Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Wanchope Ábila: o goleador que foi parar no banco de reservas do Cruzeiro

Um dos principais artilheiros do Cruzeiro, Ábila foi parar no banco de reservas. (Foto: GazetaPress)
Um dos principais artilheiros do Cruzeiro na temporada, Ábila foi parar no banco de reservas. (Foto: GazetaPress)

Ramón Ábila chegou sob fortes expectativas dos cruzeirenses, após as boas atuações feitas pelo atacante quando ele ainda defendia as cores do Huracán-ARG. Pelo “El Globo”, Ábila disputou 108 partidas e balançou as redes 53 vezes. O artilheiro argentino se destacou na Libertadores deste ano e na Copa Sul Americana na temporada passada. Nas redes sociais, torcedores de vários clubes brasileiros indicavam a contratação desse jogador, que acabou assinando pelo Cruzeiro em junho.

Wanchope Ábila, como é conhecido na Argentina, começou muito bem com a camisa do Cruzeiro, provando seu faro de goleador: 12 gols em 27 jogos, sendo 5 deles pela Copa do Brasil e 7 no Campeonato Brasileiro. Os gols em sequência feitos pelo atacante, no momento de sua chegada à Toca da Raposa, empolgaram a torcida e fizeram com que todos pensassem que um dos principais problemas do clube na temporada tivesse sido definitivamente resolvido: a falta de gols de um centroavante.

Ábila chegou, roubou a cena, chamou a atenção da mídia brasileira (e internacional) e ganhou merecido destaque. Mas, diante da oscilação da equipe, o jogador não conseguiu mais repetir as boas exibições e chegou a perder gols inacreditáveis, gols que ele mesmo não imaginava que seria capaz de perder. Gols decisivos, importantíssimos e que deixariam o Cruzeiro em uma posição muito mais confortável que a atual.

Inevitavelmente, as críticas ao desempenho de Ábila começaram a aparecer, e o técnico Mano Menezes decidiu voltar a apostar em um velho conhecido dos cruzeirenses: o atacante Willian. O moço do bigode já admitiu que não é centroavante, mas tem feito a função, já que o treinador cinco estrelas insiste que Willian tem capacidade para jogar dentro da área. Os números e as atuações do “bigode” deixam muito a desejar e são piores que os de Ábila. Entretanto, Willian possui características diferentes e que encaixam melhor no plano de jogo que Mano Menezes acredita ser o melhor para o Cruzeiro.

Da artilharia e do centro das atenções, Wanchope Ábila foi parar no banco de reservas. Quando entra durante os jogos, não tem conseguido fazer o que outrora era quase que garantido: gols. Isso tem levado o torcedor a questionar ainda mais o trabalho do argentino, apesar de ele ser um dos artilheiros da equipe (mesmo tendo chegado ao Cruzeiro no meio do ano). Algumas dessas críticas são muito pesadas e injustas. Há quem já o considere um jogador dispensável.

Particularmente, penso que Ábila ainda nos dará muitas alegrias, mas ele precisa entender que os importantíssimos gols perdidos por ele foram os responsáveis por sua saída do time titular da Raposa. Com uma provável negociação de Willian, o antigo “homem-gol” do Huracán, agora do Cruzeiro, terá mais oportunidades para balançar as redes e fazer a alegria da China Azul. É preciso ter paciência. Com menos de 6 meses no clube, Ramón Ábila já fez mais que muita gente que está por aqui há mais tempo.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

82 comentários em “Wanchope Ábila: o goleador que foi parar no banco de reservas do Cruzeiro

  1. Se a diretoria conseguir fazer as contrações pontuais e o mano fazer o time encaixar, o Ábila vai fazer um caminhão de gols, no mineiro mesmo ele vai deitar e rolar. Mas ele tem que jogar né, acho que o Willian e muito importante para o cruzeiro, mas todos tem que entender que ele não é centroavante ele deveria ser reserva do Sobis ou do Arrascaeta e não do Ábila, ano que vem chegando laterais de alto nível e um meia de qualidade será uma temporada bem interessante para o time celeste

  2. O problema do Abila é que não tinha ninguém pra armar jogadas ou tabelar com ele dentro da área. Em 1988, o Cruzeiro tinha o Careca que era um meia atacante velocista e cuja principal característica eram suas arrancadas fatais pra dentro da área adversária. Na época tinhamos um centro-avante do tipão do Abila, o Hamilton que quando juntou com o careca, foi o casamento perfeito. A maioria dos gols que o Hamilton fazia, vinha de jogadas e tabelas do Careca. Um com o outro era garantia de vitoria do Cruzeiro. Um sem o outro em campo, o jogo era pífio.

    Sendo assim, o que tá faltando pro Abila deslanchar é um meia que arme e que tabele com ele nos ataques. Quem poderia ser este cara aqui atualmente é o Arrascaeta que é um verdadeiro jogador vaga-lume. Rafael Sobis, poderia ser outro, mas já provou que o Rafael Sobis que sonhavamos, ficou lá no Fluminense no passado…

      1. Mesmo o Ronaldo Fenônemo dependia dos passes açucarados do Nonato, lembra? O vídeo do Ábila exibido pelo Superesportes quando ele foi contratado mostra os passes excelentes que ele recebia para fazer gol. E o colega Walter acima lembrou bem do Careca. O “casamento” dele com o Hamilton só veio a se repetir com Jardel e Paulo Nunes no Grêmio de 95. Mas, com esses “meias” e “armadores” do Cruzeiro, não tem solução. Com os laterais que não sabem cruzar nem ir à linha de fundo, pior ainda. E tem o Mano Menezes, retranqueiro e cheio de conversa, que vai fritar o Ábila, pondo o cara pra jogar 15 minutos depois do William perder 5 gols por partida.

    1. Em 2003, o Alex “fez” 3 artilheiros: Deivid, Mota e Márcio Nobre. O Cruzeiro foi campeão e ainda fez dinheiro com os 3. No caso do Ábila, ele tem a melhor média de gols do Brasil neste ano. Lembrem-se que os “artilheiros” do campeonato brasileiro tem 13 gols, a média por jogo dele é muito maior, e considerando os jogos onde foi titular (e não jogando 10-15 minutos finais) se destaca mais ainda. Mas o Mano não gosta dele, vamos ver se tem solução…

  3. Vamos fazer uma comparação:
    Ábila decisivo x Ponte(3) América(3) Sta Cruz(3) Figueira(3) Coritiba(1) Corinthians(1) Inter (3)
    17 pts
    Sem isso, 31 pts e rebaixados
    Além disso, decidiu contra Vitória, Botafogo e Corinthians da Copa do Brasil. Sem isso, nem oitavas.

    Willain decisivo x Palmeiras(3), Flu(3)
    6 pts.
    Sem isso, 41 pts e fora da zona.

    Claro que os jogadores não atuam sozinhos, mas estes números mostram aquela estatística do gol que vale pontos. Ábila foi um dos (se não for O) principais responsáveis pelo escape do rebaixamento.
    Ocorre é que Mano não gosta de jogar com centroavante com as características dele. Prefere o tal “falso 9” que, no caso do Willian, é FALSO na acepção da palavra.
    Achava que a escalação do Willian fosse apenas uma estratégia para tentar vendê-lo, mas depois das últimas péssimas atuações, acho mais fácil o Ábila ficar de saco cheio do comandante e pedir pra ser negociado. Daí o Mano Menezes vai morrer abraçado com o bigode.

    1. Belo comentário, PC. Ajuda a elucidar ainda mais a importância que o Ábila teve para o Cruzeiro nesses 5 meses, mesmo que tenha ido parar no banco de reservas. Obrigado pelas suas contribuições, sempre muito pertinentes e enriquecedoras!

        1. O Ábila não tem muita técnica, ele é daqueles jogadores que fica esperando uma boa bola enfiada p/ concluir a gol. Aí ele é perigoso. Ele precisa de ter sequencia de jogo, caso contrário fica mais difícil p/ ele devido a falta de entrosamento com os companheiros, já que ele não tem habilidade p/ entrar numa área sair driblando e concluir a gol. Assim, o Mano vai jogar cada vez mais o Ábila p/ escanteio. O que me deixa preocupado é que ele está sendo reserva do maior perna de pau do time, esse Willian é muito ruim e para mim deveria ser o primeiro a entrar na barca. Contudo, penso que precisamos de contratar um bom atacante, Ábila também é muito limitado, merecemos um centroavante bem melhor do que ele.

    2. O Abila foi muito importante e realmente o Mano tá queimando o cara que é o maior investimento do ano. Creio que até o Bigode poderia fazer dupla de ataque com ele, mas bancar o William de centroavante é muita teimosia do treinador. Colocar também na conta que não temos laterais e o Elber que poderia fazer jogadas para ele é chefe do DM. É triste ver o centroavante isolado com 2 zagueiros sem ninguém pra ajudar.

    3. Arrasou Companheiro PC. Se o Mano não viu ou anotou o que você falou é pq está perseguindo o Ábila. Quando ele chegou, nosso time ainda jogava sob o rescaldo do sistema do Paulo Bento e ai as bolsa vinham das laterais para a área o Ábila fuzilava, pq as pegava de frente para o gol adversário. Ai o Sr. Mano, acabou com isto e o Ábila passou a jogar de Pivô. Como ele não tem esta característica, pois é um definidor, começou a tropeçar nas bolas e a perder gols. Lembram também que, com a desculpa de estar fora de forma, ele começou a ser substituído invariavelmente pelo Willian sempre a partir dos 15 do segundo tempo. Com o novo sistema de jogo e pressionado pela substituição que invariavelmente acontecia, o Ábila se sentiu enjeitado e sem motivação atleta ou ser humano nenhum produz. Para mim são estas as causas de seu baixo rendimento após o jogo em Cariacica, contra o Fla.
      Parabéns ao Blogueiro pela escolha do tema e a você PC, pela contribuição que ilumina esta ótima discussão. Um grande abraço a ambos e aos demais Companheiros deste cada dia melhor espaço para confraternização de nossa sofrida torcida.

    4. O negocio é que o Mano Menezes pode juntar as trocas com o Willian e ir embora! Insiste com o Allisson Saci pererê e com esse Willian que para mim desfaz o grupo e já ta se achando dono do Cruzeiro. Todos nos sabemos que ele derrubou o Paulo Bento, pois sua entrevista pós demissão do português deixou bem claro. 2013 e 2014 teve que jogar bem pq ele era apenas mais um!

    5. E para mim ele deveria ser o titular absoluto na equipe do cruzeiro, william nunca foi e jamais sera um jogador que mereça envergar o manto azul, mano menezes é um otimo treinador, mas protege o william que não tem a capacidade de ser nem reserva na equipe estrelada.

    6. Excelente comentário. A tal ‘análise de desempenho’ que o Cruzeiro diz fazer na hora de contratar atletas (tipo o Lucas?????), devia fazer também na hora de escalar. Ábila fazia gol à rodo no Huracán porque o time tinha um excelente armador. Veja o vídeo do Superesportes quando da contratação dele: é cada bola mais açucarada que a outra.

  4. Ao meu ver a saída de Ábila do time tem outro motivo não mencionado… a tentativa de valorização de Willian “do bigode”. Willian se tornou titular na tentativa da diretoria de valorizar seu passe para uma negociação e assim justificar os altos salários que o clube contratante teria que desembolsar para ter seu futebol.

  5. O ábila foi injustiçado pelo mano menezes, não tem nem comparação no que ele fez esse ano para o clube em comparação ao william ( queridinho do mano menezes) em pouco tempo ele fez muito mais que o william o ano inteiro. O mano colocou ele no banco sem justificativa nenhuma. Tomara que o cruzeiro negocie o william em 2017, só assim para o ábila voltar a ser titular. Creio que o Ábila com um time mais acertado, com laterais que sabem fazer cruzamentos certos e com um camisa 10 de verdade que coloca ele em condições de concluir, ele nos dará muitas alegrias nessa próxima temporada. ele é centroavante nato precisa que a bola chegue com qualidade.

  6. Mano Menezes sendo Mano Menezes.

    Burrice exemplar que só se justifica se estiverem querendo dar visibilidade ao bigode frouxo para vendê-lo mais caro. Mas com esse futebolzinho minúsculo vai desvalorizar ainda mais.

    Mano está perdendo o Ábila pra tentar salvar o que já não tem salvação e seu discurso de ‘justiça’ está parecendo uma grande conversa fiada.

    O Cruzeiro tem que ser Ábila, Rafael e mais nove.

    Seria bom o Mano parar de inventar moda em 2017 e colocar o Whanchop pra jogar.

  7. Mano já falou sobre isso, a bola não está chegando ao ataque como antes o que limita a atuação do Ábila, isso se deve a falta de laterais que chegam a linha de fundo e a falta de criação no meio, prova disto foi o primeiro jogo contra o Grêmio onde o Ábila se tornou inútil devido a falta de ofensividade do Cruzeiro. E para o ano que vem deve ser feito um trabalho com a preparação física e nutricionista para dar um pouco de explosão ao Ábila e cuidar um pouco mais do preparo físico.

  8. Cruzeiro 2017, Rafael, Michel Bastos, Caicedo, Dedé, Maicon, Lucas Romero e Wilians (Um desmaia e outro sangra) Robinho, Motillo, Arrascaeta e Ábila

  9. O Ábila yem um grave defeito para um centroavante: não sabe cabecear. Por isso, se o abila ficar, o Cruzeiro deve ter no elenco um outro 9 que saiba cabecear, para o time ter uma variação tática.

    1. Não concordo amigo, vi vários gols dele de cabeça no Huracán, é claro que a maioria foi em finalizações com os pés. mas ele sabe cabecear sim, e muito bem.

  10. PH, O Bigode de titular e Ábila no banco, desculpe, vamos isso de abuso de poder, o Mano está louco. Alguém pode por favor falar o que o Bigode fez nos últimos jogos que foi titular? Tudo bem que o Ábila também não fez, más o Bigode teve muito mais tempo.
    O Ábila com um time mais qualificado com certeza renderá muito mais, ele precisa continuar na equipe para mostrar à que veio. Abraço

    1. Companheiro, veja a estatística do Ábila aqui no Post feita pelo PC. Ele já mostrou e muito bem a que veio. Fora o Arrascaeta niguém fez mais gols que ele e jogando menos partidas que o Arrascaeta e o Mocinha do Mano, vulgo Willian do bigode.

  11. Ábila não é um Tevez , mas é um excelente camisa 9, tem presença na área e faro de gol.
    Chegou arrebentando, mas aos poucos foi perdendo a alegria de jogar.
    Se não bastasse a falta de blindagem quando começou a perder gols, o argentino ainda passou a contar com um esquema cada vez mais defensivo em que Rafael Sobis vem jogando cada vez mais recuado, o deixando isolado no ataque, e ainda por cima, foi preterido por um jogador totalmente ineficaz. Desta forma, perdeu confiança e parece não se encontrar mais no time.
    Que Mano Menezes entenda que uma grande virtude de um treinador é adaptar seu esquema aos jogadores que tem, e não o contrário como vem tentando fazer.
    Ábila já mostrou que pode ser muito útil ao Cruzeiro, basta que o time jogue pra ele, como acontece com a maioria dos centroavantes.

    1. Concordo com seu comentário, Cláudio. Aliás, acrescento que muitos dos problemas de jogadores não rendendo o esperado no Cruzeiro tem relação com serem escalados para jogar desempenhando papeis que não são os deles. No caso do Ábila não faria mal, tampouco, que tivéssemos pelo menos um bom lateral para ajudar no apoio ao ataque, mas mesmo assim ele poderia render melhor se o time levasse em conta mais a realidade do que ele sabe fazer do que o que parece que o Mano quer que ele faça.

  12. Pedro Henrique, sem dúvida alguma o Ábila é um grande artilheiro e com certeza ele não desaprendeu a fazer gols, desde o ano passado que venho acompanhando seu futebol na Argentina tanto nos campeonatos locais como nos Sulamericanos e sempre levando o Huracám as vitórias e posso dizer que lá seus companheiros de meio de campo e ataques são inferiores aos nossos ( Robinho, Arrascaeta e Sóbis) mas o time jogava em função e para as conclusões do Ábila, aqui para ele foi tudo diferente ele chegou fora de forma e já tendo que jogar e mostrar a que veio, e isso o prejudicou e ainda teve a boa vontade do Mano em relação a preferência mais do que na cara pelo Bigode, o Ábila não desaprendeu, creio que se ficar e fazer a pré-temporada a tendência é ele ficar mais a vontade e mostrar seu futebol, e com certeza os laterais também tem que ajudar, e também é claro vai ter sempre alguém preferindo o Bigode ao Ábila, o Léo ao Manoel, o Alisom ao Arrascaeta, o Rafinha ao Robinho e por ai vai…. Minha preferência se não vier alguém melhor para centro-avante por enquanto é o Ábila.

  13. “Particularmente, penso que Ábila ainda nos dará muitas alegrias…” Sinceramente, ainda não consegui formar uma opinião sobre o Ábila. Chegou, fez gol adoidado, ganhou a mídia… mas sempre achei meio precipitado depositar tanta expectativa. Com o tempo começou a deixar de marcar. Ah, mas não tinha quem criasse as jogadas para servi-lo… sim, concordo, mas ele também perdeu inúmeros gols decisivos e fáceis. Começou a se mostrar um jogador grosso, que mal sabe matar uma bola ou dar um passe certo. Fora que ficou claro ser daqueles jogadores burrões, que ficam em impedimento a todo instante. Para muitos, ele tem apenas as caracteristicas de finalizador: Burrão, mas bom finalizador e de imposição física. Mas nem sempre isso é suficiente. Confesso que ainda não tenho parametros para dar uma opinião mais segura. E creio que não teremos um resposta se ele nós dará alegrias, porque provavelmente ele será negociado na virada do ano. Já existem sondagens de clubes europeus e chineses, se não me engano. E se bem conhecemos nossa diretoria, é só oferecer uns trocados que levam.

    1. Pedro R, o problema do Ábila ficar sempre em impedimento é a falta que temos de um jogador que saiba enfiar uma bola no momento certo tipo um Alex, um Ganso, D`Alexcsandro, o Ábila joga na linha limite dos zagueiros e se não tiver alguém que souber dar o passe o Douglas por exemplo o atacante deu a opção e ele já deu o passe.

  14. Parabéns pelo tópico. Após o Mano mudar o pedido de movimentação dos jogadores no ataque, o Cruzeiro caiu de produção. Lembram dos jogos contra o América e Internacional, no Independência, nos quais o Ábila fez gols e deu passes, movimentando-se pelas laterais? Arrascaeta fez um gol no América recebendo passe de Ábila. De uma hora para outra o Mano pediu para ele jogar mais dentro da área, e à partir desse momento é que o futebol dele caiu. Sóbis marcou três gols contra o Internacional, também se movimentando mais no ataque. Isso mostra que o Mano não é técnico para o Cruzeiro, e deu uma sorte danada ano passado, que não se repetiu esse ano. Põe os caras para correr demais e não para jogar bola. Vejam o time do Grêmio, que a bola é quem corre. Um abração para todos os cruzeiros, viva o futebol e não à violência e à discussão.

  15. Na minha opinião a saída de Ábila e entrada de Wilian no comando do ataque do maior de Minas é pura invenção do Mano. O cara chegou, entrou no time e já foi metendo logo os gols que tanto nos ajudaram. Não fosse seus gols, provavelmente estaríamos hoje no mesmo patamar de um Inter, ou seja brigando pra não cair. O pior de tudo isso é que quem o substitui é muito ruim de bola. Esse Wilian é péssimo! Tomara que seja logo negociado. Mano Menezes precisa se virar, arranjar um esquema de jogo, onde os meias façam a bola chegar com qualidade para o matador Ábila, que é centro avante nato. Simbora Cruzeiro

  16. O curioso é que o Mano tirou o Ábila e colocou o Bigode depois que o rebaixamento estava praticamente descartado. Pra mim, é evidente que são razões extra campo.

  17. PH, na minha humilde opinião, o Mano está de sacanagem com o torcedor… não sei o motivo pelo qual ele tem escalado o William, talvez na esperança de que ele volte a render como no ano passado, mas o Ábila é infinitamente superior e caiu nas graças da torcida… técnico de futebol tem dessas manias, querer ser mais realista do que o rei… e por falar em técnico, PH, não tem como entrar em contato com a diretoria do Cruzeiro e pedir uma reformulação no comando técnico do sub20 não??? Pelo amor de Deus, esse tal de Marcos Valadares é horrível… precisamos de alguém que consiga formar bons profissionais, nos moldes do que é feito no Santos… vem aí a Copa São Paulo… presta atenção para você ver, na hora de decidir, na hora do vamos ver, ele é simplesmente omisso!!!

  18. Quando o Ábila e o Sóbis chegaram o Cruzeiro estava condenado a segunda divisão, lembrando que o nível técnico desse time do Cruzeiro está muito abaixo daquilo que espera o torcedor, acredito que se o Cruzeiro fizer contratações pontuais, uma boa pré-temporada, o Ábila dará grandes alegrias para a torcida do Cruzeiro em 2017!

    1. Acho difícil! Imagino que financeiramente é inviável. O Salário dele lá não é absurdo, cerca de 300 mil reais, mas os valores para contratação devem ser altos. O próprio presidente do Sporting disse que a tendência é que ele seja negociado com algum mercado alternativo, tipo a China, que tem condições de atender as exigencias financeiras feitas pelo Sporting. O Sporting sugeriu o empresitmo de um tal de Bruno Paulista como opção e parece que a diretoria do Cruzeiro se interessou. Isso é indício de que o negócio com o Elias é inviável.

  19. Deu, agora a tarde no Boa tarde Fox, que o Cruzeiro estaria em Portugal negociando com Sporting a vinda do Elias e / ou Bruno Paulista, o pior é que laterais até agora nenhum nome, ficam esperado o Mayke ressuscitar e ai fica difícil, que dureza.

  20. Amigos do Maior de Minas, uma coisa que não consigo entender é a incoerência e teimosia de todos os técnicos brasileiros. Neste quesito, apenas Tite se salva, não à toa é o melhor do Brasil no ramo. Marcelo Oliveira se destacou no Cruzeiro pois, mesmo possuindo o melhor elenco do Brasil em mãos, escalava sempre os jogadores que estavam melhor, sem se importar com nome ou passado de jogador. Agora, bastou Marcelo Oliveira começar a ser incoerente e teimoso que não durou 01 ano no Palmeiras e no time de Vespasiano. Digo isso porque acho que o Mano tem sido pouco coerente em suas definições , e isso pode nos prejudicar em 2017. Rafael Sóbis, por exemplo, está sendo queimado por atuar fora de posição. No Inter e mais recentemente no Fluminense, jogou muita bola fazendo um segundo atacante e jogou melhor ainda quando o Fred se lesionou e o mesmo assumiu a função de 9. Por outro lado, Willian em 13/14 foi importantíssimo atuando pelas beiradas, acompanhando os laterais e aparecendo como elemento surpresa em momentos decisivos das partidas. O Mano já provou o grande treinador que é, mas acho que tem tomado decisões duvidosas junto ao elenco, o que ser prejudicial para todos no ano que vem.

  21. Pc Almeida, E PH
    vocês mencionaram a quantidade de pontos que o Ábila foi decisivo, concordo, ele começou com tudo. Mas e o numero de pontos que deixamos de ganhar pelo caminhão de gols perdidos por ele? Acredito que se não foi mais, foi muito próximo disso.

    Não sou de cornetar jogador, mas ele fica muito impedido, e não consegue sequer dominar uma bola, Saudade do Marcelo moreno, que bola aérea era chance de gol, Àbila em 5 meses não fez nenhum gol de cabeça. Acho ele muito um avante normal para limitado, o problema para ele foi começar tão bem, e nos empolgar.

    1. Fez 2 um contra o Bota e outro contra a Ponte. No Huracan ele fez vários, inclusive contra os grandes da Argentina e na LA 2016. Ele não é um Soarez, mas receber bolas enfiadas ou centradas de cada 5 aproveita 2. Qual centroavante em atividade no Brasil tem esta performace. O Romário e o Soarez também não são bons cabeceadores. Centroavante completos que vi jogando foram dois: Pelé e Reinaldo. Estes cabeceavam, driblavam, tabelavam, chutavam, cabeceavam, catimbavam e goleavam. Para mim, Ábila, Sóbis, Rafinha, Robinho e Romero foram as melhores contratações deste ano e o Rafael no gol a grandiosa revelação!

  22. PH, o Ábila é uma espécie de Marcelo Moreno. O cara não tem fundamentos, domínio de bola, etc… Mas chuta muito e é goleador. O Mano tem que armar um esquema em função dele. Quando chegou e fez muitos gols, foi porque estava por conta disso, aí o Mano foi inventar dele voltar pra marcar e deu no que deu. Pra continuar dessa forma, podem liberá-lo, pois não dará certo. Em compensação, se criarem um esquema para favorecê-lo, será só alegria. Alisson, Arrascaeta, William, Sobis, etc… não têm pontaria e nem força no chute. Deixem essa tarefa para um especialista.

  23. O Àbila já provou que sabe mandar a bola pra rede. Mas o time que joga com um centroavante co suas características tem que ter um bom armador e dois laterais que saibam fazer bons cruzamentos. Esse é o problema! Corrigindo essa anomalia, pode escalar o Àbila,;que os gools sairão.
    Abraços a todos!

  24. O Cruzeiro tem de ter mais de um esquema de jogo. Um com um centro avante (Ábila) plantado na frente e o ataque jogando as bolas pra ele finalizar. Um segundo esquema seria o usado pelo Marcelo Oliveira, um 1-4-2-4, com quatro meias atacantes jogando de forma avançada para tentar vazar o outro goleiro. O time tem que variar taticamente, não pode ser o mesmo o campeonato todo. Ábila é bom para o Cruzeiro na sua função, sendo alimentado pelo ataque. Outro esquema também é necessário. Bigode, valeu, obrigado, boa moeda de troca. Saudações celestes.

  25. PH, parabéns pelo post de hoje. Muito bom!
    Concordo com o PC. A verdade é que o MM não é adepto do esquema com o homem de área (nunca foi, basta avaliar todos os bons trabalhos que ele fez no passado). Como o cruzeiro teve que desembolsar uma nota pelo Ábila, para vencer a concorrência, e diante do sério problema do ataque celeste, o MM não teve escolha… teve que colocar o Ábila para jogar (mesmo indo contra os seus princípios em termos de esquema tático). O resultado foi que o Ábila começou a meter gol atrás de gol e MM não tivera argumentos técnicos e táticos para retirá-lo do time. Mas a verdade é que o MM sempre esperou (acho que até torceu) pela a oportunidade de tirar o atacante do time. E a oportunidade veio depois daquela sequência de quatro jogos sem vencer (Botafogo, SP, CAM e Flamengo), quando o time oscilou e teve uma queda drástica de rendimento. Concordo com vc que o Ábila deu alguns motivos para MM tirá-lo do time, especialmente pelos gols perdidos contra CAM, Flamengo e Chapecoence. Mas como o PC bem colocou, ele foi mais decisivo do que vilão. Acho injusta a ida dele para o banco, pois acredito que os gols perdidos e as atuações oscilantes fazem parte do processo de adaptação do jogador (é preciso lembrar que ele veio de outra escola e só tem seis meses de Cruzeiro). No entanto, ele já mostrou que é goleador e com adaptação e um esquema tático que o favoreça certamente poderá encontrar regularidade e nos dar muitas alegrias. Mas isso ele só irá conseguir se jogar!!! Temo que MM e Ábila sejam incompatíveis para o mesmo time. O que vc acha???

    1. Não acho que Mano Menezes e Ábila sejam “incompatíveis”. Neste momento eu penso que em 2017 o nosso treinador vai poder pensar outras formas de jogar. Ele vai iniciar um trabalho e poderá mexer no esquema, fazer o time jogar de uma forma que aproveite melhor o Ábila e tudo mais. Vamos ver se isso vai acontecer.

  26. O negocio é que o Mano Menezes pode juntar as trocas com o Willian e ir embora! Insiste com o Allisson Saci pererê e com esse Willian que para mim desfaz o grupo e já ta se achando dono do Cruzeiro. Todos nos sabemos que ele derrubou o Paulo Bento, pois sua entrevista pós demissão do português deixou bem claro. 2013 e 2014 teve que jogar bem pq ele era apenas mais um!

  27. Muito boa sua colocação sobre o Ábila. Mas acho que o problema não é somente ele e sim o conjunto atual do Cruzeiro. Os atacantes velozes que temos se machucam muito (isso não consigo entender o que passa realmente com eles) e com isso o jeito do time jogar não ajuda as características do Ábila.

    Agora o Mano insistir com William não dá mais. Ele teve boa fase no ano passado, mas este ano já demonstrou claramente que não é centroavante face as apresentações ruins que ele tem feito.
    Na minha opinião a diretoria já deveria ter feito um planejamento adequado para trazer bons reforços para o ataque e um camisa 10, pois o Arrascaeta não é 10 e sim um excelente atacante. Me assusta essa falta de planejamento da diretoria, uma vez que o Cruzeiro em 2016 não tem mais nada a fazer. Ou seja, o time já deveria estar sendo montado para 2017. Já estamos vendo várias equipes se movimentando neste sentido. Lamentável que o Cruzeiro não consiga fazer um mínimo de planejamento.

  28. Será que um dia vamos ter um técnico que não seja teimoso e que escale os melhores jogadores na posição? este infeliz desse willian não sabe mais nem dominar mais a bola, não sabe chutar ao gol e quando faz isso parece que recuou a bala para o goleiro, a torcida não aguenta ver mais jogador desse estilo mais em campo. Este cara chamado de wilian tem que ser negociado, pq ele desse jeito está prejudicando ele mesmo e também o clube que paga ele quase 400 mil reais por mês como já vi alguns comentários pela mídia, essa diretoria incompetente tem que aprender a contratar e pagar um salário justo para cada jogador não é possível pagar uma quantidade de dinheiro para um jogar desse nível e não sabe nem chutar para o gol mais. Willian seja feliz em outro clube, vaza do cruzeiro.

  29. Ábila é um exímio jogador de área, um matador, e vai dar muitas alegrias ao Cruzeiro. Tenho receio de que esta gestão catastrófica possa queimá-lo no ano que vem deixando de contratar um grande armador ou deixando-o ir para outro clube. Se a bola chegar com qualidade pra ele é só o adversário colocar a bola no centro do campo! Uma limpa tem que ser feita no elenco do Cruzeiro, acho que o Gabriel Xavier tem espaço, assim como o Neilton. O Cruzeiro pode adotar um revezamento nos campeonatos, alternando times a fim de manter os jogadores descansados e reduzir os riscos com lesões, muitas delas por desgaste.

  30. Pedro Henrique, está na mídia que o Mano quer preservar o Sóbis no jogo de domingo para evitar retalhação do torcedor contra o jogador, sou contra para mim o time teria que jogar com o que tem de melhor, o Cruzeiro não tem nada a ver com Inter, isso está cheirando é cambalacho e um desrespeito ao torcedor celeste, esta é uma opinião minha, e o que os colegas acham?

  31. Eu não consigo aceitar o Willian nem no time reserva do Cruzeiro, muito menos no titular. Fico muito puto quando vejo a escalação com o Bigode! Já deu o que tinha que dar, pega seu boné e vai ser feliz em outro clube!!!

  32. Na estreia do Mano ele já mostrou que preferia o William, que foi titular. Depois ele teve que engolir o Ábila. Aí foi só o argentino perder dois gols e pronto, o Mano aproveitou e mandou ele pro banco de novo. Temos que cobrar o treinador, pelas suas escolhas mal feitas.

  33. COLEGA NABUCO DEIXA DE BRNCADEIRA, QUE A COISA E SERIA, PROPOSTA PELO CERCA LOURENCO, QUE NAO SERVE NEM PARA CERCAR O LOURENÇO. QUEM VAI QUERER ESSA TRALHA, INFELISMENTE OS OUTROS CLUBES TEM O EURICO, O PIFIERO, MAS GILVAN SO NOS TEMOS, PROPOSTA PARA COMPRAR O HENRIQUE SO SE FOR DO SUPERCAMPEAO IBIS. AGORA DE UMA FORMA MAIS SERIA, ESCALAR A MOCINHA NO LUGAR DO ABILA, E UMA SITUAÇAO QUE REPRESENTA O NOSSO FUTEBOL DE HOJE, JABA, PANELA, GRANA, ESCALAR PARA VENDER COMO DISSE UM COLEGA QUEM EXPOE MERCADORIA ESTRAGADA???, DE GRAÇA TA CARO. ESSE TECNICO PANELEIRO, ESTA DESVALORIZANDO UM PATRIMONIO DO NOSSO CLUBE. ENQUANTO A MOCINHA FEZ DOIS GOLS, O ABILA FEZ 12 E NAO FOI NO CAMPEONATO MINEIRO, FOI NA CB E NO BRASILEIRAO. NO JOGO COM O CORINTIANS OS POUCOS QUE LA IRAO, TEM QUE VAIAR ESSA MENINA E ESSE TECNICO PANELEIRO, BURRO E DESONESTO. DESCULPEM O DESABAFO, MAS NAO ESTOU AFIM DE CONTINUAR O SOFRIMENTO EM 2017. FORA GILVAN/VINCINTIN MANO E CIA.

  34. Acho que o Abila é o titular e que o William já deu o que tinha de dar no Cruzeiro. O que me assusta é que em 2016 o Cruzeiro não almeja mais nada e a diretoria está inerte. Essa falta de planejamento está matando nós torcedores que pagamos o sócio torcedor pra ir lá ver um time ruim e com um monte de jogadores contratados que não agregam em nada.
    A diretoria do Cruzeiro precisa de uma aulinha básica de planejamento para não errar tanto como 2015 e 2016. Já deveríamos ter anunciado nomes para 2017 e o Mano tem que cair na real de que William não dá mais no Cruzeiro.

  35. PH, ao término deste seu Post você poderia consolidar todas a opiniões aqui e “PRESENTEAR” o Mano Menezes com um exemplar dessa exemplar manifestação de nossa torcida. Assim, ele poderia sentir o que nossa torcida pensa dessa injustiça dupla que ele comete: barrar o Ábila e escalar o pior jogador do plantel do Cruzeiro, o Mocinha dele, vulgo Willian do Bigode. De uma só vez ele comete 2 desatinos, concordam?
    Sobre a preservação do Sóbis no jogo com o Inter, acho que ele está certíssimo. A uma, pq o Sóbis não vem bem e ai ele pode testar seu Mocinha junto com o Ábila. A duas, pq o clima para o lado do Inter está muito tenso, com risco de vida mesmo. Vai que o a lei do ex atua e o Inter perde com gol do Sóbis. A irracionalidade humana não tem limites. Veja o EI, o Nazismo e outras páginas negras da história da humanidade. O futebol é primo irmão do fanatismo religioso/político/racial e ideológico. Veja os acontecimentos horrorosos protagonizados pelas torcidas (des)organizadas nos estádios de nosso país. Minha avó já dizia: prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém. O Sóbis foi formado lá e não é hora de nem ir a Porto Alegre, ao meu sentir. O gaúcho é muito mais bairrista que o mineiro, resultado de seus sentimentos nacionalista e regionalista. Relembre a Revolução Farroupilha, a Revolução dos Maragatos contra os Chimangos, os CTGs criados pelos migantes gaúchos onde se estabelecem. Assim como o primeiro brado anticolonização nasceu aqui e nos tornou também diferentes, no RS eles são mito ciosos destes sentimentos e, fazer tábula rasa disto cheira a irresponsabilidade.

    1. Ronaldo eu levantei esta lebre é justamente para ver o que os colegas pensam, imagina o Cruzeiro precisando de pontos e tomam uma decisão dessa de proteger o Sóbis ainda bem que não precisamos de nais nada, mas penso que deveriam então ir com os reservas e enviar um BO para a CBF responsabilizando todos os atos que por acaso ocorrer durante e pós jogo provocado por torcedores do Inter, agora a CBF também já devia ter se manifestado sua preocupação referente a este jogo.

  36. Depois dos gols que ele andou errando e tirou nós da pré libertadores tem mais é que ir para o Banco (errou dois contras as frangas,perdeu um penal contra a Chapecoense,errou dois contra o Flamengo,errou dois contra o Palmeiras,somente contra esses times foram 9 pontos perdidos,estaríamos hoje com 57 pontos.

    1. Companheiro Sérgio, menos né!.E os erros que o Willian, Mocinha do Mano, cometeu e nos prejudicou tremendamente, prá vc não conta? Em termos de erros pra prejudicar o Cruzeiro o Willian é campeoníssimo, umas 5 vezes mais que o Ábila e no entanto continua titular. O que estamos discutindo aqui não é preferência por este ou aquele jogador, ou ojeriza por um ou por outro, como vc vem demonstrando sistematicamente em seus comentários. Discutimos aqui, isto sim, a INCOERÊNCIA do técnico em optar pela escalação de um jogador cujo rendimento tem sido INFINITAMENTE inferior ao do Ábila!!
      Você pode continuar defendendo o Willian e denegrindo o Ábila, pois é um direito seu, mas o objeto do Post é muito outro e a grande maioria aqui entendeu isto, menos você um uma meia duzia, como pode conferir fazendo a releitura das opiniões. Ninguém aqui falou que ele é craque. Ele foi definido como matador, goleador e, matador, goleador tem o DIREITO de errar, pois neste mundo baum nos todos erramos.

  37. O Ábila é o típico jogador que marca gol se a bola for mastigada pra ele. E isso não tem acontecido ultimamente, pois ele é incapaz de fazer uma jogada sequer…. não consegue passar pelo adversário…. É um cara oportunista…. só isso…… Agora, se contratar um jogador que o coloque de frente pra o gol….. aí é quase certeza de gol…. mas sem esse jogador, ele se torna um jogador abaixo do normal…

  38. Enquanto o Cruzeiro ficar com o cisca cisca na lateral com linha de fundo sem ninguém na área para completar o Abila ficara apagado. O jogo pode sim ir para a esquerda e direita mas o toque tem que ser rápido e deslocamentos precisos em direção ao gol. fora disso é invenção improdutiva .
    As vezes que jogou com toques rapidos e para frente se deu bem.

  39. Com relação ao Ábila já ouvi quase de tudo, e reafirmo o Huracán venceu vários jogos com gols dele e inclusive de cabeça, e ao contrário que muitos dizem ele infernizava as defesas com tabelas e jogadas rápidas e também com bolas langas enfiadas pra ele “sem impedimento”, digo isso porque a FOX mostrou o campeonato argentino nos últimos anos além da LA e Sul Am. , porque lá ele deu certo e ão pode dar certo aqui que tem no mínimo 3 jogadores melhores que no Huracán ( Robinho, Arrascaeta,Sóbis ) pra tem caroço neste angú.

  40. Pedro Henrique, vejo agora um bom teste para nossos diretores Vicintin e Scuro um ou os dois estão nesta negociação em Portugal, será que foram mesmo atrás do Elias ? Ou foi mesmo atrás do Bruno Paulista usando o nome do Elias? Porque se eu quero o Elias não vou trazer o Francisco, o que os colegas acham?

  41. Na minha humilde opinião quem estraga o Abila é o Mano e o Cruzeiro deveria correr atrás de um técnico melhor. Um treinador que vê futebol no William deve ser cego ou louco. Parabéns pelos seus textos.

  42. Bom texto amigo. Faço somente uma ressalva. Não penso que Ábila tenha ido para o banco pelos gols perdidos, afinal temos um especialista neste quesito, o próprio William! Ábila não perde mais gols que ele. É verdade que o argentino perdeu gols inacreditáveis, com os quais poderíamos estar em melhor colocação, no entanto, há que se ressaltar seu início no Cruzeiro, avassalador e com gols FEITOS, sem os quais, poderíamos estar bem piores agora. Logo, acredito que Mano optou pela velocidade do William, pois no momento se encaixa melhor no esquema do treinador.
    Ademais, foi bom o Ábila ir para o banco por dois motivos: o primeiro é a própria ilusão de ser “o cara” indispensável. O segundo serviu para evitar uma venda prematura.

    Abraços

  43. Não dá pra entender muito comentários. Uma coisa é o Abila merecer a vaga no time, eu até concordo. Mais ficar denegrindo o Willian e palhaçada, ele jogou muito nos últimos anos, ajudou demais no Bi Brasileiro, nos salvou do rebaixamento o ano passado e no mínimo merece o respeito do torcedor cruzeirense. O Abila vai tentar construir uma história por aqui mais ainda não fez nada que marcasse nossa história. Lembro de quando muitos torcedores pediram o Goulart no banco e até a saída do time, ao o MO insistiu com ele e hoje ele é ídolo do Cruzeiro. Analisem os fatos mais não pode desmerecer o que o Willian fez. Em 2017 ele pode ser decisivo novamente. #FechadocomoCruzeiro

  44. Muitos caíram no conto da imprensa marro mineira. Ábila é bom! Só perdeu a sequencia de jogos. Mesmo errando gols ele é INFINITAMENTE melhor que o Willian. Essa geração (zinha) de cruzeirenses não sabem nada! Ábila é o melhor centroavante no Brasil e está comendo um banco (injusto) para um jogador fraco. neste caso é de desanimar mesmo… E enquanto isso a torcida continua caindo na estória da imprensa.

    1. Grande Leonardo, eu concordo contigo quanto o que disse em relação ao Ábila. Ele tem sido cobrado de maneira muito injusta e racional .
      E ,quanto a torcida do Cruzeiro , fica difícil eu falar alguma coisa, porque moro no Rio.Mas sinto que uma boa parcela da torcida mudou para pior . Ela foi sempre uma torcida muito racional, simpática e que ajudava em muito com o seu comportamento construir uma imagem ainda melhor do clube.Mas não é isso que estou sentindo da internet de parte dela .

  45. O Abila não me convence ,ele tem uma estrema dificuldade em carregar a bola ,tabelar ,fica muito em impedimento pela sua lentidão .Um jogador como ele ter espaço no futebol brasileiro só demonstra o nível do nosso futebol.Ele não representa pelo estilo o cruzeiro que historicamente teve centroavantes que sabiam jogar ,palhinha,Ronaldo fenomeno ,por exemplo.Escala-lo e ir de contra mão a tendencia do futebol mudial ,apesar de algumas equipes top do futebol mundial ter alguns centro avantes como o Banher de munique,porém eles tem uma seleção que municia o jogador,obviamente,com jogadores super inteligentes do lado ,diferente do cruzeiro que necessita que todos participem do jogo na marcação ,no coletivo em geral.Eu penso que não não necessitamos de cobrar somente o centro a vante pela falta de gols ,a responsabilidade é compartilhada.

  46. Cruzeiro precisa de um armador de qualidade para que o Abila receba as bolas das jogadas em condições de fazer os gols. O nome mais certo poderia ser Thiago Neves que está sem clube e seu contrato terminou dia 15 de novembro. Seria ideal pois não haveria custo de transação.

  47. Mas o Ábila foi para o banco ou somente deu lugar ao Wiliam depois que o afastamento do rebaixamento já tinha sido concretizado? Não acredito que o Mano seja tão leviano e troque esses jogadores de ataque com potenciais tão diferenciados. Nesse final o Bryan conquistou a vaga de titular, deixando o Edimar no banco. Na zaga Bruno Rodrigo deu lugar a Léo e Manuel. Nessas partidas, acredito que o treinador está fazendo testes, pena que não deu espaço para jogadores da base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *