Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Tirar o pé da Copa do Brasil é afronta ao torcedor

Cruzeiro cogita priorizar o Campeonato Brasileiro e deixar a Copa do Brasil de lado. (Foto: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro)
Cruzeiro cogita priorizar o Brasileiro e deixar a Copa do Brasil de lado. (Foto: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro)

A polêmica da semana é a forma como o Cruzeiro deve ou não se comportar na Copa do Brasil daqui para frente levando em consideração a espinhosa missão que a Raposa tem no Campeonato Brasileiro. Alguns torcedores defendem que o time deve concentrar todas as suas energias no campeonato de pontos corridos enquanto outros cruzeirenses querem que as duas competições sejam priorizadas. De que lado você está?

Eu, particularmente, penso que não devemos abandonar a Copa do Brasil. Acredito que temos condições de avançar para as próximas fases do torneio. Eliminar o Corinthians, por exemplo, elevará o moral e a confiança dos jogadores. E isso, com certeza, trará um efeito positivo para o time no próprio Brasileiro. Além disso, a possibilidade de conquistar um título faz com que a temporada de 2016 não seja jogada no lixo e aproxima ainda mais o torcedor num momento em o clube precisa muito do apoio de seus adeptos.

Também nunca fui a favor de poupar muitos jogadores – ou usar um time alternativo – quando o clube disputa duas competições simultaneamente. Geralmente quem faz isso acaba abrindo mão de uma das competições e ainda corre o risco de ficar sem o troféu em todas elas. Ademais, os atletas são muito bem pagos para jogar futebol. Nesse sentido, penso que o Cruzeiro deveria entrar com força máxima tanto na Copa do Brasil quanto no Brasileiro. Acho que somos grandes demais para abrir mão de competições importantes. E isso não é nenhum tipo de arrogância, levando em conta que temos condições de seguir em frente no torneio e melhorar no campeonato de pontos corridos. Elenco a gente tem, o que tá faltando é vergonha na cara e bola na rede.

Entrar com time alternativo na CB é dizer que está entregando os pontos. Jogar com um time mais próximo do titular só pra mostrar que tentou também é um tipo de afronta ao nosso torcedor que sempre vai querer ver o Cruzeiro disputando títulos. Como se já não bastassem esses dois últimos anos lastimáveis, agora esse papo de priorizar competição. Ok, sabemos da situação complicada no Brasileiro, mas pensar em tirar o pé da Copa do Brasil é dizer para o torcedor que somos uma equipe que não tem condições de seguir em frente e que somos um clube que só tem que pensar na briga contra o rebaixamento. Isso não é, ao meu ver, pensamento de Cruzeiro. É apenas a minha visão sobre a coisa.

De qualquer forma, o técnico Mano Menezes disse que precisamos priorizar o Brasileiro, mas entraremos com um time forte na CB. Haverá uma ou outra alteração para preservar ou poupar jogadores que precisam de descanso ou que estão ameaçados por alguma lesão. Independentemente disso, nós queremos um Cruzeiro forte e brigador nas duas competições. Amanhã é decisão, sábado é decisão e daqui pra frente é só decisão. Joguem as decisões como decisões. Respeitem o clube. Respeitem a história do clube. Respeitem o torcedor. Respeitem a si mesmos. Chegou a hora de tomar vergonha na cara, de reunir as tropas e trazer de volta o Cruzeiro que a gente sempre foi, o Cruzeiro que briga por títulos, por todos os títulos. Chega de mediocridade.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

167 thoughts to “Tirar o pé da Copa do Brasil é afronta ao torcedor”

  1. Concordo plenamente com o texto, afinal o nosso próximo adversário também irá jogar pela Copa Br e não terá a semana para descansar.
    Vejo um bom jogo para dar moral e compactação para a equipe, temos que focar na melhoria que estamos tendo, pois o time teve uma caída drástica. É jogando que o time irá melhorar!

    1. Quando o RIASCOS falou que o time era uma “mierda” todo mundo foi contra ele e estava certo. Falam que o Cruzeiro tem elenco, que elenco é este? Time medíocre, jogadores medianos, o time é o que mostra a tabela, de segunda mesmo. Então, vamos deixar de ser hipócritas e reconhecer que este Time é mesmo uma merda.

      1. O Cruzeiro não é um time covarde, os jogadores sim são covardes, porque quando foram contratados, todos eles sabiam da grandeza do clube no entanto nenhum deles faz por merecer o alto salario que recebe, deveria receber por produtividade, com certeza o Cruzeiro não estaria nessa situação que está hoje, uma vergonha, e depois vem com essa conversa mole de priorizar competição, tem que jogar tudo, só assim essas porcarias de jogadores aprendem alguma coisa (não tenho mais estômago para assistir essas peladas do meu Cruzeiro).

  2. Pedrinho, tirar o pé na Copa do Brasil não vai diminuir o Cruzeiro. O que tem diminuído o clube celeste é o péssimo planejamento – se é que existiu – para a temporada.
    Temos que priorizar a permanência na série A, SIM! Ano que vem, o Cruzeiro disputará a Copa do Brasil novamente, mas não sabemos se estará na elite do futebol nacional.
    E não, não temos elenco para avançar nas duas. Veja, por exemplo, o caso do São Paulo, que se matou na Copa do Brasil contra o Juventude e depois faltou pernas contra o Vitória. Imagina se fazemos o mesmo? Imagina se perdemos algum jogador importante pra FINAL contra o Grêmio? Não podemos sequer cogitar empatar as próximas duas partidas em casa, senão vamos pro buraco.
    De que adianta ter vaga na Libertadores de 2017, com o time na série B?
    O Brasileirão deve ser priorizado. Copa do Brasil, só se o acaso deixar.
    Pode dizer que o meu pensamento é pequeno, mas eu acho que seja um raciocínio realista.

    1. PC, você sabe que eu te respeito muito e sempre levo em consideração sua opinião, mas penso que podemos e devemos dar atenção às duas competições. Não acho que o São Paulo tenha elenco melhor que o nosso e o caso do tricolor paulista, em termos políticos, é bem mais complicado que o nosso. Perder jogador a gente perde até em treinamento, rs. Eu penso que o Cruzeiro tem condições de sair da situação na qual se encontra no Brasileiro e seguir em frente na Copa do Brasil. A gente tem time pra isso. É o que eu penso, rs.

      1. Desculpe discordar, temos elenco sim( em quantidade) mas estamos longe de ter um time. O que vejo é um amontoado de jogadores num time torto que só joga pela esquerda e que é muito mal treinado. Prioridade na minha opinião é não ser rebaixado.

      2. Apoiado PH. Se deixar Copa do Brasil de lado nos garantisse a permanência na primeira divisão, dado a situação miserável do Cruzeiro, seria um bom negócio, mas como não é assim, pegar firme nas duas e lutar o bom combate.

      3. Concordo com a análise do PC e discordo de você Pedro Henrique e entendo o seu raciocínio. mas quanto ao time se motivar com uma vitória sobre o Corinthians não acredito muito, pois o time viveu um momento desse contra o Botafogo naquela vitória no Rio e depois vimos o que aconteceu, mas temos que ter o pensamento positivo e que as coisas comecem a entrar no eixo por que já passou da hora destes jogadores, comissão técnica e diretoria tomar vergonha na cara porque nenhum destes citados estão cumprindo as suas obrigações e fazendo jus aos altos salários que ganham e imagino que estão recebendo em dia.

      4. Em nenhum momento o Mano falou que iria largar mão da Copa do Brasil. Apenas deixou claro que não sacrificará jogadores em razão do campeonato brasileiro. Com isso, está claro que um jogador que não esteja 100% recuperado das partidas anteriores para disputar a CB não entrará em campo porque ele precisará do atleta inteiro para o Brasileirão. Se estivesse com uma pontuação mais tranquila no BR poderia arriscar de utilizar os jogadores nas duas competições. Concordo que NO PAPEL, temos time para jogar os dois campeonatos, mas, no campo isso não se reflete, razão pela qual teremos que manter os atletas focados no BR. De toda forma, mesmo com um time alternativo entendo termos condições de seguir em frente com um fragilizado Corinthians. Se fizermos nosso papel no BR nesse meio tempo, poderemos voltar nossas atenções à CB. Sim, somos grandes, mas na situação em que estamos, devemos focar em nossa prioridade, pois a cagada tem origem no início de 2016 e não agora. Saudações.

      5. Próximo jogo, FORÇA MÁXIMA, depois faremos mais 4 jogos pelo brasileiro antes do jogo da volta (19/10): Grêmio, Ponte Preta temos obrigação de ganhar, Palmeiras fora, empate é bom resultado, Chapecoense em casa, obrigação de ganhar…. Ou seja, esses 4 jogos serão de suma importancia, se fizermos 10 pontos, praticamente anula as chances de rebaixamento, pois precisaríamos de mais 2 vitórias em 7 jogos…. Força total agora e nos próximos 4 jogos do Brasileiro.

      6. Respeito a opinião do PC mas estou com você PH, mesmo porque nossos jogadores não podem estar cansados, já que não demonstram vontade nenhuma dentro de campo, com raras exceções. Sem essa de priorizar.

    2. PC, se me permite, não tem nada de realista.
      Eu diria que seu pensamento é MUITO pequeno, limitado, até atleticanizado.
      Qual a razão de você ter feito coro com os que pediram CONTRATAÇÕES e ETIQUETINHAS???
      Para responsabilizar o “planejamento” e pedir priorização de competições???
      Ajoelheou? REZA e entra em todas competições.
      Sua analogia com o SPFW é pobre (eu diria que tacanha).
      Tá parecendo o Mano quando “anuncia” que um empate tá bom diante dos urubus… é MUITO PEQUENO até para as pretensões de se manter na Série A. Até os pomponzinhos estão pensando maior e melhor.

      1. Evandro, com todo respeito, mas a seu comentário, desrespeitando a minha opinião dessa maneira, é completamente irrelevante. O dia que o senhor quiser discutir opiniões de uma maneira menos arrogante, a gente pode estabelecer um debate. Abs

        1. PC, VOCÊ escreveu “… Pode dizer que o meu pensamento é pequeno…” . Tentei me manter no SEU patamar. Sei,muito mais do que você, oque significa discordar e/ou “menos arrogante”. Por isso estas redes sociais estão aí… Quando eu quiser estabelecer um debate, eu te aviso. Quem sabe você consegue.

    3. PC , eu te respeito muito ,mas discordo de você nesse caso .Primeiro , porque entendo que o Cruzeiro tem time e condições para fugir do rebaixamento até com certa tranquilidade ( diferente do Internacional ) e porque o Corínthians, o nosso próximo adversário , é um time apenas comum e que vive também uma séria crise ,
      E , além do mais, achei a entrevista do Mano Menezes um total equívoco. Ele é treinador do time dá a palavra final nesse assunto.Mas , independente do que penso sobre o caso , não tem nenhum cabimento um treinador de um clube de ponta dar uma externar uma posição dessas .

      1. Paulo Henrique, o clube é de ponta mas o time, ah esse é um timeco. Defesa com Lucas, Bruno Rodrigues, Edimar e Henrique, é piada e muito mau gosto. Como o Mano AGORA está vendo a draga de defensores que contrataram, deu este alerta. Nós como o PC muito bem colocou, temos que ver a realidade e esta é só uma: não temos time e nem elenco para sequer uma competição, como nos expor a duas!!!

      1. Acho até graça, mesmo respeitando as opiniões dos colegas, estamos fazendo praticamente 1 ponto por rodada e já se foram 27 rodadas e faltam 11, teremos que fazer uma proeza para sairmos dessa inhaca, que elenco e que time é esse que dizem que temos para não priorizar a permanência na série A ?

    4. É uma sandice apostar na copa do brasil, mesmo se o time estivesse jogando o fino da bola, não seria certeza q chegaríamos a final e levaríamos o título.

      Devemos sim priorizar o brasileiro e esquecer esta copa do brasil, como disse o PC, o que q adianta disputar a libertadores em 2017 com o time na série B?
      Estão querendo fazer igual o palmeiras que em 2012 ganhou a copa do brasil, mas foi rebaixado no brasileiro. Ninguém se lembra que em 2013 eles disputaram a copa do brasil, mas todos se lembram que em 2013 eles disputaram a série B.

      Eu ainda aproveitava e fazia um “acordo” com os jogadores do corinthians, tiramso o pé na copa do brasil, vcs se classificam e na última partida do brasileirão vcs tiram o pé e garantimos mais 3 pontos.

      1. Concordo, SERIE A , está é a prioridade, este time está fazendo média de 1 ponto por jogo e olha que jogou 2 x com; Figueirense, Coritiba, Sta Cruz, América, Botafogo e São Paulo (muito mal este ano) e fizemos 14 pontos , precisa dizer mais alguma coisa a não ser priorizar o brasileiro?

    5. PC, a análise mais sensata. A CB até os times da Série D dela participam. Já o Brasileirão não: só quem é da elite, SÉRIE A pode participar dele e mirara conquistas engrandecedoras. Sua colocação é perfeita, magistral e inquestionada. Quem dela discorda está afastado da realidade medíocre do time e cego para a PANELINHA DO TREINADOR que é preguiçoso, não sabe treinar o time e o escala sem critério e coerência: BR, LUCAS, HENRIQUE E EDIMAR, UMA VERGONHA!

  3. Belo texto PH. Na minha opinião não queria que o time abandonasse a CB, haja vista que trata da única competição que ainda poderíamos levantar a taça. Acredito no elenco do cruzeiro, embora que teve uma queda de produção assustadora, mas temos boas peças no elenco. O cruzeiro é time grande, não é time pra lutar contra o rebaixamento e sim brigar por títulos. Cabe agora à nós torcedores apoiar o time incondicionalmente, para não jogar esse ano no lixo.

  4. Concordo com o PC Almeida. Tem priorizar o brasileirão sim, não temos time para disputar as duas competições. Além do mais falta raça e vontade de ganhar nesse time. De que adianta disputar a libertadores com time na série b? Essa é minha opinião.

  5. Acho que temos que partir pra cima nas duas competições, a final os jogadores ganham muito e põe muito nisso. Agora, uma coisa é certa: mil vezes sair dessa draga de Z-4 e permanecer na elite, do que ser campeão pela quinta vez da CB. Simbora Cruzeiro.

  6. Eu concordo contigo , Pedro . Até porque , entendo o Cruzeiro tem todas as condições de se livrar do rebaixamento e ainda brigar pelo título da Copa do Brasil . Mesmo a nossa situação não sendo das melhores, não vejo necessidade de se posicionar dessa maneira . Principalmente se levarmos em conta a importância da Copa do Brasil , os fatos de que ela nos classifica para a Libertadores e que o Corínthians , o nosso adversário ns quartas-de-final , não é nenhum bicho-papão e também vive uma séria crise interna .
    E ,cá entre nós , que entrevista mais sem propósito do Mano Menezes ! Agora , quem está sem motivação para assistir esse jogo com o Corínthians sou eu !

  7. Pedro, concordo com vc. Temos condições de lutar pelo título da Copa do Brasil sem esquecer o Brasileiro, sim. Não existe super time no Brasil. A maioria está nivelada por baixo. Ou quem de vocês acha o Corinthians, por exemplo, muito superior a nós? Não é. Nem o Flamengo era. Jogamos razoavelmente e quase vencemos. Faltou-nos ambição pra vencer (Mano já falava desde quinta-feira que o empate era um bom resultado). A única coisa que me preocupa é o pensamento “engessado” do Mano. Por que falar agora em “priorizar”? Duas vitórias no Brasileiro nos deixarão na 14ª posição ou além disso daqui a duas semanas. Estamos a 4 pontos do São Paulo, por exemplo, que é o 12º colocado e está jogando pior que nós. Vamos centrar forças nesse jogo de quarta, fazer gols em SP, como fizemos contra o Bota e encaminhar logo essa classificação. VAMOS DEIXAR DE SER MEDÍOCRES E PENSAR GRANDE COMO O CRUZEIRO SEMPRE PENSOU.

    1. Os times estão nivelados por baixo sim, mas o problema é que sendo nivelado por baixo já se foram 27 rodadas e só fizemos 30 pontos e estamos no Z4, e não devemos nos preocupar se o time A ou B está pior ou melhor, quem não pode ficar nesta posição incômoda que se perdura é o nosso Cruzeiro, este time é frouxo perdemos 5 pontos em casa para times que não deveríamos perder no 2 turno, e aquele jogo contra o Botafogo no Rio era para dar moral para este time e não acoteceu nada ficou foi pior.

    1. E A PANELA DO MANO, AMIGO, E O DIN DIN QUE SAI DOS EMPRESARIOS. VOCES JA NOTARAM QUE A TV GLOBO SO ELOGIA O HENRIQUE E O LEO. NOS TEMOS UM TIMAÇO, MELHOR QUE BARCELONA, REAL ETC. OLHA SO: LUCAS, BRUNO RODRIGO, LEO, EDIMAR, BRIAN, O CRAQUE HENRIQUE, O BIGODE, SENSACIONAL, QUER MELHOR ESSA E A PANELA DO TECNICO. EU IA ESQUECENDO, TUDO ISTO COMANDADO PELOS 3 PATETAS, COMANDADO, DESCULPE, ELES NAO COMANDAM NADA, MAS SAO COMPETENTES PARA ROUBAR, VEJA O BALANÇO, VEJA O TAMANHO DA DIVIDA, VAMOS TER TIMECO POR MUITOS ANOS.

  8. Ninguém é louco em dizer que prefere ganhar a Copa do Brasil e ser rebaixado. Também acho que tem que jogar as duas competições com a mesma força. O São Paulo, por exemplo, foi eliminado na Copa e já perdeu a partida seguinte no brasileiro. E acho que o Mano tá fazendo jogo de cena: ele diz que a prioridade é o brasileiro pra tirar a responsabilidade na Copa. Se ele tem certeza da permanência na série A, vai querer sim ganhar o outro torneio. Mano é burro pra escalar, mas é inteligente pra dar entrevista. Agora, se ele quiser poupar o Bruno Rodrigo e o Henrique até o final do ano, eu apoio.

  9. Creio que não seja ainda o momento de sair da Copa do Brasil. Entre esse jogo contra o Corinthians e o segundo vamos ter 4 jogos pelo Brasileiro, se formos bem nessas partidas poderemos ter um gás para disputar também a copa do Brasil. O que não concordo é que achemos que podemos disputar as duas, que uma não vai interferir na outra e principalmente que estejamos com esse elenco todo. Nosso time titular atual já tem graves deficiências, principalmente na marcação, os reservas nem se fala. Se a coisa desandar de vez não tem nem que falar em CB.

  10. E a pergunta que não quer calar!!!! Até quando vamos ter de aguentar o Bruno Rodrigo entregando a rapadura???????? O cara é tão bom que em 200 anos de cruzeiro nunca recebeu uma oferta pra sair!!!

  11. Infelizmente estamos em uma situação em que é preciso definir o que é menos ruim para o time. Achar que somos grandes, sem reconhecer nossa situação atual(por mais que sejamos realmente fortes) soa um pouco arrogante e pode nos custar caro.

  12. Ah fala sério, papinho de mídia atristicana e o Cruzeiro ainda cai!
    Priorizar por…nenhuma
    Ademais vai poupar quem? pra que? qual jogador (es) hoje no nosso time é imprescíndivel? qual ta fazendo a diferença?
    até 15 dias eram Arrascaeta e Abila e só, mas os dois foram muito mal contra o Fla, ademais, o uruguiao deve ficar fora uns dias pra esquentar o banco da seleção de Oscar Tabares (então ta bom, lá ele descansa) e o Abila (pra ele a temporada ta so começando) e o cara nem corre só fica lá na frente esperando a bola pra empurrar pro gol!
    então vai poupar quem?pra que?
    Lucas e Ezequiel são duas bost…Romero ou B.Ramires improvisados talvez joguem mais
    Leo ta no msm nivel do Manoel, e até melhor q BR
    Bryan não fica devendo pro Edmar não, só pode ve o Marinho contra o Vitoria
    se poupar o Henrique talvez seja até bom, quem sabe o Denílson assume a posição, Ariel e Romero estão no msm nível de ambos
    Robinho talvez seja o unico q no elenco não tenha alguem com características parecidas, mas tem Rafinha, Elber , Alisson, ou adianta o Ariel só muda um pouco o jeito de jogar
    Sóbis ta jogando merd… nenhuma e já tem o pessaol citado acima, e o Willian q se destacou jogando pela esquerda em 2013/14
    Abila e Arrascaeta já falei sobre eles
    então vai poupar quem?pra que?
    Na moral o que o CEC ta precisando é de um presidente atuante e pulso firme (e não me falem de Perrela, pq ele tbém quase rebaixou nosso time em 97/2001 e 2011) e um diretor de futebol que esteve em campo e honrou a camisa celeste (Nonato, Douglas, Sorin)
    Nos somos Cruzeirooooo

  13. Caro Pedro Henrique, não concordo nem discordo, muito anets pelo contrário, rsrsrs. Falando sério, só quero lembrar que o maior trunfo que temos contra a torcida rival é o bordão ” levante a mão quem nunca caiu”. Assim, na minha modesta opinião, qualquer compromisso que venha ameaçar nossa permanência na série A, deve ficar em segundo plano. Mas entendo sua indignação, sabedor da grandeza do Cruzeiro Esporte Clube. Saudações celestes!!!

  14. Infelizmente nossa realidade hoje é uma só. Acho correto abrir mão de uma competição em razão de outra, porém tem outro lado da moeda. E se mesmo priorizando o brasileiro formos rebaixados?! De certo mesmo é nossa situação é complexa e muito. Não vencemos jogos teoricamente fáceis e isso me preocupa. Ao fim de tudo fica mais nítido como a nossa diretoria é omissa, o treinador foi quem assumiu compromisso frente a torcida é impressa. Temos ou não motivos para estarmos no fundo do poço?!

    1. Renan, seu comentário é inteligente. Apesar de eu assumir minha posição nessa polêmica, sei que o assunto é complexo. Existe a possibilidade de classificarmos na CB e escapar do rebaixamento; há a possibilidade de não classificarmos na CB e de sermos rebaixados; há a possibilidade de não classificarmos na CB e escapar do rebaixamento. A questão é complexa, mas mesmo assim penso que devemos olhar com atenção para as duas competições.

  15. Concordo com tudo PH, onde assino? Essa cambada que dirige o Cruzeiro tá querendo fazer história como a turma que jogou o Maior do mundo na segunda divisão. Dr. Gilvan de Pinho Tavares, o senhor tem sido uma sacanagem…

  16. Acho que deve sim focar apenas no Brasileiro, temos que ganhar as duas em casa agora, outro resultado não serve e a torcida tem que fazer igual ano passado, lotar o mineirão, só assim sairemos dessa.

  17. PH , qual a semelhança entre Cruzeiro e inter além de estarem no Z4 e nas quartas de final CB ?
    Gosto muito do seu texto mas permita discordar de vc , afronta a torcida e o Cruzeiro ser rebaixado , na minha opinião o brasileiro deve ser priorizado

    1. Vou dizer o que Cruzeiro, Internacional e São Paulo têm em comum: diretorias que acham que sabem de todas as coisas, cheias de egos inflados e que deixaram esses clubes gigantes nessa situação lastimável na qual eles se encontram.

  18. Não concordo com essa conversa de priorizar o Brasileirão. E mais: é pura embromação falar em “time forte para a Copa do Brasil”. Temos é de jogar no banco, com urgência, Bruno Rodrigo, senão vamos amagar série B em 2017.

  19. Não é o momento de falar em prioridade, já que nem mesmo disputamos o primeiro jogo contra o Corinthians, tudo vai depender do resultado lá e da sequência até a decisão da vaga. O Botafogo poupou o time contra nós e tomou ferro do Mequinha, isso não garante nada.

    Devemos jogar contra o Corinthians sem medo, porém sabendo que qualquer empate já será lucro. Eles tem uma defesa boa, mas não fazem muitos gols. É o jogo de contra ataque como foi pelo brasileiro no primeiro turno, quando só não vencemos por ajudinha externa.

    Se é pra poupar alguém, podemos iniciar o jogo com Denílson, Rafinha, Élber ou Álisson, Leo etc. Todos esses têm condições de jogar como titulares. O que importa é a maneira que o time vai se portar em campo, isso depende da inteligência (?) do técnico. A única certeza é a titularidade do Lucas, rs.

    O Grêmio vai se matar contra o Palmeiras em casa, é a chance deles crescerem na temporada e desbancarem nossos 4 títulos, se vencerem a CB; acho que só vão cumprir tabela no brasileiro. Não digo que vão entregar sábado, mas não estarão 100% também. Depois teremos uma semana para descansar e jogar contra a Ponte. E quem sabe após o jogo contra a Chape tenhamos tranquilidade para decidir contra o Corinthians em casa. Serão 9 pontos imprescindíveis.

    É a chance desses caras mostrarem que são homens e que respeitam a instituição e a torcida que os apoia.

  20. PH. pela primeira vez, concordo com todo o seu texto. É o que eu penso também…. Na minha opinião, com esse pensamento, o Mano deveria era pedir demissão…..

  21. Caro Pedro, sou atleticano e talvez não publiquem o meu comentário, pois o espaço é cruzeirense. Mesmo assim, ouso comentar a matéria, sem pretensão de tripudiar, mas por achar que situações como a do Cruzeiro são recorrentes no futebol. O Atlético já caiu, e essa queda é uma mancha inapagável sob a ótica da rivalidade. O próprio Atlético tem situação quase parecida, de priorizar a Copa do Brasil em detrimento do Brasileiro que não ganha há quase 50 anos, e que, a despeito de ainda parecer possível, está distante pelo que vem jogando Palmeiras e Flamengo. Em homenagem a grandes amigos cruzeirenses que possuo, opino que o Cruzeiro deva se preocupar em se livrar de vez do possível rebaixamento, até porque a nota de corte pode subir de 45 pontos. Se cair, empatamos a coisa e zoaremos muito, claro. O Cruzeiro tem elenco para render mais e não cair, mas o esforço terá que ser muito maior para superar o desespero dos concorrentes que tentarão subir pelo funil, a cada rodada mais apertado. Moro em Porto Seguro/BA, com muita saudade do futebol em BH, e deixo aqui especial e fraterno abraço ao cruzeirense José Otávio, Delegado aposentado da PF que vive me zoando (desde 1972,acho). Parabéns pela matéria (já li outras), vc parece ser jovem, inteligente e deverá ter grande futuro no jornalismo. Boa sorte!

    1. Eu que agradeço pelo seu comentário aqui neste espaço, Antonio. Apesar da rivalidade, não tenho problemas com comentários sobre o Cruzeiro vindos de atleticanos, desde que sejam com sensatez. Tenho amigos atleticanos e nós conversamos sobre nossos times sem o menor problema. Muito obrigado pela sua opinião e pelas palavras. Um abraço e nos vemos por aí!

  22. PH, pela primeira vez discordo totalmente de você, o que é bom, pois toda unanimidade é burra. Acho que o respeito com a torcida já faltou no inicio da temporada, com as contratações e outras medidas tomadas pela diretoria. Agora o que está em jogo é a história do Cruzeiro, um dos três únicos times que disputou todos os brasileiros da série A. Portanto, acho que tem que priorizar sim, para não dar a alguns preguiçosos e desligados mais uma desculpa para possíveis fracassos em casa.

    1. JW, muito obrigado pelo seu comentário. É, de fato, um assunto complexo. A torcida está dividida. Defendo um ponto de vista e você o outro. Não há problema nisso. Um grande abraço e que o Cruzeiro saia dessa situação terrível no Brasileiro e, se possível, avance na CB.

    2. Só retificando sua informação. Se não me engano, são quatros times (e não três) que nunca foram rebaixados: Cruzeiro, Santos, Internacional e Flamengo. Portanto, priorizar sim o Brasileirão!

      1. Na verdade são 6 times que nunca foram rebaixados para a segunda divisão do campeonato brasileiro: Cruzeiro, Flamengo, Internacional, Santos, São Paulo e Chapecoense (que após subir nunca caiu)

  23. Amigos, em vez de nos preocuparmos com time titular ou reserva, nós temos é que fazer penitência, ir à Aparecida, rezar pra todos os anjos e santos, rezar e rezar e rezar…porque só a fé e Deus pra não deixar o Cruzeiro cair…Agora também não dá pra criticar os jogadores…são os que nós temos…e com ele que nós iremos até o fim…depois, sim, é que teremos que ir atrás de explicações do Gilvan…abs

  24. PC Almeida escreveu tudo! PARABÉNS PC! Pedrinho, respeito sua opinião mas não concordo… Jogadores não são máquinas para pensarmos assim, tipo: “são muito bem pagos pra isso”. A questão é o fator psicológico. Não há cabeça para entrar ligado na CB se no Brasileiro o time corre alto risco. Afronta á torcida será se o Cruzeiro cair para a 2a divisão. Isso sim.

  25. O blogueiro acha que disputar duas competições é igual videogame, qualquer um que entende só um pouquinho sabe que esse timeco não tem condições, time reserva já!!! Minha prioridade é não cair, quem não se lembra do Palmeiras do Felipão, Campeão da Copa do Brasil e rebaixado no Brasileiro, pergunta pra qualquer Palmeirense o que ele acha disso. FORÇA MANO, as viúvas do BENTO estão rindo atoa!!

  26. Acho que não precisamos pensar em prioridades neste momento. É apenas o primeiro jogo contra o Corinthians e devemos sim tentar buscar um bom resultado em SP, dai depois teremos mais 4 jogos antes do segundo e decisivo jogo da CB e destes 3 são jogos em casa. Analisando a tabela, o Grêmio que é o próximo adversário também vai jogar na quarta, então não estaríamos em desvantagem contra eles. Ao final dessa sequencia de jogos do Brasileirão, ai sim poderemos avaliar o que fazer, pois se tivermos feito o dever de casa vamos estar no minimo com 39 pontos, faltando 7 jogos para terminar, agora se não fizermos isso, ai sim com toda certeza teremos que dar prioridade para a fuga contra o rebaixamento.
    Parabéns PH pelo blog, sempre ótimas opiniões.
    Abraço a todos.

  27. Não precisa priorizar mas se alguma jogador pode chegar no fds mais desgastado se jogar na quarta ele realmente NÃO precisa estar em campo. Time dos gambás não é nada demais e podemos aproveitar o jogo para testar jogadores que não vem jogando muito. Colocar o Denilson para fazer um jogo completo. Testar um time com 3 volantes mais fechado. Colocar Elber e William pra ficar correndo em cima do time deles. Temos opção para disputar bem ambas competições. Jogadores são muito bem remunerados e capazes de fazer os dois jogos. E querendo ou não jogar ajuda a criar entrosamento. Rezo para que o Mano pare de ser um dos maiores entraves a nossas vitórias.

  28. Na verdade, o que acho que se deve fazer é priorizar tudo.Pois se abrimos mão de um ou de outro isso irá interferir não só no clube em si,mas, na receita, patrocínio e ademais.Por isso,deixem de ser jogadores medíocres e mostrem a verdadeira garra Azul que tanto deu alegria ao seu torcedor, é hora de separar homens das crianças, é hora de colocar sangue nos olhos e mostrar quem realmente somos.Força Cruzeiro, força e raça é o que precisamos, e você que não acredita,nos deem licença, pois só os fortes podem sobreviver neste Mundo de contradições.

    Abraços…………….Cruzeiro Sempre!

  29. Discordo completamente!!!

    Talvez você ainda seja um pouco novo para ter noção do que é o Cruzeiro.

    Estamos passando pelo momento mais crucial da nossa história. O risco de rebaixamento é muito mais do que real. Ele está aí, tocando na nossa porta. Faltam 11 rodadas e vamos esperar o que desse time?! Não vence em casa, mesmo com apoio de mais de 40 mil torcedores constatemente.

    CB tem todo ano. Um rebaixamento acaba com a história azul.

    Largar essa CB pra lá. Não é porque os caras são profissionais e que recebem fortunas que estão isentos a lesões. Como que o jogador vai entrar com o mesmo preparo/descanso jogando quarta e sábado? Impossível. E o risco de lesão? O que acha de perdermos agora jogadores como Rafael, Manoel, Arrascaeta?

    Falar agora que não deve poupar e deve priorizar as duas é muito cômodo. Quero ver é fazer esse comentário início de dezembro.

    Tinha que botar time reserva sim na CB. Por pequenos detalhes podemos massacras nossa história.

    Aliás, lembre-se do motivo que perdemos a CB para o Atlético em 2014… 3 dias antes da final jogamos uma partida perrengue contra o Grêmio debaixo de uma tempestade. Jogadores do Atlético corriam. Jogadores do Cruzeiro andavam.

    O que preferes? Perder o ano por não ter nenhum título ou acabar com a história de uma nação?

  30. Meus caros, realmente estão de brincadeira!!! O cruzeiro não tem time nem elenco para disputar duas competições, é só ver a campanha no Brasileiro, medíocre. Quero ver se não ganhar do Grêmio sábado vão continuar achando que devemos disputar também a CB. Já jogamos com os piores times do Brasileiro, agora é só pedreira. Os concorrentes estão ganhando jogos e nós, apenas 1 nos últimos 12 pontos disputados…Sinceramente, tomara que perca do Corinthians. Disputar libertadores com time de série B não dá. Há dois anos as contratações são pífias. Tá complicado demais!!!

    1. É Rodrigo, tem torcedores que falam de boca cheia e peito erguido ” entre um jogo e outro da CB ” é ganhar 9/10 pontos do Grêmio, Ponte, Palmeiras e Chapecoense depois decidir em casa a vaga da CB, desde que começou a segunda fase já sabíamos quantos pontos teríamos de fazer para escapar da segunda divisão, estamos na 27 rodadas e estamos ganhando em média 1 ponto por rodada, então acho que não vamos cair mas também sabemos que o nosso time é o mesmo desde o início do ano faz uma partida boa e 5/6 abaixo da média, etão eu mantenho os pés no chão e torcendo dentro da realidade em que esta diretoria omissa e ridícula nos levou, eu jamais irei ficar aqui vivendo no mundo da fantasia só pra considerar mais torcedor do que os outros colegas como alguns deixam transparecer, a derrota de domingo deixou claro que ” quem joga com medo de perder, acaba perdendo”, nosso time jogou na retranca quase o jogo inteiro e quado fez o gol se abriu todo e levou a virada isso prova que dentro de campo não tem nenhum jogador para orientar o time, nosso capitão é só para olhar o árbitro conduzir o cara ou corôa.

  31. A Comenbol anunciou que a Libertadores apartir de 2017 começará no início do semestre e estenderá até no final do ano, ai sim vai ficar uma beleza para quem não sabe fazer planejamento; finais de CB,brasileiro, sulamericana e a Libertadores, o bom é que pode ser o fim dos estaduais por falta de datas, ou então que se apertem o cinturão.

  32. Eu gostaria de ter seu pensamento e otimismo assim como gostaria que nossa diretoria assim também pensasse , porém quem assistiu o jogo de domingo deve ter percebido que alguns jogadores estavam se arrastando em campo na metade do segundo tempo, entre os quais podemos citar Sobis( que mais atua cobrindo o pessimo Edimar do que como atacante) Arrascaeta , Robinho e Abila, e devido ao “grande” planejamento de nossa diretoria não temos um elenco tão qualificado assim, pois exetuando Elber Rafinha e Leo, nosso banco é de dar dó, o garoto de vidro Alison, é somente para fazer numero no elenco, então se quisermos ter uma chance de ficar na serie A, devemos sim priorizar o brasileiro, ou alguem acredita que esses jogadores que citei , conseguiriam atuar num alto nível na quarta e somente dois dias apos, encarar uma final contra o Gremio?

  33. O Cruzeiro joga amanha (28/09) contra o Corinthians em SP, na moral eles estão mal, não fosse o fator “arbitragem” apostaria totais fichas no Cruzeiro, então consegue um bom resultado lá e pronto!
    dps se rão 4 rodadas do Brasileirão, com 3 jogos em BH, sem viagens pra se desgastar e mais tempo pra treinar:
    01/10 Mineirão – Gremio, q não ta lá essas coisas e tbém tem jogo da Copa BR essa semana, e a prioridade lá é a Copa BR, vão vir sem Grohe (goleiro) e Wallace (seleção) suspensos
    08/10 Mineirão – Ponte Preta, q tbém não tá ta tão bem, e parece q dps da eliminação da Copa BR vai descer ladeira;
    13/10 – Palmeiras, líder, mas o jogo será em Araraquara (campo duro, prejudica o melhor time q é o Palmeiras) terão 3 jogadores retornando das eliminatórias
    16/10 Mineirão – Chapecoense, com todo respeito ao time de SC, mas um clube da grandeza do Cruzeiro temer a Chapecoense
    Na moral se acertar o pé da pra somar 9 ou 10 pontos nesses jogos
    aí entra dia 19/10 Mineirão – Corinthians pela Copa Brasil pra garantir a vaga na semifinal
    se conseguir 9 pontos nesses 4 jogos acima, faltarão 7 pontos em 7 jogos
    papinho de se poupar…
    ta faltando é vergonha na cara!

    1. Concordo plenamente com o colega. Até o jogo da volta (19/10) saberemos a situação do Cruzeiro no Brasileiro . Portanto, nesse momento, não pode deixar a Copa do Brasil. Com esse elenco e o time que está sendo escalado, nenhum jogador é imprescindível. O que tá faltando ao time é mais intensidade de jogo, partir pra cima com vontade e um técnico que possa enxergar o jogo rápido e fazer as substituições necessárias. Sugestão pro Mano: mostrar o VT do jogo do Cruzeiro contra o Palmeiras ( 2 x 1 ), único jogo que o time jogou bola (poderia ser 5 ou 6 a 1 ).

  34. Pessoal analisem bem a receita do cruzeiro do ano que vem já deve estar comprometida , imaginem disputando a série “B” , vai acumular dívidas e mais dívidas esquece que vão montar time competitivo , o foco tem q ser a permanência na série A , cair será um desastre…Não teve planejamento agora tem que escolher é lamentável mais não temos time e nem pernas para as duas competições. Sinceramente priorizando já estou achando difícil…

  35. Por falar em viúvas do Bento, acho que ele teve erros, principalmente pela sua teimosia, mas vejo também que ele não era o único errado como muitos diziam. O futebol do Cruzeiro era mais bonito com ele, o que faltava era bola na rede dos adversários e menos bolas na rede nossa. Acho que o Mano tem treinado muito mal o time, o Sóbis fora de posição, Arrascaeta fora de posição, time só joga pela esquerda e BR e Lucas como unanimidade. Ou seja, a teimosia é a mesma, com menos posse de bola e menos chances criadas. Acho que teve corpo mole para o Bento cair. Agora já passou, então prioridade total no BR, esses jogadores não têm o perfil de luta para enfrentar as duas competições como tinha em 2003 ou em 2014 que faltou pernas.

  36. O que mais me revolta nessa celeuma toda e nessa situação que nos encontramos, é ver que a pessoa que nos meteu nesse buraco, o tal presidente centralizador Gilvan de Pinho Tavares, não tá nem aí pra torcida. A gente enche os estádios, paga sócio torcedor, compra produtos, ajuda de todo jeito e o jumento nos ignora. Não vejo a hora dessa praga terminar seu mandato e desaparecer de vez. Sinceramente, depois de tudo que esse cidadão fez de errado contra nosso clube, acho que não vamos nos salvar. Tomara Deus que eu esteja totalmente enganado.

  37. Não temos elenco para disputar as duas competições…
    A diretoria tem sua parcela de cupa sim, porque contratou esses pernas de pau. Mas não é culpada, sozinha, pelos resultados dos jogos. Quem entra em campo e erra gol no ataque ou entrega gol, na defesa, são esses pernas de pau. Mas eles nao têm culpa de serem tão ruins, claro que nao. Essa culpa é de quem os contratou e de quem os escala pra jogar… Mas esses pernas de pau tem muita culpa sim porque está faltando raça, vontade, determinação, compromisso com a vitoria… Na hora de assinar contrato, eles exigiram salarios incompatíveis com o que estão mostrando em campo. Portanto se ganham autos salarios, tem que mostrar mais, correr mais, acertar mais…

  38. FALA PH ! DISCORDO RADICALMENTE DE VC.TEMOS QUE FOCAR LOGO EM 5 VITORIAS PRA SAIRMOS DO REBAIXAMENTO.ESSA RODADA FOI PESSIMA PRO NOSSO TIME.TALVEZ NEM 45 PTS SEJA SUFICIENTE PRA ESCAPARMOS DO INFERNO DA 2º DIVISÃO.TEMOS DUAS DECISÕES GRÊMIO E PONTE EM CASA E SE NÃO FIZERMOS OS 6 PTS TCHAU 1º DIVISÃO.SITUAÇÃO DO CLUBE É MUITO GRAVE.SE DEIXARMOS POR EXEMPLO RESTANDO 8 PARTIDAS PRA GANHARMOS 4 JÁ ERA IRMÃO.NÃO DÁ PRA ARRISCAR NA COPA DO BRASIL.É FOCAR SOMENTE NO BRASILEIRO .BOTAR TIME RESERVA NA COPA DO BRASIL É SOLUÇÃO. O MANO TEM QUE PARAR COM ESSA PANELA NO TIME TITULAR.LUCAS O PIOR LATERAL DIREITO DA NOSSA HISTÓRIA,BRUNO RODRIGUES VACILÃO ENTREGÃO,HENRIQUE ÁGUA DE SALSICHA,CABRAL LENTO LENTO LENTO E SÓBIS MASCARADO E INEFICAZ O TIME VAI CAIR.TIME IDEAL RAFAEL,EZEQUIEL,LÉO,MANUEL E EDMAR,ROMERO,DENILSON,ROBINHO,ARRASCAETA ,ELBER E ÁBILA.TIME MARCADOR NO MEIO DE CAMPO QUE AJUDE A ZAGA E LIBERANDO ARRASCAETA E ELBER NA FRENTE.

  39. Na verdade concordo com o Mano Menezes, departamento de Fisiologia está aí para trabalhar, fazer exames e ver a probabilidade do jogador ter lesão muscular. Só um exemplo, se o Manoel (nosso melhor zagueiro atualmente), estiver jogando no limite para ter lesão, qual a razão de arriscar que ele fique parado por mais de 1 mês, sendo que ele pode ser poupado inclusive nos treinamentos (como às vezes acontece), mesmo possamos dizer para outros atletas, não é que estamos deixando de lado a CB, colocamos como principal meta continuar na Série A, e disputando forte a CB, se necessário poupando um ou outro jogador e não meio time como muitos estão pensando. Não vamos nem entrar no quesito falta de planejamento, porque todo mundo sabe (time tinha 4 laterais esquerdos, desfez de todos e gastou dinheiro com mais 2)…. Pra finalizar, acho que devemos entrar com força total amanhã e segurar um bom resultado (empatar ou até ganhar), pois o próximo jogo será somente dia 19/10, ou seja, faremos ainda 4 jogos antes do jogo da volta…. Se conseguirmos 3 vitórias e 1 empate, já termos 40 pontos, bastando apenas mais 2 vitórias para escapar da degola….. Força máxima no primeiro jogo, e na sequencia dos 4 jogos tudo estará mais claro

  40. Acho um erro, pois uma boa vitória na CB trará uma maior confiança para o grupo, pois o proximo jogo do brasileiro não aceitaremos o amarelão que aconteceu contra o flamengo, viramos chacota nacional por causa de alguns jogadores que estão abaixo da crítica e jogando com o nome, isso de priorizar competição é coisa de time pequeno, com o elenco que temos ´da muito bem pra almejar coisa melhor nas duas disputas, perdemos uma copa do Brasil pra frangas porque o Cruzeiro que praticamente já era campeão brasileiro, entrou completamente desmotivado contra as frangas perdemos de 3 e depois não teve como reverter, nessa situação em questão, pesou o lado familia do nosso antigo técnico que é toda ela frangas e pesou na decisão dele porque tinha que dar alegria aos seus familiares e somos zuados a todo instante por causa disso. já pensaram se abrir mão da CB e cair, qual desculpa que darão, e tem mais a CB nos leva a Libertadores, seria um grande presente para esse ano horrível que temos que riscar da nossa memória. O que me deixa mais perplexo é que ninguém da diretoria vem a público falar da situação, cadê o diretor de futebol, já esqueci até o nome dele, cadê o aprendiz de presidente, incrível, o time na situação que está e não vemos ninguém, não sabemos se estão acompanhando o clube nos jogos, R I D Í C U L O!

  41. Hoje estou discordando de tudo. Em primeiro lugar achei muito sensata a declaração do Mano, que disse que se tiver que escolher vai escolher a serie A, copa do brasil a sala de troféu está cheia e rebaixamento vai ser o fundo do poço para nós. Em segundo lugar, achei que aqui era um espaço destinado para cruzeirense e independente se o comentário de torcedores declarados de outros times, principalmente do Mineiro, é sensato, não deveria aparecer aqui. Sou leitor assíduo deste blog e se continuar aparecendo comentários de torcedores de outros times infelizmente (para mim) vou deixar de ler. Vai aqui meu protesto.Abraços

    1. Uma pena que você pense assim. Estamos construindo um espaço democrático e aberto de cruzeirenses que possuem opiniões diversas, mas que podem todos expressá-las com tranquilidade. O ambiente aqui é tão aberto que até outros torcedores de outros clubes se sentem à vontade para comentar. Se eles fazem os comentários com seriedade e sem criar confusão, não vejo problema. De qualquer forma, o espaço é e continuará aberto a quem queira ficar, sair, voltar, etc. Um abraço.

  42. Até o jogo de volta, temos que fazer 9 pontos no mínimo (Grêmio, Ponte e Chapecoense) nos 4 jogos ( caso contrário, só com muita reza). Imagine se o Cruzeiro perder os “craques” Cabral, Henrique, Edimar (até mesmo Arrascaeta, Sóbis) no jogo contra o Curintia ? Vamos lamentar ou vamos comemorar ?

  43. Se abrir mão da Copa Brasil fosse a certeza de permanência na Série _A eu até concordava
    mas pelo que sei a permanência na Série_A só vem com mais 16 pontos no minimo, afinal em campeonatos com 20 times, nenhum time caiu com 46 pontos e só o Coritiba em 2009 caiu com 45pts!ainda faltam 33 pts, é menos de 50%!!
    Precisamos é de um PRESIDENTE de pulso forte e um DIRETOR que honrou a Camisa Azul Celeste em campo (Nonato, Douglas, Sorin, Alex)
    Ou vem 9 pontos nos proximos 12 a serem disputados ou estamos fud…poupando ou não, e esses 4 jogos acontecem entre os 2 jogos c o Corinthians, então pq tem q poupar????

    1. Não se esqueça que o Flu só não caiu com 46 pontos porque aprontaram pra portuguesa e quem ficou foi o Flu e a Portuguesa hoje se já não foi estava a caminho da quarta divisão.

  44. Tem que fazer o mesmo que o Inter: mandar time reserva pra CB e deixar o time titular pro Brasileiro.
    Time que luta pra não cair não pode se dar ao luxo de almejar CB, ainda mais fazendo um ponto nos últimos 12 disputados.
    Escapa do rebaixamento, arruma a casa e 2017 contrata meio time, pq essa baba que ta, ano que vem vai ser esse mesmo sofrimento de novo

  45. Pedro Henrique, pela primeira vez vou discordar na íntegra de um texto seu. Quem defende brigar pela copa do Brasil nesse momento, age muito mais movido a pensamentos e argumentos muito mais passionais que racionais. Concordo com o que o Eduardo comentou acima. Talvez muito por ser jovem, está deixando se levar pelo pensamento passional característico dos torcedores dessa faixa etária. Nós, que temos um pouco mais de vivência, temos o amadurecimento suficiente para saber o quão desastroso seria um rebaixamento. Muito mais impactante ao torcedor e a história de um clube que qualquer conquista. As colocações do PC ALMEIDA demonstram claramente essa diferença de maturidade de torcedor. É evidente que temos mais argumentos em prol do foco no brasileiro. Isso é inquestionável e o mais sensato. Dizer que temos elenco para disputar os dois? Não, não temos! Nosso elenco nem está conseguindo se manter na série A. Temos dificuldade em definir um bom time titular e o que temos como ideal não está dando conta. Temos jogadores que fazem alguma diferença e que não temos reposição a altura. Não digo que não teríamos condições de disputar os dois torneios. Mas diante da gravidade da situação, o mais prudente seria focar força máxima no brasileiro. E se perdemos algum jogador importante amanhã? Ou mais de um? Um Abila, um Arrascaeta, um Robinho? Alisson, Elber? Alguma contusão seria, com longo tempo de recuperação? Que prejuízo isso seria nesse reta final de brasileiro? Fora isso o desgaste de jogo a mais, viagens, perda de treinos… Outro ponto: Vc citou a força moral que uma classificação poderia dar, mas vale lembrar que o contrário também vale. E se amanhã tomamos um sacode do Corinthians? O time pode voltar bem abalado para o jogo contra o grêmio. Ou se conseguimos um bom resultado amanhã e o Corinthians reverte no jogo da volta, no Mineirão? O quanto isso poderá abalar o time na reta final do brasileiro, quando é preciso ter muita motivação e equilíbrio? Por isso tudo digo que temos muito mais argumentos pra focar no brasileiro. Se ao menos tivéssemos algum favoritismo na Copa do Brasil, uma chance clara de vencer. Mas não sejamos hipócritas. Isso tá longe de ser verdade. Com a qualidade do futebol que estamos apresentando, a possibilidade de eliminação agora ou.mais na frente é a realidade mais aceitável. Portanto, não seria nem o caso de discutir se temos ou não condições de disputar as duas competições. Cada um tem sua opinião. Pode até ser que tenha condições, mas nesse momento delicado, que estamos a Beira de um momento trágico para o clube, todo detalhe, todo esforço que pudermos fazer para escapar é bem vindo e mais prudente. Na copa do Brasil não temos nada a perder. Apenas mais uma disputa. Nenhum clube é lembrado por não ter ganho alguma competição. Isso não mancha história de clube, não é motivo de piada. Agora um rebaixamento é outra coisa. Esses torcedores que defendem brigar pela c. Do Brasil, me pergunto como se sentirão se vencermos a copa do Brasil e poucos dias depois sermos rebaixados. O que vai adiantar? Vão ficar felizes? Vcs foram rebaixados… Ah, mas ganhamos a copa do Brasil!… Ninguém vai nem lembrar de copa do Brasil. Não digo que não teríamos condições de disputar os dois e nem que deixar a copa do Brasil de lado seja garantia de permanência na série A, mas é um momento delicado que pode ser trágico para a história do clube, que seremos lembrados o resto da vida, motivo de chacota. Vai doer muito mais no torcedor que qualquer título não ganho. Por isso, tudo quenpuder ser feito para ajudar na permanência na série A é o mais prudente. Não é garantia, mas qualquer contratempo que possa atrapalhar e pudermos evitar é o mais sensato a fazer. Pensem nisso.

    1. Assino em baixo Pedro R, não é desmerecer as opiniões contrárias, é questão da dura realidade que o nosso time vive hoje, por conta da má administração desta diretoria omissa.

  46. Acho que tem que largar a CB. Existe o cansaço de fim de temporada e risco de contusão de algum jogador “importante” do elenco que já é limitado.
    Se ganharmos a CB e cairmos para a segunda divisão não adiantará nada, aí sim a “imprensa” torcedora de BH vão acabar conosco.

  47. O problema do nosso time é aquele que todos estamos vendo: quando jogam, não estão se dedicando como deveriam. Em relação ao tema, concordo que temos que olhar com atenção para as duas competições. Basta fazer uma coisa: Não ver o jogo contra o Corinthians como um jogo como jogo da CB, ou ver o jogo contra o Grêmio, como jogo do brasileirão e assim por diante. Em nossa situação todo jogo que vier, que joguemos com raça pra ganhar, uai!!

  48. Priorizar o que? Temos jogadores precisando pegar ritmo de jogo, põe pra jogar sim senhor, um time montado no meio do campeonato precisa jogar pra pegar entrosamento! Sem falar de opções que a torcida gostaria de ver em campo que o Mano não põe pra jogar, essa cena de “priorizar” é joguete da mídia, e o Mano respondeu bem como sempre em suas entrevistas, vai poupar jogador se precisar poupar, algo normal poupar quem não está 100 por cento, mas deixou claro que prefere não ser rebaixado do que ganhar a CB.
    Essa CB é até vantagem para nós e pro Mano, ver o time e outras opções atuarem pra ver quem está melhor pro Brasileiro, casos de Denílson, Élber, Alisson, Ezequiel, Bryan, Léo, Rafinha…
    Cruzeiro não tem que pensar nessas coisas, nem sequer é momento de pensar nisso, é só o primeiro jogo da CB e depois várias rodadas seguidas do Brasileiro, a mídia lança e todo mundo compra, até você Pedro Henrique?
    Gosto de vir aqui no seu Blog mas tenho saudades de quando vinham as análises dos adversários do Cruzeiro, “O Pré-Jogo”, acho que o último que fazia isto era o PC, análise da nossa escalação, do adversário, de como estão das pretenções e ânimos das duas equipes, ou seja, falar um pouco menos de política e mais de futebol. Fica a dica! Um abraço e boa continuação de trabalho aqui no blog.

  49. Que quantidade de torcedor atleticanizado e pensando pequeno.

    O CRUZEIRO que meu avô (Palestrino), meu pai (cruzeirense) me ensinou a torcer,e que acompanho, nos estádios, há mais de 50 anos, SEMPRE entra numa competição para VENCER, Priorizar é coisa de torcedor do 6a1o. De gente fraca, simpatizante.

    Vocês são tão fracos que nem acordaram para as datas dos jogos, contra os gambás amanhã e o outro daqui a UM MÊS, na Toca III e sem usar artimanhas como apagar a luz. Sejam mais cruzeirenses ou pelo menos despistem.

    1. Esta istória de ir em estádio assistir jogo ou ser sócio não faz ninguém ser mais ou menos torcedor do o outro, já estamos fechando o segundo ano lutando para não cair no brasileiro, não chegamos a disputar nem a final do mineiro, a tal liga ficamos pelo caminho, a CB do ano passado também ficamos pelo meio do caminho e a Libertadores do ano passado foi um fiasco, este brasileiro nossa média é de um ponto por rodada e ainda tem quem acha que está tudo uma maravilha, se em 27 jogos fizemos 30 pontos, precisamos fazer uma proeza para ganhar 15/18 pontos, e isso para não ser rebaixado, e ainda acham que o Cruzeiro entre em campeonatos para ser campeão ? Sim eu também acho que o Cruzeiro por sua grandeza não pode ser apenas coadjuvante tem que entrar para ser campeão, só quem não sabe disso é sr Gilvan que montou estes timecos desde janeiro de 2015, por isso não me sinto menos torcedor do que ninguém e penso sim que a prioridade é manter na serie A, CB já temos 4 e se o Grêmio ganhar fica 1 na nossa frente e os outros serão que se virem para acumular mais uma, é brincadeira falar que temos elenco para disputar as duas competições se não temos time nem para sair do Z4 em 27 jogos.

    2. Pelo amor de.Deus né amigo! Isso não tem nada a ver com pensar pequeno. Quero ver se vc e os que pensam dessa forma vão continuar afrontando esse orgulho bobo com o time na segunda divisão! Do que adianta esse discurso de que o Cruzeiro é muito grande pra priorizar competição, que tem que entrar forte nas duas, que priorizar é pensamento de atleticano… e cair pra segunda divisão? Cair pra segunda divisão é que é coisa de pequeno!

  50. Me posiciono do lado racional manifestado brilhantemente pelo PC Almeida, pelo Pedro R. e outros colegas cruzeirenses. O Cruzeiro tem que priorizar a permanência na série A. O time atual é medíocre demais para disputar as duas competições no mesmo nível. E a repercussão negativa na história do clube diante de um rebaixamento será imensurável. Seria uma mancha indelével. Nos igualaríamos de vez ao clube pateticano. Lembrem-se sempre: Quem mais sofreria com o rebaixamento seríamos nós torcedores. Para os jogadores, tanto faz. Seja ganhando ou perdendo, seus salários milionários permanecem. Então, é mostrar para essa cambada de jogador frouxo que aqui é Cruzeiro e dar-lhes todas as condições possíveis para escapar do rebaixamento. Uma vez atingido esse objetivo, o Cruzeiro deve fazer uma limpa, uma renovação completa, se livrando principalmente de jogadores sanguessugas, dos atletas sem brio e sem raça que infestam a toca. Em seguida, planejar 2017 como um clube da grandeza do Cruzeiro merece. Ademais, eu e mais uma legião de torcedores, tenho certeza, nos recusaremos terminantemente a acompanhar o Cruzeiro numa eventual segundona. Será um prejuízo incalculável aos cofres do clube.

  51. Olha vamos firme nas duas pois se largamos a copa do brasil nao garente nada no brasileiro. Temos que lutar o bom combrate pois o time é ruim mesmo. Nao adianta poupar time ruim so melhora o rendimento jogando junto sempre abs

  52. Acho o seguinte. Temos que PRIORIZAR o Brasileirão. Isso não significa nos apequenar, mas, sim, manter a grandeza de nunca ter caído para a série B. Perguntem a qualquer Palmeirense se eles preferiam ter se mantido na série B ou terem sido campeões da Copa do Brasil. E depois, focar na Copa do Brasil não é garantia de que seremos campeões. O Mano apenas foi realista. Está ali no dia a dia e sabe como os seus jogadores se sentem. Vejam o Botafogo. Está fora da Copa do Brasil e está muito melhor no Campeonato Brasileiro. Copa do Brasil a gente disputa outra no próximo ano. E série A? De qualquer forma, acho que o Mano deveria usar o seu time titular no Campeonato Brasileiro e deixem uma mescla para a Copa do Brasil. É bom para dar mais rodagem para o Denilson e o Elber, por exemplo. Pensem nisso.

    1. Walter Fantini, vou te dar uma dica que eu faço e sempre dá certo, antes de enviar seu texto, copie-o com CTRL + C para não perdê-lo e atualize o número por um novo, desde que fiz isso nunca deu erro, e caso dê você tem a segurança de ter seu texto salvo, é só colar e tentar novamente. Espero ter ajudado, a você e a muitos que passam por isso!
      Abraço.

  53. Não me venham com esse argumento de que “priorizar brasileiro não é garantia de nada”. Chega a ser meio estúpido. Claro que priorizar brasileiro não vai garantir a permanência. Mas é óbvio que devemos evitar qualquer coisa que possa prejudicar na luta contra o rebaixamento. Uma competição a mais só aumenta desgaste, risco de contusões… Nesse momento complicado, tudo que.possa ajudar deve ser feito, mesmo que isso não seja garantia de sucesso. Isso é até meio óbvio. Nem deveria estar sendo discutido.

  54. A COPA DO BRASIL TERMINA AMANHÃ PRA NÓS. COM ESTE FUTEBOL QUE ESTES MERCENÁRIOS ESTAO JOGANDO, VAMOS TOMAR DE 3 OU MAIS, E COMO O BOTAFOGO FEZ, IREMOS PARA O SEGUNDO JOGO COM TIME RESERVA. E AI MEUS AMIGOS, SO DEUS NA CAUSA PRA NAO CAIRMOS.

    1. Não foi eu quem fiz o comentário acima. Não comento em caixa alta. Apesar de ter o mesmo pensamento de que provavelmente voltaremos praticamente eliminados hoje a noite.

  55. A única coisa que pode salvar o Cruzeiro agora é a raça , tecnicamente este time é medíocre , precisamos de foco , concentração , porque não fazer como em 2011, se não me engano , e concentrar em uma cidade do interior , pensar só no campeonato brasileiro é só ir em casa em dezembro , agora é guerra !

  56. Concordo com vc PH, se o Cruzeiro fizer essa palhaçada de poupar o time na CB e tomar um sacode do Corinthians as coisas ficariam bem piores para sábado contra o Grêmio, tornaria ainda mais dramática a situação, além do mais depois do grêmio só jogamos no outro sábado contra a Ponte, tempo suficiente para recuperação dos atletas.
    Então é jogar pra ganhar do Corinthians e levantar a moral pra esses dois jogos em casa, se vencermos Grêmio, Ponte e Chape em casa, podemos brigar de vez pela CB, pois faltaria apenas duas vitórias, então nada de poupar, somos GIGANTES e a palavra CAIR não existe no nosso dicionário.

  57. Pessoal.
    Sinceramente, eu estou torcendo para que o Cruzeiro caia mesmo para a série B. Seria um baita prêmio para a incompetência da Diretoria. Talvez assim livremo-nos do tal Thiago Scuro. Ele é muito ruim. E outra: culpar Mano Menezes, R. Sobis, Abila, Edmar e outros pelo provável “afundamento” é esconder a realidade de um clube desorganizado politicamente.
    A queda para a série B faria muito bem ao clube, de forma a abrandar os egos e a soberba (parece piada usar esta palavra na atual conjuntura).
    Infelizmente, amigos. A realidade do Cruzeiro é podre. Um choque grande precisa acontecer para que mudanças EFETIVAS aconteçam.
    Não aguentamos mais tanto sofrimento.
    Eu joguei a toalha. De boa mesmo. Não dá mais.
    O Corinthians também já foi “incaível”…

    PH: seu raciocínio supra descrito é coerente e digno de respeito, não há dúvidas.
    Mas eu penso de outra forma, no momento.

  58. Torço para o CRUZEIRO, mas sera q so eu esta notando que o time nao joga nada no Mineirao? Deveriamos nos jogos como mandante escolher outro estadio para ver se conseguimos sair dessa situaçao incomoda.

  59. PH, respeito sua opinião, mas acho um grande equívoco não priorizar o Brasileiro. Não temos elenco para duas competições, não temos qualidade para duas competições. Em 2014, tínhamos um grande time, que foi campeão brasileiro, mas fracassou na final da copa do Brasil contra o A. mineiro, por falta de pernas, visivelmente. O futebol hoje é muito mais dinâmico, corrido, intenso. Jogar duas vezes por semana é sim muito desgastante. Por isso, o Cruzeiro deve sim escalar um time reserva na copa do Brasil!

  60. Tema muito bem escolhido.

    Concordo com a visão do PH.

    Priorizar uma competição não significa abrir mão da outra.

    Se tiver que escolher, é óbvio que é melhor não cair para a segundona do que ganhar o inédito penta da Copa do Brasil.

    O Cruzeiro é dos poucos que nunca caiu.

    Se cair, o Cruzeiro ficará manchado para sempre e, assim, os nomes de Gilvan e Scuro ficarão eternizados do jeito que eles merecem. Principalmente Gilvan, responsável por perdermos Alexandre Mattos (que ele mesmo teve o mérito de contratar) e responsável também por contratar o péssimo Scuro.

    Se não cair, quando Gilvan sair e entrar um presidente competente poderemos buscar o penta. Seria apenas uma questão de tempo.

  61. PH o Cruzeiro já está quebrado, sem dinheiro, já pensou se cai pra série B e as receitas caem pela metade, como fazer time pra subir de novo, por isso acho que tem que fazer de tudo para permanecer na série A, inclusive abandonando essa CB, senão será a ruina do time. O time está se arrastando no brasileiro, imagina duas competições. Essa é minha opinião e gostaria que a diretoria pensasse bem nessas possibilidades.

  62. Verdade. ..
    O Corinthians já foi incaível, mas caiu..
    O galo ja foi incaível, mas caiu…
    A soberba celeste está por um fio.
    Se o time for rebaixado, o que a torcida dirá a partir de então?
    É algo pra se pensar!!!

  63. Cruzeiro é time grande. Tem que jogar para ganhar tanto a C. Brasil como permanecer na Série A. Afinal, jogos às Quartas e Domingos não pesa para ninguém. Lesões acontecem até em treinos. Jogadores tem que assumir as suas responsabilidades em representar bem o Cruzeiro. Se os salários estão em dia, a DIRETORIA TEM QUE COBRAR.

    1. Tá certo… jogos as quartas e domingos não pesa pra ninguém… O velho discurso de quem assiste tudo do sofá ou é, no máximo, atleta de final de semana. Jogar quarta e domingo pode não desgastar, mas experimenta fazer isso em Alto nível o ano inteiro. Soma-se a isso os treinos, viagens… E quando se fala em desgaste, não é apenas cansaço. É desgaste muscular, que pode levar a lesões. O cara pode ta se sentido bem, zerado, mas a musculatura está desgastada. Quanto ao risco de lesões existir até em treino, isso é óbvio! Mas claro que em jogo essa chance triplica. Em treino os jogadores entram mais leve, evitam divididas, não dão piques muito forçados, não se matam pra chegar numa bola, os colegas não chegam tão duro nas disputas. Completamente diferente de um jogo. Isso chega a ser meio óbvio. Nem precisaria ser dito.

  64. Sinceramente achei que fazia parte de uma torcida mais otimista!penso que 80% aqui não viram:
    1 – a Super Copa de 1991, dps de perder de 2×0 pro River na Argentina, ser campeão com 3×0 no Mineirão;
    2 – a Copa Brasil 1996, virada sobre o poderoso Palmeiras;
    3 – a Libertadores 1997, arrancada pro título dps de 3 derrotas nos 3 primeiros jogos, precisava de 3 vitórias e foi buscar;
    4 – a Copa Brasil 2000, virada no ultimos minutos contra a pedra no sapato chamada São Paulo;
    e em se tratando de luta contra o rebaixamento:
    1 – a virada pra 3×2 sobre o União São João em 1994, dps de tomar 2×0 e ter um jogador a menos;
    2 – a vitória de 1×0 na raça contra o Corinthians no Minerião com gol de João Carlos e o empate com o Santos nos ultimos minutos em 1997;
    3 – as vitórias: 1×0 Sport em Recife e 1×0 contra Corinthians e São Caetano (vice-campeão por 2 anos seguidos) no Mineirão que nos salvaram em 2001;
    4 – as vitórias na raça 3×2 Atlético_GO e 1×0 Inter em 2011 e dps a cipuada de 6×1 no gaylinho da massa de muita gente aqui;
    Acho que eu fui um dos poucos que vi tudo isso aí

    1. Ah, beleza! Fiquei mais tranquilo agora! Essa história toda citada vai fazer essa baba de time atual, que não ta jogando nada, perdendo de todo mundo, virar um super time que vai conseguir bons resultados e feitos históricos! Tô tranquilo agora! Rumo ao G4 e penta da Copa do Brasil!

      1. na moral vc é franga!e todos nos já sabemos!
        perde seu tempo em me responder mais não!
        doeu muito em 2005???foi???
        pq eu ri demaissssss!!!
        ainda tava num show do J.Quest e balançava a bandeira do Maior de Minas na cara daqla franga!
        vai lá no blog do barbudo pq seu lugar é lá!!!!

        1. Se doeu em 2005, pergunte pra algum atleticano porque eu não sei responder. Nunca vivi tal situação. Pelo menos ainda não. Porque do jeito que a coisa ta se encaminhando, tanto eu quanto vc saberemos a resposta em breve!

    2. Alisson, nos exemplos que deu e são verdadeiros, o Cruzeiro era administrado por uma diretoria torcedora, vibrante, com sangue nos olhos, presente nos treinos, cobradora. Hoje nada disso existe e está é a causa das nossas descrenças. Os 3 patetões acham que pagando em dia e tendo o Mano como técnico eles não tem pq serem cobrados. São uma vergonha de dirigentes, aliás, anti-dirigentes, infelizmente!

      1. Exatamente! Eu também vi tudo isso que ele citou. E isso é motivo pra não ficar preocupado? Não! Momentos distintos, situações distintas e times distintos. Estamos preocupados é com o péssimo momento atual, o péssimo futebol jogado e a baixa perspectiva de reação. A história gloriosa do clube ja sabemos e isso não garante tranquilidade. História não ganha jogo.

  65. Concordo com você PH este caras ganha fortunas e pra isso mesmo disputar o que tiver pra ser disputado. É se tudo der errado a culpa e da Diretoria Juvenil do Cruzeiro.

  66. Sou completamente a favor de priorizar o brasileiro. É evidente que é o mais sensato e inteligente a se fazer. Mas nem me preocupo muito com essa discussão. Sei, não é de agora, que o Cruzeiro não tem vida longa na copa do Brasil. Muito provavelmente já volta de São Paulo praticamente eliminado.

  67. PH, concordo contigo. Não devemos priorizar nada. Como já sabemos que entre os dois jogos contra o Coríntians teremos 4 jogos , dentre os quais, 3 no Mineirão. Vamos empatar, com gols ou ganhar em São Paulo e aí vamos voltar nossa atenção para o Brasileirão. Ganhar deste Grêmio e da Ponte, pois não têm mais pretensões no Brasileirão. Contra o Palmeiras, se possível, tirar um pontinho e ir contra a Chapecoense com a moral elevada. Ganhando mais este jogo, estaremos com 40 pontos e ficarão faltando seis ou sete pontos para saírmos dessa situação complicada.

    1. Muita gente fazendo conjecturas, dizendo que, dos próximos 4 jogos, 3 são no Mineirão, e contando como se fosse vantagem, Vitória fácil. Como se o.Mineirão tivesse sendo muita vantagem nesse campeonato! Muito pelo contrário! Estamos indo é pior jogando no.Mineirão. Não faz diferença alguma! Por.mim, mandaria os jogos no independência quando fosse possível. Tivemos bons resultados lá e também os melhores jogos. Acho que as dimensões reduzidas do campo favorecem pelas características atuais do time.

  68. Concordo com você PH e com boa parte dos torcedores que opinaram aqui, o Cruzeiro é time grande e o que se espera desses jogadores que são muito bem pagos, é garra, raça, vibração e entrega. E o nosso amigo Mano Menezes, tem a obrigação de extrair tudo isso desse grupo. Dessa forma tem de entrar pra ganhar a Copa do Brasil e reverter a situação da equipe no Brasileirão. Sabemos da limitação da equipe, mas é necessário superar isso na base da vontade e honrando essa camisa!

    1. Discurso bonito, mas vai ficar esperando vontade e que jogador.honre camisa. É ruim heim? Jogador hoje em dia não liga pra nada disso. Não fiquem nesse romantismo de pensar essas coisas. Do mesmo modo que focar cobrando diretoria não resolve. Vc acha que esse pessoal ta preocupado? São apenas profissionais. Pra eles é trabalho. Se deu certo, otimo! Se nao deu, faz parte do negócio. Estão pouco se.lixando. Vai por.mim! Esse Scuro por exemplo, veio contratado. É apenas um executivo. Não é torcedor. Estão pouco se lixando!

  69. ALISSON PARECE QUE VC TAMBÉM NAO VIU QUE HA DOIS ANOS NAO DISPUTAMOS SEQUER A FINAL DO RURALAO. E ESTE TIME QUE VAI SER CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL E PERMANECER NA SERIE A?

    1. tbém vi a seleção brasileira meter 3×0 na campeã mundial Espanha e só um ano dps tomar 7×1 da Alemanha!
      Futebol – cada jogo tem sua história
      sei que o time tá mal e muito mal
      Mas enquanto houver chances matemáticas não jogo a toalha e muito menos fico torcendo contra, como tem muitos aqui que devem estar só pra bate no peito dps e dizer “eu avisei”

  70. A prioridade é a permanência na série A, concordo com o que foi dito o que adianta ser campeão da CB e disputar série B o ano que vem, a queda não significa somente a vergonha de disputar uma série B, seria também um prejuízo muito grande ao clube com cotas de TV patrocínio, sócio torcedor e etc. Temos elenco em quantidade, mas em qualidade é muito fraco. Tomará que o Mano depois da entrevista que deu na segunda tenha percebido que tem que fazer mudanças no time, a defesa é muito vulnerável e a culpa não é só da zaga, mas principalmente do meio campo e das laterais que não marcam corretamente foi a época que futebol era ataque, hoje o que manda no futebol é marcação, defesa e contra ataques rápidos isso que ganha jogo. Copa do Brasil todo ano tem, torço para que o time passe, pois acho também que motivaria os jogadores no brasileiro, mas se não passar bom também, voltaremos a atenção para o BR. Agora gostaria de fazer uma pergunta, onde está a diretoria do Cruzeiro, Gilvan, Vicentine que se diz candidato a presidência, Thiago Scuro, eles tem que dar a cara a tapa também, a culpa não é só do treinador, aliás é o menos culpado por esse time sem raça, sem vontade de jogar, acompanho o Cruzeiro desde os meus 7 anos de idade, nem em 2011 fiquei com tanto medo do time cair como estou este ano. Ta faltando cobrança, alguém que dê tapa na mesa para cobrar mais seriedade destes jogadores!

  71. Concordo com o PC. Não temos time para as 02 competições. O inter já jogou a toalha. Vai com os reservas em Santos. Temos que priorizar a Serie A em 2017, aí sim, forma um time, não este amontoados de jogadores mais ou menos. Volta Perrelas….

    1. Com certeza! E olha que o Inter é concorrente direto na luta contra o rebaixamento. Um dos dois deve cair. Se eles estão focando no brasileiro e largando a copa do Brasil, é mais um motivo para nos preocuparmos.

  72. Pedro Henrique, não sei o que está acontecendo, mas alguém usou o meu E-mail para postar um comentário, pois, deparei com o endereço do mesmo a vista no espaço de novo comentário no final do seu último post. Ou seja, o intitulado Tirar o pé da copa do Brasil é uma afronta ao torcedor. Porem eu não postei nenhum comentário sobre o referido assunto. Isso é muito grave, pois algumas pessoas utiliza esse espaço com palavra agressiva, para difamar os dirigentes. E talvez com e-mail de terceiro. Por isso eu Geraldo*****! Embora gostando de dar minhas opiniões, vou deixar de postar os meus comentários neste espaço. Sou vou ler as opiniões de quem postar.
    Pequeno comentário! A que ponto chegamos ter que priorizar a permanência na seria A do BR, e descartar a CB. Baita incompetência desde 2015.
    PH, Por gentileza, delete o meu e-mail no local onde o mesmo está visível, pois tentei e não tive êxito. Obrigado..
    Saudações Celestes*****!

  73. Pedrão, se poupar fosse certeza de permanencia na seria A, concordaria em entrar com o sub20. Mas não é, logo precisamos de uma vitória fora de casa para dar moral, jogando bem ainda. Se Mano poupar algum jogador, que o reserva entre comendo a bola! Acredito que temos elenco sim, o problema está no conjunto/moral/mental do time e no primeiro turno merda que fizemos.
    Tenho que ser otimista, é o que resta para nós torcedores (que chegamos a acreditar em G4). Ganhar hj, ganhar 9 pontos nos próximos 4 jogos e colocar a cabeça pra fora da lama!
    Que Abila volte a meter gol e mantenha a média que iniciou aqui.

  74. Não estamos entre priorizar o Brasileiro nem a Copa do Brasil neste momento.
    Nem mesmo jogamos o primeiro jogo da Copa, dependerá deste resultado para pensarmos a estratégia do próximo daqui há 20 dias.
    Se faltasse apenas 1 ou 2 jogos pelo Brasileiro aí sim colocaríamos time reserva.

    Ainda faltam 11, temos que ganhar 5 ou 6 (metade). Portanto, DÁ PRA ARRISCAR NESTE MOMENTO.
    Pensem: nosso adversário, o Grêmio, está focado na Copa do Brasil e terá um jogo mais difícil do que o nosso, hoje também.
    Então, meus camaradas, sem medinho agora, é jogar e enfrentar o poderoso juiz contra o Corinthians.

    E, sinceramente, se cairmos (é possível mas não provável) não será por estes jogos de Copa do Brasil, será por 2 anos de incompetência dentro e fora de campo e por jogos contra Sport, SP, Flamengo, CAP, Botafogo, Vitória, Figueirense, América, Coritiba (nos quais perdemos pontos importantíssimos em casa contra adversários piores).

  75. O Pedro R. escreveu uma bíblia lá em cima com um monte de “se” , é se pra lá, é se pra cá e não disse tanta coisa. O negócio é o seguinte, Cruzeiro tem sim de jogar hoje pra meter o ferro na gambazada. Jogo encerrado, ótimo, teremos um bom tempo pra jogar o BR e resolver isso. Depois sim, se estivermos mal colocados no campeonato, tiramos o pé da CB e focamos no brasileirão, vida que segue. Lógico que é muito mais importante pra nós continuarmos na 1ª divisão do que ganhar CB. Temos uma sala de troféus de 5.000,00 metros quadrados contra uma caixa de sapatos pra guardar taças do outro time. Outra coisa é que tem uns caras aí que vêm com argumentos estranhos, até dizendo, PH, que pela sua idade você não tem condições de dizer essa ou outra coisa e blá, blá, blá…

    1. Afonso, em nenhum momento falei que o PH não tem condições de dizer algo pela idade. Longe disso! Falei apenas que, quando ficamos mais velhos e vividos como torcedores, deixamos de lado algumas coisas características dos mais jovens. Passamos e conseguir visualizar as coisas de forma mais sensata, sem aquela passionalidade e certa “arrogancia” (no bom sentido) dos torcedores mais jovens, que acham que o time é o melhor, que vai ganhar tudo, que tem condições pra isso sempre… Quando atingimos uma certa maturidade, de vivencia de muita coisa no futebol, conseguimos ter a sensibilidade de não nos sentirmos diminuidos por priorizar uma permanencia na série A, ao invés de vaidades por títulos.

    2. “Depois sim, se estivermos mal colocados no campeonato, tiramos o pé da CB e focamos no brasileirão…” Faltando 7 rodadas pro fim? vai dar tempo sim viu!

  76. Divulgado que o Arrascaeta está convocado pelo uruguai. Tá aí outro ponto que sempre achei essa diretoria mole. Nunca vi baterem o pé e tentarem liberação de jogador. Sempre aceitam na maior passividade. Apesar de ser de lua, o Arrascaeta ainda é um jogador que faz diferença as vezes. Não era hora de liberá-lo pra seleção. Pelo menos tentar segurá-lo, fazer jogo duro. Mas provavelmente virão com o velho discurso de que “o elenco é forte, o elenco é qualificado, tem jogadores a altura, não fará falta…” Alguém duvida?

  77. Putz, tem nego aí até torcendo pro Cruzeiro cair pra segunda divisão pra que haja um “choque” administrativo. Legal, e eu torço pra quem fala uma merda dessas cair lá de cima do pé de manga, lá do último galho. E que caia de boca no chão pra falar menos bobagens.

  78. A gente sempre bate nessa tecla e sabemos que nunca dá em nada, mas era hora da diretoria botar pra quebrar e dar um jeito de entupir o estadio de torcedores. O Inter anunciou uma série de medidas para começar uma reação no brasileiro, entre elas, anucniou que distribuirá gratuitamente ingressos aos sócios em alguns setores, até o esgotamento. Além disso vai baixar preços para torcedores comuns. Enquanto isso nossa diretoria…

  79. Então PH acredito que com esse calendário ,devemos sim usar força máxima contra o Corinthians ,talvez pensando no máximo em testar o time com três volantes ,o que pode nos servir para a continuidade do brasileiro também .Ai teremos 4 jogos pelo Brasileirao (3 em casa ) antes do jogo de volta ,e aí sim dependendo do resultado do jogo de ida e desses 4 jogos (que precisaremos de no mínimo 9 pontos ) decidiremos se usaremos força máxima no jogo de volta .E aí passando estaremos na semi final da Copa do Brasil e não podemos pensar em descartar um campeonato assim .E com certeza poderá trazer a torcida junto .Por isso repito os próximos jogos são os mais importantes até agora não podemos mais perder pontos em casa se conseguirmos isso penso que já praticamente garantiremos a permanência na série A é podemos sim lutar pelo título da CB.

  80. O técnico deve saber o que esta falando,ele convive diariamente com os jogadores,com departamento médico,com departamento de fisiologia,com preparadores físicos,não sei se o torcedor cruzeirense já visitou site e viu que nosso plantel esta reduzido demais,temos 33 jogadores no plantel,dos quais 5 são goleiros,4 jogadores de linha somente ano que vem,então sobra apenas 23 jogadores em condições de jogo.Muitos estão culpando os jogadores,eu discordo,que culpa tem os jogadores se a direção do clube preferiu contratar um técnico somente para estrear na segunda rodada do brasileirão e mesmo assim um técnico de uma escola completamente diferente da nossa,que culpa tem os jogadores se a direção do clube no início da temporada contratou jogadores medianos a péssimos,que culpa tem os jogadores e comissão técnica se não houve planejamento e estamos nessa gangorra desde início de 2015,que culpa tem comissão técnica,jogadores e torcedores se estamos vivenciando a mais trágica de todas as gestões do Cruzeiro,temos como presidente um senhor que é rabugento e rancoroso,que não aceita não como resposta,que não ouve as bases do clube e que se acha o supra sumo dos cartolas.Para finalizar vou citar uma constatação,o senhor Gilvan de Pinho Tavares pegou o Cruzeiro sem dinheiro devido as obras no Mineirão,jogos eram mandados em Sete Lagoas,mas as contas do clube estavam sanadas,o passivo era de 48 milhões deixados pela administração passada,quatros anos se passaram e hoje o passivo do clube voltou aos números de 1995,o clube tem uma dívida de quase 300 milhões,algo a se pensar né galera,e para tristeza de qualquer cruzeirense enquanto que nesses período de 4 anos a nossa dívida subiu de 48 para 300 milhões o Flamengo tido como um mau pagador pagou nesse mesmo período 300 milhões em dívidas e hoje deve a mesma coisa que o Cruzeiro deve.Então galera,temos ai a chance de ganhar a Copa do Brasil e cair para segunda divisão,eu prefiro ficar na serie A.Tudo que eu disse sobre a dívida do Cruzeiro esta no balanço do clube.Um abraço a todos.

  81. Que tal este time.priorizar jogar futebol? Parece que estão todos em início de temporada. Sempre tem desculpas para as derrotas..em toda derrota houve evolução. Parecem um bando de descompromissados, nunca são cobrados. Para quem acha que eles.estao desgastados, pegue o número de partidas que cada um jogou este ano.. é bizarro mas verão que a.maioria jogou muito menos que a média dos jogadores brasileiros e.muito.menos que a.media de partidas jogadas por jogadores dos elencos de 2013 e 2014..até pq foram tantas mudanças que a maioria jogou um número reduzido de partidas principalmente juntos..portanto este time tem.que jogar.junto sim…pegar ritmo.entrar em ritmo.de competição, o que não tem até agora…tem que jogar copa do Brasil sim..este time está se poupando desde o começo do ano e se continuar se poupando vai ter.ritmo só na segundona.

  82. Que time patético esse Cruzeiro! Meu Deus onde chegamos? O Mano pelo amor de Deus vai na base e pega um lateral esquerdo e um direito, qualquer um joga melhor que esses dois que ai estão.

  83. Cruzeiro querido,vc passou,passa e sempre vai passar por momentos dificeis.Na minha vida, vc é segundo lugar só pra minha familia.Te amo meu gigante cinco estrelas.Chickenry mother….ing infiltrators,keep on envying our trofhy room.I`m going to patrol this blog in the weekend and hunt you down!WARNING:I will have no mercy,i won`t take no prisoneers!

  84. Cadê os mais cruzeirenses otimistas??? Falando que esse time horroroso ia ganhar da gambazada…..to cansado de perder!!!! Não adianta falar que fez gol fora e vitória simples classifica, alguém lembra o último jogo que o cruzeiro não tomou gol no mineirão??? Pois é, já era….que seja priorizado o Brasileiro. Obs: O time dos gambás é horroroso também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.