Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Cruzeiro, ouça a voz do seu torcedor!

Medidas adotadas pelo clube vão na contramão da boa relação com o torcedor. (Foto: Reprodução/Twitter)
Medidas adotadas pelo clube vão na contramão da boa relação com o torcedor. (Foto: Reprodução/Twitter)

O Cruzeiro que venceu a Ponte Preta na noite do último sábado apresentou algumas melhoras significativas em relação aos últimos jogos. Mais concentrado e seguro em campo, o time celeste conseguiu fazer uma apresentação agradável e que deixa o torcedor mais otimista para a reta final do Campeonato Brasileiro. Algumas alterações no time titular (que a própria torcida já apontava) foram decisivas para essa evolução na maneira de jogar.

A entrada do lateral-direito Ezequiel deu ao Cruzeiro mais segurança defensiva pelo lado direito do campo, além de uma maior participação ofensiva no mesmo setor. Ezequiel está longe de ser o lateral dos nossos sonhos, mas em comparação com o Lucas, ele é o melhor que temos (uma vez que Mayke está lesionado). Lucas Romero também passa uma tranquilidade ao meio campo que o Ariel Cabral não tem sido capaz de nos dar. Essas duas alterações na equipe já estavam sendo “cantadas” pelo torcedor há tempos.

Mas a melhora passa também pelo dedo do treinador, que inverteu o posicionamento dos jogadores de ataque. Sobis saiu da esquerda para atuar na direita. Rafinha ganhou a vaga de Arrascaeta e passou a atuar pelo lado esquerdo do campo. Robinho agora é o homem do meio, responsável pela criação de jogadas e pelas bolas paradas. Ganhamos segurança no flanco direito (já que Rafael Sobis ajuda muito na marcação) e mais opções de jogada. O gol do Ábila no final de semana veio de um cruzamento do Sobis, pela direita. E o gol do Robinho originou-se de uma jogada feita por Rafinha, na esquerda. Resumindo: deixamos de ser aquele time torto e passamos a jogar pelos dois lados.

O Cruzeiro precisa ouvir mais o seu torcedor. Os dirigentes passam, os treinadores deixam o clube, os jogadores vão embora e quem não abandona nunca o barco somos nós, torcedores. A gente nessa luta contra o rebaixamento e ainda temos uma das melhores médias de público do campeonato (à frente, inclusive, de torcidas de clubes que brigam pelo título).

Apesar disso tudo, há certas posturas que sugerem que a diretoria ainda não entendeu a importância que a nossa gigante e apaixonada China Azul tem para o Cruzeiro. O pedido para que a partida contra a Ponte Preta fosse realizada às 21h de um sábado e a redução do número de ingressos na promoção do sócio-torcedor foram medidas que em nada colaboram para fortalecer a relação entre o clube e a torcida.

Nesse momento de luta contra o rebaixamento, precisamos reforçar o pacto de união entre todos nós e facilitar que fiquemos cada vez mais juntos para tirar o Cruzeiro de um possível vexame histórico. Vencemos duas batalhas importantes, mas a guerra ainda não acabou e é preciso ter foco. O time deu uma melhorada, mas ainda temos grandes limitações. É preciso ouvir e valorizar mais o torcedor, porque o clube sempre vai precisar dele em todos os momentos, sejam eles de glória, sejam eles de dificuldades.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

63 thoughts to “Cruzeiro, ouça a voz do seu torcedor!”

  1. Essa diretoria é muito amadora mesmo, deixar o Cruzeiro jogar no Sabado as 21:00 é de uma burrice e diminuir de 4 para 2 o direito de sócios comprarem os ingressos com desconto.Será que querem ver o time ser rebaixado.O internacional simplesmente está dando ingresso de graça para a torcida ajudar o time. Sabado mesmo não fui ao Mineirão por causa deste horário.

  2. Parabens PH, pelo blog e pelos comentários inteligentes!
    Quanto ao seu pedido para que o cruzeiro ouça a voz do torcedor, eu já comentei isto aqui há alguns dias. A diretoria, a comissão tecnica ou quem quer que seja, não pode e não deve menosprezar as cobranças da torcida. Porque a torcida entende, sim, de futebol, de tática, de esquema de jogo, sabe quando o jogador está mal ou bem, sabe quando o técnico faz escalações erradas, ou mexidas erradas, ou até mesmo que o esquema de jogo implantado está errado.
    Um exemplo muito claro e recente, desde o início da temporada que a torcida vem cobrando e pedindo reforços, pois, com esse elenco que iniciamos o ano, o time ia lutar contra o rebaixamento. A diretoria e comissão técnica, sempre pedindo um tempo, que o time ia engrenar. Resultado, quem estava certo?
    A torcida não erra nunca.

      1. Meus parabéns, Pedro Henrique! Você, por ser tão jovem, já ter tanto conhecimento do futebol e saber expor, com sabedoria a matéria. Eu gostaria muito de que esses comentários chegassem até a diretoria, para que a mesma tome conhecimento da realidade do time, bem como da posição de seus torcedores. Será que existe um caminho, uma porta, para que isso chegue até a direção do clube? Moro na Bahia, mas sempre vejo seus comentários, e gosto muito, por serem seguros e esclarecedores. Vocês que moram aí por perto, procurem fazer algum movimento, sem violência, é óbvio, para que essas insatisfações sejam ouvidas e, por quê não, atendidas, correto?
        Um forte abraço a toda nação Cruzeirense! #CRUZEIROSEMPRE!!!

    1. É verdade Wanderlei. Isso me faz lembrar da final do mineiro de 2013 contra o Atlético-MG. A torcida apoiou o time mesmo após a fim do jogo. Mesmo perdendo o título, a torcida sabia que aquele time era promissor e merecia aplausos. Torcedor do Cruzeiro sente quando o time vai dar liga ou quando vai nos passar raiva.

  3. Vamos por o preço dos ingressos em 10 ( dez ) reais para DOMINGO no jogo contra a Chapecoense , pois precisamos LOTAR o Mineirão com quase 50 mil torcedores apoiando e perturbando o adversario , porque ganhar os 3 pontos é FUNDAMENTAL …torcida faz a diferença . URGENTE !!!!!!!!

    1. Não dá pra colocar esse preço de 10 reais, sejamos coerentes.
      Acredito que você não seja sócio, então pagar R$ 20,00 num ingresso está de bom tamanho. Se diminuir o preço, um monte de gente cancelará o sócio, pois não valerá mais a pena. Isso é fato.

  4. Sobre o time: a entrada do Rafinha na esquerda melhorou muito a marcação do time, já que ele volta mais, compete mais que o Arrascaeta. O uruguaio tem mais talento? Sim, mas é pouco combativo.
    Sobre a diretoria: nada me espanta, vindo de uma diretoria que perdoou Sandro Meira Ricci e Riascos.
    Este foi o pior momento pra tirar benefícios dos sócios. Poderiam fazer isso ano que vem, não agora. Não é hora de pensar no programa de Sócio, a hora é de encher o Mineirão.
    Essa diretoria atual é uma das piores da história do clube. E pensar que ainda tem mais um ano de trapalhadas…

  5. Também gostei da escalação, acho que deve ser mantida apenas com a volta do Manoel à zaga, pois inspira maior confiança. Tenho apoiado o time em todos os jogos e inclusive parei de criticar alguns jogadores que não me agradam. Concordo que as entradas de Ezequiel e Romero deram mais consistência ao meio campo e defesa. Concordo também que a diretoria deve fazer promoções visando lotar o mineirão nos próximos jogos, inclusive o da Copa do Brasil! Quanto a nós torcedores devemos manter o apoio incondicional até nos livrarmos do perigo, após isso, aí sim, vamos cobrar dos dirigentes uma postura mais profissional e mais respeita com a nossa imensa torcida. Faltam 9 pontos ( 3 vitórias, ou 2 vitórias e 3 empates ) creio que conseguiremos até mais que isso. Dá-lhes Zêro !

  6. PH e PC concordo com vocês e desde início de 2015 faço severas críticas ao pseudo presidente, GPT, incompetente, retrógrado e sem visão nenhuma de futebol. Pior, se juntou aos péssimos Vicintin e Scuro, dois amadores e que também não conhecem nada. É inacreditável pensar em sócio do futebol (eu sou sócio desde sempre) nesse momento: temos que lotar o Mineirão e fugirmos definitivamente da degola. PC você se esqueceu do perdão ao também famigerado Benecy… Cadê o dinheiro Gilvan????Cadê o Conselho OMISSO???

  7. Esta diretoria incapaz dá mostras cada vez mais que não esta nem ai para o clube e os torcedores, essa é a hora de trazer todo e qualquer torcedor para o campo, qualquer sócio torcedor que tem o Cruzeiro no coração entenderia se essa diretoria abaixasse o preço nesta reta final, mas não estão deixando o clube a mercê, ainda bem que a torcida nunca abandonará o Clube. Sobre essa diretoria de m……. Vou deixar pra comentar ao termino do campeonato!

  8. A diretoria da um tiro no pé atrás do outro,o resultado ta aí.A torcida realmente tem que ser ativa na colaboração com o time,tem que botar a boca no trombone se tem absurdos acontecendo.Pra min o Bryan não está descartado ainda,quem sabe ele volta a jogar como no América.O Cruzeiro, está em alta e acredito num bom resultado apesar do bom time do Palmeiras.É possivel três pontos,mas o empate com uma vitória domingo vai cair bem.

  9. CONTRA A PONTE VI O JOGO E O CORAÇAO NAO FOI PARA NA BOCA NEM SOFREU PAUPITAÇOES, MAS NAO NOS ENGANEMOS, VAMOS NA HUMILDADE. MANO VOCE PEDE O APOIO DA TORCIDA, MAS VOCE, TAMBEM PRECISA HOUVIR A TORCIDA , NAO SEJA UM PAULO BENTO(EXELENTE TREINADOR, MAS TEIMOSO IGAUAL UMA MULA. POE O DENILSON E PRA MIM TA BOM. QUANTO A CONTAR COM ESSA DIRETORIA, ESQUECE, SO NOS RESTA ACEITAR O ROMBO DE 600 MILHOES, NO FIM DO MANDATO DO VELHO SEM VERGONHA. SE O PEDRINHO DO MERGADO FOR O PROXIMO PRESIDENTE(JA PROOU QUE SABE ADMINISTRAR) ESTAMOS BEM, SENAO SERA O CAOS. NAO PODEMOS APOIAR NINGUEM DA SITUAÇAO, SENAO O FUTURO DO NOSSO CLUBE ESTARA COMPROMETIDO.

  10. Da para entender porque o tal Diretor de Marketing voltou. Com atitudes deste tipo, foi eh corrido do Fluminense. Esta de dificultar a vida do socio, nw situacao que estamos (e passamos todo o ano) eh coisa de estagiario (e dos fracos).

  11. Só gostaria de saber porque o cruzeiro com tanta arrecadação que tem e a dívida só está crescendo? e 90% das contratações são de jogadores medíocres. Eu me lembro muito bem do discurso dos 3 patetas dizendo que não poderia gastar porque tinha o tal do profut, e bla bla bla bla bla, eu só quero 2 coisa no final do ano no cruzeiro que nosso time se livre dessa agonia de zona de rebaixamento e FORA GILVAN E SEUS DOIS IMBECIS QUE FICA DO LADO DELE QUE NÃO SABE DE NAD DE FUTEBOL, administrar um clube da grandeza do cruzeiro não é pra qualquer um não viu seu Gilvan, mais uma vez FORAAAAAAAAAAAAAAA!!!! GILVAN INCOMPETENTE.

  12. Sobre diminuir benefícios de sócio-torcedor é complicado falarmos alguma coisa,o Internacional esta dando gratuidade ao sócio mas ano que vem a conta começa a aparecer e pelo que eu sei entra em vigor a lei que se clube atrasar pagamento,tributos etc… perde pontos e se persistir cai direto para serie B como acontece na Alemanha,infelizmente a atual direção do Cruzeiro endividou demais o clube,para se ter uma ideia nossa dívida voltou ao montante dos anos 80,quase 300 milhões e tem mais um abacaxi para ser descascado,no início do ano vão reapresentar ao clube quase 30 jogadores fora os 33 que temos no plantel,ano que vem vai ainda ser pior,disso não tenho dúvida alguma.

  13. Menos PH! Esses mesmos torcedores q pediram as substituições do Lucas pelo Ezequiel e do Cabral pelo Lucas Romero, q a priori estão dando certo, são os mesmos q pedem o Arrascaeta de volta ao time. Ai é que está o dedo do Mano! Ele trocou um jogador omisso, não participativo nos 90 minutos do jogo, q de vez em quando dá aqueles lampejos e faz um gol ou dá uma assistência; o treinador fez bem em troca-lo pelo Rafinha, um jogador muito mais participativo, que marca, q luta e q cria. Cuidado! torcedor tb conversa e posta muita merda. Deixe o nosso treinador trabalhar!

  14. Tbm acho que o CRUZEIRO deveria fazer promoção de ingresso, mas ouvi um comentario interessante hoje sobre este assunto. O Inter cobra ingresso caro em seus jogos, agora que o time ta caindo pelas tabelas a direção faz uma superpromoção pra chamar o povão pro Estadio dar força, sendo que com o ingresso no preço normal este povão não tem grana pra ir. O horário tbm é outro fator pra afastar torcedor né, 21 hs de sabado é dose, quem faz isso não sabe nem quantos lados tem uma bola.

  15. Concordo em gênero, número e grau, PH. Bela análise.
    Agora, sinceramente, estou achando que o Arrascaeta não faz falta a este time do Cruzeiro…

    Abraços

    1. Faz falta nenhuma. Digo mais: Atrapalha e muito!
      O Arrascaeta é o típico peladeiro. Sem comprometimento tático, sem uma finalização boa, sem um passe/lançamento bom. Não marca ninguém. Sua virtude é o drible, mas quando ele dribla e clareia o lance, quase sempre perde a bola, ou chuta pra fora, ou lança errado.
      Digo mais: A torcida tolera bem o Arrascaeta pq ele fez alguns bons jogos contra o rival:
      Caneta no Josué, e entortada no zagueiro Eduardo.
      A diretoria força ele em campo pelo valor investido, que foi alto ( ê Valdir Barbosa, saudade nenhuma de você ).

      1. Esses caras que metem o pau no Arrascaeta merecem morrer abraçados com o craque Willian.
        Ninguém joga bem todos os jogos, é importante valorizarmos nossos jogadores de qualidade, sem o Arrascaeta este time estaria na zona há muito tempo. Não precisa ser titular absoluto, depende da partida, mas o cara é importante para o time.

        1. Escutava muita gente falar isto do Montillo ( que é muito melhor que o Arrascaeta). Que se o Montillo saísse, já estaríamos com um pé na série B é blá blá blá. O Montillo não jogou o jogo da vida do cruzeiro ( 6×1 ) saiu no fim de 2012 e aí sim… Fomos libertos da dependência dele. O estilo de jogo do clube fluiu, e fomos bi-campeoes brasileiros, claro com vários reforços. Mas tenho uma convicção que não seríamos campeões com ele em campo ( Montillo). O Cruzeiro historicamente é um clube cuja escola de futebol é o toque de bola. Foi campeão sempre com times que tocavam bem a bola e faziam a transição rápida.
          O estilo de jogo do Arrascaeta vai contra a escola cruzeirense.
          Prender a bola é futebol do passado. Futebol é coletivo. A situação mais difícil do adversário marcar é o toque de bola. Ele não é a cara do Cruzeiro. Mas pode até dar certo em outro clube. Aqui não.

  16. a essa diretoria do Cruzeiro só faz lambança, uma atrás da outra, a hora é de trazer o torcedor pra perto do time!
    tudo bem em valorizar o sócio-torcedor!mas se vc tira benefícios do mesmo então vc está desvalorizando!
    a verdade e q GPT é arrogante demais, pensa q não podemos ser atingidos pelo rebaixamento!
    olhem só Inter e Sport dando ingressos de graça, São Paulo colocando ingressos a 10 e 20 reais!
    alguem pode confirmar se esse diretor de marketing é o msm q criou problema com o \Pedrinho dos Supermercados BH????

  17. como dizia aqle treinador q deu a Copa BR as frangas: “jogador é número, atacante é estatística”
    só torcedor apaixonado mesmo ou iludido por pseudos comentaristas pra achar q a saída do Arrascaeta foi boa pro time, o cara é artilheiro da equipe na temporada ao lado do Abila e é líder em assistências do time, só isso!
    o problema é q Mano vinha escalando o uruguaio por dentro, por onde ele rende menos, colocando Robinho aberto na direita e Sobis aberto na esquerda!
    agora ele coloca Robinho centralizado e Sóbis pela direita com Rafinha pela esquerda, então Mano agora é só trocar Rafinha por Arrascaeta que o ataque fica mais forte ainda!

    1. Também tenho essa opinião, falar que o Arrascaeta não da combate é hipocrisia, mesmo sendo um jogador mais ofensivo é um dos jogadores do certame que tem o maior número de roubadas de bola. Tenho essa mesma crença de que se o colocasse pra jogar onde hoje está atuando o Rafinha teríamos um ganho enorme na criação das jogadas e na chegada ao ataque e não perderíamos tanto na marcação como alguns defendem.

  18. PH não deu tempo pra te cornetar no post anterior, pois, vc já postou esse!
    mas pensar q vc sugeriu três volantes com a saída do Robinho, hein???
    Robinho um dos melhores em campo no sábado e com mais um belo gol em chute da entrada da área!
    Robinho no momento é intocável, assim como Rafael passa mais segurança e como Manoel e Arrascaeta devem voltar ao time!

  19. O MM,é um treinador de respeito.A China Azul exigiu sua recontratação e ele não está decepcionando.Ele é unanimidade entre nós e tem carta branca para montar o time, mas ele sabe que insistir com algo que não está funcionando,vai de novo ouvir a ira da torcida, ficar bravo e depois se render.Eu o apoio 100%.Pessoa decente como ele é ,não vai ser pirracento e vai fazer o melhor para tirar o Cruzeiro dessa merda e botar pra f…. ano que vem.

  20. Sinceramente, essa perseguição à diretoria já deu! Não conheço pessoalmente nenhum deles e nem recebobnada pra defendê-Los. Porém, vejo um clube saneado, com salários em dia, com um dos melhores programas de sócio torcedor… No entanto, parece não agradar certo setor da mídia, que sempre está descendo o cacete e deixa claro um apoio ao retorno do senador anão safado! Pois todas as reportagens são feitas em cima de meias verdades! Como sempre acontece no Brasil! Nem com todos os benefícios oferecidos por Inter, São Paulo e Sport passa a ser mais vantajoso para os torcedores deles que para a torcida do Cruzeiro. Basta considerar a média de preço de ingressos para comparar. A verdade é que, como na época das torcidas organizadas, torcedores de má fé estavam usando desses benefícios para ganhar dinheiro em cima do clube e de outros torcedores. Ninguém agora lembra que os valores de sócio foram reduzidos no início do ano. Eu, por exemplo, pago R$ 105 por mês (mas a mensalidade de R$ 95), que dependendo do mês faz o ingresso sair por R$ 21. Sem contar benefícios de descontos em produtos, como bebidas, que por mês giram em torno de R$ 10. Aí pergunto, será que alguém aí sabe quanto as frangas pagam de sócio torcedor? Ah, não querem saber delas? Mas porque então, ficam dizendo que a diretoria de lá tá contratando Deus e o mundo (diga-se de passagem, em vão ) e a diretoria do Cruzeiro não contrata ninguém? Ainda assim estão cheios de dividas que a imprensa famigerada não fala! Mas quando atrasamos duas parcelas do Arrascaeta virou manchete! A diretoria do Cruzeiro cometeu erros sim, é fato! Mas nem sempre por incompetência! O planejamento pra 2016 era manter Mano, mas ele foi embora! A efetivação de Deivid foi um erro, mas se deu pela falta de opções no mercado. Aguirre, Bauza, Muricy e Abel foram procurados, mas já haviam acertado com outro clube ou tinham multa alta a ser paga. E aí, pergunto de novo: quem deles está empregado? Talvez também ficássemos sem Bauza para a seleção! Aí o erro foi não ter trazido o Bento no início do ano, mas pode se explicar pela questão financeira. O dinheiro só entrou depois da janela de janeiro (que aliás é infrutífera, pois os contratos estão em meio de temporada no exterior ). Novo contrato da TV, Caixa e Umbro foram acertados no decorrer do primeiro semestre, com os campeonatos já rolando e a janela fechada. Diretoria mudando os contratos de empréstimo feitos pelo badalado Alexandre Mattos, em que o clube pagava metade dos salários. E, minha gente, futebol não é uma ciência exata! Nosso elenco é sim, para o medíocre futebol brasileiro, um dos melhores. Tanto que fizemos mais pontos contra as badaladas frangas, vencemos o Palmeiras com autoridade, na que foi talvez a melhor partida do ano, e só perdemos pro Flamengo por erros individuais. Quanto a ouvir a torcida, não concordo! Porque em sua maioria ela só repercute o que a Rádio mais pateticana do mundo prega em suas transmissões! As perseguições a Sobis e Edmar, por exemplo, são absurdas! O primeiro se doa ao time sempre, ajudando como um guerreiro incansável na marcação, o que inclusive compromete seu rendimento no ataque. O segundo, não é nenhum craque, mas é um lateral corretíssimo na marcação e bem mediano no apoio. Porém, não há laterais no futebol brasileiro. E essa mesma perseguição foi feita com Fabiano e Fabrício, cuja troca com Palmeiras, FEITA PELA CRITICADA DIRETORIA, foi comemorada pela torcida! Aí, o Mano voltou e pediu pra tentar trazê -los de volta! E tivemos que aturar o Lucas! Também tem o caso do Willians, que grande parte da torcida questionava mas foi peça fundamental da virada do ano passado! E pra fechar essa história de tem que ouvir a torcida, todo mundo dizia que mandar o MO embora era um erro porque não tinha elenco, mas com Mano o mesmo elenco quase foi pra Libertadores depois de amargar Z 4 por BOM tempo! Mesmo com a diminuição dos benefícios, são 110 mil sócios com ingresso garantido ou desconto. O que dá quase 2 Mineiroes lotados! Cadê a torcida? Na verdade é como em 2014, quando após perder pra São Paulo e Frangas seguidamente, não foi no jogo seguinte!

    1. Excelente o seu comentário, amigo! Também sou sócio cativo e não acho justo darem ingressos ou diminuírem ainda mais o preço.
      Criticar é fácil, quero ver é pagar a mensalidade e ir à Toca III incentivar o time a todo momento.

  21. O Cruzeiro sem foi um clube que teve bons dirigentes. Sempre pensando no futuro, um visão a longo prazo etc. O que vejo atualmente é o Gilvan muito ausente, sem dar as caras… Estava assistindo ontem alguns programas esportivos na TV e percebi que Falmengo, Corinthians, São Paulo possuem em sua sala de imprensa (no CT) telas de LED atrás da bancada onde são dadas entrevistas. Nestas telas, ficam expostas as marcas dos patrocinadores dos clubes e com efeitos visuais, faz com que a marca deja vista pelo telespectador. Ou seja, é mais uma maneira de valorizar os patrocinadores e consequentemente, expor positivamente sua marca. E no Cruzeiro? NADA! Ficam aqueles banners ridículos lá… Outra coisa: A Toca 2 está mal cuidada. Sempre aparecem “barrancos” sem gramas nas imagens das TVs…

  22. Essa situação de ingressos é muito complicada, o Cruzeiro têm 8 milhões de torcedores, infelizmente nem todos têm condições financeiras para se tornarem sócio, tão pouco moram em BH para acompanhar o time todos os jogos. A atual diretoria do Cruzeiro é EXTREMAMENTE elitista, quem não se lembra quando a equipe voava em 2013 e 2014, o ticket mais barato era R$60,00, sócio do futebol tinha desconto de 30% e quem tinha direito a meia entrada NUNCA conseguia entradas dessa categoria. Em uma sinuca de bico, vendo que o torcedor poderia ser o grande responsável por tirar o time da situação vexatória que passava no ano passado, resolveram colocar ingressos a R$20,00 e ampliar condições para os sócios, seguido dessa ação, ingressos na bilheteria eram comprados com maior facilidade, e meia entrada se encontrava aos MONTES. Agora mais uma vez a diretoria está mostrando as suas garras, começam a tirar as condições de 4 ingressos, já já irão tirar também o desconto de 50% e voltar como era antes. A ideia de fazer como o inter, SPFC que abaixaram o preço dos ingressos ou até mesmo estão os dando eu concordo sim, mais e depois? Como ficará? Quando o time está na boa, o pobre não pode ir ao estádio, agora quando tá na luta pra não cair é o pobre que não foi nas glórias que deverá empurrar o time pra não cair? Fomentem ideias com a Minas Arena, acredito que têm um DPTO de MKT gigantesco que possa pensar em ações inovadoras, uma categoria cativa mais barata, façam como o Corinthians, Grêmio, arranquem cadeiras e coloquem guarda corpos e façam de lá um setor popular. Preferem 17 mil pagando R$60,00 do que lotação máxima pagando R$20,00. VAMOS PENSAR com a mão na cabeça, não com ela na carteira, não queremos ingressos de graça, queremos acompanhar o Cruzeiro SÓ ISSO!

  23. André Brasil, tiro meu chapéu para tudo que vc escreveu.Para ter minha atenção,basta ser Cruzeirense autêntico como vc.Keep `em comming and let her rip!

  24. Efetivação do Deivid por falta de opções de mercado???

    O Adilson Batista estava livre.

    Perseguição à diretoria ???

    É só olhar os fatos.

    Apesar de o presidente ser um advogado, conseguiu fazer um contrato com a Minas Arena tão ruim que passamos anos com a parte nobre do estádio vazia. Quis fazer um contrato correndo na frente do Atlético, que também fez um contrato correndo no Independência por causa do Cruzeiro. Amadorismo recíproco, mentalidade de gente mesquinha e falta de visão, e isso vem desde quando se decidiu pela reforma do Mineirão, pois ali os dois clubes já deveriam estar de mãos dadas com o governo do estado para fazerem um edital bem feito para o esporte mineiro. Passou muito longe disso.

    Voltando ao nosso presidente advogado, ele conseguiu criar caso com a Minas Arena, parou de pagar e o desentendimento foi parar na Justiça. Pelo que vi, vamos perder essa ação.

    É claro que Gilvan tem os seus méritos: barrou a venda de Montillo e trouxe o Alexandre Mattos, quem montou e administrou o time bi do brasileirão.

    Lembra quando o Alexandre foi mandado embora? O que ganhamos depois disso?

    Lembra que o presidente achou que ele, Valdir Barbosa e Beneci podiam tocar o clube? Onde já se viu uma coisa dessas?

    Olha, vamos cada um ter a sua opinião, mas vamos considerar os fatos.

    Quem quer apenas finanças em dia pare de torcer para um time de futebol e direcione a sua energia para a bolsa de valores. Administrar um clube de futebol da grandeza do Cruzeiro é muito mais do que ser certinho e colocar as finanças em dia.

    1. E aí PH, beleza!
      Sempre passo por aqui para ler teu texto e sentir o clima da galera. Tem maluco, sonhador, apaixonado e outros bixos nestas bandas, mas aí acima eu não poderia deixar passar: ADILSON BATISTA!!! O cara falou ADILSON BATISTA? É isso mesmo? Não aguentei!
      Um abraço!

  25. O Gilvan não é um dos piores presidentes que passaram pelo Cruzeiro. Ele simplesmente é O PIOR. Um cara retrógrado que não sabe administrar, sua gestão é baseada em conceitos ultrapassados da década de 30. Um cara que não é nada visionário. Está mais do que provado que o grande responsável pelas campanhas de 2013/14 foi o Alexandre Mattos que trouxe ao clube um conceito inovador de um jovem gestor. Para se ter uma ideia, entre as inúmeras trapalhadas do nosso “presidente” podemos citar as declarações contradizendo outros dirigentes como foi no caso Riascos, podemos citar ainda a despedida do técnico Marcelo Oliveira em que ninguém da diretoria apareceu ao lado dele na coletiva, mesmo ele tendo sido bi campeão brasileiro!!
    Foram muitas trapalhadas, mas essa de piorar a situação do sócio na aquisição de um ingresso com o time passando a dificuldade que está passando nesse brasileiro, foi demais. Outra trapalhada foi não tentar o efeito suspensivo em favor do Manoel. Ora, todos os jogos são decisivos e precisamos contar com todos os jogadores que pudermos, mas parece que essa diretoria, composta pelos 3 patetas, nada fazem. Continuam inertes achando que está tudo sob controle. 2 anos consecutivos não conseguindo chegar nem na final do Mineiro e lutando para não cair no brasileiro…. Simplesmente ridículo!!
    Pelo amor de Deus, que volte para a diretoria o Perrela, ou que entre João das couves, Zeca do boteco, César Masci, Faustão, Aécio neves, Silvio Santos, mas tirem essa anta da presidência o mais rápido possível, pq 2017 não deve ser diferente dos anos anteriores, já que ele não se tornará competente e muito menos se modernizará.

  26. Ótimo texto PH! Perfeitas explanações! A torcida entende muito de futebol e não aguenta mais ser desprezada por essa corja que manda no Cruzeiro!

  27. Marcelo Viana, respeito seu ponto de vista. Entretanto, discordo. Gerir um clube de futebol fora do eixo do mal, digo RJ-SP é muito complicado. Assim, questões de saúde financeira dos clubes fora do eixo é muito importante. Temos que fazer uma limonada sempre, com os limões que recebemos e o Gilvan fez certo. O problema é que em outras questões ele se mostra muito cabeça dura, infelizmente. É uma pessoa excelente, muito bem intencionada e que não “leva” nada do clube. O que me incomoda é que paramos no tempo. O Cruzeiro era um clube inovador e hoje não é mais. Sei que o ZZP é político e todo político é &¨%#¨*. Só que ele fez a nova sede do clube, comprou um bom terreno e fez a Toca da Raposa 2 e o centro de tratamento avançado para os jogadores, que até então é referência no Brasil. Depois outros clubes copiaram tudo, ou seja: investiram em CT’s, em sedes administrativas, etc. Atrativos para trazer bons jogadores e competir com os times do RJ-SP. Gilvan e ZZP têm seus méritos mas também tem seus erros. Hoje, deixamos a aquela rádio, gerida por atleticano assumido, falar o que quer e não fazemos nada. Somos banalizados pela FMP! Deixamos a globominas fazer o que quer também… Lembro do programa Esporte Espetacular fazer uma matéria sobre Cruzeiro e atlético e no fim da matéria, colocarem a música “Maria” do Milton Nascimento. Ficou por isso mesmo… Bom, acho que esse papo é legal. Espero que o Cruzeiro continue com a saúde financeira boa pois é um atrativo para a contratação de jogadores, que sabem que receberão em dia se jogarem aqui. Se bem que outros clubes como Flamengo já perceberam isso também é já estão em processo de saneamento financeiro. Vai ficar difícil contratar bons jogadores e trazer pra Minas…

    Também gosto do Adilson Batista e concordo que foi um erro não ter trazido ele.

  28. A diretoria já fez coisas acertadas, mas fez muito mais merda, se pensarmos no torcedor e na montagem dos times pós desmanche. Alexandre Mattos gastou demais, mas sabia administrar um time, vejam que ele vai pelo mesmo caminho vencedor no Palmeiras, com um time bem pior, mas com mais grana, diga-se de passagem.

    Marketing, patrocínios etc, são importantes mas não podem visar apenas o lucro e não pensar nos benefícios à torcida e à imagem do clube. A torcida tem que estar acima de tudo. E mesmo brigando lá embaixo (12ª posição é nossa melhor colocação no campeonato) somos a 3ª melhor média de público, perdendo apenas para times de SP, um é líder, com torcidas maiores, com poder aquisitivo maior e com estádio próprio.

    Saímos do BMG porque a torcida quis, fechamos com a Umbro porque a torcida pediu. Trouxeram o Mano de volta e vamos escalando o time aos poucos, ele sabe que somos os torcedores que mais conhecem de futebol bem jogado (basta listar nossos tantos camisas 10 da história).

    Nosso programa de sócio é bom, visto que temos categorias que pagam 95, 105 e têm direito a ir a todos os jogos, e com promoções ainda podem levar alguém, nenhum outro clube dá esses benefícios por esse preço, pois os sócios deles têm que pagar o ingresso para cada jogo. Ainda tem a medida que facilita a entrada gratuita de crianças menores de 12 anos. Penso que para o clube fechar 100% com a torcida era preciso extirpar essa Minas Arena do Mineirão, não trouxe benefício algum para o CEC nem mesmo para o Estado.

    Mas nessa hora de desespero era preciso chamar o torcedor antigo, como fez o Inter, aquele sócio que está lá desde os primórdios do programa só para ajudar o time e aquele torcedor que ia no Mineirão de geral, arquibancada, com trocado para o tropeiro, a cerveja e o ônibus. Essa categoria hoje pode ser chamada de ex-torcedor de campo, visto que ele não tem condições para acompanhar o time no estádio e nem mesmo levar o filho junto, vai pro buteco assistir ao jogo e beber com os amigos, ouvindo narradores e comentaristas ridículos e ainda por cima frangas da Globo.
    O povo do time tem que estar no campo e não só nas faixas.

    1. Boa, Wendell!
      Criticar é fácil, difícil é pagar a mensalidade do sócio e ir à Toca III apoiar o time.
      Ainda querem que o ingresso saia de graça ou a R$ 10,00…francamente.

  29. Marcelo Viana, concordo com tudo que você disse, eu já pensei até em parar de ver/ler e participar deste Blog e (sê) voltar só quando o time estivesse mostrando um futebol no mínimo decente e compatível a grandeza deste clube, porque a dois anos estamos nesta gangorra sai/volta para o Z4 e se a gente dá uma opinião demonstrando insatisfação a gente é tratado como se a gente não fosse torcedor e tivesse mais de 60 anos de amor pelo clube e ter que aceitar uma gestão OMISSA e sem dar mínima importância para o torcedor como se a torcida não EXISTISSE. Pra mim como torcedor o que interessa é ter um time decente para não ser coadjuvante nos campeonatos que disputa e essa istória de saneamento das finanças, tem que ficar com o setor FINANCEIRO que deve GANHAR DO CLUBE e BEM para trabalhar direito e ter competência para administrar e creio que é para isso que são pagos, eu sou torcedor e gasto com produtos OFICIAIS do clube, ajudo o clube pagando o Premiere ( não estou aqui me gabando por isso ) , moro a quase 500 KM de BH e não posso ir sempre ao Mineirão, fato que fiz conforme já disse aqui que depois que mudei aqui para o interior ainda fui em mais de 300 jogos no Mineirão sendo os dois últimos a dobradinha Botafogo/Furação em 2013, não me sinto nem um pouco nem menos e nem mais do que ninguém, e aqui estão tendo esta mania de se acharem mais que os outros só porque vão ao Mineirão, são sócios e etc…, Todos os times campeões sem exceções tem os seus gastos a mais, cabe aos administradores e o setor financeiro terem competência para equilibrar as finanças e não ficarem dando justificativas para tapar o sol com uma peneira. Contratar jogadores MEDÍOCRES não é questão financeira é INCOMPETÊNCIA mesmo.

  30. Excelente o seu texto, PH!
    Concordo com tudo e também com relação à não disponibilidade de 4 ingressos com desconto. Achei um retrocesso estranho até, mas por um lado entendo que, mesmo com essa promoção, a torcida não estava enchendo a Toca III nos últimos jogos.
    Sou sócio cativo e acho que essa promoção deveria permanecer, porém sou RADICALMENTE CONTRA a redução do preço dos ingressos. Vamos ser justos, R$ 20,00 ou R$ 40,00 pra ir a um jogo num estádio de Copa do Mundo (embora o time não esteja convencendo no ano todo) está de ótimo tamanho, não é mesmo?
    Se abaixar mais, sinceramente não renovarei o meu sócio, pois acho um absurdo a diretoria privilegiar o torcedor comum em detrimento ao sócio. O Cruzeiro geralmente joga 4 jogos em casa por mÊs, o que dá um total de R$ 80,00 se eu for comprar o ingresso com desconto para o meu setor. Sabe quanto eu pago por mês? R$ 95,00. Estou, teoricamente, perdendo R$ 15,00 e ainda tem torcedor reclamando de preço de ingresso…francamente.

  31. Brother você é doido? Lucas Romero jogou um câncer no primeiro tempo, que me lembrava rudnei e bruno Ramires nas suas piores fases. Ele não conseguiu passar UMA BOLA DO MEIO CAMPO, NEM UMA!!! Ele não tem a habilidade de saída de bola que o Cabral tem, faz falta pra caramba, erra passe pra caramba… realmente a marcação do romero é mais acentuada, mas isso não é nada que o Henrique não possa fazer (que aliás, jogou muita bola). O romero sobrevive somente de passa pra trás, eu contei 15 só no primeiro tempo e NENHUM (certo) PRA FRENTE!!! Cabral >>>>>>> Romero. Romero precisa aprender muito ainda pra jogar igual o Cabral. Para de ser paga pau de jogador medíocre. A única coisa que o cara fez foi roubar a bola que deu início ao outro gol e errar mil finalizações.

  32. Motivo das frangas(com cicatriz de 6a1 no lombo),que sempre tem o sonho de ver o Gigante cair se transformar em pesadelo, desaparecerem do blog:Cruzeiro pra cima,17 pts nos ultimos dez jogos.

  33. Valeu, Antônio. A sua última frase diz tudo: “Contratar jogadores MEDÍOCRES não é questão financeira é INCOMPETÊNCIA mesmo”.

    Leonardo, acho que concordamos 100% em tudo. Veja bem a minha última frase, no sentido de que gerir um clube de futebol como o Cruzeiro não é APENAS cuidar da parte financeira.

    Futebol é troféu na prateleira.

    Na era Perrela era um por ano, no mínimo. A torcida cresceu demais. Os atleticanos tinham vergonha do seu time e inveja ao máximo do nosso. É só ver as declarações e atitudes do Kalil na época.

    Antes, até meados dos anos 60, o clássico das multidões em Minas Gerais era América x Atlético. A nossa torcida era pequena e só cresceu por causa do primeiro título nacional conquistado por um clube mineiro, a Taça Brasil de 1966. O mérito administrativo vai para a dupla Felício Brandi e Cármine Furletti.

    O que eu penso é que um clube de futebol saneado financeiramente, sem títulos, não vale nada. É como você ter um milhão de dólares no meio do deserto, onde o maior tesouro é a água: vai morrer de sede abraçado com o dinheiro.

    E Gilvan já mostrou que não sabe administrar. Teve, sim, alguns méritos e o maior deles, em termos de contratação, atende pelo nome de Alexandre Mattos. Mas depois desfez o que fez de bom achando que podia tocar o clube sem o Alexandre e sem um bom diretor de futebol. Foram meses de completo desastre, até mesmo jogador sem condições de jogo viajou com a delegação.

    A teimosia foi vencida ao longo dos meses pelos fatos, enquanto o Cruzeiro despencava em termos de títulos, nome no mercado, importância. Deixamos de ser temidos. Viramos motivo de chacota. Fomos humilhados em várias oportunidades, de várias formas diferentes.

    Aí o Gilvan viu que não tinha jeito e trouxe aquele carioca ridículo, que nem lembro o nome, e depois esse Scuro que, ao contrário de Alexandre Mattos, não teve a capacidade de perceber que passou de um clube de segunda divisão para o maior de Minas. O cara é fraco mesmo. E a marca Cruzeiro continuou caindo. Olha, penso que não vamos cair para a 2ª divisão porque conseguiram fazer alguma coisa boa em termos de contratação, também pudera. E o maior mérito foi trazer de volta o Mano Menezes, não tenho dúvida de que é ele quem organizou a bagunça administrativa da parte do futebol e está tentando acabar com o amadorismo, com a incompetência, com a falta de visão e com o pensamento pequeno que tomou conta do nosso Cruzeiro nos últimos anos.

    1. Obrigado Simca, e concordo com tudo que você disse, a diretoria do Flamengo saneou parte da sua dívida e montou um time competitivo (não é nenhuma Brastemp ) mas está disputando o título e nossa diretoria esta pelo segundo ano seguido brigando contra a ZONA DE REBAIXAMENTO, e ainda tem torcedor batendo palmas para eles e desfazendo de outros colegas só porque não concorda com esta administração e time pífio que dependendo desta rodada já volta o pesadelo de novo, não vamos cair ,mas já era para este time ter dado uma melhor resposta para esta imensa torcida que não merece passar por esta situação.

  34. Ouvir a torcida? piada! não sabem de nada! se fosse ouvir corneta o marcelo Oliveira não teria vindo pro cruzeiro, o Marciel seria nosso titular no lugar do Henrique, o Alex nunca teria vindo pro cruzeiro, o sorin teria sido reserva do alonso, o Bryan seria um craque, o marquinhos Paraná seria um lixo, o Joãozinho filho teria sido titular com o adilson Batista, o Gabriel xavier seria craque entre INÚMEROS outros exemplos. Quem é mais velho sabe que torcida corneta só atrapalha. quanto aos preços dos ingressos já existe uma promoção. Os 4 ingressos eram promoção. Os dois de agora continuam sendo. gratuidade pra crianças. ingresso a preço mais acessível do que ano passado. vcs só estão reclamando porque inventaram essa de 4 ingressos na promoção. agora pra voltar ao normal todo mundo reclama. Se abaixar mais depois pra consertar lá vai choradeira de novo. torcedor de verdade não precisa de promoção pra ir em estádio. Temos que valorizar sim o sócio torcedor. Quanto ao gilvan, ele é só bicampeão brasileiro, contra tudo e contra todos. conta nos dedos da mão os presidentes que conseguiram isso. torcida ingrata e modinha. Bando de cornetas que não servem pra nada. Inclusive o blogueiro, muito novo e já passou da hora de ajudar e não atrapalhar e estudar sobre a história do time antes de falar bobagem. torcida não sabe de nada, bando de cornetas que só torcem na boa. FORA CORNETAS

  35. comédia também todos elogiando o mano e criticando o gilvan, sendo que só tivemos esse ano complicado justamente porque o MESMO mano nos deixou na mão no fim do ano passado, com contrato em vigor e sem nenhum técnico no mercado.

  36. E outra. Quem vai ser então nosso presidente? porque vcs reclamam desse jeito de um cara que em 5 anos ganhou dois brasileiros. perrela tb não serve. vcs reclamam de todos. Quem? desse jeito não vai ter ninguém querendo. pra que? pra ficar ouvindo essa torcida chata e ingrata que só reclama e qye tem que ganhar tudo todo ano senão tá tudo ruim? quero ver então. vai lá um de vcs! e quanto ao Alexandre matos tão endeusado por alguns aqui. ele QUEBROU o cruzeiro. e não era um nada até ser contratado pelo mesmo gilvan, com a torcida toda desconfiada. HIPÓCRITAS. Fora Cornetas! !!

  37. Vamos , analisar a gestão do GILVAN a partir de JANEIRO de 2015, quando ele disse que com a sua experiência e junto com o Benecy e Valdir Barbosa não precisava de um Diretor CAPACITADO e hoje estamos vendo o que a sua experiência nos trouxe e estamos colhendo os frutos ” luta a cada rodada para sair do Z4″

    1. Por causa de que vamos analisar a gestão dele a partir de 2015 se ela começou em 2012? E isso que você citou foi sim um dos erros da gestão dele, que já foi consertado. E daí? Todo mundo erra. A gestão dele teve muitos mais acertos do que erros. E ele foi BI CAMPEÃO BRASILEIRO há apenas dois anos atrás. É incrível e estúpido como que os erros podem ser tão mais destacados do que esses tão sonhados títulos em sequência que pouquíssimos conseguiram na história do futebol brasileiro. Óbvio que estamos passando por uma reestruturação depois dos títulos, assim como TODOS os times do mundo. E ela teria sido bem mais breve se o Mano não tivesse nos deixado na mão ano passado. E que Z4? Ano passado ficamos em oitavo e esse ano não vamos ficar nem perto de cair, isso não existe aqui, ainda mais com as excelentes contratações feitas no meio do ano. E se o Mano ficar (como deveria ter sido ano passado) voltaremos aos trilhos ano que vem. Torcida ingrata, sem memória, burra e interesseira. FORA CORNETAS

  38. E como você me explica o balanço financeiro do ano passado onde o Cruzeiro foi o time que mais arrecadou , não montou um time no mínimo decente e ainda conseguiu aumentar a dívida, eu torço é para o time de FUTEBOL do CRUZEIRO, se interessasse por time que tem interesse só em ser um clube com dinheiro eu iria torcer para o Juventos de São Paulo, lá sim eles se interessa em dar conforto para seus associados, e também não estou interessado em torcer por gestão de nenhum PRESIDENTE DE CLUBE, EU QUERO É TORCER, APLAUDIR O TIME E CRITICAR quando merecerem e não defender, e só para lembrar o Mano ao receber a proposta para sair o Gilvan foi o primeiro a saber e como ele é um amador dormiu de touca e como ele vive no mundo da fantasia quis fazer graça efetivando o Deivid, e citei o ano de 2015 porque foi onde ele com suas idéias brilhantes disse que era experiente e não precisaria de um diretor de futebol qualificado e o fruto disso é que até agora em 6 campeonatos disputados incluindo 2 mineiros ficamos pelo caminho em todos, FORA PUXA SACO DE DIRETORIA OMISSA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.