Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

O banco de reservas sentirá saudade: chegou a vez de Rafael

Após anos na reserva de Fábio, goleiro Rafael terá sequência como titular do Cruzeiro. (Foto extraída do site Guerreiro dos Gramados)
Após anos na reserva de Fábio, goleiro Rafael terá sequência como titular do Cruzeiro. (Foto extraída do site Guerreiro dos Gramados)

Na busca pelo novo camisa 1 do Cruzeiro, já que o goleiro Fábio não voltará tão cedo à meta cruzeirense, o goleiro Rafael será o responsável por defender as redes celestes no jogo deste domingo, contra o Santa Cruz. O reserva de Fábio também estava lesionado, mas agora que se recuperou ele terá mais uma chance com a camisa cinco estrelas.

Rafael veio da base do Cruzeiro e desde 2008 faz parte do time profissional, mas sempre figurou no banco de reservas. De lá pra cá, atuou em 37 partidas, sempre quando o goleiro Fábio não podia jogar, seja por causa de suspensões seja por causa de lesões. A situação de Rafael lembra muito a de Dênis, o ex-suplente de Rogério Ceni e agora titular no São Paulo. Fábio, assim como Rogério, é um desses goleiros que entram para a história de um clube por terem se tornado referência dentro e fora de campo.

Mas, enfim, chegou a vez de Rafael. Nada mais justo, já que ele vem esquentando o banco de reservas há anos. Lucas França vinha assumindo a posição, mas ainda é muito jovem (e isso na nossa cultura é visto como um problema) e terá oportunidades para mostrar serviço. Fez três boas partidas e na última até se destacou, mesmo tendo espalmado algumas bolas que um goleiro mais experiente teria agarrado. Faz parte. Agora recuperado, Rafael terá a chance que ele sempre deve ter sonhado. Será o titular do Cruzeiro até pelo menos o final deste Brasileiro.

Com a camisa celeste, foram poucas as atuações de Rafael. A que todos se lembram com frequência foi naquela partida antológica do 6×1, contra o Atlético/MG, na Arena do Jacaré. Naquele jogo, o novo titular da Raposa se mostrou bastante seguro e confiante. Isso foi em 2011. Cinco anos depois, Rafael terá de mostrar serviço e aguentar a pressão de defender o gol do Cruzeiro, o que não é uma missão fácil. Muitos dizem que ele pode estar sem ritmo, mas qualquer jogador só “pega” ritmo se jogar. Pra goleiro é mais complicado, pois só um joga. Talvez demore um tempo para que ele esteja 100%, mas isso faz parte.

Eu, particularmente, posso dizer que tenho alguns receios. Não gosto muito da saída do Rafael quando o adversário tem um escanteio para cobrar. Entretanto, espero que ele tenha melhorado nesse fundamento. E, claro, em se tratando de goleiro, sempre tem alguma coisa que não agrada. Por isso, o que nos resta é desejar ao novo camisa 1 do Cruzeiro que ele aproveite essa oportunidade da melhor maneira possível, porque o que está em jogo agora não é só quem será o substituto do Fábio até o final deste ano, mas sim quem poderá substitui-lo quando ele se aposentar, o que está perto de acontecer.

Ah, o banco de reservas sentirá sua falta, Rafael. Em todos os jogos você estava ali, sempre presente, roendo as unhas e esperando por uma oportunidade, mas sempre foi muito difícil, porque com a camisa 1 estava lá o Fábio. Foram anos de paixão e de puro envolvimento com a reserva do Cruzeiro. Mas agora você terá de deixar o banco de reservas, Rafael. É hora de vestir a camisa de titular e é bom que agrade, porque a missão de defender a meta cruzeirense nunca foi fácil. A sua hora chegou. Vai lá e escreve a tua história com a camisa do Cruzeiro! Além do novo titular no gol, a Raposa também terá outra novidade. O volante Denílson ficará no banco de reservas e, quem sabe, poderá fazer sua estreia no decorrer da partida. Uma boa notícia para todos nós que queremos ver esse elenco cada vez mais reforçado.

Já são mais de 40 mil ingressos vendidos. Vamos fazer uma linda festa no Mineirão. Conto com a presença de todos vocês que leem este blog, se possível for. Estarei lá para ajudar nosso Cruzeiro a sair da Toca III com mais três pontos no bolso. Bora lá?! SOMOS GIGANTES!!! #FechadoComOCruzeiro

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

61 thoughts to “O banco de reservas sentirá saudade: chegou a vez de Rafael”

  1. Ótimo esta chance para o Rafael..muitos acham que Rafael e Lucas não têm condições de substituir o Fábio, mas eu já entendo o contrário…pior do que estava não fica, se tudo der errado nas atuações deles vai ficar na pior das hipóteses igual estava com o Fábio…..
    O Fábio já foi grande goleiro, mas faz tempo que bolsas defensáveis balançam nossas redes…
    Simples assim…

  2. Rafael, seja bem vindo à titularidade do Cruzeiro Esporte Clube e que você não saia mais. Próximo passo é a seleção. Vamos juntos Rafa, vamos separados Kalil.

  3. Pergunta: não seria melhor manter Lucas França, que segurou a bucha nestes 3 jogos, ao invés de colocar Rafael, que está sem ritmo de jogo e, se não me engano, não atua desde a Sul Minas?
    Confio em Rafael, mas o Lucas estava engrenando…

  4. Outra coisa: por favor, não compare o Rafael com o peruzeiro do SP.
    Rafael foi campeão de Copa SP, Brasileiro sub-20 e Sulamericano sub-20 pegando muitos penaltis, inclusive.

  5. Contra fatos não há argumentos: 26/08/2016
    “O treinador deu ênfase aos treinamentos de linha de fundo e finalização. Em grande fase no clube, o argentino Ramón Ábila se destacou e desperdiçou poucas chances durante a atividade. Destaque para força e precisão do goleador, que marcou gol nos últimos quatro jogos da Raposa. O reserva Willian, por sua vez, não teve bom rendimento e errou várias tentativas”.
    Ábila é uma das causas de nossa melhora, e imagino que se Paulo Bento o tivesse desde o início do campeonato teria sido diferente nosso desempenho. A culpa nem sempre é do técnico.

  6. Não acho o Rafael essa boa toda, vejo como um goleiro comum. Mas tb concordo que chegou sua vez. Nao seria justo por parte do nosso treinador deixa-lo no banco e manter o Lucas que como disse o colega é ainda muito novo e certamente terá sua chance no futuro.
    Sorte Rafael e força Cruzeiro Querido!!!!!!

    1. Rafael pode até ser goleiro comum, mas pior do que estava antes não fica…pelo menos agora teremos algumas bolas cortadas em cruzamentos e menos gols de falta tomados…isto é fato!!!!!

    2. Também acho comum, mas os outros também são. Mas para ele ser reserva direto do Fábio esses anos todos, algum diferencial deve ter. Só quem acompanha o dia a dia de treinos pode saber.

  7. Temos, na minha opinião, melhores goleiros no mercado, até mesmo na série B. Mas, quem sabe o Rafael possa nos surpreender e agarrar essa chance. Pra mim ele já deveria ter tido mais oportunidades, pois nem sempre o titular Fábio fez por merecer uma sequência tão grande de jogos. Rafael não tremeu naquele inesquecível 04 de dezembro de 2011, quando enfiamos 6×1 nas penosas e isso o fez crescer muito no conceito da china azul. Naquele jogo o titular Fábio, forçou o terceiro amarelo no jogo contra o Ceará, em Fortaleza, na minha opinião borrou-se. Vamos agora dar força ao Rafael, que é o que temos. Vamos lotar a toca III no domingo e dar sequência à nossa reação. Simbora gigante azul.

  8. Resisti um tempo em postar meu comentário mas não posso deixar de faze-lo sob pena de arrepender. O Rafael nunca me convenceu, leva muitos gols, é inseguro e acho que não seria a melhor opção. Considero que a melhor opção seria continuar com o Lucas França que me lembrava o Gomes em seu início no Cruzeiro. Assumiu o gol vindo dos juniores e era bem franzino, com as canelinhas fininhas e soltando bolas como o Lucas França fez recentemente. Logo depois o Gomes se tornou um gigante no gol fazendo defesas espetaculares. Desejo que o Rafael me faça engolir estas palavras mas vai ter que ser muito mais seguro do que foi até hoje. Acho também que podemos compara-lo ao Dênis do São Paulo que é um goleiro bem fraquinho e inseguro. Acredito que logo deixará de ser titular naquele clube.

  9. Desejo sorte ao Rafael. Mas não vejo ele à altura de ser goleiro do cruzeiro, basta olharmos para ver que Fábio e Ele, não saem um metro do chão em seus saltos em direção à bola. Lembro-me de Gomes 1 (aquele que acertava o travessão com o pé), Gomes 2 e Dida. Infelizmente nenhum goleiro do plantel do cruzeiro estão nestas condições.

  10. Esse trecho: “Não gosto muito da saída do Rafael quando o adversário tem um escanteio para cobrar” , me deixa extremamente confuso com relação ao que vc pensa do Fábio. Considera o Fábio um bom goleiro sendo que o mesmo só sai do gol uma vez a cada 430 escanteios. Como já disse antes, acredito que vamos perder em experiência e calma. Agora a “qualidade” que o Gordinho vinha apresentando não é uma barreira muito alta. Problema que o Fábio erra todos os jogos e tem um monte pra defender. O Rafael se fizer partidas “de fábio” coim certeza será colocado como um goleiro ruim. Acredito que ele pode fazer um bom papel e espero ver saídas de bola com mais precisão e saídas do gol em bolas alçadas na área. Pois pra cada grande defesa do fábio em cabeçadas tomávamos 15 gols de cabeça. Hora de mostrar que vc quer isso Rafael, é ralar e estar sempre mais que preparado para atuar bem na meta do nosso Cruzeiro.

  11. Boa tarde, Pedro Henrique e ilustres Cruzeirenses! Devemos realmente depositar confiança nesse dois goleiros, pois já demonstraram boa qualidade e, ademais, não se deve pensar em contratar outro, mesmo porque os bons já estão empregados e trabalhando. Vamos torcer pelo Cruzeiro, para sair dessa situação horrível e alcançar uma posição mais cômoda. A diretoria que tome vergonha e não cometa esse papel ridículo deste ano. #Nosnuncacaimos, #boraCRUZEIRO!!!

  12. Obrigado Fabio, vc não foi um Dida que salvou o Cruzeiro, na época que salvou o Cruzeiro e ganhou Títulos importantes. Vc foi um ótimo goleiro, mas ultimamente tem ajudado nesta derrocada do Cruzeiro. A Torcida lhe agradece por defender esta camisa gloriosa. Seremos eternamente gratos por ter defendido esta camisa. Mas, com todo respeito, se o Cruzeiro não tiver um time excepcional, não podemos infelizmente contar com vc . Vc tem defendido, quando a vaca foi para o brejo, ou penaltes quando o Cruzeiro esta ganhando de 3 x 0. Faltas, vc nem mexe, pode contar que e gol do time adversário. Obrigado por tudo… ótima aposentaria!!!

  13. me lembro bem do rafael servindo a selecao brasileira num compeonato international a alguns anos gostei muito da sua atuacao e digo mais o rafael vai surpreender ele e mais magro e mais agil que o Fábio

  14. Galera torcedor é muito difícil de entender… Como não ser agradecido pela campanha vitoriosa que o goleiro Fábio tem no Cruzeiro, o cara foi bi-campeão nacional pelo nosso time, foi destaque quando nosso time estava um lixo onde só o saudoso Montillo jogava bola…Memória dessa rapaziada está muito volátil, esquecem rápido de uma recente história de um dos maiores jogadores que nosso time teve..

    1. Caramba. Maiores jogadores? Pena que nenhum técnico de seleção via isso. Se me colocasse de goleiro o Cruzeiro ainda seria bi campeão nacional. Fábio foi literalmente um coadjuvante com pouquíssima relevância, e isso é que mais dói na alma do Fabionete. Sabe que no fundo, qualquer goleiro teria sido campeão naquele. Qualquer goleiro.

  15. Pedro Henrique , estou muito confiante de que o Rafael irá arrebentar . Se substituir uma figura histórica no Cruzeiro como o Fábio é uma imensa responsabilidade , principalmente para quem está com pouco ritmo de jogo ,como você bem mencionou, ele entrará no time em um momento de franca recuperação do time. Esse cenário é muito bom para quem está iniciando uma caminhada como essa .
    E ,além do mais, é um atleta de muito boa qualidade técnica e prata da casa . Que a torcida do Cruzeiro tenha muita sensibilidade e saiba apoiá-lo com muito carinho nessa hora. Tamos juntos nessa ,Rafael !

  16. Ja passou da hora do Rafael pegar a titularidade do gol do maior de minas…, ha muito venho falando isso. É goleiro pegador de penalti.., Fabio obrigado “tchau”..

  17. “Não gosto muito da saída do Rafael quando o adversário tem um escanteio para cobrar. ”
    Uai PH, mas pior é o Fábio que nunca sai gol!haja vista o 2º gol do Estudiantes na fatídica final de 2009!
    Rafael está sem ritmo de jogo, vem de 30 dias parado recuperando de uma fratura no dedo da mão, o que é crítico pra um goleiro, não poderia ter pior momento pra ter essa oportunidade, mas eu aposto: Rafael, Lucas França ou Elisson pior que o Fábio nunca serão!
    Falei isso, semana passada e LF garantiu a vitória contra o Figueira, rebatendo bolas ou não, as defendeu, pior é nem defender, nem tentar!
    Fábio é o maior enganador que já vi no Cruzeiro em meus 25 anos acompanhando o clube de perto, tenho 35 anos!
    É um goleiro nível PC Borges, André Doring, William Andem mas que se tornou “ídolo” graças a a três motivos:
    1 – a mídia pateticana de BH que adora o Fábio devido ao gol de costas e as suas omissões nas decisões (semi final da Copa BR 2005, Final Mineiro 2005, Final Libertadores 2009, Final da Copa BR 2014);
    2 – a ausência de grandes craques entre 2005-2012, não ganhamos nada esse período, exceto vices da Libertadores-2009 e Brasileirão-2010, nosso grande jogador nesse período foi Montillo;
    3 – Zezé Perrela que nesse período nos roubou até a alma de torcedor e sempre quis fazer de Fábio uma ídolo;
    Por tudo isso:
    Vai lá Rafael é a chance que vc esperava, cale todos os críticos que quase nunca te viram falhar e nem pipocar, torço muito por vc, por LF, por Elisson, por qualquer um outro que nunca mais deixe Fábio retornar, esperei 10 anos por esse momento!!!
    Vms Rafael
    Vms Cruzeirooooooo

  18. ACHO NÓS TORCEDORES DE MEMÓRIA CURTA.SE NÃO FOSSE O FÁBIO NAQUELE PRIMEIRO JOGO NA ARGENTINA CONTRA O ESTUDIANTES TERIA SIDO UNS 5 X 0 PRA ELES. P TUDO. EM 2011 PEGUEM OS VÍDEOS DOS JOGOS SE NÃO FOSSE O FÁBIO TERÍAMOS CAÍDO FALTANDO UMAS CINCO RODADAS. AGORA SIM O FÁBIO ATUAL NSOTEM FARÁ FALTA. É NÍTIDA A POCHETE QUE ELE CARREGA NA SINTRA.GORDO,LENTO E SEM REFLEXO.VAMOS TORCER PRO RAFAEL.MAIS NOVO,MAIS ALTO,MAIS ÁGIL E GRAND E PEGADOR DE PÊNALTI.

    1. Cara. Esse comentário do ano de 2011 é de lascar. Como assim? Vc queria comparar com o time sem ninguém no gol? Só pode. O Fábio estava tão ruim aquele ano quanto agora, tudo que ia passava. Agora, é lógico que alguma defesa ele fazia, pois não tem goleiro que não faça uma defesa boa, vez ou outra, mas se tiver dúvida quanto a isso, é só olhar as estatísticas de 2011. Ele tomou mais gols do que fez boas defesas. Sorte nossa que ele saiu fora no último jogo. Não consigo entender como pode alguém achar que ele tenha nos salvado em 2011, não tenho a menor dúvida que ele fazia parte dos medíocres daquele time. Acho melhor, pegar você os vídeos ( e estatísticas) daquele ano e ver se o Fábio realmente fez alguma coisa.

  19. Também sou da opinião que o Lucas França deveria ser mantido por enquanto. Pelo menos até o Rafael pegar ritmo. Estava sem poder treinar direito devido a fratura no dedo. Voltou a treinar normal, com bola, a pouco tempo. E pra goleiro, essa falta de ritmo faz muita diferença. Mas essa questão vai muito da coerência do treinador. Muitos acham que o mais correto e manter quem entrou bem e está mostrando serviço. Para outros, o coerente é jogar quem é o reserva direto, que estava esperando a oportunidade e só não jogou devido a lesão.

  20. Rafael é fraquíssimo, frangueiro,só chutar pro gol que é gol,vamos passar aperto com ele no gol. Foi valorizado porque pegou aquele pênalti na final da copa SP em que o Cruzeiro tornou-se campeão!
    Na minha opinião o Lucas França segurou a bronca, tem mais potencial e deveria continuar.

  21. Também não concordo com essa oportunidade ao Rafael nesse momento. Espero sinceramente que o Mano saiba o que está fazendo. O Lucas França entrou bem e esse não é momento para testes. Tem que colocar um goleiro que se possa ter mais confiança. Lógico que ele deve estar vendo os treinamentos e vendo que o Rafael está bem e espero que seja isso, pois se ele não for bem a culpa será do Mano.

  22. PODEMOS TER TANTOS DIDAS E GOMES QUISERMOS, MAS SE NÃO AJEITARMOS A AVENIDA LUCAS NA LATERAL DIREITA, NADA VAI ADIANTAR.
    ESTE TAL DE LUCAS NA MINHA OPINIÃO, É O PIOR JOGADOR EM ATIVIDADE NO CEC. FICAMOS LIVRES DO ALLANO, O BRUNO RAMIRES ESTÁ NO BANCO, SÓ FALTA AGORA ESTE TAL DE LUCAS SER SACADO DO TIME, ASSIM PODEREMOS CONTINUAR SONHANDO COM A PRIMEIRA DIVISÃO ANO QUE VEM.

  23. Rafael será nosso titular por um longo tempo,merecidamente.Vamos lá Cruzeiro! mostre para os torcedores do bravo time do Santa Cruz,quem colocou Minas no mapa!Mighty and bad to the bone Fox,speeding away from the zone 3×0 Northeastern young men,facing the heat up the moutains.

  24. Sabe por que o Mano optou por Rafael? Por coerência. Nada mais que isso. Rafael Espera por ano e era o reserva imediato do gordo inútil. Nada mais sensato do que o Rafael jogar. Não que eu concorde com isso, mas são por atitudes assim que fazem o Mano ter o grupo nas mãos.
    E quanto a qualidade técnica do Rafael, nas poucas oportunidades que teve, não comprometeu. Foi jogado na fogueira do 6 X 1 pelo gordo covarde porque forçou o terceiro amarelo contra o Ceará, e mesmo assim, ele se saiu de forma excepcional.
    Eu afirmo, categoricamente, pior não fica. Não existe essa possibilidade. O gordo inútil era de longe um dos piores do ano, quiçá o pior.

    1. Creio que ele não era pior que o Lucas. Talvez tivesse uma boa disputa com o BR, mas também acho que mesmo não sendo o pior era o que mais nos prejudicava, pois vejo a posição de goleiro como uma posição que faça mais diferença que zagueiro e lateral.

  25. “Eu, particularmente, posso dizer que tenho alguns receios. Não gosto muito da saída do Rafael quando o adversário tem um escanteio para cobrar.”

    PH. O que você acha da saída do Fábio quando o adversário tem um escanteio ou falta na lateral do campo para ser cobrada?

    1. não respondendo pelo PH
      mas acho que não vai ter como ele te responder
      afinal o Fábio não sai do gol nesse tipo de bola
      haja vista o 2º gol do Estudiantes em 2009 e o gol do Luan na final da Copa BR

  26. Alisson Machado, seus comentários traduzem fielmente meus pensamentos ,não é criticar por modinha, sempre vi limitações no Fabio e nunca entendi tanta idolatria.
    Já pra amanhã preferia o LF mas seria até injustiça o Rafael esperou muito por esse momento.

  27. Acho o Rafael excelente goleiro e entra bem e muito seguro , mas se o time tem falhas horríveis da zaga num tem goleiro bom que de jeito , a maioria dos gols que o cruzeiro tem tomado até com o Fábio haja goleiro pra não prestar, ninguém é capaz de interceptar uma bola depois de andar uma avenida livre livre, Rafael sua hora chegou arrebenta garoto…

  28. O Rafael tb vai precisar de uns 3 jogos para pegar ritmo e confiança. Talvez o fato de ter feito apenas 1 jogo e depois nao ter sequências ele tenha deixado alguns desconfiados, mas ele tem um enorme potencial, não está ai atoa. Acreditem!

  29. O MANO DEVE ESTAR DE BRINCADEIRA. ESTAMOS COM DOIS VOLANTES AMARELADOS. TEMOS DENILSON NO BANCO. ALEM DO ALYSSON E ELE COLOCA RAFINHA. E BRINCADEIRA. MESMO GANHANDO NOSSO CALVARIO VAI SER LONGO PRA CONTINUARMOS NA PRIMEIRA DIVISÃO.

  30. Enfim temos goleiro!!!!!! Se fosse o Fábio pelo menos um gol tínhamos tomado, especificamente, aquele lance em que a bola foi na gaveta..
    E depois acham ruim as críticas ao Fábio…

  31. Sempre que o Rafael atuou no gol do Maior de Minas eu sentia um alívio inconteste, já que tinha certeza da segurança do goleiro nas bolas. Achei o texto excessivamente receoso pra um goleiro muito acima da média, com identificação altíssima com o clube, em boa forma física e com muito mais estabilidade mental que o nosso estourado Fábio. Fábio é um ídolo e tenho gratidão por lances plásticos que ele proporcionou na nossa meta, mas se essa lesão for o ponto final de sua carreira, estaremos muito bem servidos por este goleiro que fez e faz por onde merecer a titularidade.

  32. O camarada é titular do Cruzeiro a 12 anos e recordista de partidas no clube. Será que foi peixada?…hj tbm acho que não serve mais, mas serviu e bem durante muito tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.