f né. E nós sofrendo!

  9. Se Willian está sendo escalado com o intuito de valorização, temos um caso típico de tiro que sai pela culatra, pois a cada jogo ele se desvaloriza mais.

  10. Parabéns Pedro Henrique!

    Tem que insistir neste assunto sim pois a GaloPress faz questão de manter o Willian em nosso ataque para que continuarmos a não fazer gols. Precisamos de cruzeirenses corajosos como você!

    Willian vem enganando desde 2014. Teve um pequeno lampejo em 2015 e nada mais. É um cabeça de bagre!

    Se ele continuar titular em 2017, teremos o mesmo desempenho de 2015 e 2016.

    1. Ei Afonso, sempre equilibrado, agudo, correto e abrilhantando o Blog com sua participação. O que sugere é o que devemos fazer.
      O PC, que um orientador arguto e com QI e QE acima da média, vem, como você falando isto desde então também. Assim, opiniões como a do Blogueiro, do PC, sua e de outros cruzeirenses entendidos, poderemos ter uma participação mais efetiva nas ações de nossa diretoria em 2017. Assim é minha torcida.

    1. Foi em 2015!!!!!
      Jamais seremos ingratos a todos que honraram com louvor nosso manto estrelado, contudo nao devemos viver de passado como nossos adversários viviam, ate bem pouco tempo.
      Futebol deve ser igual nos nossos trabalhos… nenhuma empresa te mantém por 2 anos totalmente improdutivo meu amigo.
      Olha onde nossa letargia nos trouxe novamente em 2016…

  11. CONCORDO PLENAMENTE!!!! ACHO Q O MANO ESTÁ FAZENDO UM BOM TRABALHO SÓ DE NOS TIRAR DO REBAIXAMENTO. MAS ELE ESTÁ DESGASTANDO BASTANTE A SUA IMAGEM, COM ALGUMAS OPÇÕES A LÁ ADILSON BATISTA. COLOCAR EZEQUIEL NO BANCO PRA ESCALAR ROMERO É UM GRANDE ERRO, PERDEMOS UM BOM LATERAL E AINDA UM VOLANTE, POIS O MEIO DE CAMPO FICA VULNERÁVEL SEM ELE, AKELE ARIEL CABRAL (MAIS UM PROTEGIDO DO MANO) É MAIS LENTO Q UMA TARTARUGA. A QUESTÃO DA INSISTÊNCIA DO WILLIAM É INEXPLICÁVEL E JÁ SE PERCEBE UMA DESMOTIVAÇÃO DO ÁBILA PELA SITUAÇÃO, PQ NINGUÉM É DE FERRO PRA AGUENTAR TAL ¨QUEIMAÇÃO”. O MANO ESTÁ PERDENDO A SIMPATIA DA TORCIDA COM ESSAS ESCOLHAS INEXPLICÁVEIS E PROTEÇÃO A ALGUNS…

  12. Discordo plenamente do que foi dito.
    O William está sim passando por uma má fase mas é muito bom jogador, e ainda recompõe a marcação.
    Já o Ábila chegou fazendo gols mas não mostrava confiança, o cara não domina nenhuma bola, não sabe fazer o pivô, não consegue devolver uma bola de tabela e ainda não divide bola no alto com os zagueiros.
    Nem pra pelada eu escolho ele.
    Fraquíssimo!
    Fica Bigode!
    2017 vc vai detonar!

  13. Caro PH. Este nosso Blog, por ser um espaço democrático dedicado ao Cruzeiro, recepciona as mais diversas opiniões de nossa torcida e que a gente respeita, compreende, compartilha e PARABENIZA. Ocorre que, neste assunto do Willian, tema do Post de hoje, fica difícil compreender certas opiniões aqui expressadas, pq impregnadas de condescendência com as inúmeras oportunidades recebidas do treinador por este atleta, retribuídas com péssimas e repetidas falhas. E o que pior, para defendê-lo, denigrem, depreciam ao Ábila, citado por vc e outros em termos produtividade comparada, em que as estatísticas apontadas são imensamente favoráveis ao argentino e jamais para fazer apologia deste. Pareceu-me que para alguns, minoria felizmente, os 12 gols deste deixaram de ter qualquer valor em razão dos perdidos por ele ante as frangas e o Fla.
    Outra dado injusto nas colocações dos “inimigos” do Ábila que chamam a atenção: as más atuações do Willian estão cobertas de justificativas mas, os gols perdidos pelo argentino, são imperdoáveis. Diante disto pergunto: será que o Ábila perdeu mais gols que o Willian mesmo jogando menos partidas e menos minutos? Claro que não, daí a irrealidade e a injustiça de quem aqui assim se expressou, pois contra números não há argumentos.
    Como no Post vc não tocou no atributo PREFERÊNCIA, nada tenho a reparar quanto a isto, mesmo não sendo o tema aqui em discussão. Quem prefere o Willian ao Ábila tem lá seus motivos e ninguém tem nada com isto, não sendo também necessário justificar as preferências. Estamos discutindo fatos: escalações e substituições, insistência do treinador com quem não produz e não simpatia ou antipatia por jogador x ou y!

    1. É isso Ronaldo , eu já disse aqui algumas vezes sobre o Ábila, pois acompanhei muitas partidas do campeonato argentino, sulamericana e libertadores nestes dois anos e muitos deles do Huracán e sempre vi o Ábila fazer gols de cabeça, lançamentos e sem os “famosos impedimentos” o time jogava para ele finalizar, então aqui o criticam e o pior é que nossos jogadores no mínimo 3 são muito melhores dos que jogavam ao lado do Ábila no Huracán, que são Robinho, Sóbis e Arrascaeta , então vejo algo de errado deixar de colocar um do ramo para improvisar, e o pior é que os principais atacantes estão ai 37 partidas médias de 14/15 gols pífios e olha que por pouco o Ábila não dá um calorzinho neles.

  14. Discordo. Willian e bom jogador. Tem lugar pra ele nesse time. E so colocar o cara no lugar certo e parar com essa obrigação dos inferno de voltar pra marcar, nem o capeta guenta um trem desse. Alias ate Sobia está sendo prejudicado por causa dessa obrigação de marcar.

  15. Pessoal respeito a opinião de todos, mas uma coisa é certa para de insistir com jogador que não rendem em campo, este willian já deveria sair desde o início do ano, outros também deveriam sair junto com o willian é o caso de Alisson (sisca, sisca e não faz nada), o Manuel o (louco), BR, e outros que nem vou citar os nomes mas que todo mundo já sabe. Precisamos que o Mano parem com essa teimosia dele, de ficar escalando jogadores que não rendem em campo pô ta parecendo o Paulo Bento. Se o Mano continuar com essa birra e ficar escalando esse tal de Wilian já já a torcida vai pedir a cabeça do Mano. Mano estou achando que aquele estágio que vc fez na europa seu professor era o Paulo Bento, não foi?

  16. PH , dizer que Willian “não tem mais condições de ser titular do Cruzeiro” é uma coisa , dizer que Ábila “poderia ter marcado no lugar de Willian” é entrar no campo subjetivo da probabilidade que não adianta previsões . E outra , com o nível de contratações esperadas através do fundo financeiro em baixa , já pensou que quem vier para o lugar do Willian poderá apresentar jogo pior ?
    Melhor aguardar propostas .

  17. Concordo em gênero, número e grau! PARABÉNS pelo texto! Extremamente lúcido e verdadeiro! Sacanagem pura o que estão fazendo com o Ábila! E ele nos salvou neste ano! Fez gols importantíssimos!

  18. Foi muito feliz quem definiu o William como um falso nove. Pois ela não faz nada que um verdadeiro nove tem que fazer. E também concordo com quem acha que ele tá na posição errada. A melhor posição dele é bem longe da Toca.

  19. O willian só entrou no time devido à péssima fase do argentino Ábila. Desde sempre achei que o willian é um jogador para atuar nas beiradas do campo e não como vem atuando, Jogando como “9”. Nesse posicionamento tem se comportando como menos 1 em campo. Isso resume tudo. Mas é inegável que se trata de um bom jogador e que já nos ajudou demais, tanto no bicampeonato, quanto para nos livrar da queda em 2015. Talvez com a contratação de um outro centroavante ele retorne para o lado do campo, onde nitidamente possui mais qualidade.

    Sobre o Ábila, teve uma boa fase assim que chegou e nos ajudou em muitos jogos, quando o momento do time era bastante crítico. Isso não tem o que contestar, tem que se dar importância.

    Aí achamos que nossos problemas estavam resolvidos e que havíamos encontrado o “9” que tanto desejávamos…doce ilusão.

    Aí vieram as falhas técnicas (erro de passe, falta de domínio, vários impedimentos, falha no pivô) e principalmente, os vários gols perdidos em momentos cruciais e que nos custaram a vitória/empate em no mínimo 5 jogos, isso lembrando rapidamente. Se for para analisar mais profundamente, com certeza dá pra recordar de mais gols perdidos em momentos importantes. Vamos lá:

    1) Cruzeiro 0 X 0 Chapecoense. Perdeu um pênalti e chutou na trave na pequena área e sem goleiro. -2 pontos

    2) Cruzeiro 1 X 1 patético. Perdeu 2 gols na cara do Victor. -2 pontos

    3) Flamengo 2 X 1 Cruzeiro. Perdeu 2 gols incríveis que nos custaram a vitória, uma vez que ele perdeu um gol quando estava 0x1 (faria o 0x2 e mataria o jogo) e outro mais incrível ainda quando estava 1×1 (faria o 1×2 e mataria o jogo também) no final do jogo. -3 pontos

    4) Palmeiras 0 X 0 Cruzeiro. Furou uma bola que foi levantada pra ele na pequena área, era um gol certo. -2 pontos

    5)Inter 1 X 0 cruzeiro
    Cruzamento rasteiro, perto da pequena área e ele finalizou pra fora. -1 ponto

    Atacante vive de gols e isso é fato. Não é porque se fez 12 gols que se ganha imunidade, passando a estar liberado para perder esse caminhão de gols que tem perdido. Um verdadeiro atacante, em muitos jogos, sabe que só terá 1 oportunidade e que por isso necessita ser preciso, matador, pois é o que vai decidir a partida. E é justamente o que Ábila não tem sido ultimamente.

    Ábila e willian estão em péssima fase, todavia, creio que são bons jogadores e serão importante para o elenco de 2017, mas precisamos de um atacante com mais cacife, qualidade, um matador. Com a contratação de um novo atacante, que venha pra ser titular, o Ábila seria um bom reserva e o willian voltaria a sua função de lado de campo, onde nitidamente rende mais.

    A diretoria deveria ir atrás do Marcelo Moreno, que está em fim de contrato, será um jogador livre no final do ano. Contudo nossa diretoria inoperante não move uma palha para contrata-lo! só precisaria arcar com luvas e salário. Vale muito a pena o esforço, pois é o jogador que o elenco precisa, qualidade inegável e possui identificação com a equipe . Outras dicas seriam o Hernan Barcos (emprestado ao Velez) e o Teo Gutierrez (emprestado ao Rosário). ACORDA DIRETORIA!

  20. O Mano está sendo paternalista em algumas decisões. Deste jeito, não há empresa que prospere, vamos aguardar 2017 para ver quais são suas reais intenções. Um detalhe importante é que ele mesmo tem se irritado bastante com as atuações do Bigode , dá pra ver isso na TV quando resolve substituí-lo pelo Ábila.

  21. ” O William é bom jogador e ainda ajuda na marcação “… kkkkk
    O nobre que fez esse comentário só pode estar falando do William do Chelsea . Só pode !
    Porque esse parasita que veste a camisa do Cruzeiro não joga em posição nenhuma .
    Esse é um verdadeiro estrume de avestruz .

  22. Este seu comentario sobre o willian foi muito bom e correto.
    ()% dos torcedores não querem o willian. Ele esta mascarado isso sim…. Não consegue nem criar jogados de gol, e ainda do seu lado vem a tal promessa Alisson , que deve ser politico pq so fica nessa de promessa.
    Pode ate não ser o abila , mas o willian não pode ser…
    Com esse marasmo dos 3 patetas e a aparente teimosia do Mano com o ataque inofensivo que ele usa, podemos começar a rezar por agora….

  23. Alguns poderiam considerar um absurdo o que vou dizer. Principalmente em se tratando do Willian, um jogador que realmente não vem em boa fase. Mas alguém já pensou que o Willian poderia ser um excelente volante? Atualmente, marca bem a saída de bola, cobre a lateral, não marca gols, troca passes com rapidez: características de um volante moderno. Se treinar mais a função de marcação e encaixar, acho que seria o espaço dele no time…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *