Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Tem um abacaxi nas mãos do Mano

Torcedor tem questionado a escalação, e Mano defende coerência. (Foto: Juliana Flister/Light Press/Cruzeiro)
Torcedor tem questionado a escalação, e Mano defende coerência. (Foto: Juliana Flister/Light Press/Cruzeiro)

Após o empate no clássico com o Atlético/MG no Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes foi questionado sobre a manutenção do lateral-direito Lucas no time titular do Cruzeiro. Mano afirmou que não pode contradizer o seu próprio discurso de confiança nos jogadores fazendo mudanças na equipe diante de uma situação de falha. Para bom entendedor, o que está em jogo é ter o grupo em suas mãos.

Mano Menezes sempre prezou pela coerência das coisas. Quando retornou ao Cruzeiro, avisou logo que encontraria o time titular ideal e que não iria fazer muitas mudanças, porque ele acredita na sequência. Foi uma crítica implícita ao sistema de rotatividade adotado por Paulo Bento. No Brasil, isso não dá certo, afirmou Mano. Desde então, nosso treinador tem buscado utilizar sempre a mesma equipe em prol do entrosamento.

Acontece que o torcedor ainda tem dúvidas se os onze jogadores escolhidos pelo treinador são os melhores. Lucas está prestes a se tornar o novo Allano do Cruzeiro. As vaias estão começando a ficar constantes, embora eu particularmente não concorde com essa postura. Daqui a pouco, a presença do lateral-direito no time vai ficar insustentável, assim como foi com o Allano. No meio-campo também temos dúvidas. Joga Cabral ou Romero? Um tem um passe qualificado, mas não sabe marcar. O outro sabe marcar, mas peca no passe. Denílson também entrou na briga, tanto que até jogou o clássico no segundo tempo.

Por causa das boas atuações do Alisson, até o Rafael Sobis já começou a ser questionado. Apesar do investimento e da sua história no futebol, Sobis até agora não jogou o que esperamos dele. Muitos também começam a cobrar a entrada de Elber, uma vez que Robinho teve uma queda de produção, ainda que ele tenha feito o gol salvador no clássico. Na zaga, o Bruno Rodrigo já não é unanimidade desde os tempos de Paulo Bento. Há quem diga que o Léo deve assumir seu lugar. Viram só? O torcedor já não sabe mais se os 11 jogadores escolhidos são, de fato, os melhores.

Todos esses questionamentos fazem parte do nosso imediatismo pelos resultados, ainda mais diante da situação na qual o Cruzeiro se encontra na tabela. O treinador é que fica com o abacaxi nas mãos. Ele que tem que resolver, pois foi contratado para isso. Mano tem parte da razão: ele precisa ter o grupo nas mãos se quer atingir seus objetivos. É uma situação delicada. Se pensarmos bem, fazer grandes alterações na equipe agora poderá acarretar consequências negativas que serão determinantes para nossa colocação final na tabela. A luta, amigos, é contra o rebaixamento e todo cuidado é pouco.

A vontade de muitos (e a minha também) é colocar o Ezequiel na direita, o Romero e/ou o Denílson no meio, começar com o Alisson no time titular para fazer um teste, deixar o Bruno Rodrigo no banco, dar oportunidade pro Élber, etc. Mas há um risco quando se faz tantas alterações. Então, confiemos no treinador. Afinal, pedimos por ele nas arquibancadas do Mineirão. Precisamos passar confiança para ele, para todos eles. O América nos ajudou ontem. Quem sabe agora seja o momento da reabilitação? Hora de confiar no trabalho que está sendo feito.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

89 comentários em “Tem um abacaxi nas mãos do Mano

    1. Rafael, Henrique, Leo, Manoel e Bruno Rodrigo; Romero, Denilson, Robinho, Arrascaeta; Abila e Alisson. Isso mesmo, sem laterais, Henrique pela direita, 3 zagueiros. Primeiro não levar gols e depois atacar. Segundo tempo entrar com Élber (Romero) e Sóbis(Arrascaeta).

      1. Concordo com o Fernando. Havia coerência no início, quando o Mano reestreiou, deixando o Lucas (e outros, por sinal), mas ela já mudou de lado faz tempo, e o técnico não percebeu. A coerência não é algo que se coloca debaixo do braço, nós é que devemos segui-la, e não ela a nós.

  1. Time titular para mim : Rafael, Ezequiel, Leo, Manoel, Edimar, Romero, Henrique, Robinho, Sobis, Elber e Abila.
    Particularmente acho:
    Arrascaeta fraco e sem garra.
    Alisson já se mostrou jogador de segundo tempo (coloca-lo como titular em 4/5 jogos, sente a coxa).
    Lucas sem comentários (erra tudo que faz).
    Romero é cara do que o Cruzeiro precisa hoje (garra e vontade).
    Robinho e Sobis merecem a titularidade.

      1. Não concordo, Dcap. De fato, Élber rende melhor quando entra no segundo tempo, mas já fez ótimas partidas começando jogando, como contra o Botafogo no primeiro turno (fez o gol da vitória, inclusive). Élber é um dos maiores injustiçados no Cruzeiro, jamais teve a oportunidade de uma sequência de jogos, como outros tantos, piores que ele, já tiveram.

        1. Verdade Mauricio Angelo. Quando o Elber teve uma pequena sequência no começo do ano estava muito bem! Ele é muito injustiçado no Cruzeiro mesmo… Merecia mais respeito do torcedor pela história que tem no clube (a comemoração do primeiro gol dele pelo Cruzeiro já demostra um carinho que muito ‘ídolo’ aí nunca teve) e principalmente pelo bom futebol que ele sempre apresenta.

  2. Quando o time estava há 7 jogos sem perder, ninguém reclamava, tudo mil maravilhas, bastou 3 jogos sem vitória ( contra o Botafogo que veio mordido depois da goleada, São Paulo , que sempre é nosso carrasco, e o clássico que sempre é difícil) e já tem que mudar todo mundo…. Isso é coisa de quem não entende mesmo de futebol, PQP, a zaga melhorou absurdamente, o que estraga e concordo é o Lucas, e os times estão explorando isto, mas será que o Ezequiel vai dar conta do recado (pra ser reserva do Lucas tem que ser péssimo). No meio campo, o melhor de todos os volantes é o Denilson, além de desarmar, tem ótimo passe e chuta bem de média distância. E o Sóbis tem que ser titular sim, a questão é que ele está voltando muito pra ajudar o Edimar, é só observar o primeiro tempo enqto ele esteve em campo, no segundo tempo precisando atacar, o Alisson quase não voltava para marcar, este aliás, tem que entrar no Segundo tempo, assim como o Elber, pois são velozes e incendeiam o jogo. Agora jogando em casa, pode-se pensar em tirar o Robinho e colocar um dos dois sim, mas com o Sobis em campo….. Resumindo, não devemos mexer tanto na equipe, pois seria incoerência do Mano, acho que o Ezequiel só não é titular hoje porque é ruim mesmo, tirando isto o time deve ser este sim, mas acho que o Denilson com o passar de alguns jogos ganha a vaga no meio, questão de tempo…. Cabe ao Mano saber em qual jogo ele pode entrar mais ofensivo, tirando alguém do meio e entrando com Alisson ou Élber….. PH, o que falar do nosso DM hein?!? Será que vão estragar a carreira do Mayke, assim como a do Kerlon, a do Dede, a do Martinuccio (que teve a mesma lesão do Mayke) ????? E o Maicon, querendo voltar pro Brasil, hora de investir, pq lateral não se acha fácil não.

  3. Mas como fica o Ezequiel? O cara treina bem, nas poucas oportunidades foi mais seguro que o Lucas e não ganha oportunidade pq o treinador adota o discurso da coerência e lealdade? E o mérito, como fica? Acima de tudo esta o Cruzeiro e, talvez, seja justo a cobrança do torcedor.

      1. É do Mano mesmo. Eu acho ridículo isso da torcida do Cruzeiro que vai a campo para vaiar nosso próprio jogador! Ainda mais se o cara está lá no campo dando um duro danado, ainda que tenha deficiência técnica, pois dizer que o Lucas faz corpo mole nos jogos, ninguém pode dizer. Infelizmente, nós Cruzeirenses somos uma torcida bem “corneta” e às vezes até atrapalhamos o time ao invés de ajudar. Se alguém tem que ser vaiado é o Mano que escala o Lucas. Que culpa tem ele Lucas, que está lá fazendo o trabalho dele…e suando a camisa diga-se de passagem.

    1. Coerencia pra mim é jogar que estiver melhor, se o titular está mal tecnicamente que vá treinar, afinal trata de um time, como insentivar o reserva a treinar se o titular erra, erra e continua titular.

      1. Rafael- Romero ( sim, na lateral, pois tem características físicas e técnicas para exercer essa função)- Léo- Manoel- Edimar- Henrique- Denílson- Robinho- Arrascaeta- Sobis- Ábila

  4. Mano Meneses se mostra ainda mais burro do que se imagina quando insiste com algumas convicções que notadamente não funcionam. E o pior, os seus erros são evidenciados durante a partida quando ele resolve “consertar” as suas próprias cagadas.

    Tomemos como exemplo o jogo diante das frangas:

    Começamos com: Rafael, Lucas, Bruno Rodrigo, Leo, Edmar, Henrique, Ariel Cabral, Robinho, Arrascaeta, Sobis e Ábila.

    Nesse esquema, notadamente, Robinho atua na ponta direita, Sobis na ponta esquerda, Arrascaeta no meio e Ábila de centro avante.

    Só nesse quarteto temos 3 erros de posicionamento.

    1° – Robinho de Ponta direita.

    Nunca foi e nunca atuou assim. Robinho sempre foi um volante ofensivo. Um homem surpresa, um cara que apoia e municia o ataque. Colocá-lo de ponta é perder a sua principal características que é a habilidade e ao invés de velocidade.

    2° – Arrascaeta no meio

    Todo mundo sabe e até o Bento sabia, que o Arrascaeta atua melhor pelos cantos, nunca foi um cara muito cerebral que faz a bola correr ao invés dele mesmo correr. Mas na falta de um 10 “clássico” ele pode atender.

    3° – Rafael Sobis na ponta esquerda.

    Outro que nunca atuou nessa posição. Sobis sempre foi um segundo atacante. Atuava mais pelos meios e foi assim onde ele se destacou mais, que é no Tigres. Aquele jogador que fica atrás do centroavante.

    E para piorar, num esquema onde temos 4 jogadores bastante ofensivos, é razoável pensar que é necessário ao menos um volante que faça o trabalho sujo. Ou seja, um volante de marcação pesada. Henrique faz essa função de maneira bem meia boca e Ariel passa longe disso. Numa situação assim, é necessário um Romero ou um Denílson.

    Durante o segundo tempo, após todas as três substituições (ta certo que o Denílson entrou depois do gol) onde finalmente jogamos melhor que as frangas, o time era esse:

    Rafael, Lucas, Bruno Rodrigo, Leo, Edmar, Denilson, Robinho, Elber, Arrascaeta, Alisson e Ábila.

    O mesmo 4-2-3-1 de outrora, porém com jogadores (exceção de Arrascaeta) com característica para cada posição.

    Elber na ponta direita onde ele de fato sempre atua e onde se aproveita melhor a sua principal característica, que é a velocidade.

    Alisson na ponta esquerda, onde ele de fato sempre atua e onde se aproveita melhor a sua principal característica, que é a velocidade e técnica para servir o centroavante.

    Robinho foi para o meio, onde ele sempre atua sendo o volante que municia e tem presença no ataque.

    Denilson/Henrique tendo que fazer o trabalho sujo de marcação pesada. E deu certo.

    O resumo? Fez as substituições básicas. Não foi gênio. Apenas consertou a sua cagada.

    O time mais sensato é esse:

    Rafael, Ezequiel, Manoel, Bruno Rodrigo, Edmar, Denilson, Romero, Robinho (de volante, avançando muito e apoiando), Arrascaeta (livre pelos meios e pelas laterais), Alisson travado na esquerda) e Ábila (empurrando a bola pro gol).

    Dois volantes para fazer o trabalho sujo e dar ainda mais liberdade aos homens de frente. Setor esse de melhor capacitação da equipe.

    Faz o básico, paneleiro!!!

    1. Penso da mesma maneira (exceto sobre o Henrique, que ao meu ver está jogando bem.)! Seria o correto a se fazer MAS para nada disso sairia do papel para a prática se o Mano não tiver o grupo nas mãos. Por isso ele vai aos poucos mostrando suas intenções. Repare que ele sempre tem tirado o Cabral e o Sóbis no segundo tempo. Isso é uma demonstração clara de sua insatisfação com a performance destes dois. Sobre o Lucas, ele não é bobo… Vive disso e sabe que a pressão para a substituição deste jogador começa a ficar grande. Lucas também sabe disse e chorou ao ser expulso, sando clara demonstração que seu psicológico está sendo afetado devido às suas más atuações. Em resumo: Precisamos vencer o Flamengo! Abraços!

      1. Creio que não temos mais tempo para esse tipo de vaidade. É necessário mudanças e os jogadores mais do que nunca precisam entender isso. Se não tá bem, não joga. A permanência do Cruzeiro na série A é mais importante do que ego de jogador

    2. O Henrique é o jogador que não faz nada para o time. Não marca e não dá passes produtivos. Se ele apoiasse a defesa, Cabral poderia jogar mais solto apoiando o ataque. Se apoiasse o ataque, Romero poderia ajudar a saga. Como ele não faz nem um nem outro, sobrecarrega o outro volante.

    3. Barcelos, seu comentário foi preciso e magnífico!! Concordo: Henrique é inútil! Quem tem Romero e Denilson colocar Henrique é atraso. Ele é meia boca, joga pra trás, metido a ser atacante mas marca muito mal ( o que seria sua obrigação ) e é lento!!!Luca jamais! Qualquer um é melhor!!Na esquerda a vaga é de Alisson, na direita de Élber e ponto final. Sorris deve ser reserva e Robinho recuado, junto do Romero ou Denilson. Resumindo: LUCAS, HENRIQUE, W.BIGODE, SORBIS, RAFINHA (este reserva do reserva).SÃO RESERVAS E PONTO FINAL!!!

  5. “Acontece que o torcedor ainda tem dúvidas se os onze jogadores escolhidos pelo treinador são os melhores. Lucas está prestes a se tornar o novo Allano do Cruzeiro.”

    O torcedor tem certeza que os 11 que entram em campo não são os melhores. Simplesmente, por insistência e teimosia do treinador.
    Lucas será o novo Allano, porque o cara ainda o escala de titular.
    Mano tem que pensar que pode mudar de estratégia em determinados jogos. Não existe um time fixo.
    Ex.: no jogo contra o SP poderia ter entrado com Romero, 3 volantes para fechar o meio, já que o trio Robinho, Henrique e Cabral não é pegador.
    O mesmo funciona para Alisson, Élber, Rafinha, Sóbis, depende do jogo.
    Penso que Sóbis deveria ser titular, mas transformou-se num ala esquerda e ficou limitado, ele que sempre jogou mais pelo meio e até de centroavante.
    Agora temos jogadores para substituir, o que o Bento não tinha. Isto é uma vantagem e não um problema, claro, se o técnico souber usá-los.

  6. Eu não concordo que Bruno Rodrigo anda jogando tão mal assim. Eu acho que o problema é com Lucas, principalmente. Ele é a avenida escancarada que está nos causando problemas.

    O assunto mais importante, porém, é o fato de que o Cruzeiro não está indo bem jogando em casa. Então, devemos discutir com detalhes este fato. Se temos os fãs e estamos jogando em casa, então por que a equipe não está realizando melhor? Eu esperaria que, em casa, Cruzeiro jogaria melhor e mais motivado com melhor performance.

    Este é um assunto fundamental que todos devemos discutir em benefício da equipe e da torcida. Será que os jogadores se intimidam quando jogando perante a própria torcida? Alguém já analisou esse fator, psicologicamente?

  7. Boa tarde, a todos.
    Gostaria que o Sr Mano escalasse o CRUZEIRO com Henrique , Romero e Denilson. Assim, o Arrascaea, o Sobis e O abilda tinha liberdade para criar a atacar sem pensar em recoposição. Tambem melhoriamos a parte defensiva.
    Abraços

  8. Acredito que uma boa conversa com Sóbis e Robinho resolverá a situação destes jogadores. O primeiro me parece ter uma péssimo preparo físico (hora de intensificar a preparação física dele) e o segundo pode render mais (Mano tem que ir no psicológico dele). No caso do Bruno Rodrigo, percebo que ele as vezes demonstra falta de confiança e atitude definidora. Tem que entrar ligado nos jogos. Sobre o Lucas, acho que este perderá naturalmente a sua titularidade com os excessos de cartão amarelo. Portanto, no momento, Mano está certo em manter a coerência. tenho que beliscar três pontos contra o Flamengo para a tranquilidade voltar! Esse jogo é uma final! E sobre o Botafogo, eu daria chances a alguns reservas como Ezequiel, Léo, Romero, Willian… Colocaria o Sóbis no jogo também para aprimorar a forma física. Precisamos vencer o Flamengo, que seja de meio-à-zero. O time que que estar MOBILIZADO para isso pois não dá mais para ficar contando com tropeços dos adversários de Z4.

  9. Sim Pedro Henrique o abacaxi está com nas mãos do Mano e creio que ele não está sabendo como descascá-lo, o Sóbis e as jogadas constantes pela esquerda está mamão com açúcar para nossos adversários, quanto aos 7 jogos sem perder que o time ficou em nenhum deles o time me convenceu que iria repetir o sucesso do ano passado, nossas 3 vitórias foram chochas valeram mesmos só pelos 9 pontos conseguidos que é o mais importante, quanto a torcida reclamar dos laterais os gols continuam a sair antes eram pelo lado esquerdo agora neste semestre pelo lado direito e o torcedor tem é que reclamar mesmo, funcionou no Palmeiras, funcionou no Flamengo, hoje são os líderes do campeonato, protestos sem violência funciona e é necessário, nosso time não larga desse namoro com o Z4 e ainda tem torcedor achando que temos que aplaudir.

  10. Concordo com você PH. Na minha opnião o Mano exagera ao não tirar, pelo menos o Lucas, do time titular. As péssimas atuações dele devem, inclusive, frustrar os outros jogadores. Tirar só um jogador, que vem indo muito mal, não comprometeria o discurso de lealdade dele, pois é nítido o comprometimento que a presença do Lucas dá à marcação e à criação. Os outros jogarores que você mencionou podem ser substituídos ao longo do tempo, claro, se a equipe for mantida.

    1. Concordo plenamente. Também sou totalmente contrário a essa coisa de tirar jogador porque falhou ou porque fez um jogo ruim. Mas acontece que o Lucas vem de uma série de jogos com atuação ruim e falhas comprometedoras. Acho o discurso da coerência do Mano válido, mas não se aplica a esse caso. Muito pelo contrário! Tá indo contra essa ideia ao manter o Lucas.

  11. Acho o Elber um jogador esforçado, que em alguns momentos se sobressai pela velocidade e tal, mas nada além disso. Nem vou questionar os que o pedem no time, mas no lugar do Robinho, jamais! Acho que não se compara em nada. Nem em qualidade, nem em estilo de jogo, nem em esquema tático… Não é nem substituição a ser cogitada.

  12. Allano deverá escolher outra profissão pois quem assiste aos jogos do Bahia pode verificar que lá ele está sendo vaiado, contestado….Não vejo futuro no Cruzeiro para William, Lucas, Bruno Rodrigo e alguns outros..

  13. Para mim a questão não é tão simples assim, concordo com todas opiniões que o Lucas é péssimo mas o mano não é burro na minha opinião ele só não o tira do time justamente por não ter um reserva de qualidade pelo pouco que eu vi no jogo do Coritiba o tal Ezequiel é super comum se o Mayke tivesse recuperado de lesão certamente o Lucas seria reserva. Mano está lá no dia a dia, ele sabe quem tem qualidade ou não seria o mesmo caso trocar Edmar por Bryan 6 por meia dúzia .
    O único porém em relação a escalação seria, a saída de Ariel Cabral para entrada de Romero no mais é isso mesmo não mudaria muita coisa.
    Quanto ao rebaixamento, se você olhar jogador por jogador o Cruzeiro é melhor que muito time que está acima na tabela o problema é o encaixe a passividade do time dentro Mineirão o pior mandante esse que o problema ganhar dentro de casa se melhorar essa estatística se livrara facilmente.

  14. Prezado blogueiro, de onde tirou a ideia de que o Romero não tem bom passe? Nós jogos que entra ele vira a bola com muito mais eficiência que o Henrique. E outra, se o Henrique não sabe marcar e sabe passar, como disse, dá a 10 do Cruzeiro pra ele, está na posição errada. Me ajuda aí. Fora Henrique!!!

      1. Só tem um detalhe né: errar passe ao tentar uma jogada é diferente de não errar tocando para os lados ou para trás. O primeiro é o Romero, o segundo é o Henrique.

      2. Pedro Henrique, eu ia comentar exatamente sobre isso.. Como assim o Romero sabe marcar e não sabe passar? Concordo com o Gabriel, assisti a todos os jogos que o Romero fez desde que chegou ao Cruzeiro e lhe afirmo que ele passa a bola melhor e com mais objetividade que Henrique.. E se em algum scout você viu que ele errou mais, então muito provavelmente foi porque correu mais, marcou mais e participou mais ativamente do jogo que Henrique. (além de sobrar gás pra puxar contra ataques em velocidade) . Não sei da onde esse povo tirou que Romero passa mal a bola? Acho que não estão assistindo ou enxergando bem os jogos.. E cuidado pra não fomar opiniões erradas. É preciso ter cuidado ao analisar um jogador assim.. Ainda mais quando se usa muito estatísticas.. É preciso entende-las, considerar os minutos jogados, sem falar que quem participa mais do jogo tem mais chances de errar.
        Abraço.

  15. Eu só não concordo quando dizem que as soluções estão no Álisson e Elber. Fraquíssimos. Nem para segundo tempo servem. Horrorosos, pífios. Jogadores de 3a divisão.

  16. PH em primeiro lugar gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Você tem uma característica excepcional, de tocar no assunto certo na hora certa, por isto sempre visito o blog para não somente ler o conteúdo brilhante, mas sobretudo para ler os comentários que são excelentes.
    Concordo com o Mano em ter o grupo nas mãos, isso é muito importante, pois futebol é coletivo. No caso específico do Lucas ele memso já sabe que não dá para ele continuar como titular no time, e se o Ezequiel não é um craque, pior que o Lucas neste momento não tem ninguém no elenco.
    Uma dica para o MM, na minha visão nós temos um lateral direito nato no grupo, que é forte fisicamente, veloz, e com um pulmão de dar inveja, que é o Bruno Ramirez. Acredito que naquele espaço da lateral direita ele vai arrebentar, é só treinar cruzamentos.
    Abraços.

  17. Discordo do questionamento em relação ao Sóbis. Ele tem jogado como uma a espécie de muleta do Edimar. É um dos poucos que percorrem o campo de área a área, e tem ajudado muito na parte defensiva. Penso que essa obrigação de fechar o lado esquerdo tem atrapalhado no desempenho ofensivo dele. O mesmo vem ocorrendo com Robinho, tendo que atuar de muleta do Lucas!

  18. Poxa PH vc ta se contradizendo demais! Como assim não concorda com a postura da torcida vaiando o Lucas? Se voce mesmo, ja fez quantos comentários falando mal do jogador(ou seja jogando a torcida toda contra o cara, que é o que a imprensa faz)?

    1. Contradição seria se eu dissesse que não apoio vaiar o Lucas e eu chegar no Mineirão e vaiá-lo.
      Eu critico o Lucas, acho que ele vive uma péssima fase, mas isso não significa que temos que vaiá-lo. É diferente.

    1. Sérgio estou tentando entender.. Quando o vi caindo naquele lance e desmaiando confesso que fiquei feliz não pelo seu tombo mas porque pelo bem do Cruzeiro entraria um volante mais pegador.. Romero ou Denilson.. Eu tinha certeza que um deles entraria pois o Henrique bateu a cabeça e desmaiou.. E eu já tinha ouvido falar que o médico não pode autorizar um jogador que bate a cabeça e desmaia a voltar pro campo porque pode ter sofrido concussão e continuar correndo pode acarretar em problemas piores.. Mas dai que eu não entendi nada.. A P**** do jogador não sai de campo nem se perder uma perna? Mas agora sério.. Fiquei muito confuso com a cena.. Ele deveria ter sido substituído.. Acho que é porque sabe que qualquer um dos 2 que entrar toma a vaga rapidinho.. Só pode ser isso..

  19. PH,sem dúvida alguma eu apoio o Mano.Ele pode ter dificuldades,mas acredito que treinador nenhum vai ter onze feras a disposição.Pedimos sua volta e ele não vai decepcionar,vai se dar bem na CB, e vai olhar a zona se distanciar pelo retrovisor, ao contrário do que dizem alguns invasores zebrados aki no blog.Always first division pretty Fox2x0 second division survivors,sad and lonely Star.

  20. Pessoal, fugindo do assunto em questão, quero dizer o seguinte; Se no início do ano, invés de efetivar o Dayvde e tivesse contratado o Ênderson Moreira, provavelmente o CRUZEIRO não estaria na situação que está hoje. Pois o mesmo está fazendo um bom trabalho no América. O time dele tem posse de bola e um bom volume de jogo com várias jogadas de linha de fundo. Coisas que o CRUZEIRO não tem. No início do ano quando o quando CRUZEIRO ainda estava sem treinador, mesmo sabendo que a diretoria não leva em consideração as sugestões de nós torcedores, eu dei uma cornetada nesse mesmo espaço, sugerindo o nome do Ênderson. Pois o mesmo já havia treinado o santo, Goiás e Fluminense e feito um bom trabalho.
    Saudações Celestes*****!

  21. Sinceramente a nossa sorte é termos o Mano como treinador, fico admirado nas suas entrevistas como analisa os adversários, conhecendo profundamente os pontos fracos e fortes. Está fazendo um time limitado a jogar razoavelmente, excluindo os goleiros, Manoel <Dedé (mais ou menos Leo) a nossa defesa tecnicamente é muita fraca. O Bruno Rodrigo não tem mais condições se manter em um nível alto, marca muito mal, fraca recuperação, ele marca a bola e não o jogador, se o adversário não encostar nele ele não o procura. o nosso meio campo o Henrique ainda consegue jogar mais que todos, Gabral marca mal, sem força, Romero é baixo para jogar nesta posição na exigência do futebol atual, passa mal,Ramirez , Gino sem comentário, Denílson pode ajduar, o ataque o Élber e Alysson tem a virtude de quebrar o conservadorsimo e falta de criatividade, mas quando necessita ser titulares e manter o nível, não fazem ou machucam, William Bigote tem que voltr a disputar a posiçaõ como ponta, centroavante não é a dele, Rafinha e Robinho são jogadores inteligente, tem a leitura do jogo, mas não mantém o ritmo para jogar os dois tempos, Sobis era uma esperança , ainda é? e Avila podemos esperar de tudo, gol espirita e errar gols fáceis, gosto dele, necessitamos de um reserva para ele.

  22. Ô torcida bipolar. Escala tudo junto…, não…, misturado…., David, não…, Paulo Bento, Mano, Enderson Moreira. Cruz credo. Se chegarmos ao fim do ano são e salvo, acho que vai precisar de psicologo.

  23. Olha honestamente o maior salário do Cruzeiro já começou a pisar na bola e enganar , Rafael Sóbis precisa entrar em campo com ôculos vermelho que é pra ver todos os times de vermelho e assim jogar como foi contra o Internácional , Bruno Rodrigo é só até esse fim de ano , assim como o fraco Lucas , o tal de Ezequial por não ter substituto também peca por avançar demais e deixar a zaga desguarnecida , Arrascaeta é sempre uma promessa , tem hora que joga com uma preguiça Du Caraleo , e infelizmente estamos jogando com apenas 1 atacante , isso é muito pouco pra um time da grandeza do Cruzeiro , os jogos finais do Campeonato são difíceis e se não ganhar todas em casa agora o time corre sim risco bem sério de rebaixamento ( ainda mais com o saldo negativo de gols ) , ou o time vence e convence ou o sofrimento vai até a última rodada , e dessa vez não tem as frangas pra levar de 6…ACORDA CRUZEIRO , MANO , DIRETORIA E JOGADORES

  24. PH você fez uma boa leitura sim do que o Mano está fazendo.. E é o que ele faz de melhor.. Gerenciar o time sem perder a liderança.. E ser insistente com suas convicções faz parte disso!
    Mas ele exagera! Está perdendo pontos por escalar o time errado! O Mano tem nesse momento excelentes opções de banco pra montar o time com vários esquemas diferentes.. Ele tem jogadores habilidosos que voltaram e estavam fazendo muita falta mesmo que pra entrar nos minutos finais.. Ou opções pra mudar o jogo.. Por o time pra frente.. Recuar.. Enfim.. O Mano tem a faca e o queijo na mão no momento atual do time. E o que faz a torcida ficar chateada é está mesmisse do cara.. Ele não mexe.. Ele não arrisca.. (minto.. No último jogo até arriscou) poxa estamos ali na beira do Z4 e o Mano vem com panela? Porque isso pra mim é panelinha! O nosso treinador é um excelente técnico sim! É acima da média em vários fatores e na minha opinião dos melhores do país atualmente. Mas esta vacilando nas estratégias que tem tomado.. E na escolha dos 11.. Está queimando substituições em praticamente todos os jogos por escalar errado.. E no fim dos jogos com cansaço muscular de um ou outro nos vemos ao fim da partida com este ou aquele que poderia ter entrado..
    E a torcida tem mais é que vaiar mesmo! Se não tivéssemos vaiado tanto o Alano talvez ele ainda estaria aqui.. Não é possível que na base não tenha um lateral melhor que Lucas.. sendo que nossos dois laterais tem passagens pela seleçao.. O Cruzeiro tem das melhores bases do país e é sempre o último a lançar a suas jóias.. Enquanto santos por exemplo está sempre revelando e suprindo as carências..
    E tem gente aí que pensa que temos que aplaudir a fase do time.. A torcida do Cruzeiro não está infeliz só porque perdeu jogos não! Mas porque jogou muito mal.. O time com o Mano estava numa crescente jogando cada vez melhor.. Porém essa sequência além de não pontuar o time fez péssimas apresentações.. Contra o São Paulo entrou igual time pequeno.. Querendo perder.. Contra o Botafogo então.. Nem se fala .. Parece até que os caras esqueceram como se joga.. E aí é mais uma falha do técnico que precisa motivar jogo após jogo.. Fazendo clima de decisao! E estar atento a aqueles que caem de rendimento como Sobis por exemplo.. A China azul está insatisfeita porque no momento nos temos elenco.. Temos opçoes a disposição do treinador que tem medo de mudar a cara do time aos 20 do segundo tempo perdendo num campeonato de pontos corridos.. Ele fica brigando com árbitro e bandeira que não vão voltar atrás em suas decisões em vez de analisar o jogo pra acertar nas substituições e estratégias.. Do que adianta ter uma boa leitura pós jogo? A boa leitura que quero pro meu time é no decorrer do jogo que ainda dá pra fazer alguma coisa.

  25. Desde a época do Adilson ( Pardal) Batista até hoje não teve treinador com peito pra tirar o Henrique. Ele não é péssimo, apenas ruim, seria um jogador razoável se parte da imprensa não o transformasse em um deus. Esse não sai do time, Sobis pelo preço que custou o Mano não tem peito pra deixar no banco pois corre o risco do presidente Gagá aparecer pra cobrar a desvalorização do seu investimento. O Sobis é isso aí, podemos conformar que ele nunca foi estrela, sempre coadjuvante de luxo por onde passou. O Lucas tenho dó porque não pediu pra vir pro Maior de Minas, ruim é quem o escala sendo pior ainda a decepção de quem espera a vaga como reserva. Temos que apoiar com esse catado de jogadores que temos, pois são esses aí que temos que engolir até o final do campeonato. Uma pergunta: temos diretor, gerente ou vice de futebol que entenda o mínimo pra contratar? E ainda quer ser presidente? Piada maior só o Perrela voltar e começar com o balcão de negócios que se tornou nosso clube desde a sua gestão. Sai Gilvan e com certeza quem entrar vai começar bem e terminar mal, como mostrou os últimos presidentes sangue-sugas que tivemos.

  26. Marcos Vinicius lesionado de novo? Que porcaria de departamento médico, fisiológico, psicológico, para psicológico, nuclear ou qualquer mer….a podemos chamar? Mais um pra coleção do nosso departamento de sei-lá- o que.

  27. Se Adilson Batista fosse o técnico do Cruzeiro ele não fica enfeitando e escalaria o Cruzeiro com esses jogadores:RAFAEL,LUCAS,LEO,MANOEL,EDMAR,ROMERO,HENRIQUE,DENILSON,ARRASCAETA,ABILA E ALISSON.

  28. Só discordo de uma coisa, a entrada do Alisson , porque ele não entrou bem nem nesse jogo nem contra o São Paulo que perdeu um gol feito, quem entrou bem foi Elber, Alisson não acrescentou quase nada, aliás não sei como nossa torcida ainda o estima tanto, pois tem potencial mas sempre uma eterna promessa, eu sinceramente não tiraria Sóbis do time, porque tenho certeza que ele é melhor atacante que os citados, pode oferecer mais ao Cruzeiro, apesar de estar mal, porém o pior é esse meio, aí sim vejo com urgência a saída de Ariel, pra (Romero ou Denilson, pra mim entraria os dois até Henrique seria banco) e Elber revezando mais vezes com Robinho, quando este meio funcionar Sobis volta jogar bem, pois vontade ele está tendo esta pecando na tecnica e isso ele tem, é bom atacante, mais técnico que Alisson e Bigode e mais decisivo também só retomar seu futebol.

  29. Não existe coerência ou grupo nas mãos qdo não se escalam os melhores para jogar , Romero e Ezequiel são unanimidades no lugar de Cabral e Lucas , o Mano vai se queimar com a torcida com tamanha insistência com Cabral e Lucas . É nítido que o Sobis está fora de forma mas temos que reconhecer que ele vem fazendo a cobertura na esquerda . Percebo que o time é formado por jogadores lentos na frente , talvez tenha vaga para Alisson ou Elber , o Abila necessita de um jogador para formar dupla com ele na frente . Gostaria que a dupla de volantes do Cruzeiro fosse Romero e Denilson , com isso a rapaziada da frente jogariam soltos com liberdade para atacar .

  30. Sei que todos são bem intencionados, à exceção de algumas frangas que invadem nosso espaço azul, mas não posso deixar de contraditar os defensores de Henrique: bom passador? Só se for para passes de meio metro e para os lados, sem nenhuma objetividade. Não marca ninguém e continuam a idolatria a um cara que foi embora, passou 2 anos na reserva do Santos, voltou reserva durante todo 2013, passou a titular com a saída do Nilton e com time campeão, já encaixado, firmou-se como titular (até Recife foi titular em 2003). É um a menos, juntamente com Cabral. Esse último não acerta um passe e alguns vêm dizer que Romero não passa bem: precisamos é de RAÇA e VONTADE e, tb, vergonha na cara, coisa que ele demonstra ter, mas que o nosso meio com Henrique e Cabral nunca vai ter….O Henrique tem só pode ter um padrinho muito forte na Toca…incrível!

  31. Impressionante como não percebem que o Henrique está jogando pra ele, para o Cabral e tentando ainda cobrir o Lucas. Tem torcedores que não conseguem ver o notório. Estão criticando o cara que mais corre e luta no time. Vai entender…

  32. Pra mim seria só o Mano ousar mais, colocar o time mais agressivo e ao mesmo tempo, sem a posse de bola, mais marcador. Trocar o lateral direito por um outro lateral ou testar um meio de campo qualquer naquela posição não seria alterar tanto o esquema. Pena que nosso técnico é meio teimoso, e como disseram aí em cima, não adianta ter boa leitura de jogo depois que a partida acaba, a boa leitura tem de ser feita DURANTE o jogo. Mano, para de ficar teiMano.

    1. Cara, pára de chamar a torcida do Cruzeiro de modinha, que saco!
      A torcida do Galo faz isso o tempo todo e vc vem aqui fazer o mesmo, vai amolar outro, seu mala…

  33. Talvez o próprio Mano sofra por falta de coerência. Ele disse que a teimosia do Bento em impor o tal rodízio, alegando que no Brasil isto não funciona, mas insiste num esquema e com jogadores que, diferente do que disse o PH, a maioria dos torcedores acha que está errado. Ou será que só ele não vê as limitações de determinados jogadores? Ele está insistindo em nome da coerência, com jogadores que, ao que parece, mais que viver um momento de “baixa”, são limitados, tendo outras opções teoricamente melhores.

  34. Pra mim a mudança não precisa ser nos jogadores e sim no posicionamento, o time tem que jogar com 3 volantes pois as laterais são fracas, então se jogar o Robinho ele tem que jogar de volante, por sinal ele joga melhor assim. Sobis volta muito pra ajudar o Edimar, aí quando ele vai atacar já não rende tanto.
    Acredito que o Sobis devia dedicar mais ao ataque e ser um parceiro do Abila, pois o Abila sempre segura 2 zagueiros mas não tem com quem tabelar e nem velocidade pra partir pra cima sozinho.

  35. Concordo plenamente com você PH. Aliás,acho que foi feliz no seu comentário. Mas apesar de alguns setores não estarem funcionando bem, não se pode alterar demais a equipe a cada jogo, pois dessa forma , perderíamos muito em relação ao conjunto. Mas pelo menos duas mudanças são necessárias na equipe. O Lucas simplesmente não existe, tem sido o pior jogador de todos. Se não o Ezequiel, que se improvise outro jogador na posição, vai ser melhor. O Ariel é muito lento e para um time que necessita tomar a iniciativa do jogo, não dá. Precisamos de aumentar a pegada desse meio de campo e o Romero faz bem esse papel. Por outro lado, o Mano precisa também extrair mais desse jogadores. O time do Cruzeiro está sem fibra, parecendo cansado, acreditando que vai achar o gol naturalmente. Tá faltando garra e sangue nos olhos dessa turma. Segundo a diretoria estão com salários em dia, sendo assim, tem de fazer essa turma suar e fazer jus a esta camisa. Domingo achei o time lento sem vibração e por isso não ganhamos o jogo. Quando a técnica não é suficiente, torna-se necessário a raça, a vontade. E isso o Mano pode exigir desses jogadores. Vamos Lá Cruzeiro !!!

  36. que bom que o Mano tem tantas opções!sinal que o elenco é bom!
    temos umas ou outras deficiências!
    a principal delas na lateral direita, onde Lucas é fraquíssimo e Ezequiel parece não agradar o treinador!
    então pra mim o treinador tem que buscar uma solução e aproveitar essa larga vantagem contra o Botafogo (que vem com time mesclado, já jogou a toalha) e achar a solução, pra mim ele tem 3 opções: Leo, Romero ou Denílson, então é testar um deles de lat.direito, pra mim a melhor opção seria o Romero – que já jogou nessa função no Velez;
    Na zaga nunca fui fã do futebol do Leo, mas devido ao mau momento do BR, Mano poderia testar Manoel e Leo;
    Na cabeça de área, ou usa esse jogo pra dar 90 min ao Denílson, ou ele só vai jogar qdo não tiver outra opção!
    Do meio pra frente o quarteto é mesmo (Robinho, Arrascaeta, Sobis e Abila) pode até usar esse jogo contra o Botafogo pra testar Elber e Alisson os 90 min nas vagas de Robinho e Sobis, mas sinceramente não dá pra dar sequencia a dois jogadores que vivem no DM, olhem o exemplo do MV, eles tem que ser usados mesmo como opções de 2ºt!
    pra mim, hoje contra o Botafogo:
    Rafael, Romero, Manoel, Leo e Edmar; Denilson, Ariel Cabral (descansa o Henrique q apesar de odiados por muitos é o jogador mais regular do time), Robinho (ou Elber só hj); Arrascaeta, Abila e Sobis (ou Alisson, só hj)
    Pra domingo:
    Rafael, Romero (se for bem hj, caso não – Ezequiel), Manoel, Leo e Edmar; Denílson (ou Ariel Cabral), Henrique, Robinho; Arrascaeta, Sobis e Abila!

  37. vendo ontem na ESPN a entrevista do Abel Braga e ele falando como o Inter venceu o Barça em 2006:
    “todas as bolas passavam por Deco e RG, então coloquei o Fernandão em cima do Thiago Motta, pq as bolas passavam por esse antes de chegar a Deco e RG, assim ficou mais fácil marcar esses dois”
    todas as jogadas do Flamengo começam pela W. Arão ou são pela esquerda com o Jorge, então Mano, vc vai ter que marcar esses dois, assim vai ficar mais fácil marcar o Diego!

  38. Uma reflexão: penso que a questão da titularidade é supervalorizada em certos casos. No caso do Cruzeiro, no ataque, jogadores como Alisson e principalmente o Élber são importantíssimos no banco como opção para o segundo tempo. Penso que ambos sejam mais úteis entrando durante o jogo, o que não é nenhum demérito para o jogador. Quem falou que os primeiros minutos são mais importantes que os últimos?
    Apesar desse raciocínio, Sóbis e Robinho não estão rendendo a ponto de terem lugar cativo no time que inicia o jogo, pelo que penso que o Alisson poderia entrar jogando nos próximos jogos.

  39. Pra mim está claro que o Romero deveria ser titular. O time estava jogando muito bem quando ele era titular. Em relação ao Ezequiel, lembrem-se que ele não pode jogar na Copa BR porque já atuou em outro clube. Mas, sei que vamos melhorar. Dá-lhe Zero

  40. Como o Mano preza pela coerência, também não acho que deveria mudar tudo de uma vez. Já deu tempo de ele avaliar cada um, sendo assim, que ele mude aos poucos com os rendimentos de cada jogador. No momento atual, ele já deveria fazer uma mudança que é unanimidade: Lucas. Este já deveria ter saído. Posteriormente vai testando outros jogadores durante os jogos, e, sendo necessário, faça as alterações necessárias. Infelizmente na Copa do Brasil não temos escolha, temos que aturar o Lucas, mas eu preferia colocar o Léo improvisado, mas sabemos que o Mano não vai improvisar alguém tendo um jogador de posição oficial (mesmo sendo ruim).

  41. O time titular na minha opinião seria:
    Esquema 3-5-2
    Rafael;
    Leo;
    Bruno Rodrigo;
    Manoel;
    Romero;
    Denilson;
    Alisson na esquerda;
    Elber na direita;
    Arrascaeta no meio;
    Rafael Sobis;
    Ramón Ábila.

  42. Só sei de uma coisa, se o MANO não mudar esta dupla de volantes ( não marcam), não vamos conseguir nada. Será que ele ta forçando para a queda, só pode ser isso, alguem da diretoria tem que chegar nele mas sei que isso é pedir demais.

  43. Grande PH, excelente post. Concordo com o fator “coerência”. Mas não falo aqui em tirar B.Rodrigo, colocar Alisson no primeiro tempo ( ele deve entrar no segundo) e devemos colocar o ÉLBER.Agora LUCAS FORA É TOTALMENTE COERENTE! Este é o pior jogador q já passou pelo Cruzeiro. EZEQUIEL no lugar dele. Ou então deixe o Lucas, tomara q ele tome outro cartão vermelho aos 44 minutos. Assim fica fora das quartas de final. Acho que temos que GRITAR, invadir CT e EXIGIR a saída do LUCAS! Este é uma unanimidade no pensamento de TODOS Cruzeirenses, de norte a sul!!!Elber e Sorbis devem jogar assim como Alisson, revelando. Sorbis é bom de marcação. Agora William Bigode, jamais! Se precisar de centro-avante reserva use o Sorbis.

  44. Nem pensem em entrar contra o Botafogo com clima de ja ganhou porque não tem nada definido. É o tipo de jogo que pode complicar. Muita gente contando que é classificação certa, que o Botafogo não consegue reverter… Não é bem assim!

  45. Pra hoje: Rafael, Romero, Manoel, Léo, Edimar, Denílson, Cabral, Alisson, Arrascaeta, Elber e Willian (Edimar e Arrascaeta saem no segundo tempo). Os que não vem sendo titulares, precisam ganhar ritmo e serem testados. Se não conseguir classificar contra o misto do Botafogo e com três gols de vantagem, ‘fechem as portas’.

  46. É muito importante hoje dar ritmo pra Elber, Alisson, Denílson e até Romero. De repente testar o Bruno Ramires de lateral direito, pois precisamos de alternativas para a Copa do BR (acho desperdício o Romero improvisado aí, mas também é uma opção…)

  47. Torcedor não aprende mesmo. Cobrar Elber, Alisson… Meu deus! Aquele time cretino do mineiro e do início do BR é muito ruim. Alisson e Elber são reservas. E nada além. Concordo que Sóbis não mostrou ao que veio ainda. Mas tem muito mais bola que Alisson. Sobre o Cabral e Lucas…é a teimosia do Mano. Bento tinha isso com Ramires e Allano. Mano com Lucas e Cabral. Esses dois não tem condição. Cabral só rende em sistemas de 3 volantes. Sobre tirar o Robinho, realmente o pessoal deve estar com saudade do time do Deivid. Robinho vem muito bem.Problemas do time são: Lucas e Edimar, com péssima qualidade de marcação. Bruno Rodrigo que está sem confiança e erra muito, principalmente quando o Manuel não joga. Sobis que ainda não se encontrou e os Volantes Henrique e Ariel. Não que Henrique deva sair…mas ele e Ariel juntos não fazem um sistema de marcação eficaz. Juntos não dá pra jogar em sistema de dois volantes.

  48. NAO VEJO COERÊNCIA NO MANO MENEZES. O BOTAFOGO QUE PRECISA GANGAR O JOGO VEM COM TIME RESERVA. O LUCAS ESTA FORA FO JOGO DE FINAL DE SEMANA E NAO JOGA NADA, TINHA DE FICAR DE FORA E DAR RITMO A OUTRO LATERAL. O MANO ESTA CONSEGUINDO IRRITAR. PARECE QUE LE ESTE BLOG, E FAZ O CONTRARIO SO PRA CO NTRARIAR.

  49. Coerência e lealdade são ferramentas fundamentais para a união do grupo prezando pelo entrosamento. Mas os testes, as substituições, procuram dar chances a novos jogadores com gana de vencer prezando pela excelência. Mano é o cara para o Cruzeiro. Ele não é bobo e vai nos livrar dessa zona e acompanhar o time com até o fim do ano e organizar o Cruzeirão cabuloso para 2017. E se tudo der cerro, com o penta da CB!

  50. ESTE ATUAL TIME DO CRUZEIRO E REALMENTE RUIM. MAS TEM JOGADORES QUE CONSEGUEM SER PÉSSIMOS. LUCAS, EDMAR, RAFINHA E BIGODE. NAO VAMOS SONHAR. COM ESTE ELENCO SE NAO CAIRMOS PRA SERIE B, JA ESTA BOM DEMAIS. NUNCA VI TANTA RUINDADE ASSIM DESDE O PRESIDENTE, PASSANDO PELO DM, PELO TÉCNICO ( TEIMOSO E BURRO) ATE ESTES CARAS QUE USAM O MANTO AZUL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *