Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Por que alguns jogadores não estão rendendo o que se espera deles?

Queda de rendimento de alguns jogadores preocupa o torcedor do Cruzeiro. Qual será o motivo? (Foto: Gazeta Press)
Queda de rendimento de alguns jogadores preocupa o torcedor do Cruzeiro. Qual será o motivo? (Foto: Gazeta Press)

Muito se fala sobre a queda de rendimento de alguns jogadores do Cruzeiro durante o Campeonato Brasileiro. O zagueiro Bruno Rodrigo, o volante Ariel Cabral, o meia Arrascaeta e os atacantes Rafael Sobis e Willian são exemplos de atletas que estão sendo questionados pelo torcedor cruzeirense devido às suas recentes exibições. Até mesmo o recém-chegado centroavante Ramón Ábila tem sido alvo da torcida e da imprensa.

Dito isso, levantaremos algumas hipóteses que poderiam explicar o que se passa com esses jogadores, com o objetivo de abrir a discussão para que os leitores deste blog também possam opinar a respeito e explorar o debate. Analisemos, então, caso a caso:

BRUNO RODRIGO – jogador experiente e bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013/2014, o zagueiro tem cometido muitos erros individuais e não tem mais passado confiança para a zaga celeste. Quando o time era treinado por Paulo Bento, o defensor atuou ao lado do jovem Bruno Viana e a falta de um zagueiro experiente ao seu lado poderia explicar a queda de rendimento de Bruno Rodrigo. Mas após o retorno de Manoel à zaga, Bruno ainda continua pecando em virtude de sua lentidão e até desatenção em alguns momentos do jogo. A idade, a fragilidade das laterais e um desgaste natural após 4 anos no clube podem explicar o momento do jogador.

ARIEL CABRAL – destacou-se em 2015 quando Deivid montou a equipe do Cruzeiro com três volantes. Com a chegada de Mano Menezes, o argentino foi mantido no time titular e seu futebol cresceu. Com atuações equilibradas e com seus lançamentos diferenciados, Cabral ganhou a confiança e a graça do torcedor. Nesta temporada, as exibições não mantiveram o mesmo nível do ano anterior. A alteração do esquema tático pode explicar a baixa produtividade do volante celeste. Agora segundo volante e com menos liberdade ofensiva, devido ao atual esquema e à fragilidade das alas, Ariel tem a missão marcar, ajudar o Edimar e tentar fazer os lançamentos.

ARRASCAETA – vinha numa crescente muito boa sob as ordens do técnico português Paulo Bento, que costumava escalar o uruguaio como meia-atacante pela direita. A produtividade do meia foi tão grande que ele se tornou o artilheiro e um dos líderes em assistência do Cruzeiro nesta temporada. Entretanto, com a chegada de Mano Menezes, Arrascaeta tem sido escalado como meia central, com a função de armar as jogadas e cobrar faltas, como um camisa dez tradicional. A queda de rendimento fez com que o treinador deixasse o jogador no banco de reservas na última partida da Raposa no Campeonato Brasileiro. Assim, a alteração de posicionamento de Arrascaeta pode ser um dos fatores que explicam suas exibições não tão boas nas últimas partidas. Aliado a isso, pode-se considerar a oscilação que esse jogador tem tido desde que chegou ao Cruzeiro, em razão da sua adaptação ao futebol brasileiro e sua inexperiência. Mesmo assim, o uruguaio tem sido convocado com frequência para a seleção de seu país.

RAFAEL SOBIS – bastante questionado pelo torcedor, o experiente atacante não tem sido o finalizador e um dos responsáveis pelos gols do Cruzeiro. Escalado como meia-atacante pela esquerda, que não é a posição natural do jogador, como ele mesmo já disse em entrevista, Sobis tem ajudado muito mais o time na parte defensiva do que na ofensiva. Responsável por fazer a marcação na lateral-esquerda (o que não tem sido cumprido por Edimar) e pelas investidas da equipe pelo setor esquerdo, o atacante cruzeirense ainda não rendeu o que a torcida espera dele. Mais uma vez, a alteração no posicionamento do jogador é a razão que explica sua pouca produtividade em termos ofensivos. Como segundo atacante, Rafael Sobis já mostrou sua capacidade finalizadora nos outros clubes por onde passou.

WILLIAN – de importante elemento no time bicampeão brasileiro e homem-gol de Mano Menezes em 2015 a jogador execrado pela torcida, o atacante “do bigode” faz uma temporada horrível neste ano. Dessa vez, mesmo sob o comando de Mano, Willian ainda não convenceu e ainda causa uma antipatia terrível no torcedor. Teria ele chegado ao seu limite? Será que Willian não tem mais nada a acrescentar no Cruzeiro? Afinal, ele é centroavante ou ponta? Mesmo com a mudança no posicionamento em campo, por que ele não tem conseguido sequer acertar passes curtos e finalizações fáceis? Essa baixa de produtividade de Willian nem eu sei explicar. Que as hipóteses sejam lançadas por vocês.

E O ÁBILA? Chegou fazendo um monte de gols, empolgou o torcedor, começou a chamar a atenção dos brasileiros e agora tá errando gol de tudo quanto é jeito. Mesmo com uma média muito boa, num momento em que o futebol brasileiro carece de bons centroavantes, Ábila tem perdido gols importantíssimos para o Cruzeiro. Alguns dizem que ele quer enfeitar demais, outros apontam que a bola não tem chegado “redonda” para ele. E ainda tem o fator confiança que tá ruim pra todo mundo no time. Tem crédito pelos gols feitos desde que chegou, mas suas recentes exibições têm preocupado o torcedor. Mesmo assim, é um jogador diferenciado e, no momento, é o preferido para atuar na posição.

Está aberta a discussão sobre a queda de rendimento de alguns jogadores do Cruzeiro. Qual é a sua hipótese? O que tem sido mais determinante: o momento do time? as escolhas do treinador? o esquema tático? Como resolver esse problema? Vai que é sua, torcedor!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

57 thoughts to “Por que alguns jogadores não estão rendendo o que se espera deles?”

  1. PH, muito interessante sua análise !! Mas, porque não comentar o porque de tantos erros diz Mano?
    Desde a saída do Marcelo Oliceira, injusta ao meu ver, não tivemos uma pessoa que se identificasse com a equipe na direção a beira do campo. Você até pode falar do Mano no ano passado, mas foi mais empolgação do que futebol mesmo!!
    Willian só joga realmente quando não está na reserva!! Limitado e sem comprometimento!! E pensar que em 2013 jogou muito só para ser contratado.
    Arriscares foi a maior mentira que já vi em minha vida. Achar que é um craque porque foi convocado para a seleção uruguaia é demais. Se fosse tudo isso estaria na Europa e não no Cruzeiro.
    Abila é isso mesmo e não vai sair disso. Nunca fui a favor de sua contratação. Pergunte aos jornalistas argentinos o que acham dele, é bem melhor!!!
    Você se esqueceu do Lucas-péssimo!! Edimar – quem? Este mesmo!! Seu currículo já mostra o que realmente joga.
    Achar que Elber e Allison são a salvação e pensar que o sargento Garcia vai pegar o Zorro!!!
    Sejamos realistas, nestes dois últimos anos fomos mal treinados e mal dirigidos. Contratações sem lógica de jogadores no máximo medianos. Chegou a hora de repensar na equipe como um todo!! 2 brasileiros fizeram muito mal só clube!!! Ou seja, a Psiquiatria explica muito bem tudo isso: Síndrome do Pequeno Poder.
    E pensar que perdemos o Alexandre Mattos!! Vai ser campeão de novo!!!
    Giovanni, Scuro e Vicintin vocês podem entrar para a história do clube como ninguem antes: Série B!!!
    Que fase!!!!

    1. Giovanni????quem é Giovanni???
      o William só jogou em 2013? 2014 não? e ano passado com o Mano tbém não?
      hum, sei
      tem certeza que vc é cruzeirense???

      1. BOA TARDE!!MEU CELULAR REALIZOU A AUTOCORREÇÃO. NÃO É GIOVANNI E SIM GILVAN. O TAL PRESIDENTE!! SOU CRUZEIRENSE DESDE 1984 E PAGO PAY-PER-VIEW E SEMPRE QUE POSSO VOU A BH ASSISTIR AOS JOGOS. QUANTO AO WILLIAN, ELE É MOTIVO DE CHACOTA!! DEVEMOS DEIXAR DE SER VIÚVOS DO PASSADO E ENCARAR A REALIDADE. HÁ 2 ANOS ESTE TIME NÃO É NEM SOMBRA DE 2013/2014. NO ANO PASSADO. 2015, O TIME FOI MAIS PELA EMPOLGAÇÃO. AGORA, VAMOS ACHAR QUE ESTÁ TUDO BEM SEMPRE E DISPUTAR TODOS OS ANOS PARA NÃO CAIR? O CRUZEIRO É MOTIVO DE GOZAÇÃO AQUI EM SP. PENA NÃO ESTAREM AQUI PARA VER!!!

    2. Concordo com você Paulo sobre o Alexandre. Acho que todos concordamos. A petulância e arrogância do Gilvan foi responsável pelo que vivemos hoje. 2015 e 2016 são provas da soberba e redondo engano do Gilvan em achar que ele era o responsável pelas campanhas vitoriosas de 2013 e 2014. E onde está este senhor? Nunca vi um dirigente que tem se comportado com tanta covardia se escondendo como ele, fugindo de sua responsabilidade.

  2. O time tà mal escalado. O Arrascaeta marcou gol no América jogando pela direita. Atacante para marcar tà por fora. Melhor colocar quatro volantes, tirar os laterais e deixar os atancantes soltos na frente do que mandar um cara do porte do Sobis ou do Arrascaeta para marcar.

  3. PH, pra mim as justificativas são:
    Bruno Rodrigo – Dede era demais e encobria a fraqueza do companheiro
    Ariel – 2015 foi um momento iluminado… ele parece que faz força para chutar uma bola, não é natural, é um atleta formada e não nato;
    Arascaeta – ele é muito irregular… como o Cruzeiro mandou um tanto de estrangeiro embora ele ficou meio assustado, mas vai nos dar alegria ainda…
    Sobis – problemas emocionais, mas ele é muito bom, orienta os mais jovens… ainda vai nos dar alegria…
    Willian – tbm não sei explicar
    Abila – pressão… da imprensa galinacea, da torcida… mas ele vai dar certo… e ainda digo: SORTE NOSSA! Que aí em 2017 poderemos contar com ele….

  4. Muito boa a discussão PH, vejo que no geral se deve a escalação e formação tática do MANO. Laterais fracos, principalmente na marcação, sobrecarregando os volantes (que deveriam ser 3), os atacantes tem que vir ajudar a defesa, e a defesa, que além de marcar os adversários, tem que marcar o Lucas também… BR, como dito, tem que marcar os atacantes e o Lucas,; Ariel, não é marcador, precisa de um esquema com 3 volantes ou jogar mais avançado,; Arrascaeta e Sóbis estão em posicionamento inverso (acredito que seja pelo fato do Sobis ajudar mais na marcação), Abila e William pela falta de confiança…. Eu resumiria tudo isto ao esquema que estamos…. 1º jogaria com 3 volantes, Denilson, Romero e Henrique, já iria melhorar o rendimento da zaga e deixar os atacantes com a missão de ATACAR e não defender tanto.. 2º Inverteria o posicionamento do Sobis com Arrascaeta, pois o Sobis no Tigres jogava centralizado e o melhor momento do Arrascaeta foi jogando aberto…. Com 3 volantes, nosso time não sofreria tanto na zaga e dava mais liberdade para os atacantes. Meio campo mordedor e com qualidade na saída de bola

  5. Entendo que o Cruzeiro precisa fazer uma grande reestruturação para 2017. Na minha opinião, os únicos que ficariam do atual time titular são: Rafael (mas precisa melhorar) Manoel, Romero, Robinho, Abila, – mais o Alisom e Elber para entrar no 2 tempo. E só.

  6. Bruno Rodrigo – está perto do fim de carreira, vem mal desde 2015 e necessita de um Dedé ou Manoel (quando não erram) a seu lado para ser mais seguro, Leo é parecido, Fabrício pouco jogou;

    Ariel – jogador regular, mas está mal escalado e tem reservas melhores para a função que tenta cumprir;

    Arrascaeta – muito técnico, porém muito tímido, é o melhor que temos desde 2015, são injustas algumas cobranças sobre ele, não é craque, por isso tem que ter alguém ao menos parecido para jogar a seu lado, mal escalado novamente;

    Sóbis – experiente e bom de bola, mal escalado e mal condicionado fisicamente, emendou duas temporadas em dois campeonatos distintos, anos que vem seu futebol reaparecerá;

    Willian – já deu o que tinha que dar, que tal uma negociação em troca de outro? Se empolgou nessa de xodó da imprensa e da torcida, mal escalado também, não é centroavante e nunca foi.

    Ábila – estávamos muito carentes de gols, ele chegou e mostrou que sabe fazê-los, mas também perdê-los. Bom centroavante, poucos jogam como ele e além disso é raçudo e honra o manto. Joga isolado em muitos jogos. Também mal condicionado, não teve férias, emendando duas temporadas em dois campeonatos distintos. Saiu de um time pequeno para encontrar pressão na campanha do Gilvan.

    Mano – esperávamos mais dele?

  7. Na verdade, desde o desmanche de 2015, o Cruzeiro ainda não formou um time a altura de suas tradições. Clube mal dirigido tanto na área administrativa quanto técnica, isto é fato. Não fosse a torcida, que pra mim é uma das melhores deste país, as coisas estariam bem piores e já poderíamos inclusive estar vivendo dias piores. Acho que temos que continuar a apoiar incondicionalmente o time, nos safarmos desse pesadelo de série B e para 2017, renovação geral. Negociar 80% de jogadores que não dão nenhum retorno, os chinelinhos, que jogam uma partida e ficam 20 no DM e que o idiota do Gilvan em seu último ano de presidente, faça alguma coisa em prol desse clube, pois até o momento o cidadão só fez merda.

  8. A análise e os comentários feitos já dizem tudo. O time VAI DE MAL A PIOR! Não há torcedor que aguente todo esse desempenho oscilante. Não há constância e nem o Mano consegue corrigir. Concordo com o comentarista acima. O erro foi lá atrás, na demissão injusta do Marcelo. Desmontaram o time e queriam que o técnico colocasse um time retalhado voando em 30 dias! Perdemos o Alexandre Mattos também. O problema é interno. O sintoma da crise veio com a declaração infeliz de um diretor sobre a história de uma mala nos anos 70. A coisa vem degringolando desde o ano passado e o rumo é cada vez pior. Torcedor tem que cobrar também, mas para isso tem de fazer a autocrítica e reclamar, apontar os erros e demonstrar a insatisfação. Não é com elogios que um time de mal desempenho vai dar um salto para o G4 (nem G6). Espero que surjam novos nomes para a próxima gestão. Algo novo. Estamos cheios de Perrelas e cia também.

  9. PH, como sempre gostei de sua análise. Na minha opinião, fora o Sobis e o Abila que acabaram de chegar e ainda podem mostrar algo, os outros são jogadores medianos. Em um time com bons jogadores e devidamente acertado, eles não comprometeriam, mas quando têm que fazer a diferença, não existe capacidade técnica para isso.

    1. BOA TARDE!! NA VERDADE NÃO SOU AZEDO!! E ME RELACIONO MUITO BEM COM AS PESSOAS. AGORA NÃO POSSO ME ACOSTUMAR COM MEDIOCRIDADE!! QUE É O QUE VEMOS NA EQUIPE!! TRABALHO A MAIS DE 20 ANOS EM MINHA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ME ATUALIZO SEMESTRALMENTE!! CASO CONTRÁRIO, NÃO PERMANEÇO NO MERCADO!! AGORA ACHAR QUE OS JOGADORES ESTÃO BEM? É OUTRA COISA!! E PIOR HÁ 2 ANOS ESTAMOS NESTA SITUAÇÃO!! SE VOCÊ ACHAR QUE DISPUTAR PARA NÃO SER REBAIXADO É SEMPRE NORMAL, ENTÃO NÃO HÁ MOTIVO PARA FICAR “AZEDO”. SOU CRUZEIRENSE DESDE 1984 E NUNCA VI UMA FASE TÃO DESASTROSA COMO ESSA. NÃO É POR MENOS QUE AQUI EM SP SOMOS MOTIVOS DE GOZAÇÕES!! ESQUECI, O PALMEIRAS ATÉ AGORA AGRADECE A “EXCELENTE” TROCA QUE FIZEMOS!!

  10. PH, infelizmente quero discordar de vc.
    Não sobre o assunto.
    Muito menos sobre o seu texto que é muito coerente.
    Eu acho que não éo momento.
    Não é hora de tirar o foco no jogo da ponte.
    Temos que ficar somente na próxima vitória.
    Este assunto deve voltar a pauta após nossa saída da zona de rebaixamento.

  11. PH. Parabéns pelos comentários! Agora, a má fase dos atletas passa por uma grande “má fase” da Diretoria, Departamento Médico, Jurídico e do nosso Cruzeiro como um todo. O Mano está perdido e influenciando no mal rendimento de alguns jogadores escalando-os em posições que não rendem bem. Ele anula o Sóbis, o Arrascaeta e até o fraquinho Rafinha com suas “funções táticas”, sem falar do Ábila que fica brigando sozinho pelas bolas altas. Estamos em nossa pior fase onde nada funciona no Cruzeiro.

    1. CONCORDO COM VOCÊ ANTONIO AUGUSTO, QUE A MAIOR CULPA E DO TÉCNICO, QUE TRABALHOU NO ANO PASSADO NO CLUBE E PARECE QUE NÃO CONHECE SEUS JOGADORES! WILLIAN PODE MUITO BEM JOGAR COM ÁBILA COMO ATACANTE NO LUGAR DE RAFINHA. TIME FICA LIMITADO NA ARMAÇÃO COM ARIEL E HENRRIQUE, ROMERO NÃO DEVIA ESTAR NO BANCO. PRA VER O LUCAS JOGAR NA LATERAL DIREITA SÓ COM MARCA PASSO, POIS TODA VEZ QUE PARTICIPA DE JOGADA, QUASE MORREMOS DO CORAÇÃO, ISSO QUANDO NÃO É EXPULSO! O TÉCNICO TEM QUE VER ESTAS SITUAÇÕES, SE NÃO VAI FAZER IGUAL O PORTUGUES PAULO BENTO, SEMPRE COLOCANDO O TIME ERRADO PRA JOGAR.

  12. PH. seu texto foi completo. Não sou de reclamar da defesa, pois como já diz o ditado: a melhor defesa é o ataque…. Se não temos ataque, sobrecarrega a defesa e aparece os defeitos. O time é um todo…. se uma peça não funciona direito, sobrecarrega as demais. Agora, não dá pra defender o Sóbis e o Ábila como tem torcedor defendendo….. O Ábila é oportunista….. só isso….. não consegue sequer passar por um adversário…. Se for mastigado ele completa…. se não for…….. Cobram-se muito de alguns jogadores e de quem ganha muito e não joga nada como o Sóbis, ninguem reclama…… Esse negócio de pegar no pé do jogador, como fizeram com o Alano, Ramirez, Bruno Rodrigo e Lucas…. isso só faz piorar as coisas, pois o jogador joga sobre pressão e isso ninguem suporta….. Já imaginou se a gente no trabalho for incomodado pelo patrão o tempo todo? assim não dá…… Temos jogadores medianos pra ruins sim…… Mas no meu entender, todos estão abaixo da média e isso sobrecarrega do meio pra trás e desse jeito ninguém aguenta….. Se o ataque fosse eficiente, não sobrecarregaria a defesa e vice versa….

  13. Pois é Sr PH, você abordou o assunto com grandes acertos e expõe, com admirável lampejo, os pecados atuais do nosso CRUZEIRO mas, e solicito licença, para incluir o seguinte: Além do prejuízo trazido palas mudanças táticas do MM que, teimosamente insiste em mantê-las, apesar do enorme desastre que se tem evidenciado, aliado à pouca qualidade de certos jogadores, alguns sem qualquer chance de jogar em nosso time (leia-se Lucas e Edmar)por pura falta de bola (não sabem nem cobrar um lateral por insistir em jogar a bola para frente mesmo que o atacante esteja muito marcado, deixando jogadores livres na defesa que podiam engendrar um ataque surpreendente e, tem mais, é claríssimo que tanto o Arrascaeta quanto o Rafinha precisam ser assistidos por um profissional que lhes fortaleça o estado físico e lhes produza um corpo de verdadeiro poder e disposição, que me desculpem mas estão muito raquíticos para a prática desse esporte que exige boa força orgânica e física. Quanto ao Ramon Ábila ( grande goleador), vai acabar perdendo sua excelente capacidade se continuar isolado no ataque sem o apoio de um companheiro o que, aliás, considero uma burrice sem tamanho já que ele é um homem gol mas não tem um bom domínio de bola. O MM, com esse sistema está dificultando muito as conclusões em gol e, o que é pior, ele não faz nem sequer uma experiência que, tenho certeza, será sucesso absoluto.
    Se ele não acredita, pague para ver pois este ano está lhe faltando ousadia !

  14. Bem eu acho isto muito simples, vamos enumerar as situações:
    1. Com dois meio de campo que não marcam ninguém;
    2. Dois laterais que não consegue sair para jogo;
    3. E dois zagueiros que não tem boa recuperação;
    4. E os atacantes tendo que voltar para recompor, ou melhor, para marcar;
    Para concertar isso, devemos trocar os dois meio de campos, ou seja, reforçar o meio que não consegue desarmar os adversários e quando roubar a bola entrega com passe errado sobrecarregando os zagueiros que o CRUZEIRO tem que são pesados e lentos.
    Todo bom time começa com um ótimo goleiro e um bom meio de campo, desta forma poderia alimentar bem o ataque e não sobrecarregaria a defesa e quando houvesse algum mau posicionamento, o goleiro faria a diferença atrás.
    Com o atual elenco, entraria com Denilson e Lucas Romero e dependo do jogo com Cabral.

  15. PH, com dois laterais que não fazem nada e volantes burocráticos, falta intensidade pro time. A bola chega muito devagar no ataque e fica fácil do adversário marcar. Willian rendeu muito em 2013 e 2014 porque o time era rápido. O Ábila está sozinho na frente e o time abusa da bola esticada pelos zagueiros (aí fica difícil pra qualquer atacante). Por isso acho que o time deveria ter Élber no primeiro tempo e Alisson no segundo, pelo menos pra ter opção de velocidade.

  16. então vms lá!
    1 – Bruno Rodrigo, jogador limitado q viveu bom momento em 2013/14, mas esse bom momento tinha um nome DEDÉ, isso msm, Dedé jogava pra tds: Mayke, Ceará, BR, Leo, Egídio, Samúdio e Fábio, prova disso após a lesão de Dedé tds esses aí se acabaram!me mostrem o contrário???
    agora com a volta do Manoel o BR tem até sido mais regular, mas nada q inspire confiança e pra mim não deveria ter seu contrato renovado no fim do ano;
    2 – Ariel Cabral – outro jogador limitado, fosse bom o Veles não teria deixado sair de graça, em 2015 viveu um bom momento pq tinha 2 volantes (Henrique e Willians), mas afinal Ariel não é volante e nem é meia, então por favor Mano, banco pra ele;
    3 – Arrascaeta – tem sido o jogador mais injustiçado do Cruzeiro dsd 2015, fez parte de 2 dos piores times do clube na história e ainda sim nesta temporada é líder em assistências e artillharia, em 2015 teve lampejos, quem mais o critica é a imprensa atristicana q quer ver o clube se desfazer do mesmo, Arrascaeta ao lado de ER17 e RG teria voado!hoje pra mim ele deveria jogador solto (pela direita, pela esquerda, pela meio) fazendo aqle “cerca lourenço” na saída de bola e nada mais!qdo tem a bola é o único no time q desequilibra;
    4 – Sóbis – deveria jogar mais perto do Ábila, mas aí disputaria a posição com Arrascaeta e pra mim seria banco, por isso pra ser titular precisa se dedicar mais a marcação, será só eu ou outros tbém veem q qdo coloca Willian de “falso 9” na vaga do Abila o Mano deveria colocar o Sobis???ademais Sóbis sempre foi um “Dagoberto” ou “Kleber Gladiador” da vida, só passou um pouco disso pq não teve tantas lesões qto Dagoberto e pq sempre foi mais profissional q o Kleber;
    5 – Willian – esse cara ta mal fisicamente, e não é privilegio só dele não, mas na moral no Cruzeiro ele já deu o q tinha q dar, poderia ser envolvido em uma troca no fim do ano;
    6 – Abila – não é essa “coca-cola” toda q mostrou nos primeiros jogos, mas é um bom centroavante, nível Marcelo Moreno e nada mais;
    meu time hoje seria:
    Rafael, Ezequiel (Leo ou Romero), Manoel, Leo (ou BR se Leo ficasse na lateral direia) e Edmar; Henrique, Romero (ou Denilson se Romero ficasse na lateral direita), Robinho, Rafinha (Sóbis ou Elber), Arrascaeta (Sóbis ou Elber) e Abila.
    Alisson só no 2º tempo!

    1. Concordo quanto ao Dedé, apesar de ter falhado também em jogos importantes, ele era o zagueiro mais regular e não se omitia.
      Ontem, vendo o Cristóvão Borges, no Bola da Vez da ESPN, ouvi dele que o melhor jogador que treinou até hoje foi o Dedé, pois ele incentivava os companheiros, tinha muita vontade e técnica, e com 1,90m sabia defender e atacar com rapidez e era decisivo em muitos jogos.

      Vendo idiotas acusarem o cara diariamente por estar há 2 anos parado como se fosse por vontade própria, assim como Álisson e Marcus Vinícius quando se contundem, como se eles quisessem se machucar, é um absurdo, por isso penso que é possível que ele queira até sair do clube por causa de um bando de babacas que não sabe o que é futebol e não tem sensibilidade pela dor dos outros. Perderíamos dinheiro e nosso melhor zagueiro, hoje poderia ser o capitão do time.

  17. ÁBILA – é craque , matador. A pressão, o mal posicionamento do time é que tem prejudicado. Vejam o histórico dele e observem. Excepcional jogador! Logo vai fazer gol e os corneteiros podem se calar
    ARRASCAETA- Craque também. Está mal posicionado, deve jogar na direita ou esquerda e não no centro. Precisa de companheiros bons como volantes e outro craque do lado.
    SORBIS- Jogador de raça. Deve estar na frente ou como reserva. Para mim titular deve ser o Alisson, com todos os problemas dele. Alisson, Élber e Arrascaeta devem jogar juntos.
    CABRAL- Assim como Henrique, deve ser reserva.Assim como Rafinha.Romero e Denilson devem ser os titulares.

      1. Na posição dele de centro-avante é craque sim! Normalmente craque é aquele jogador que é meia, armador etc. Mas quando o cara faz milhares de gols, de voleio etc é porque na posição dele está se sobressaindo. Portanto como centro-avante Ábila é o melhor do país. Melhor que Fred, melhor que Guerreiro, etc. Em breve estará na seleção Argentina. Escutem o que falo!!

  18. Dessa lista aí pra mim o Bruno Rodrigo e este Willian já deveria sumir do cruzeiro a muito tempo, espero que o ano que vem pelo menos estes dois estejam longe do cruzeiro há e o Lucas também. Para o ano que vem tem que contratar um zagueiro que tenha habilidade para atuar na zaga, porque o Manuel apesar de ter força física e correr bastante não tem habilidade alguma. Um zagueiro tipo o Rever que jogou lá nas Frangas seria uma boa opção. De goleiro já encontramos um pra ser titular o Rafael e o fábio pode vender porque ganha muito e já não joga mais.

  19. Gostei do título “Porque jogadores não rendem o que se espera deles.”Simples,porque são humanos como nós torcedores,as vezes também não rendemos o esperado em nossas profissões,a diferença que quando não rendemos o esperado,quem nos cobra é nosso chefe e não uma torcida.Temos ao longo de nossas vidas altos e baixos,faz parte,fosse ao contrário não seríamos humanos,seríamos maquinas.

  20. Bem abordado PH..
    Na minha opinião não é apenas um fator que explica o baixo rendimento.. São fatores.. Mas pra mim o que mais determina uma queda tão grande é o posicionamento.. Arrascaeta e Sobis estão na posição errada e não podem voltar tanto.. Eles precisam estar ali na frente com fôlego pra fazer o contra ataque.. Já que a intenção do Mano é jogar assim.. E todos nós estamos cansados de saber que o Arrascaeta é melhor pelas beiradas.. E o Sobis deveria estar como no mínimo segundo atacante.. Mais próximo do gol.. Sobre o Abila as bolas vão voltar a entrar e querendo ou não ele é o único Centro avante do time.. Porque William não é e nunca foi.. Teve sorte no ano passado que tudo que chutava entrava mas já deve ter caído na real que não é assim tao fácil.. Tem que ter a maldade pra se posicionar e finalizar e ele não tem..
    Sobre BR, depois da lesão perdeu a forma.. E a idade está pesando pra ele.. Era a hora de manter o Bruno Viana que vinha bem.. Mas a diretoria que também joga contra o time fez o favor de fazer outra cagada..
    Quanto ao Ariel é meia e não um volante.. Jogador pra entrar quando o time está ganhando e cadenciar o jogo..
    No sábado entra o Romero.. Veremos como o time se comporta .. Estou com raiva do Mano este ano pela sua teimosia.. Mas espero mesmo que ele ajuste estes e outros detalhes pro time render mais.. Tem que saber jogar em outro esquema também.. ano que vem quero ver meu time jogando pra frente.. E não indo jogar pra empatar o jogo (e acabar perdendo)
    Uma coisa de cada a vez.. Primeiro se manter na série A.. E depois fazer pressão em cima da diretoria pra ser diferente em 2017.

  21. PH, o bruno rodrigo, lucas e o willian são os primeiros da barca que vai sair depois do dia 4 de dezembro, quanto ao abila penso que quando ele começou a fazer gols ela ja batia de primeira, de bico, etc, mas agora pareçe que alguem falou para ele que e para enfeitar, driblar, fazer embaixadinha, o resultado todo mundo ta vendo em campo.

  22. Eu acho que só se salvam da barca, Sobis e Abila (uma pré-temporada fará muito bem a eles), Arrascaeta (não é craque, mas tem potencial).
    Wilia Bigode, Bruno Rodrigo, Álisson e Elber (estes dois, fraquíssimos tecnicamente) podem dar tchau. Já vão tarde. Que sejam felizes em outros clubes, mas aqui no Cruzeiro não dá.

  23. Ha não to vendo aqui que o Cruzeiro vai renovar o contrato do Leo???
    ta de sacanagem, Leo e BR já contribuiram com o que tinham para contribuir com o Clube, deixa esses caras irem embora, por favor!
    são iguais ao antigo Célio Lúcio, jogo muito, bem e por um longo período, mas dps que passou a jogar mal o Perrela mandou na rota!
    Cruzeiro não é asilo e não deve favor a jogador nenhum, não ta rendendo mais, TCHAU!!!

  24. O problema do Abila, é que não tem um cara pra encostar nele. Um meia pra armar o jogo e entregar pra ele. Tem jogo que ele tá tendo que dar assistência! Aí ninguém merece né…

  25. O negócio é o seguinte: como o colega disse aí em cima, o problema não é tão somente do TIME, o problema é quase todo do CLUBE. Problemas extra campo como aquele fato ocorrido com o Sr. Benecy Queiroz, as trombadas do Sr. Gilvan de Pinho Tavares, as febres tidas pelo Sr. Thiago Scuro. Contratações mal feitas, contusões prolongadas, balanço patrimonial não explicado à torcida, ausência em jogos por parte de integrantes da diretoria, enfim, uma série de esquisitices comandadas pela atual gestão do Sr. GPT. Some-se a isso tudo a teimosia do Sr. Mano Meneses, que hoje tem um elenco muito melhor que no ano passado. Como disseram aí em cima também, talvez tenha triunfado naquela época mais devido à motivação do que a aplicação de filosofia de trabalho. Nosso elenco não é dos piores, pelo contrário, acho que está entre os 6 melhores do Brasil. Arrascaeta meio perdido, culpa de Mano. Sóbis, que saiu do Tigres sem que o torcedor de lá quisesse isso, não vem apresentando boas partidas, culpa de mau posicionamento em campo. Se Mano acertar o posicionamento de Sóbis e Arrascaeta, consequentemente acerta o de Ábila. Robinho é outro que pode render mais como um meia de ligação com o ataque, coisa que Mano Meneses insiste em não deixar o jogador fazer e por fim colocar Romero no meio. Muda Mano, deixa de ser teimoso.

  26. Camarada, acho que vc está se deixando influenciar pela mídia galinácea presente em MG.
    O momento do Cruzeiro é de apoio total e não ficar criticando jogadores que ainda estão se esforçando pra render (caso de Ábila, Sobis, Arrascaeta, etc.). O time do Cruzeiro não tem banco, se tá ruim o Edmar, Ábila e Sobis, volta então com o Bryan, Willian e Elber pra vcs verem onde o cruzeiro vai chegar.

  27. O negócio é alguém, mesmo que seja da imprensa, chegar no Mano e questioná-lo sobre a escalação equivocada que ele insiste em colocar em campo. Mano precisa entender que o buraco é mais embaixo e se continuar achando que sabe tudo e não ouvir os clamores da torcida, a vaca pode ir pro brejo. Infelizmente não temos presidente pra exigir que seja feita a coisa de forma correta. Acorda Mano…

  28. Na minha opinião Ariel Cabral não pode jogar como primeiro ou segundo volante, está mal escalado. Sobis e Arrascaeta estão sofrendo pelo fato de ter que marcar pois os laterais, principalmente o Lucas, serem muito fracos. Ábila começou muito bem e criou uma expectativa muito grande, agora está sentindo a pressão. Vai melhorar.
    Bruno Rodrigo está displicente, não sei o motivo mas parece haver algo errado. William tem 3 anos 3 cruzeiro. Em 2 anos e meio finalizava muito mal. Teve 3 meses de futebol acima da média e Mano decidiu que ele era atacante de área, na minha opinião está errado.
    Resumindo o esquema tático do Mano aliado ao baixo nível técnico dos laterais, principalmente Lucas, é responsável pelo mal futebol de Sobis, Arrascaeta e Cabral. William está na posição errada, Ábila sentindo a pressão e Bruno Rodrigo aparentemente desmotivado.

  29. Depois que o Gilvan tornou presidente do Cruzeiro, nós viramos saco de pancada, principalmente por parte dessa mídia galinácea, é federação mineira que não respeita do cruzeiro etc. O zeze perrella pode não agradar a todos mas na época dele o cruzeiro era respeitado, eu particularmente sou a favor da volta do zeze perrella para ser presidente do cruzeiro e sem contar que ele só não ganhou o mundial interclube com o cruzeiro. Saudações cruzeirenses a todos a nação azul 5 estrela.

  30. Perfeito comentário, Paulo. Com tantos jogadores em posições equivocadas, fica fácil descobrir o responsável por tudo: nosso treinador. Quero deixar claro que confio no trabalho do Mano, a quem reputo um excelente profissional, mas salta os olhos o quanto ele está pecando e sendo “teimoso” nesse momento. Isso ficou claro quando justificou a escalação do limitadíssimo Rafinha, sacando o Arrascaeta, no pretexto de ter um meia que, supostamente, ajudasse mais na recomposição, isso porque, segundo ele, todos cobravam um terceiro volante e ele não quer escalar 3 volantes (isso, palavras dele). Ora, se uma verdade está tão evidente e iria ao encontro do estilo do próprio Mano, que assim escalava o bom time armado por ele no ano passado (com Williams, Henrique e Cabral), não há outra conclusão a chegar se não a teimosia do nosso comandante. O time só crescerá com os TRÊS VOLANTES e um deles, obrigatoriamente, tem de ser o DENÍLSON, nosso melhor volante do elenco e que, injustificadamente, é nossa última opção.

  31. Ph, é bem isso mesmo, enquanto o Mano insistir nesse posicionamento do Sobis e do Arrasca, o Cruzeiro não vai render. Porém, o maior culpado disso tudo é a diretoria junto com o nosso omisso Presidente, não temos laterais, estamos sendo obrigados a usar jogadores técnicos nas pontas pra ter que ficar roubando bola na bandeirinha de defesa, como que um cara desse (sobis) vai fazer o que sabe, que é finalizar e armar jogadas, se está sendo obrigado a jogar de lateral. Pior ainda no setor direito que o Arrascaeta ou robinho, tem que marcar o lateral e ponta adversário, além do inacreditavelmente horroroso Lucas. Estamos desperdiçando nossos jogadores criatviso em função da ausência de laterais minimamente competentes, o que acaba prejudicando o time todo, principalmente a defesa e o Ábila.

  32. Então vamos lá, elenco completo:
    Rafael: falta mais segurança, principalmente nas saídas de bola (o mesmo defeito do Fábio, fica grudado no chão nos cruzamentos na área, qualquer atacante cabeceia em nossa defesa)
    Lucas: não comento mais sobre ele. É um desrespeito à instituição e à torcida manter esse jogador no elenco.
    Ezequiel: limitado, mas o melhor que possuímos hoje para a posição.
    Bruno Rodrigo: em má fase, parece desmotivado, porque bom jogador sabemos que é.
    Manoel: líder, NOSSO MELHOR JOGADOR HOJE, TEM DE SER O CAPITÃO DO TIME.
    Leo: poderia ser testado como falso lateral-direito, já jogou bem assim. (nos 6×1 era ele o lateral-direito).
    Edimar: começou bem, nos livrando do Bryan, mostrou recursos técnicos, mas às vezes quer jogar mais do que sabe. Além disso, peca muito no posicionamento defensivo.
    Henrique: apesar do gol que fez, não mudo minha opinião: TEM DE SAIR DO TIME. É inconcebível um jogador tão improdutivo (cerca muito, só toca para os lados ou para trás) ter tanta moral com TODOS os treinadores que passam. Além de tudo, é capitão, aí é que fica difícil ele sair.
    Cabral: conforme já comentado, só rende com 3 volantes, como no ano passado. Não tem capacidade para marcar e armar jogando com apenas 2 volantes.
    Romero: mais dinâmico, merece ser titular, apesar de também achar que não é isso tudo que já disseram dele.
    Denílson: NOSSO MELHOR VOLANTE. Tem de ter chance já no time titular. Seja com 2 ou 3 volantes, um deles, obrigatoriamente, tem de ser o Denilson (marca bem, passa bem e chuta bem a gol, enfim, tudo que precisamos agora). Foi um dos melhores da Premier League há poucos anos e NÃO PODE FICAR NO BANCO.
    Arrascaeta: no nosso elenco, o que mais se aproxima do que podemos chamar de craque. Tem coisas a evoluir, claro, é muito jovem e anda sendo mal escalado (de novo). É inconcebível que perca a posição para Rafinha, por exemplo.
    Rafinha: apesar do gol que fez contra o Flamengo, NÃO É JOGADOR PARA SER TITULAR. No máximo, opção no banco. E isso atrás de Alisson e Élber. Não pode ser a primeira opção.
    Robinho: grande jogador. Técnico, dinâmico, sério, profissional ao extremo. Além disso joga em mais de uma posição. E bem. Precisa somente melhorar na parte física.
    R.Sobis: fora de posição, está rendendo pouco. Escalaria na frente (como centroavante mesmo) ou mais recuado, onde o Rafinha joga agora, como opção para a ausência do Arrascaeta. Onde está não dá. Élber e Alisson renderiam mais.
    Alisson: precisa ter mais sequência, não pode ser preterido por Rafinha.
    Élber: pra mim, titular. NOSSA MELHOR OPÇÃO OFENSIVA. Esse ano já vinha sendo assim desde o Paulo Bento, até se machucar.
    Ábila: goleador, mas tecnicamente MUITO LIMITADO. Se não chegar bola do jeito que ele precisa, pode esquecer. E tem outra: não sabe cabecear.
    William: apesar do dinamismo, é outro que, como Bruno Rodrigo, parece não ter mais motivação para vestir nossa camisa.
    Enfim, meu time-base seria: Rafael, Ezequiel (Leo), Bruno R, Manoel e Edimar; Denilson, Romero, Robinho (ou Cabral, se 3 volantes) e Arrascaeta; Élber e Ábila.

  33. Penso que deveria acrescentar ainda à sua pergunta: E porque alguns que não renderam nada aqui estão se destacando em outros clubes, exemplo: Neilton, Marinho e Willian Farias….

  34. E nada da diretoria se mover, fazer promoções de ingresso. O mesmo valores de sempre. Não entendo a dificuldade desse dirigentes de entenderem algumas coisas básicas do futebol, como trazer a força do torcedor em momentos difíceis.

  35. Resposta correta! Elenco fraquíssimo Tecnicamente, com dois ou três jogadores medianos pra baixo. Os dois elencos das duas últimas temporadas é pior elenco que já vivenciei. Acho que só perde para aquele que tinha Tobe, Bendelac, Dedé di Dora, Jacinto, Remi, Eudes, Mariano, Gésus, Tião Medonho. E oi lá
    Saudações celestes*****!

  36. Só sei que a rodada até agora está sendo excelente para nós. Se o Inter ganhar do Coritiba e nós fizermos a nossa parte vamos pular para a 12 posição.
    Bora ganhar Cruzeiro!!!!!

  37. E o inter ganhou, e estamos de volta pra zona. Se não ganharmos da Ponte, estamos ferrados . Pois o figueira joga em casa onde dificilmente é derrotado. E o nosso jogo seguinte e contra o Palmeiras. Portanto, pessoal domingo é jogo de 100 Pts, e os jogadores tem que suarem sangue para vencer. Será que eles vão fazer isso?
    Saudações Celestes*****!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.