Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O nome dele é Edimar

Indicado por Paulo Bento, Edimar assumiu a titularidade e passa confiança para o torcedor. (Foto: Divulgação/Lightpress)
Indicado por Paulo Bento, Edimar assumiu a titularidade e passa confiança para o torcedor. (Foto: Divulgação/Lightpress)

Edi quem? Perguntávamos há dois meses quando o Cruzeiro anunciou a contratação do lateral-esquerdo Edimar. Indicado por Paulo Bento, o jogador de trinta anos era a solução encontrada pelo técnico português para suprir a carência no setor esquerdo, que contava apenas com o limitado Bryan. Aqui no blog, falamos sobre os cinco laterais-esquerdo que o Cruzeiro emprestou para outros clubes e questionamos a contratação do desconhecido Edimar que, curiosamente, foi formado pela própria Raposa.

Amanhã, Edimar completará justamente dois meses na titularidade do time azul. Sua estreia foi na derrota para o Atlético/PR, por 3×0, em pleno Mineirão, no dia 11 de julho. Apesar do resultado, o novo lateral do Cruzeiro teve boa atuação e não saiu mais do time. Ninguém sabia muito bem das suas características. Diziam que ele seria quase que um terceiro zagueiro no esquema do Bento, haja vista que nosso sistema defensivo estava uma baba. Porém, comentaristas diversos apontavam a ofensividade do lateral.

Acho que hoje podemos afirmar que Edimar passa uma tranquilidade que antes não tínhamos na lateral-esquerda. Nem mesmo com o Egídio, pois apesar da sua “eficiência” no ataque, quando o adversário atacava pelo setor onde ele estava, era um “Deus nos acuda”. É claro que o Edimar não é um lateral completo, mas ele tem desempenhado muito bem o seu papel em campo. Quando ele se desliga, o Mano Menezes tá ali do lado pra dar um grito ao pé da orelha. Faz parte.

Passados dois meses, o cruzeirense já pode falar com conhecimento de causa sobre as características do Edimar. De fato, ele não é um lateral tão defensivo assim. Ele também sabe avançar. Praticamente a maioria das jogadas de ataque do Cruzeiro são pelo setor esquerdo, porque pela direita contamos com o Lucas, que ainda é um problema para nós. Na parte defensiva, nosso lateral-esquerdo cumpre bem o seu papel. Ajuda na marcação e nas jogadas aéreas. Não é perfeito, às vezes falha e isso ocorre com todo mundo. Mas o fato é que Edimar assumiu a posição e estamos satisfeitos. Não é o Maxwell que tanto desejávamos, mas é um atleta que tem nos ajudado muito e merece nosso reconhecimento.

No Cruzeiro tem disso: às vezes não conhecemos um jogador, ele chega, a gente julga e depois nos surpreendemos. Quem não lembra o caso do Marquinhos Paraná? O Adílson Batista trouxe o volante e já na apresentação oficial do atleta ele passou mal e desmaiou. “Ai, ai, ai”, pensou o torcedor cruzeirense, que naquela altura também se perguntava quem era aquele rapaz. Depois, Paraná se tornou o homem de confiança do Adílson e fez 232 jogos com a camisa cinco estrelas.

Dada a escassez de bons laterais no Brasil, podemos dizer que no momento estamos contentes com a nossa lateral-esquerda. Só de conseguir cumprir de maneira eficiente o seu papel tático em campo já é alguma coisa. Ele pode ser discreto, não aparecer tanto, não ser um craque e não atrair mídia, mas ele passa uma tranquilidade que há tempos não tínhamos. E, ah, pra quem não o conhecia (inclusive eu), muito prazer, o nome dele é Edimar!

Alguns números do lateral-esquerdo Edimar com a camisa do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro 2016*:

Jogos: 10

Cartões: 2 amarelos

Passes Certos: 409

Desarmes Certos 22 x 4 Desarmes Errados

Finalizações Certas 0 x 6 Finalizações Erradas

Cruzamentos Certos 10 x 39 Cruzamentos Errados

Lançamentos Certos 12 x 33 Lançamentos Errados

Assistências para finalização 10 x 0 Assistências para gol

*Dados extraídos do Footstats.

** Às vezes nossos textos demoram um pouco para serem divulgados no Portal Uai. Curta nossa página oficial no Facebook e saiba em primeira mão a hora de publicação dos textos!

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

40 comentários em “O nome dele é Edimar

  1. as vezes ele me lembra o ceara…nao aparece muito para o jogo mas passa uma segurança para defesa, sabe se posicionar, tomara que continue nesse ritmo, ajudando maior de minas a subir na tabela!

  2. Bom jogador, já havia comentado no último post sobre ele. Acho injustas as comparações que fazem alguns torcedores com Lucas ou Bryan, os outros dois são bem limitados.

  3. Realmente nosso futebol chegou ao fundo do poço mesmo. Esse Edimar e muito limitado e não passa confiança nenhuma. Mas apesar disso reconheço que ele não tem comprometido, joga simples. Para quem teve no início do ano Fabricio, Sanches Mino e depois o Bryan (péssimo dos péssimos), não podemos reclamar do Edimar, pelo menos não entrega a rapadura. Eu entendi seu comentário PH e concordo. Saudações celestes.

  4. Já é um jogador em condições de vestir a camisa. Não empolga com seu futebol mas consegue cumprir seu papel. Se encontrarmos um do mesmo nível para a direita ou o Lucas ou Mayke chegarem nesse nível estaremos bem, pois o BR me parece que já está melhor que quando estava com o Bento.

  5. Bom lateral. Uma surpresa a todos. Pra mim, o melhor lateral esquerdo desde Sorín. Parece mentalmente muito forte e tecnicamente é razoavel. Acredito que jogar na europa o tenha feito crescer mais do que se tivesse ficado toda a carreira no Brasil.

  6. Para os mais jovens. Lembra muito o futebol sóbrio, correto e eficiente para a equipe, do Vanderlei, campeão sul – americano em 76.Bons tempos!

  7. FALA PH BLZ ! O EDIMAR CUMPRE SEU PAPEL RAZOAVELMENTE BEM.LONGE DE SER UM CRAQUE. MAS QUEM E CRAQUE NESSA POSICAO NO BRASIL.O PROBLEMA DO CRUZEIRO ESTA NA LATERAL DIREITA COM ESSE PESSIMO LUCAS.O QUESTIONAMENTO QUE SE TEM QUE FAZER E PQ O MANO NAO ESCALA O EZEQUIEL NA POSICAO.EU SINCERAMENTE NAO ENTENDO.EM RELACAO AO ALISSON ELE NAO PODE SER PRETERIDO PELO RAFINHA.ELE TEM QUE SER A PRIMEIRA OPCAO NO BANCO QUANDO SAIR O SOBIS.VAMOS CRUZEIRAO QUEM SABE NAO DA PRA PEGAR O G4!

  8. Eu fui um dos que cornetou a contratação do Edimar. De fato, não o conhecia e este fato, por si só, já me deixava ressabiado. O Cruzeiro precisava de jogadores mais tarimbados.
    Enfim, ele chegou, começou a jogar e mostrou tranquilidade, experiência e melhorou o setor. Mas ele não é nem um craque, não. Só é titular absoluto porque não tem reserva. Bryan é horrível! Ai de nós no dia em que ele não puder jogar.
    A meu ver, o Cruzeiro precisa priorizar as duas laterais e também a zaga para a próxima temporada. Ou seja, a defesa precisa de uma reformulação. O único ali que tem condições de ser titular do Cruzeiro é o Manoel.
    Reitero, que Edimar é bom jogador, mas um time com a envergadura do Cruzeiro carece de algo mais.

  9. Pedro Henrique, pra mim o Edimar não é um jogador excelente, mas joga o Feijão com arroz e não está comprometendo que continue assim, e que venha crescer no correr dos jogos.

  10. ,Isso mesmo,jogador mediano,mas produtivo e excelente profissional.Este time vai nos dar muita alegria domingo,jogo difícil ,mas temos muita qualidade no elenco e um treinador de respeito.Sim,podemos sonhar.Se continuar demolidor assim G4 não é impossível:Time cinco estrelas 3×0 Time uma estrela.

  11. O CRUZEIRO, EXCETO SORÍN, TEM TRADIÇÃO DE LATERAIS ESQUERDOS QUE, EM ATIVIDADE, PARECEM DISCRETOS, MAS QUE QUANDO SE APOSENTAM, NÓS CRUZEIRENSES DESCOBRIMOS QUE FORAM, PARA NÓS, MONSTROS SAGRADOS. VANDERLEI E NONATO SÃO EXEMPLOS CLÁSSICOS DISSO.

  12. Ótima análise.

    O Edimar me lembra o Everaldo, lateral esquerdo do Grêmio que foi tri-campeão do mundo na Copa do México de 70: longe de ser um Sorín, é sério, discreto, eficiente, não brinca em serviço e passa tranquilidade. Precisa melhorar os cruzamentos. Boa herança do Paulo Bento.

  13. Bom dia amigos! Só gostaria de deixar minha opinião sobre outro lateral, o Bryan. Não acho que ele seja tão ruim quanto comentam aí mídia e torcida. Quero lembrar a vocês que ele atuou junto dos “Brunos” do P.B. (na fase da zaga) e por isso tomávamos muitos gols, e qualquer jogador seria criticado com uma zaga dessas. Então acho que ele poderia ter uma chance com o mano pra gente ver como seria ele numa zaga mais encaixada, até pq ele jogava bem no América e foi uma contratação concorrida. Vamos valorizar todos os nossos jogadores, acho que ele tem mais a oferecer!

    Outra, se o Denilson não entrar nesse time, teremos pago seis meses de salário a toa, outro que quero ver em campo é ele, no mínimo um jogo inteiro . Na CB contra o bota acho uma boa!
    Abs torcida celeste!!

  14. Pessoal, ontem 10 vi nos noticiários que o coisa está dando mais um calote na praça . Desta vez é na Udinese . Pois o referido clube entrou na Fifa cobrando a dívida que o coisa tem com eles referente a compra do Maicussuel e do Douglas Santos. Ou seja, eles compra e não pagam . SEGUNDO , se noticia eles devem o Grêmio pelo o passe do Victor, e um clube do Katar o passe do tardele. Assim fica fácil ter no elenco , jogadores como Robinho Fred e outros. Mas a isso a imprensa galista não comenta .Se fosse o CRUZEIRO , era o assunto do momento . Como foi quando o Clube da Argentina notificou sobre o não pagamento do passe de um jogadores que vieram no início do corrente ano. .
    Saudações Celestes*****!

  15. Pessoal, ontem 10 vi nos noticiários que o coisa está dando mais um calote na praça . Desta vez é na Udinese . Pois o referido clube entrou na Fifa cobrando a dívida que o coisa tem com eles referente a compra do Maicussuel e do Douglas Santos. Ou seja, eles compra e não pagam . SEGUNDO , se noticia eles devem o Grêmio pelo o passe do Victor, e um clube do Katar o passe do tardele. Assim fica fácil ter no elenco , jogadores como Robinho Fred e outros. Mas a isso a imprensa galista não comenta .Se fosse o CRUZEIRO , era o assunto do momento . Como foi quando o Clube da Argentina notificou sobre o não pagamento do passe de um dos jogadores que vieram no início do corrente ano. Quando é que a Máscara deles vão cair?
    Saudações Celestes*****!

  16. Edimar joga o feijão com arroz, e bem simples. Precisamos de laterais para a próxima temporada, aliás, precisamos disso há anos. Alguns laterais esquerdos que jogam mais que ele, pelo menos neste campeonato: Jorge, Zeca, Reinaldo, Diego Renan (apesar de ser fraco), Diogo Barbosa, Marcelo Oliveira (já passou por aqui). Rene tb é boa opção, apesar de não estar jogando muito. Já para a direita, algumas opções: William, Welington Silva, Luis Ricardo, Rodinei e Ayrton.

  17. Augusto, concordo inteiramente com você: crucificaram o Bryan injustamente.

    Ele foi vítima da caça às bruxas que sempre aparece quando o time não vai bem.

    O torcedor tem necessidade de crucificar esse ou aquele jogador e não leva em conta o momento do time em que ele entrou em campo. Acho que, no plantel atual, o Edimar deve continuar como titular, mas eu não descartaria o Bryan.

  18. O problema de um lateral mais ou menos como o Edimar num time como o Cruzeiro é que em um jogo como o de hoje que o Botafogo vem fechado, ficamos sem opção de contar com jogadas como as que faziam Egídio que as vezes decidia o jogo para nosso time, mas como o Ezequiel ou mesmo o Kevin não estão convencendo o Mano Meneses vamos com esses que temos para ver no que vai dar.

  19. Com toda a certeza , grande Pedro . E ,além de concordar com toda a sua análise técnica do bom desempenho do lateral-esquerdo Edimar , eu enfatizo a sua força moral de superar toda a desconfiança e frustração da torcida do Cruzeiro pela não vinda prometida do Maxwell , agravada ainda pelo péssimo momento que o clube vivia quando ele chegou . Quem é do futebol como nós, sabe que ele era um seríssimo candidato a virar um ” judas ” da torcida e que muita gente boa sucumbe em relação a isso . Que o nosso Edimar, uma cria do Cruzeiro que volta a casa , como você nos informou, continue com este patamar de desempenho . Até porque, exemplos como estes são sempre muito bem vindos e inspiradores para vários atletas profissionais .
    E também te parabenizo não só pela qualidade da sua análise ,mas por toda a sua honestidade e humildade em reconhecer com todas as palavras que errou em sua posição inicial. É bom demais para quem ama o futebol ter profissionais competentes e que respeitem incondicionalmente o seu público . Eu o sue trabalho e me identifico mais com ele a cada dia que passa .

  20. Desculpem, parece uruca, mas o Edimar está jogando MAL DEMAIS HOJE! O que é isso!?? Errando passes simples, deixou o Neilton SOZINHO pra finalizar, desculpem, mas todos falamos da mídia preta e branca que exalta jogadores ruins do Cruzeiro pra mantê-los no time principal e o estamos fazendo com o edimar agora.

  21. Cartão estúpido do Abila e fora do jogo contra o São Paulo. Tem hora que falta inteligência a esses jogadores. Agora vai ter que fazer pelo menos uns dois gols pra se redimir e manter a média.

  22. Cruzeiro mal demais! Defesa batendo cabeça, errando muitos passes, ataque criando praticamente nada, praticamente nenhuma finalização… Acho que esse jogo a gente não leva. Pior que depois ainda vem o São Paulo… se perder esses dois vai bater lá embaixo da tabela de novo.

  23. Arrascaeta mal, Abila apagado… o que vinha fazendo diferença, hoje não funciona. E esse Mineirão heim? Não tá funcionando. Acho que deveria começar a mandar os jogos no independência…

    1. Já falei isso aki antes…
      Prefiro o Indepa lotado que ver o Mineirão sempre assim, no MÁXIMO pela metade de ocupação.
      E como esse ano o time vai brigar pra fugir do Z4, bora jogar num local onde a torcida pode fazer pressão. ..

    1. Concordo…
      O SPFC venceu hj e tem um time bem melhor que o Cruzeiro, foi bem na Libertadores e tal.
      O problema é o Galo brigando pelo título, com plantel beeeeeem mais forte e mais entrosado. Vamos ver, neh?

  24. Perdemos o jogo pela teimosia do Mano em manter essa lesma do Cabral no meio de campo e também por termos dois laterais horríveis com este Edmar e este Lucas, meus Deus, no primeiro gol que tomamos esse m….. Do Lucas estava com a bola protegida e ao invés de tocar pra traz ou jogar pra fora tentou chutar pra frente e deu no que deu, não sabe cruzar uma bola, não tem recurso, enquanto esse edimar é horrível, adianta a bola toda hora, não sabe cruzar também, o Lucas tem que manadar embora assim que terminar o campeonato e esse Edmar mandar pros quintos, porque não dar uma chance pro Ezequiel e o Bryan, pior que eles não são, gosto do Mano mas esse teimosia em manter essa lesma do Cabral está irritando a gente!

  25. O NOME DELE É RUIMDMAIS. O time que tem lateais como os atuais do Cruzeiro, tem que brigar é para não cair mesmo! Esses cara não da uma dentro. Olucas então todo o jogo ele entrega a rapadura. Terrível terrível.
    Saudações celestes*****!

  26. O Menos do Mano.
    Sua teimosia hoje derrotou o Cruzeiro.A manutenção do Cabral,jogador lento,só toca para o lado e a presença? Do Lucas coadjuvado pelo Edimar foram os fatores pra nossa derrota.Mexer No TIME DEPOIS QUE A VACA ATOLOU NÃO VAI RESOLVER NADA.

  27. Bom dia!!

    Não acho bom jogador, limitado.

    Acho que é o fim do futebol brasileiro dado a escassez de bons jogadores, qualquer um é jogador, jogadores comuns que se acha facilmente na várzea são tidos como bons jogadores.

    Hoje o que manda realmente são os empresários que fazem milagres em conseguir que jogadores ruins joguem por tantos clubes.

    Muitos podem me criticar mas onde esse Edimar jogou? Só em time pequeno até chegar ao Cruzeiro, jogador de 30 anos que não jogou em time que seja mediano?

    Me ajuda aí né Ph!!! POXA vamos ser mais exigentes, aqui é Cruzeiro!!!!

  28. Acho que os colegas deveriam ter um pouco mais de noção e exigência para avaliar este jogador pífio.
    Este Edimar não tem a mínima qualidade para vestir a camisa que já foi de Sorin, Nonato, Mariano, só pra citar algumas feras.
    Este Edimar precisa do apoio de Arrascaeta/Sóbis para fechar o lado esquerdo pois ele não consegue desenvolver uma boa marcação.
    No ataque não apoia com determinação, não consegue fazer um cruzamento que preste.
    Para os mais rebeldes em aceitar a crítica deste pífio jogador é só fazer um exercício mental e levar em quantos gols do cruzeiro desde de que ele está jogando houve cruzamento ou passe dele.
    Não presta nem para cobrar falta e ser opção para saída de bola pois o Sobis e Arrascaeta tem que vir buscar a bola.
    Talvez quem conhece futebol de jogar PlayStation e não esteve dentro de um gramado possa ver qualidades num jogador medíocre como este.
    Nem carreira este jogador tem.
    O Vitor Luis da base joga melhor que ele com uma perna só.
    Acho engraçado os torcedores modinha de BH que criticam sem conhecer.
    Só para citar tem coragem de falar bem de um Edimar pífio e vaiaram o Alano.
    Alano não é um craque, e longe de ser, mas não entregava, se esforçava e ajudou o time quando precisou dela na LE, meio de campo.
    Mas na verdade devem ser os mesmos torcedores que babam o William bigode que precisa de 50 chances para fazer um gol
    Ou veneram o Fábio mão de alface que faz defesas milagrosas depois que a vaca foi pro brejo.
    Não há como manter sócio torcedor, sair de casa para ver Edimar e Lucas apresentar um futebol bizarro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *