Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Eles só querem que 2018 chegue logo

Cruzeiro, Internacional e São Paulo protagonizaram vexames em 2016. (Foto extraída do site da ESPN)
Cruzeiro, Internacional e São Paulo protagonizaram vexames em 2016. (Foto extraída do site da ESPN)

Três clubes gigantes do futebol brasileiro estão passando por períodos turbulentos. Cruzeiro, Internacional e São Paulo fizeram uma péssima temporada em 2016 e estão deixando seus torcedores muito preocupados. Esses três times possuem um problema em comum que justifica todo esse caos: as pessoas que fazem a gestão do futebol dessas equipes têm cometido erros incessantes.

O Cruzeiro desde 2015 não consegue mais disputar títulos. Na temporada passada e neste ano, o clube mineiro lutou contra o rebaixamento e protagonizou diversos vexames nas competições que disputou. O presidente Gilvan de Pinho Tavares e seus subordinados fazem uma administração desastrosa, confusa e pouco confiável. A política de contratações deixa a desejar, o discurso dos dirigentes não agrada e as frequentes trocas no comando técnico do time profissional causaram até agora danos terríveis para o futebol do Cruzeiro. Tudo isso deixa o torcedor cruzeirense sem boas perspectivas para o ano de 2017 e à espera das eleições no final do próximo ano para que em 2018 o novo presidente possa fazer com que o clube volte ao lugar de onde nunca deveria ter saído: do topo.

Já o Internacional de Vitorio Piffero está quase sendo rebaixado para a segunda divisão no Brasileiro. Se isso acontecer, será o primeiro rebaixamento da história do Colorado, fato que retirará o clube da seleta lista dos clubes brasileiros que jamais foram rebaixados. A demissão de Argel Fucks, a aposta em treinadores como Falcão e Celso Roth e a contratação de Lisca para salvar o time nas três últimas rodadas do campeonato nacional, além das contratações mal sucedidas, foram decisões tomadas pela gestão do clube e que serão lembradas pelos gaúchos caso o pior venha a acontecer. E o interessante é que o Inter fez uma boa campanha em 2015, quando terminou o Brasileiro na quinta colocação, e não conseguiu repetir o feito neste ano.

E o São Paulo vive uma crise política terrível. Após a renúncia de Aidar, quem assumiu a presidência do Tricolor foi Carlos Augusto de Barros e Silva (mais conhecido como “Leco”). O novo mandatário do time paulista fez apostas erradas neste ano e deixou o clube em posições desconfortáveis nos torneios em que o clube participou. Eliminado em todas as competições e protagonista de vexames no Brasileiro (atualmente o SP se encontra na 13ª colocação). Os paulistas também trocaram o comando técnico do time profissional por três vezes nesta temporada: Bauza, Ricardo Gomes e agora Rogério Ceni. Por falar no ex-goleiro, considero que foi uma decisão muito errada da diretoria. Será o primeiro trabalho de Ceni como treinador em toda a sua vida. Assim como Deivid no Cruzeiro. Dizem que o ex-arqueiro é mais articulado e tem grande identificação com o São Paulo, mas a gente sabe que treinar ou cuidar da gestão de um clube exige muita competência.

Fato é que os torcedores de Cruzeiro, Internacional e São Paulo só querem que 2018 chegue logo, porque os horizontes não são positivos para o ano que aproxima. A expectativa pela troca no comando desses clubes só aumenta, porque times gigantes assim não podem fazer as campanhas que vêm fazendo e precisam urgentemente de gente séria e competente para gerir esses times. De qualquer forma, há sempre uma pequena esperança (que é sempre a última que morre) de que o último ano dos atuais mandatários seja positivo, para que eles possam sair pela porta da frente, mas vai ser preciso fazer um trabalho árduo.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

80 thoughts to “Eles só querem que 2018 chegue logo”

  1. Ah PH, na boa, não vacila não!
    Pensei que o blog fosse voltado ao Maior de Minas!!!
    To c@g@ndo pra São Paulo e Inter, queria mais é que o Cruzeiro afundasse o Colorado no domingo (sei que isso não vai acontecer, pq o time pra ressuscita defunto é o Cruzeiro) mas eles devem cair assim mesmo, pq dificilmente o Sport vai deixar de somar 3 pts e o Vitória deixar de somar 4 pts!
    O São Paulo tbém deve se fufu com essa história de RC pra treinador, o cara nunca treinou nem juniores e além disso é odiado no meio do futebol!
    Então vms falar de Cruzeiro!!!o único multicampeão e incaível das Gerais!!!

    1. Ao invés de apenas criticar, dê sugestões de texto que você e os demais colegas gostariam de ler neste espaço. Estou tentando fazer textos diários e nem sempre é fácil ter assunto, ainda mais em final de campeonato e ainda mais que o Cruzeiro não está disputando nada. Estou aberto a ouvir sugestões, mas crítica por crítica não leva ninguém a lugar nenhum. Sobre o texto de hoje: volto a bater na tecla de gestão de futebol e apesar de ter falado de mais dois outros clubes, o Cruzeiro é sempre o foco.

      1. O tema é bom PH mas não nos empolga. Já lhe dei algumas sugestões, as quais retorno. 1ª – Entrevistar o Presidente do Conselho Deliberativo, sobre a (indi)GESTÃO Gilvan, Vice-tintin lesma, Escuridão, função do Conselho, situação financeira do clube, dívidas, receitas, expectativas deles, conselheiros sobre 2017. Alguns desses tópicos dariam enorme ibope, pode acreditar.
        Você tem liberdade para fazer enquetes? Caso positivo faça algumas. Sobre quem deverá ser reintegrado, quem deverá ser mantido, quem deverá ser vendido, dado ou emprestado.
        Sei que isto lhe custa muito, é quase um sacrifício. Mas se desistir, logo agora, que tanto precisamos deste espaço para influenciar e não INFLUIR nas decisões para se buscar um 2017 mais produtivo, NÃO NOS DEIXE, OK?

        1. Ronaldo, obrigado pelas palavras. Em relação às suas sugestões, vou correr atrás disso, mas saiba que é difícil comunicar com a atual gestão, mas tentarei. Sobre as enquetes, o Superesportes já fez sobre esses temas que você trouxe, daí acho que seria algo repetitivo. O que você acha?

          1. Caro Pedro Henrique. A questão das enquetes decorre do simples fato que eu, particularmente, duvido da exatidão delas. O Superesporte como grande parte da mídia mineira é tendenciosa quando se trata de retratar nosso clube. Veja o caso do Vanderlei nos Emirados Árabes Unidos ou Qatar, do Júlio Batista, da Liminar do Riascos. São rápidos e rasteiros, como a linha do Cruzeiro/66, para noticiar fatos desagradáveis ou desagregadores do nosso Time. Agora, se a enquete, pesquisa fosse aqui pelo Blog, os resultados seriam 100% confiáveis, retratariam com fidelidade o pensamento dos verdadeiros cruzeirenses.
            MAS O MAIS IMPORTANTE! Que você não nos abandone, pois tenho sentido que seu entusiasmo está arrefecido. Não sei se pelos estudos ou confusões do fim de ano, briga com a namorada … sei lá. Mas que você de uns 3 Posts pra cá mudou e mudou.
            Reiterando, entreviste o Presidente do Conselho e lhe dê de presente, se aceitar, um condensando de nossas reclamações e frustração aqui do Blog. Salutti Cesleti, admirado companheiro!

          1. Até acredito!. Mas que está super errado está. E o Profut não é para gerar transparência financeira. Será que a noticiada adesão a este Programa, tão alardeada pela (des)diretoria é mentira?

      2. Beleza então!
        Fale:
        1 – do Cinquentenário da Taça Brasil 1966;
        2 – fale de nossas categorias de base, pq tendo um centro de treinamento exclusivo para elas, revelamos pouquíssimos atletas?pq os atletas revelados sempre tem problemos físicos (mayke, alisson, elber), pq nossas categorias de base estão cheias de jogadores vindos da Bahia?
        3 – assim como conseguiu um entrevista fantástica com o Alberto Rodrigues, quem sabe vc consegue uma com Dedé (por exemplo) e aí ele vai renovar?vai voltar a jogar qdo?acredita que voltará a jogar em alto nível?
        4 – Cornete aí nosso Marketing, eu pelo menos não vi nada da parte dele em relação aos 20 anos da Copa Brasil 96 e aos 40 anos da Libertadores 76, será que não dava pra produzir um DVD oficial falando da Taça Brasil 66 e dessas duas aí?
        e ano que vem vai ter algo em relação aos 20 anos da Libertadores 97???
        5 – Fale sobre nosso DM (açougue), nosso calcanhar de aquiles nos ultimos anos, será que não dá pra aperfeiçoar seus profissionais?será que não dá pra investir em aparelhos de ultima geração ou fazer parcerias com com centros de recuperação médica? será que não é o caso contratar um médico mais experiente, tipo Dr. Lídio Toledo (ex-médico da seleção);
        6 – que tal um tema sobre Fábio x Rafael???o que é mais viável nesse momento???o velho goleiro que já não passa tanta confiança e que recebe algo em torno de 700mil/mes ou o “novo” goleiro que já mostrou que tecnicamente não deixa a desejar pra nenhum goleiro no país e que deve ter um salário bem menor que seu “antecessor”
        Me desculpe aí, mas temos em cima do nosso Clube do coração não faltam!não creio que seja o caso ficar falando e colocando fotos de outros clubes!
        Saudações estreladas e fé na missão!!!

        1. Concordo com os temas propostos. Mas continuo batendo na tecla de que a citação dos outros times foi pertinente, pois foi apenas para ilustrar o assunto, que tem relação. Acho a crítica por falar e colocar foto de outros times, nesse caso não se aplica. É uma implicância até, desculpe o termo e sem querer ofender, estúpida. Saudações!

      3. Comentario totalmente desnecessario e desmiolado do colega Alisson ai em cima !
        Vamos ser mais educados….ter um pouco de bom senso,afinal até onde eu sei isso aqui é um blog e o pedro pode escrever o que quiser ! Fato q o foco é o cruzeiro,mas acho mto válido as suas resenhas e textos sobre o futebol em geral ! Hj em dia ja está tudo mto chato e com um enorme mimimi,portanto fico feliz de ver que o Pedro tire um tempo do seu dia para q possamos aqui debater ! O foco do texto foi sobre gestao de futebol meu caro Alisson…. usar sao paulo e inter foi só para exemplificar a palhaçada que esses times tambem fizeram com os torcedores !!
        Forte abraço a naçao azul e q respiremos melhor em 2017 !!

    2. Não é bem assim cara. Alguns precisam deixar de ser tão bitolado. Não tem essa de “o que se refere a outro time não me interessa”. Os assuntos são relacionados e servem para tecer um contexto para o debate. Nenhum problema quanto ao conteúdo do texto.

  2. Ótima análise! Infelizmente Gilvan conseguiu acabar com todos os créditos que acumulou em sua gestão. Só queremos que chegue o fim da próxima temporada com os 45 pontos. Creio que o elenco tem potencial para almejar boas colocações em 2017, mas, enquanto todos os times se movimentam nos bastidores para se reforçar, a cúpula do Maior de Minas faz não sei o quê!

  3. Boa tarde PH!
    Ótimo texto. Apesar do colega acima achar que deve-se falar apenas de Cruzeiro, temos que citar o exemplo dos outros para que não aconteça com a gente. Mas gostaria que você falasse um pouco mais dos bastidores do Cruzeiro, contratações, dispensas, projetos para 2017, porém sei que não tem esse acesso ao Maior de Minas e que talvez não haja nada disso que falei. Enfim, to precisando mesmo receber notícias boas do nosso Maior de Minas para poder acreditar um pouco mais em 2017. To com medo de que finalmente o Gilvan consiga seu objetivo de rebaixar o Cruzeiro.
    Grande abraço!

  4. Parabéns PH. Chega de radicalismo neste mundo de futebol, continue expondo suas idéias mesmo que impliquem falar de outros times. O Cruzeiro foi, é, e sempre será o time que estará à frente entre todos do mundo. Quanto a esperar alguma coisa desta diretoria atual duvido que façam alguma coisa muito diferente que fizeram. A competência para gerir futebol não vai aparecer da noite para o dia, portanto, a não ser que contratem algum profissional com competência para isto, essas pessoas que estão lá não farão nada neste final de mandato.

  5. Achei o texto bem pertinente. Ele fala do SPFC e Inter mas correlacionando com a má gestão que vive o Cruzeiro. É importante fazer essa relação, pois mostra que a má gestão influencia diretamente no futebol do clube. Chega de decisões erradas, equivocadas, apostas. Os dirigentes do futebol deveriam fazer estágio com os dirigentes do vôlei.

  6. PH, é o seguinte, nunca participei de nenhum blog, confesso que em função de seus bons comentários comecei a participar desse.
    Vamos lá, concordo plenamente com vc, o Cruzeiro será sempre o foco e não tem problema nenhum falar de outros clubes, servi inclusive de exemplo para não deixarmos a diretoria Celeste Cometer os mesmos erros (embora já está cometendo).
    Resumindo, São Paulo, Inter e Cruzeiro tiveram um ano para ser esquecido, acorda diretoria.

    1. Obrigado, José. Continue conosco e participe sempre quando puder/quiser para enriquecer as nossas discussões. Nosso blog é um show com os comentários de vocês. A gente tá construindo um espaço muito bacana aqui e a direção do Portal Uai está satisfeita com isso. Um abraço e obrigado 🙂

  7. Caro PH,
    Achei que você tinha errado a data.Quanto ao Cruzeiro,penso que sai na frente das equipes citadas,uma vez que já temos o treinador que a diretoria e a torcida confia.No mais,o que não pode ocorrer são os erros amadores cometidos,como a contratação do português Paulo Bento com o campeonato em andamento.

  8. Por que não, uma matéria sobre o VÔLEI do Cruzeiro? Já repararam que a mídia pouco espaço dá para a divulgação da equipe de vôlei só porque tem as cores e o nome do Cruzeiro. Até mesmo a imprensa mineira demonstra má vontade para esta equipe que já pode ser considerada a melhor do Mundo nos últimos anos. Neste ano, tentaram enfraquecer a equipe retirando 2 grandes jogadores, mas a competência da direção do SADA-CRUZEIRO foi ao mercado e já REPÔS (Ah! se a direção do Futebol estivesse nesse nível…). Outra coisa, repararam que obrigaram o Vôlei do Cruzeiro a fazer 5 (cinco) partidas consecutivas fora de MG no início da Super-Liga atual: será que era para não deixar o Cruzeiro disparar na liderança? (mas não adiantou, o Cruzeiro foi lá e ganhou todas).

  9. SUGESTOES, VAMOS LA: A) FALE SOBRE O BALANÇO DO CLUBE EM 2015(PEÇA ALGUM CONTADOR PARA AUXILIAR. B) FAÇA UMA MATERIA COM PEDRINHO SUP BH(JA FEZ MUITO PELO CLUBE. C) ABRA UM ESPAÇO PARA CADA CANDIDATO EM 2018. D)FAÇA UMA ENTREVISTA COM RAUL ELE E FANTASTICO. QUANTO AS CRITICAS, 1 OU 2 SEMPRE VAO CRITICAR, MAS SE SAO 10 OU 20 RECLAMANDO AI A COISA E SERIA.

  10. Torço pra que o CRUZEIRO rebaixe o Inter no domingo,mas duvido que estes jogadores do Cruzeiro entrem em campo com vontade de vencer o Inter.Uma conversa no pé do ouvido entre os jogadores de Inter e Cruzeiro e uma facilitadinha tá garantida.O Vitória que faça a parte deles porque se depender dos jogadores medíocres do CRUZEIRO o Vitória tá lascado.

  11. Gostei dessa matéria,temos que olhar os nossos erros e de monitor o que os nossos rivais estão fazendo de errado para que possamos aprender a não errar com frequência,não erra é impossível ainda mais no futebol que depende de vários fatores,inclusive fatores extra campo.O que temos que colocar sempre em mente é que o futebol não é uma ciência exata e mesmo com um ótimo planejamento o final de uma temporada pode ser desastrosa,exemplo disso é o Chelsea que o orçamento duas vezes maior que os 20 clubes da serie A do brasileirão e o ano passado quase caiu para serie B do campeonato inglês.

  12. PH, excelente, a comparação é muito pertinente e envolve grandes clubes do futebol nacional e mundial. Não se preocupe com comentários depreciativos, pois de tudo na vida podemos extrair algo positivo, sempre buscando aprender, independentemente de serem críticas, use o filtro e o bom senso que tem. Outro tema que nos preocupa muito, além da péssima gestão financeira, prejuízos constantes, falta de espaço na mídia e interesse de patrocinadores e investidores, a situação da disputa com a Minas Arena, que merece reflexão, pois certamente erros e novos passivos teremos que assumir, além da necessidade de termos definitivamente um estádio (não nas mãos dessa diretoria amadora!). Novamente se mantenha firme e nos ajude a sair desse atoleiro chamado Gilvan… Ronaldo Andrade excelente sugestão: precisamos escutar alguém desse Conselho omisso e o que acham dessa Diretoria x grandeza do clube.

    1. Obrigado Companheiro. Ao meu sentir, a chave para deslinde de todo este embrulho é ouvir ou tentar ouvir o Presidente do Conselho Deliberativo. Este o órgão máximo de toda associação civil legal e seu Presidente a unica autoridade legitimada a chamar a diretorias às falas, não para denegrir e sim para receber explicações e justificativas, o quê nós também queremos e muito! Salutti Celesti!

  13. Uma pergunta ficou no ar no começo de 2015: – quem teve os méritos do bicampeonato do Cruzeiro:
    – Gilvan, o presidente que montou a estrutura do futebol no clube.
    – Marcelo Oliveira, o técnico e sua equipe.
    – Alexandre Matos, o competente diretor de futebol, que contrata o atleta que quer, na hora que quiser.
    Passados 2 anos a resposta é clara!

    1. Paulo Pereira, na minha opinião foram os três, a primeira gestão do Gilvan foi excelente após organizar o clube respirou fundo sentou e começou a planejar o que seria a sua gestão, com certeza ele conhecia a competência do Alexandre Mattos, bancou a contração do Marcelo Oliveira e ai sim os três concluíram o seu planejamento e resultou no bi campeonato, só que ai veio a reeleição e o Gilvan se achou o BAM BAM BAM ACHANDO QUE DARIA CONTA DE ADMINISTRAR SOZINHO, criou atrito com o Alexandre Mattos porque o mesmo queria reforçar e montar um TIME para tentar ganhar o tri, LA e disputar o MUNDIAL , só que confiou em sua parceria com o Benecy, Valdir Barbosa e se acharam experientes para comandar este GIGANTE, e hoje por dois anos seguidos lutamos para não cair para a segunda divisão e nem temos certeza de como será 2017, resumindo, dá é muita tristeza de saber que a nossa diretoria é simplesmente AMADORA.

  14. Interessante a matéria,temos que aprender com os nossos erros e também com os erros de nossos rivais,a crise no Cruzeiro tem raízes no bi campeonato brasileiro (2013 e 2014),os empresários colocaram no clube todos os jogadores que a direção pediu e claro chega o momento de pagar a conta e ela veio dobrada,empresário não gosta de ter prejuízo,o que poucos sabem que quando um empresário coloca um grande jogador num clube ele leva junto mais uma ou duas promessas (Marlone e Lucca) e as vezes obriga a escalação de seus pupilos,o Alexandre Mattos contratou porque o presidente do clube sabia que poderia contar com os empresários,assim é fácil sair contratando,em dois anos de Cruzeiro ele contratou mais de 30 jogadores,muitos nem mais lembramos quem são.O futebol não é uma ciência exata mesmo com planejamento o fim de uma temporada pode ser desastrosa e um exemplo disso foi o Chelsea na temporada do ano passado,com um orçamento maior que dos vinte clubes da series A do brasileirão,gastou uma fortuna em contratações e quase foi rebaixado para segunda divisão do campeonato inglês,que sirva de exemplo,não basta sair contratando,muitos jogadores que fizeram uma má temporada esse ano pode no próximo ano arrebentar,tem que ter paciência e fazer as contratações em segredo,deixa a mídia tentar adivinhar,salve Cruzeiro,ano quem vem vamos ARREBENTAR.

  15. Uma sugestão,gosto quando lança garotos da base,o Cruzeiro tem ótimos jogadores no sub-20 e sub-17,sou da opinião que base tem que revelar,porque você não visita a Toquinha é faz uma serie de reportagens com os responsáveis pelas categorias de base do Cruzeiro,faz matérias com técnicos e jogadores,procura saber qual o sonho deles,origens etc…

  16. Ao camarada alisson mateus machado ; Não tenho procuração para advogar em favor do PH e tão pouco o mesmo carece de tal. Mas a análise é pertinente ´´e notório o que foi publicado aqui. Se não lhe agradou, não leia. O título do blog deveria ser não gostou, tá lendo porque? Outro fato sobre suas sugestões é que os bundas rachadas da diretoria e do conselho do Cruzeiro, se escondem, não dão a cara a tapa, não tem culhão. O PH não pode ser responsabilidade pela falta de notícias e novidade no Cruzeiro. Use do seu poste para azucrinar a diretoria afim de que acorde e levante do berço esplêndido.

  17. PH, gostei muito do texto e das comparações. É sempre positivo vermos quão bem ou mal outros clubes estão indo, para podermos tirar lições pro nosso próprio. Aprender com os erros dos outros é menos doído do que com os nossos.
    Como sugestão, gostaria muito de saber quais são os papeis individuais dos gestores do futebol do Cruzeiro. O que fazem individualmente Vicintin e Scuro? Qual espaço de planejamento e manobra eles têm? Qual é o nível de interferência do Gilvan? Me incomodo um pouco com todas as críticas generalistas que essa diretoria recebe. Não porque não caibam críticas, aliás, os resultados demonstram que o trabalho não vai bem. É só que não sabemos direito o porque de não ir bem. É culpa do Vicintin e do Thiago que não sabem negociar ou gerenciar o futebol? É falta de grana mesmo? É falta de um planejamento integrado com o técnico (ex., Deivid foi efetivado para dar continuidade ao trabalho do Mano do fim de 2015, mas teve liberdade para alterar toda a dinâmica do time e implantar sua própria filosofia, do jeito que julgou melhor – há uma certa incoerência nisso)? É tudo isso junto? Ou é o Gilvan que interfere em tudo e não deixa ninguém trabalhar direito? Ou ainda, são jogadores boicotando tudo e ninguém pra controlá-los? Enfim, o que realmente está na mão de quem e o que realmente deu tão errado este ano, além, claro, de quais medidas estão sendo tomadas para fazer próximos anos melhores. Acho que estas perguntas e suas respostas dariam ótimos tópicos pro debate!
    Abraço, siga em frente com o bom trabalho!

  18. Pelo menos você esta falando o que 99% dos torcedores querem falar Ninguem confia nos 3 patetas.. Conseguir que eles apareçam para falar alguma coisa pior ainda, porque eles não fazem nada, falar o que? A sugestão é no ultimo jogo a torcida protestar porque acredito que algum deles deverá estar no jogo. E pelo amor de Deus impedir que o Gilvan traga de volta o Riascos porque do jeito que são estes caras…….

  19. QUE TAL SE JUNTASSEM AS DIRETORIAS DO CRUZEIRO SÃO PAULO E INTERNACIONAL, FIZESSEM UMA “BACIA”, E PROMOVESSEM TROCAS ENTRE AS EQUIPES? TALVEZ UM JOGADOR QUE NÃO ESTÁ BEM EM UM TIME, POSSA RENDER MAIS EM OUTRO..
    TEMOS UMA LISTA ENORME PARA TROCAS.

    1. Getúlio, foi o que aconteceu a década de 90 entre Cruzeiro e São Paulo, foi pra lá 2 jogadores e vieram 5 , os 2 que foram não deram em nada, mas os que vieram nos deram vários títulos.

        1. Sim Ronaldo, em 96 foram Belleti 19 anos que aqui jogava de volante e Serginho Lateral esquerdo 24 anos, o Belleti passou a jogar na lateral direita se destacou e hoje sabemos quem foi ele, e o Serginho também se destacou e ambos foram para o exterior e vieram; Vitor LD, Gilmar ZG, Ronaldo Luiz LE ex América, meio campo/ataque Palhinha ex América, Ailton e Donizete e se ajuntaram aos que tínhamos e formou aquele belo time que nos trouxe vários títulos, talvez você possa ter estranhado eu ter dito que os que foram não deram em nada é que de cabeça não tinha muita lembrança , mas consultei minha coleção de revista placar e até eu fiquei surpreso de ter dito que não deram em nada, mas é isso, quando não se tem dinheiro para contratações tem que entrar em campo a criatividade, na época houve uma grande revolta no São Paulo porque o negócio foi feito na calada da noite ( como se diz aqui no interior), e como eu disse aqui no Blog anterior o Zezé Perrela disse (em um almoço em que eu estava presente a convite de um amigo e compadre meu quando o Cruzeiro jogou contra a Paraisense pelo campeonato mineiro) em primeira mão sobre este negócio só que ele não disse quais jogadores estariam envolvidos disse só que seria um bom negócio para o Cruzeiro e acabou sendo mesmo.

          1. Legal Companheiro. Para mim esta do Perrela foi igual a da dupla Brandi/Furletti quando compraram o Brito. Um ato de ousadia e de COMPETÊNCIA. O Serginho, para mim, foi o melhor lateral esquerdo que vestiu a camisa do Cruzeiro. Era eficiente na defesa e no ataque. Diante de comemorações tão significativas como a conquista da Copa Brasil em 1966, você com esta recordação, nos faz sentir quão gloriosas páginas heroicas e imortais nosso Cruza já escreveu em menos de 100 anos de existência!Valeu companheiro. Obrigado pelo esclarecimento! Não sou museu mas gosto de recordar os passados vitoriosos deste nosso fantástico time.

  20. Pergunte sempre o porquê!!! Nao lançamos jogadores como faz o Santos, balanço financeiro do clube, balanço do ano do futebol contrações feitas pelo Presidente e diretoria, ,, qual o futuro do sócio torcedor, quando teremos nossa própria casa?

    1. Sim Ronaldo, mas mesmo sendo coisas do passado reflete no presente, pois insistem em dizer que o clube não tem dinheiro, mas isso é porque não tiveram competência na administração nosso clube acabou de ser Bi-campeão em 2014 mas não planejaram o 2015 pois passou o ano todo sem patrocínio Master porque ficaram mendigando a Caixa e no final recebeu uma merreca menor do que o Botafogo, mas enfim é isso a gente tem que relembrar sim por que quando a gente faz isso trás a memória a RICA HISTÓRIA DO CLUBE QUE AMAMOS , acho que todas as coisas que deram certas e as que deram erradas tem que trazer ensinamentos, te agradeço pela compreensão.

  21. PH, parabéns pela iniciativa! Apesar de ter mencionado outros exemplos o cerne da discussão aqui sempre será o Cruzeiro! Sou a favor destes cenários e panoramas pois geram reflexões e discussões ricas em torno da atual situação do clube, além de amadurecimento da torcida!
    Eu penso que o Cruzeiro esteja pagando o preço do bicampeonato brasileiro de 13/14… Infelizmente é assim que acontece! Foi assim também quando ganhamos a Tríplice Coroa em 2003, ou ninguém se lembra mais? E tem mais… As frangas estão vivendo como se não houvesse amanhã… A conta de 13/14 delas vai chegar… Pode apostar! Só times como Corinthians e Flamengo que não pagam conta de grandes investimentos pois o retorno de imagem é sempre maior que os demais clubes!
    Concordo com o colega que disse não estar nem aí pros demais clubes, mas devemos sempre lembrar dos demais exemplos pois afinal de contas não se faz futebol sem rivais!
    Eu penso que 2017 será um bom ano pro Cruzeiro. Além de ter a oportunidade de manter comissão técnica (que pode parecer pouco, mas não é)! Pegue os times campeões do passado recente e veja quanto tempo as comissões técnicas estiveram à frente dos mesmos… É fato! Estamos saindo na frente pra 2017! Veja o exemplo das frangas… Sinceramente, estão cometendo o pior erro em demitir o Marcelo agora… Eu particularmente estou achando bom demais da conta pois vão penar pra arrumar outro e perderão parte da pré-temporada arruinando 2017!
    Enfim, volto a dizer, Cruzeiro está saindo na frente de vários clubes para o planejamento do próximo ano, só não estará melhor que Palmeiras e Santos que já terão uma boa base funcionando… A nossa ainda precisa ficar boa, mas ficará, podem apostar!

  22. PH, Excelente texto o atual momento do Maior de Minas está totalmente correlacionado com está diretoria que amadora/atrapalhada que tomou diversas atitudes equivocadas ao longo das últimas temporadas. Minha esperança para próximo ano é que já temos um treinador e alguns jogadores aproveitáveis já é uma base, agora temos que contratar pontual . ( laterais, um zagueiro, um meia e atacantes que atuam pela ponta com velocidade). Sugestão você montar uma lista com diversas opções de contratação baseado na nossa realidade, iriamos votando até chegarmos nos eleitos pela maioria. Que venha 2017…

  23. Pedro Henrique, mais uma vez venho aqui te dizer que você é querido nesta família de sobrenome Cruzeiro, gostei do jeito que você vem expondo os temas sobre o nosso querido clube dando sequência ao também querido PC, os textos nem sempre vão agradar a todos, portanto trabalhe tranquilo amigo e também não se preocupe com as críticas sobre como você deve escrever e etc… aqui é um espaço para o futebol e como se diz aqui no interior é “conversa de boleiros” e como sempre tem aqueles que acha que você tem que escrever para acadêmicos conforme já vi críticas anteriores neste seu Blog, não estou falando isso para te defender, pois quem sou eu para isso? Digo isso para que você saiba que se algum dos seus textos ou comentários não estiver de acordo com o que eu penso eu simplesmente vou ler e jamais criticar o seu trabalho e muito menos ser agressivo com a sua pessoa, não vou dizer que te apoio porque sou um pingo no oceano, mas vamos juntos tentar cutucar este gigante adormecido chamado Cruzeiro e acordá-lo enquanto é tempo.

  24. PH, tudo bem?
    Já fiz vários elogios aos seus textos!!
    Novamente, mais um texto bastante interessante e coerente.
    Quando se pensa em uma empresa, pensa-se em gestão!! O Cruzeiro não é uma empresa!!
    Me fez lembrar de uma coisa!!
    Sou médico anestesista em SP. Já tive a oportunidade de anestesiar o Cleison, Copa do Brasil – 1993, e o Elber, que jogou apenas 1 ano no clube.
    Eu conversei bastante com ele sobre o Cruzeiro. Em 2008, ele me disse: o grande problema dos clubes brasileiros está no fato de não ter grandes gestores que entendam e compreendam de questões administrativas, marketing, etc.
    Ele continuou: na Europa isto é uma obrigação!!! Só para lembrar, ele jogou no Lyon e Bayer, que eu me lembre.
    PH, onde estão nossos gestores? “Amigos” não podem ser mais presidente, vice e diretor. Precisamos de profissionais!! CEO’s!!!

  25. O seu comentário é muito bom sim! Temos que olhar para os outros e o que está acontecendo com eles para que os mesmos desastres não ocorram com o nosso grande Cruzeiro. Realmente é preocupante a administração do Cruzeiro que precisa de noções básicas de gestão para ter um mínimo planejamento para 2017. Isso porque a diretoria justifica demais e age de menos e não estamos vendo nada sobre movimentação nesse sentido. Temos que refletir que este ano o Cruzeiro não tem mais nada a fazer a não ser planejar 2017. Já deveríamos ter no mínimo 2 ou 3 grandes nomes anunciados e contratados! Fico triste com essa gestão atual, pois gostaria de ver o Cruzeiro sempre em alta.

  26. PH, parabéns pelo texto. Você está certo. É preciso saber fazer análises comparando com os problemas de outros clubes. Ao se referir ao Inter e o SP só nos faz crer que é necessário que ponhamos as barbas de molho porque os dois últimos anos a diretoria do Cruzeiro tem feito de tudo para o time cair para a segunda divisão. Minha mãe sempre dizia que não há bem que sempre dure nem mal que se perdure. Assim, esse papo de time incaível é conversinha pra boi dormir. Claro que nós não queremos que o Cruzeiro caia, mas se as administrações desastrosas continuarem, fatalmente um dia isso acontecerá. E é bom ter essas comparações sim, pra mostrar que pau que dá em Chico também dá em Francisco.

  27. Pra ser sincero, se ano que vem não lutarmos contra o rebaixamento já será lucro. Ficar ali no meio da tabela, quem sabe beliscar uma Libertadores… A gente tá mal acostumado, acha que tem que ganhar sempre… Que é isso, galera?!?! Eu ainda ando até hoje com o queixo pra cima, rindo à bessa pelo bicampeonato de 13/14!!! Num país em que o campeonato nacional é sempre disputado por pelo menos 8 clubes, dois anos sem título não significam absolutamente nada!!! E um bicampeonato daqueles (completando 4 títulos nacionais, matando muita gente de inveja), vai me fazer rir ainda por muito tempo!!! O problema seria se aqui fosse igual a Espanha (onde só tem os mesmos dois times “e meio” – Barça, Real e o tal Patético de Madrid – disputando todo ano), lá sim, ficar três anos sem título é um drama praqueles clubes. Aqui, a história é outra!
    Voltando pro Cruzeiro, o importante é manter o treinador e manter uma base de pelo menos 70% do time (sim, esse mesmo time de hoje, se mantido e se “desenvolvido” devidamente pelo Mano, tem plenas condições de nos trazer um Brasileirão ou uma Libertadores, mesmo em 2017, por que não?!?!?!?!
    Eu não vejo motivos pra duvidar. Com mais dois ou três reforços “bem pensados”, a coisa engrena fácil, desde que mantenhamos o Mano e a base atual. E esses reforços nem precisam ser craques, basta que ajudem a definir uma EQUIPE. Até por que o 6a1o mostrou que não basta apenas ter um elenco cheio de nomes parrudos – e a Chapecoense mostrou que um bom padrão de jogo faz verdadeiros milages, mesmo com um elenco modesto.

    1. Pedrinho, tenho um orgulho imenso do nosso amado clube ter ganho o bi e se tornado TETRA- CAMPEÃO BRASILEIRO, creio que a maioria dos cruzeirense não reclama de estar dois anos sem ser campeão e sim de dois anos nós termos um time ridículo totalmente fora dos padrões cruzeirense e reclama mais ainda desta diretoria AMADORA, OMISSA que não tem representatividade nenhuma, que deixa a FMF, CBF, MINAS ARENA e REDE GLOBO fazerem o que que com o CLUBE, queremos sim ser campeões de tudo que disputarmos mas como é difícil isso acontecer pela competitividade como você disse, pelo ao menos que tenhamos um time decente e competitivo e não esta baciada de jogadores de segunda divisão que contrataram nestes últimos dois anos, o nosso Cruzeiro não é LOTÉRICA para ficarem fazendo APOSTAS. creio que um time decente é o mínimo que precisamos para 2017.

  28. Parabéns, PH!

    Tema muito bem escolhido. Abordagens muito bem feitas.

    Enfiar a cabeça no buraco e olhar somente os próprios problemas é para quem tem mentalidade de avestruz.

    Ignorar as qualidades do adversário é ato de extrema ignorância.

    Tem tudo a ver, sim, estudar os motivos pelos quais os outros times estão bem ou estão mal.

    Em Minas Gerais, é só comparar os últimos anos para ver o quanto estamos sendo mal administrados e o Atlético foi bem administrado. Não chegamos a disputar nem as finais do campeonato mineiro. Em momento algum passou pela cabeça de qualquer cruzeirense mais ou menos inteligente que seríamos pentas na Copa do Brasil. Passamos o ano inteiro torcendo para não cair para a 2ª divisão no Campeonato Brasileiro. Libertadores antes era uma realidade, hoje não passa de um sonho.

    Os fatos falam por si: a incompetência administrativa tomou conta do Cruzeiro, que se tornou um time comum. Não somos mais o nº 1 em Minas, isso é um fato porque futebol é disputar finais e ganhar títulos – não foi isso que falamos a vida inteira?

    É comparando que vamos ter condições de avaliar os nossos erros e acertos. No nosso caso, quase somente erros.

    Isso mesmo, PH. Acaba logo, 2017, paraque Gilvan e Scuro se tornem dirigentes do passado.

    1. Não concordo. Somos ainda os maiores de Minas e extremamente superiores aos pseudo rivais. O fato de eles terem um momentinho um pouco melhor em que nem foram campeões não muda nada. Esse exagero quanto a administração deles só pq estão razoáveis dentro de campo também é fora do padrão. Tem que se lembrar que tem vários times indo a FIFA e outros credores recorrendo a outros tribunais para pagarem a dívida. Uma hora essa conta vai ter que ser paga. Brigar por títulos é bom, mas é necessário saber o quanto se está comprometendo o futuro em função de um bom presente e disto não conseguimos ter muita dimensão.

  29. O texto é interessante sim e serve de lição para estes nossos dirigentes, temos que agradecer por Jorginho, Gomes e Marcelo recusarem o Cruzeirão e o Mano voltar pois estaríamos em pior situação, vejam o caso do Inter e Sp especificamente do Inter quanta burrada, quantos técnicos de 2 categoria e no fim um animador de torcida. Uma pena o Inter cair pois é um dos grandes mas não será nosso Cruzeirão que o rebaixará e sim a sua incompetente diretoria. Que sirva de lição para esta nossa diretoria a imensa torcida do Cruzeirão não merece passar isto…. Saudações Celestes!!!!

  30. Bom dia
    Pedro Henrique
    Seu texto reflete bem a realidade do que está acontecendo você esqueceu de mencionar o que aconteceu com nosso rival quando Ziza era o presidente deles o clube viveu uma intensa agonia. Eu gostaria de acrescentar um fator importante nesse debate. Sobre os conselheiros dos clube. Será que eles estão cobrando da diretoria? Afinal para que servem esses conselheiros? Se eu não estou enganada ano passado Gilvan queria renunciar. Parece que eles não deixaram! Concerteza a culpa maior é do presidente que tem a caneta na mão, mas o vice presidente é o diretor de futebol também tem grande parcelas são péssimos. Não estou lá dentro do cruzeiro, mas a impressão que dá é que os conselheiros são coniventes e omissos com isso. Acho que deveriam se apresentar mais denunciar o que de fato está ocorrendo, enfim, botar a boca no trombone. Eu acho que a torcida tem que se mobilizar protestar nos estádios (jogos que ainda restam), enviar mensagens a diretoria … Escapamos esse ano e o ano que vem se o inter for realmente rebaixado e o cruzeiro nessa mediocridade como está não sei não. O que você acha?

    1. Você tem razão Mara, o Conselho de um clube é a última instância por assim dizer. Todos os atos de gestão do presidente são fiscalizados pelo Conselho. Imagino que acontece no Cruzeiro, em outros não sei, é que o que “rege” a atuação do Conselho é a ideia: Gilvan é antigo no clube, é idoso, deve ser “respeitado”, tolerado, independente das m*** que fizer, pois “merece”. Para mim é isto que acontece, inclusive quando foi “escolhido” pra ser presidente, daí vem a omissão.

      1. Pedro Henrique, na minha visão não fazem NADA, NADA E NADA, queria estar redondamente enganado e estar queimando minha língua por dizer isso, se alguém souber o que verdadeiramente eles ou alguns deles estão fazendo a favor do clube ultimamente, por favor me informem por que não quero ser injusto com ninguém.

  31. Bom dia. Concordando com o texto acima ainda coloco uns dados que li num blog na globo.com chamado “Olhar Crônico” em que consta o título: “A irresistível atração dos grandes clubes brasileiros pelo rebaixamento” especificando com detalhes como as mas gestões influenciam nas campanhas ruins, e que nos últimos anos, quando não teve clube grande rebaixado, teve na rabeira, bem próximo. Também detalha o absurdo de gastos de por exemplo, Cruzeiro, São Paulo e Internacional, que conseguiram gastar respectivamente R$ 657,4 – R$ 757,2 – R$ 619,7 MILHÕES cada um, ou seja, mais de 2 BILHÕES e meio e não dominaram o cenário Brasileiro, sendo que o ano que teve mais gasto foi o de 2015 mas este valor acumulado é de 13-14-2015. Daí vocês podem confirmar que a má gestão minam os recursos da instituição e jogam as oportunidades na lama. Gastam mais do que ganham, e o que gastam não é gasto direito. Abraços a todos e vida longa a nós, azuis celestes.

  32. Feliz comentário Mara, assim como acontece no Cruzeiro é quase unanimidade em todo o Brasil, pensarem primeiro no amigão conforme disse um colega aqui no Post, no caso do Cruzeiro na época os Conselheiros com certeza deve ter sido 100% Gilvan, pois é gente boa ( não é crítica por isso), já está a 50 anos no clube e etc…., mas será que só isso basta para ser um bom administrador de clube ? Sempre disseram que os clubes teria que se profissionalizar tornar-se empresa, só que, a maioria entendem que é para gerar lucros como uma empresa produtora, é claro que eu seria ingênuo se esta empresa/clube não gerasse revelações e com isso tivesse um certo equilíbrio financeiro, mas no caso de um clube/empresa o importante é ter um time equilibrado para que o carro chefe que é o futebol atraia investidores, e no nosso caso conforme já disse aqui, em 2015 após ganharmos o Bi nosso Marketing não conseguiu patrocinadores sendo que em 2014 o Gilvan falou várias vezes que tanto jogadores/investidores queriam jogar/ser parceiros do clube, e a controvérsia disso foram as recusas dos técnicos este ano, e isso foi lamentável mostrando o que é o nosso querido clube hoje, na minha opinião.

  33. Vamos falar claramente e colocar as coisas em seus devidos lugares,o voleibol do Cruzeiro não tem nada ver com o Cruzeiro,a instituição Cruzeiro Esporte Clube sede apenas o nome e a camisa,não temos gastos com nada,existe essa parceria entre Sada e Cruzeiro por iniciativa do Zezé Perrella que na época fez essa parceria pois a prefeitura de Contagem não quis mais a parceria,se naquela época o nosso presidente fosse esse dinossauro do Gilvan de Pinho Tavares podem ter a certeza que não teríamos um time de voleibol o melhor do mundo,o maior time de voleibol da história do voleibol brasileiro e podem ter certeza absoluta que se o Perrella voltar para o Cruzeiro ele vai construir uma arena olímpica para o voleibol.

  34. Fala PH,
    Concordo com o seu texto, que foca no assunto gestão citando grandes instituições nacionais, como o Cruzeiro. E concordo também que há alguns outros assuntos sobre o nosso time que podem ser mencionados. E acredito que você com o tempo também os abordará.

    Uma coisa que até hoje não engolimos, e que foi mencionado ai encima por outros amigos, é o balanço de 2015 que o Cruzeiro lançou. Inaceitável um dos maiores faturamentos de todos os tempos revertido em dois dos piores anos de toda nossa história.
    Seria muito interessante uma pesquisa melhor encima deste tema, no intuito de esclarecimentos e de uma força tarefa da imprensa e torcida para que os erros não voltem a acontecer em 2017.
    Gostaria de sua resposta. Obrigado e grande abraço.

    1. Oi, Douglas. Obrigado pelo comentário. Determinados assuntos que são sugeridos por vocês serão abordados, mas é preciso lançar no momento certo (tem isso também no mundo dos blogueiros rs). Sobre o balanço, eu estava dando uma olhada nele ontem e gostaria de ir a fundo nesse tema também. Se for possível, farei um texto sobre isso. Um abraço pra você.

  35. VI EM UMA ENTREVISTA DO MANO EM QUE ELE FALA QUE A DIRETORIA DO GAYLO FALTOU COM RESPEITO COM O MARCELO OLIVEIRA.
    GOSTARIA DE PERGUNTAR ZO MANO, SE O QUE ELE FEZ COM O CRUZEIRO O ANO PASSADO, NAO SERIA TAMBÉM FALTA DE RESPEITO?
    O MANO FOI INFELIZ NESTA DECLARAÇÃO, NO MEU PONTO DE VISTA, ELE NAO E A PESSOA MAIS INDICADA PRA FALAR SOBRE ESTE TEMA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.