Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

DM azul: da obscuridade total à transparência

Coletiva de imprensa com Dr Sérgio Freire JR e Judivan, na Toca da Raposa (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)
Coletiva de imprensa com Dr. Sérgio Freire e Judivan, na Toca da Raposa (Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro)

A decisão da diretoria do Cruzeiro de tornar transparente o que acontece no Departamento Médico do clube mostra que as pessoas que trabalham na Toca da Raposa estão se movimentando para corrigir os erros que vem sendo cometidos nos últimos tempos. Agora, detalhes sobre jogadores lesionados poderão ser acompanhados de perto pelos torcedores e pela imprensa, sem nenhuma opacidade. A transparência fará com que o torcedor fique mais tranquilo e que as especulações e críticas injustas ao DM cessem.

Agora que tudo ficou esclarecido, o torcedor fica ciente sobre quais atletas o clube poderá contar ainda neste ano e quais jogadores precisarão de mais tempo de recuperação. Judivan, por exemplo, só regressará no final do próximo ano. Alex, Alisson, Élber, Marciel e Mayke ficarão de molho por uns dois meses. Dedé deve aparecer em breve, e Marcos Vinícius está fazendo um tratamento mais prolongado, porque tem uma fibrose na musculatura, o que facilita lesões.

A decisão tomada pela diretoria foi importante e, com certeza, teve influência do técnico Paulo Bento, que fez questionamentos em relação às recorrentes lesões no elenco celeste na última coletiva que concedeu. Isso mostra que a comissão técnica e a diretoria estão estabelecendo um diálogo construtivo em prol do clube. Não cabe a mim, que não tenho conhecimento na área médica, julgar os profissionais do Departamento Médico do Cruzeiro. Lá, temos o melhor fisioterapeuta do país – o Charles, que foi até “convocado” para a Seleção Brasileira – e outros profissionais qualificados. Alguns atletas, como Judivan, operaram com médicos que não são do clube (e a cirurgia dele não foi bem sucedida) e outros realizaram procedimentos com gente do Cruzeiro e já estão prestes a voltar a campo (caso do Manoel, por exemplo). O que podemos fazer é questionar a recorrência das lesões, algo que passa pela preparação física, também.

Não é só o Cruzeiro que sofre com os desfalques. O nosso próprio rival esteve, recentemente, com o departamento médico lotado. Há pouco tempo, eles não tinham nem o terceiro goleiro à disposição. Acontece com todos os clubes do Brasil, até porque o calendário brasileiro é absurdo. Não estou defendendo e nem acusando ninguém, pois, repito, não sou médico para fazer qualquer tipo de julgamento. Questionar, podemos, sempre, assim como fazem muitos leitores deste blog.

O importante agora é que sabemos com quem poderemos contar daqui pra frente e que o clube está reforçando o elenco, pensando nesta e na próxima temporada. Reconheço que a diretoria tem trabalhado forte para corrigir seus próprios erros, que deixaram o clube nesta situação. O próprio vice-presidente pediu desculpas, publicamente. E nós, torcedores, temos que ajudar o Cruzeiro. O ingresso está barato há muito tempo. Quem puder ir, vá ao estádio cantar muito. Quem mora longe e tem condições de assinar o Pay-per-view, faça também, pois parte do dinheiro vai para o clube. E quem não pode ir ao estádio, nem pagar a TV fechada, compre um produto oficial do clube. E quem não pode ou não quer fazer isso tudo, apenas torça a favor. O Cruzeiro é gigante e, agora, mais transparente.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

64 thoughts to “DM azul: da obscuridade total à transparência”

  1. isso aí PH vamos juntar forças para voltar a fazer do Cruzeiro o sempre temível “la Bestia negra”.Não é difícil bastar a Diretoria/Comissão tecnia e jogadores trabalharem sério e com transparência e nós torcedores ajudarmos da melhor forma possível.

  2. Sou de Rondonia e sempre que posso vou a BH assistir os jogos do maior de minas, compro produtos oficiais e sempre penso em ajudar o Cruzeiro, vamos com fé que tudo vai dar certo. #fechadocomocruzeiro.

  3. Essa decisão do DM do maior de Minas, já deveria estar em prática há muito tempo. Aliás em todos os departamentos e principalmente na diretoria. Transparência é o mínimo que eles têm que apresentar à imensa nação azul. Quanto aos frequentadores assíduos do DM, Maike, Elber, Judivan, Dedé e Alisson, sei não… Não devem estar se cuidando bem fora de campo. É inconcebível atletas dessa faixa etária se lesionarem tanto. De qualquer forma, com eles ou sem eles, simbora Cruzeiro.

    1. Também concordo que deveriam falar publicamente o tempo de recuperação dos atletas, só de esclarecer que o DEDE e o JUDIVAN não fizeram cirurgia com médicos do clube, já alivia um pouco o DM celeste, porém, algumas coisas precisam ser melhoradas, como o departamento de fisiologia e a própria Fisioterapia, que julgo ser tão importante quanto o procedimento cirúrgico. Não vamos analisar os profissionais individualmente, pois temos bons valores, como o Charles, que é sim, um dos melhores do país, mas vamos analisar o departamento como um todo. Essas recidivas não são normais, como do Elber, Alisson e cia. Alguma coisa está errada, seja no Departamento de Fisiologia e Fisioterapia, que vão atuar na recuperação e na PREVENÇÃO DE NOVAS LESÕES, o Departamento Médico que deve ficar mais atento às escolhas dos procedimentos cirúrgicos, pois as lesões do DEDE e do Judivan são lesões conhecidas no meio esportivo (Lesão de LCA E LCP), e o prazo médio é de 6 a 8 meses, vide o Valdivia do Inter e outros mais. Sou da área médica e posso afirmar que Enxerto de Cadaver para substituir o ligamento gera um grande risco de causar rejeição do organismo, como aconteceu com o Judivan, aí pergunto, a grande maioria faz utilizando parte de outro tendão do próprio atleta, que apesar de ser um pouco mais fraco que o Ligamento Natural, dificilmente gera rejeição e o período de recuperação é mais rápido, portanto, na minha humilde opinião, eles erraram ao escolher este procedimento. Que o Judivan não seja outro Kerlon, e que supere as lesões, pois potencial ele tem. A Pré-temporada é primordial para evitar lesões ao longo da temporada, poderia ser revisto isto dentro do clube também, pois as constantes lesões que se repetem são frutos de desequilíbrio muscular, principalmente os estiramentos, então o departamento físico, tem que ser olhado também. Como vc disse PH, fica pelo menos uma sensação de que estão tentando corrigir os erros, e que os mesmos não se repitam mais.

      1. Sua participação companheiro Companheiro Thiago foi muito esclarecedora. é importante torcedores da área como você participar e com seu conhecimento específico, colocar luz sobre a questão como fez em seus vários aspectos. Cirurgias, procedimentos, opções técnicas, recuperação, fisiologia, etc.
        Penso que a nutrição é também muito importante. Será que os cardápios são elaborados por Nutricionista e estas fornecem orientação a serem seguidas pelos atletas em suas residências?
        Tudo que puder ser agregado para o bem do elenco dever ser valorizado. Parabéns pelo seu eslcarecedor e acreditado comentário!

      2. Excelentes esclarecimentos, Thiago . Foi muito bom ter um médico entre os cruzeirenses daqui do post para nos dar uma idéia mais apurada sobre o que ocorre. Muito obrigado !

      3. Não sou médido mas sou engenheiro. Logo posso dizer muito disparate. O Benfica tem um departamento (Benfica LAB) que apenas e são só estuda o jogador, doseia o esforço de cada treino, prescreve a suplementação alimentar individual. Esta ideia foi trazida pelo Rui Costa de Milão. O objetivo é evitar as lesões não traumáticas, como as lesões musculares, roturas de ligamentos, etc, dos jogadores assim como reduzir os tempos de recuperação dentro dos padrões de segurança em relação a recaidas. É bastante normal na europa um jogador com uma lesão muito grave tipo ligamentar, ser operado por um médico externo ao clube. São equipas altamente especializadas que são procurados pelos jogadores e departamentos médicos das melhores equipas europeias. Estamos a falar do real de Madrid, Barcelona, Bayern, Manchester City, etc. É muito normal.
        Outra coisa, o Sporting de Lisboa promove todos os anos um encontro sobre medicina desportiva onde se discute as lesões mais recorrentes, os métodos e os tempos de recuperação, as médias de recuperação de uma lesão, em que estão presentes os DM de muitos clubes do mundo. Aproveitando a presença de PB na equipa técnica, que tal alguém vir visitar o Real de Madrid, o Milan, o Barcelona, só para não estar a falar de clubes portugueses.
        As lesões musculares recorrentes não são normais. Pode ser maus gramados (aconteceu muito com o Benfica em 2003 e 2004), mau aquecimento, má preparação física, excesso de esforço, má alimentação, infeções dentárias, etc.
        Por outro lado e como português faz-me muita confusão o calendário brasileiro. Têm campeonatos estaduais. Depois têm o brasileirão com 20 equipas, têm a copa e a libertadores. Ao mesmo tempo e sem parar o campeonato têm a Copa América. Em Portugal temos o campeonato com 18 equipas (que poderão passar a 20 por uma questão de cumprimento de uma sentença de tribunal que readmitiu o Gil Vicente na 1ª Liga, que que deveria ser de apenas 16), a taça de Portugal (equivalente à Copa do Brasil mas apenas com um jogo por rodada, excepto nas meias finais), a Taça da Liga (que normalmente jogam os reservas) e a Champions. Mesmo com a Champions cujos jogos que são a meio da semana, por norma joga-se de fim de semana a fim de semana. Existe tempo de recuperação para os jogadores e planificar os treinos. E claro, no Campeonato da Europa, os campeonatos já terminaram. Não há duas competições em simultânea.
        Por mim e para baralhar isto, o Brasileirão em 20 equipas tem 10 que o podem ganhar, e em Portugal, em 18 equipas apenas 3 têm poderio para o fazerem.

      4. Thiago, e se esses jovens com lesões musculares sistemáticas, não estiverem se cuidando fora do campo, inclusive fazendo uso de substâncias ílicitas? Não pode ser a razão dessa recorrência?

      5. Vc não leu que, quem operou Judivan NÃO foi médico do Cruzeiro mas sim Moisés Cohen em São Paulo?? E quem operou Dedé foi o Runco, no Rio de Janeiro? Precisamos parar de culpar o Cruzeiro por tudo. Mas já que vc é médico, existe alguma chance de Judivan de voltar a jogar ou aquele uruguaio, junto com os erros médicos, acabaram de vez com a carreira dele?

    2. Judivam teve o joelho DESTRUÍDO por um fdp uruguaio em um jogo pela seleção sub 20 e vc vem falar essa besteira aqui??? O resto vc acha que devem “adorar” ficar no DM em vez de no campo. Aff!! Nos poupe!!

  4. É um azar danado, nem acho que seja incompetência do DM. Mas, claro, precisavam ser transparentes e estão com esse papo de não divulgar prazo de recuperação desde 2012 quando o Gilvan assumiu.
    São 08 jogadores sem jogar, dentre eles: Dedé, Mayke, Alisson, Marcus Vinícius, Élber, e com eles, certamente não teríamos que aguentar os Lucas, Alanos e Ginos da vida.
    Espero que atuem bem na prevenção com os novos contratados e aqueles que vêm fazendo alguma diferença em campo, sem eles, vamos de mal a pior.
    Certeza momentânea, precisamos de outro lateral direito.

  5. agora tem transparência!ok
    mas qualidade? eu já não sei!também não sou médico!
    mas sei de uma coisa, a medicina está muita avançada, pra que um jogador de alto nível e de um grande clube fique quase dois anos sem jogar (Dedé) ou praticamente dois anos sem jogar (Judvan – vai ficar)…
    outra coisa, Judvan se lesionou defendendo a seleção sub_20, será que a CBF esta a arcar com 100% de seus salários desde então???pois eu duvido!
    como presidente do clube eu exigiria na Justiça que a CBF pagasse todos seus honorários!
    e qto a Mayke, Elber e Alisson o Cruzeiro deveria vender logo esses caras, isso mesmo vende logo na 1ª proposta que aparecer, afinal o time não pode contar com eles pra nada!vende e contrata profissionais de verdade!!!
    Robinho, Arrascaeta, Sobis e Abila este será o quarteto ofensivo, com Willian a fazer sombra!!!

    1. Pedro Henrique, acho que transparência é o mínimo que todos da diretoria até ao técnico devem passar tanto para a imprensa e principalmente ser direcionada ao torcedor dando satisfação do que acontece ao clube porque o torcedor é também patrimônio do clube e já que propuseram serem transparentes agora é o ditado antes tarde do nunca. E Alisson Mateus concordo plenamente com você , vamos lá Cruzeiro ainda da tempo de respirarmos aliviados este ano e partir firme e forte ano que vem rumo as conquistas.

    2. Alisson, eu também acho que a CBF deveria pagar ao Cruzeiro todos os custos de recuperação do Judivan, inclusive seus salários até o jogador se encontrar apto para entrar em campo novamente. Não sei se ela, a CBF, não o faz. Penso que a CBF deveria fazer um seguro para cada jogador convocado, se prevenindo contra esse tipo de coisa. Esse seguro também deveria cobrir uma possível inutilização do atleta para o futebol. Se não for assim, penso que há alguma coisa muito errada nesse processo, pois o Clube é obrigado a ceder o jogador qdo convocado e depois tem que arcar com todos os custos em casos como esse do Judivan?

  6. PH. O que faltou todo este tempo foi isto: transparência. Sou médico, apesar de não ser ortopedista e sempre ficava encucado com DM do Cruzeiro. Veja o caso do Marcos Vinicius por ex. Ninguém sabia que ele tinha um problema de base (fibrose). Como que uma contratura muscular afasta um jogador por 6 meses? Difícil não? Outra coisa não acha que um trabalho especifico de diagnóstico e preparação para atletas como Mayke, Alisson, Élber, etc deveria ser realizado. Estes atletas vivem se lesionando. Não conseguem uma sequencia. O que será que eles tem. Se nós temos os melhores preparadores físicos e melhores fisiologistas, algumas coisa está errada em algum lugar. Não estou criticando até porque que a ética de minha profissão não permite, mas é isto precisamos de “transparência”, sem ferir é lógico a intimidade de cada jogador.

  7. Judivan sendo operado de novo? pra mim, é negligência médica…Não sou bom pra guardar nomes, mas me lembro de um lateral esquerdo que veio do palmeiras, que ficou tanto tempo no DM que cogitou deixar o futebol… Foi pra Itália e um mes depois já tava jogando em outro time…. Casos como do Araújo, Martinez e de um meio campista sarará (nao lembro o nome) são outros casos…. Tivemos casos de atletas que pediram pra serem operados pelo DR Runco, etc…. Que tem algo errado com nosso DM, com certeza tem…. Todo caso se torna grave…. Se o Judivan continuar no DM do clube, infelizmente pode aposentar…

  8. A diretoria tem que combater o problema na causa , fazer um estudo e descobrir os motivos de tantas contusões , vários são os fatores que podem causar lesões tais como : altura e qualidade do gramado , preparação física , pouco tempo de recuperação entre os jogos , uso de bebidas alcoólicas pelos jogadores , genética do jogador, e investir em tecnologias e capacitação do DM. As contusões geram muitos prejuízos ao clube , se estivéssemos com todos os jogadores do DM liberados , no minimo estaríamos no G4 .Mesmo assim não confio no DM do Cruzeiro pois casos similares em outros times , sempre se recuperam antes dos jogadores do Cruzeiro .

  9. Noticia triste sobre o Judivan. Garoto com um potencial enorme!
    Alguem se recorda de algum atleta que ficou 2 anos parado por lesão e voltou a jogar em alto nivel?
    Agora é buscar as melhores formas de tratamento, nem que mande ele pra europa!

    1. Concordo com você Vinícius, essa nova cirurgia do Judivan deveria ser realizado no centro mais renomado do mundo. Judivan vai ficar mais de 02 anos parado, sua contusão foi muito grave, já não deu certo da primeira vez, que se procure um centro mais renomado p/ que ele realize essa nova cirurgia. Se fosse eu o jogador, gostaria que me fosse dada essa condição, pois penso que há possibilidade do atleta ficar inutilizado para o futebol. Com relação ao Dedé também tenho receio que ele não mais volte c/ o mesmo vigor físico, que eu esteja completamente errado.

  10. Tudo que esta acontecendo no cruzeiro e culpa dos 3 patetas, eles que se virem e arrumem e a casa, este dm do cruzeiro nunca vai esvaziar so tende a aumentar porque cachaça e futebol não combina.

    1. Acho que Alisson se machuca tanto porque não para, ele corre o jogo todo.
      Na partida contra o Vitória, depois de sentir a coxa continuou correndo para voltar e ajudar o Alano na marcação. Penso que ele se desgasta muito por isso, excesso de vontade.
      Tem que aprender a dosar como fazia o Romário.

  11. PH discordo totalmente de gestão que só adota medidas após insistentes cobranças e pressão por parte da torcida e mídia. Não é possível: 1) Judivan – atleta novo ficar parado 2 anos, ou seja, vai recomeçar a carreira e certamente nunca será o mesmo: não tem justificativa e transferir o problema ao jogador, que optou por médico externo é vergonhoso. Será que os médicos do Cruzeiro não acompanharam todo o processo (patrimônio do clube), inclusive em relação à avaliação do profissional? Se sim meu amigo a situação fica pior. Não é o primeiro caso, há outros exemplos citados por colegas e a explicação médica do Dr. Thiago Honorato é clara.; 2) Dedé – tentam tratamento alternativo, perdem meses, fazem cirurgia, mal sucedida também, fazem outra e nova contusão. Prometem poucas semanas e já está no estaleiro há meses, sem previsão de volta.; 3) Alisson e Elber – contusões recorrentes e é um absurdo. Se não servem para atuar profissionalmente, pois jogam 5 jogos e ficam parados 10 a 15, que tomem rumo, pois a relação custo x benefício só dá perda e não podemos contar com eles. Não sou médico, mas os acontecimentos no DM e Fisioterapia do Cruzeiro acho que falam por si. Não existe isso em nenhum clube do país e fatos em menor escala das frangas não é justificativa, mas há uma diferença significativa: eles têm o médico da seleção e nós ???.Outro ponto: na entrevista, ficou claro que o Cruzeiro só vai divulgar o que ocorreu e prazo para o retorno se o atleta autorizar, portanto, a transparência vai depender de boa vontade dos atletas. À GPT e essa diretoria amadora faltam transparência e sinceridade, a começar pelos números das demonstrações financeiras de 2015, ainda não explicados e nem aonde foi parar o dinheiro das vendas de jogadores, inúmeras contratações erradas e empréstimos gratuitos em curto prazo, evidenciando o mal feito e prejuízo ao clube. Quem vai pagar isso?????.

  12. Foi preciso o Bentão enfiar o dedo na ferida até o talo para que esses bananas dessem alguma explicação sobre esse Dpto Médico amador do Cruzeiro. Os ‘leigos’ da torcida já desconfiavam que havia algo errado…

    Judivan, coitado, está com a carreira seriamente ameaçada. E o Dedé, hein?! Tem quase 2 anos que não joga. DOIS ANOS, senhores! O ocorrido com o ‘mito’ é quase um ‘case’ da medicina esportiva no futebol moderno. O maior investimento feito pelo Cruzeiro em todos os tempos está lá acorrentado no Departamento Médico do clube recebendo sem jogar e ninguém dava uma explicação plausível para essa situação. O momento atual geral do Cruzeiro, em termos técnicos, médicos, organizacionais e institucionais, é simplesmente LAMENTÁVEL.

    O Cruzeiro atual é uma afronta. É uma vergonha. É uma aberração. Eu gostaria de saber o que estavam pensando esses boçais ao dispensarem 3 laterais superiores pra ficarem com o Bryan, aquele ser viscoso que tem uma tatoo de beijo no pescoço. A maioria desses pós adolescentes franzinos ainda não tem cancha pra vestir nossa gloriosa camisa. Para alguns deles, falta é bola mesmo.

    Quer dizer que o reforço pra lateral esquerda é esse tal de Edimar de 30 anos? Vamos ter que engolir mais essa? Tem que vir mais 2 para brigarmos contra o rebaixamento. Eu nem preciso falar que vou torcer pra dar certo, mas acho que vai dar errado assim como foi com Deivid, Mino, Gino, Pisano, Nazário, Coutinho, Rafael Silva, Riascos, Seymour, Ceifador, Joel, Marinho, Uilian Correia, Groli, Tinoco e outras bizarrices que nos atormentam nesses últimos 18 meses. O Cruzeiro do Gilvan é um show de horrores.

    Sóbis e Ábila poderão vir a dar certo, pois já demonstraram bom futebol em outras praças, mas estão longe de serem supercraques como alguns baba ovos estão querendo eleger. Rafinha deverá ser reserva, pois é outro mediano. Eu quero é ver esses caras inscritos no BID pra jogar sem demora. Isso sim!

    O que me emputece é que parece que a mediocridade já foi incorporada por grande parte da China Azul, que tem sido demasiadamente condescendente com esses zé ruelas travestidos de diretores.

    Voltando a essa ‘transparência’ que resolveram instituir no DM, é até louvável. Para um clube que propõe sociedade com seu torcedor, transparência é o mínimo que deve oferecer. Mas seria bom se a transparência viesse acompanhada de competência tanto no DM, quanto em várias outros segmentos do clube.

    Minha paciência já acabou faz tempo e minha expectativa é nenhuma para esse restante de temporada.

  13. Quanta indignação da gente azul em relação ao DM e diretoria, de uma forma geral. Como venho falando há muito tempo nesse espaço, eles não sabem a força dessa torcida. Não tenho nenhuma dúvida em afirmar: se tivéssemos presidente e diretores que realmente assumissem o cargo que ocupam, com transparência, sabedoria e arrojo e porque não dizer honestidade, já teríamos ultrapassado com toda certeza, os 120 mil sócios torcedores. Mas, os caras que dirigem esse clube, nos ignoram e pelo visto, preferem a estagnação ou até mesmo a diminuição do programa sócio torcedor.

    1. Concordo com você Afoncio, estes senhores que ocupam estes cargos no clube não sabem a força da China Azul, pensam que contratar jogadores meia boca como foram feitas ano passado e no inicio deste ano colocam as finanças em dia, ao invés de formar um time ao mínimo competitivo e com certeza veriam o retorno da China Azul tanto no crescimento dos sócios como na bilheteria,vamos ver se com a volta do Marcone o Marketing volte a trazer coisas boas ao clube..

  14. Agora ficaremos sabendo quantos anos cada jogador ficará em estado de coma? Ficou resolvida esta questão? kkkkkkkk….não deveria era demitir estes farmaceuticos e contratar médicos competentes? tudo continuará como está. Nossos jogadores virando múmias no DM. Oh diretoria sonsa…

  15. Fico pensando se não seria interessante saber o que pensa aquele uruguaio que fez aquela atrocidade c o Judvan , atrapalhou de forma estupida uma carreira que poderia ser brilhante

    1. João, se houvesse justiça no futebol o uruguaio infeliz deveria ficar afastado do futebol no mínimo até que o Judivan ganhasse novamente condições de jogo.

  16. Evidente que transparência é necessária, mas não resolve os problemas crônicos que assolam o DM do CEC.
    Em nome dessa suposta transparência, que chega tarde, os gênios que habitam aquele setor informarão prazos ~para retorno dos atletas e toda a verdade das contusões.
    Eu pergunto, como esse procedimento vai influenciar no atendimento médico dos jogadores, já que para alcançar sucesso nos tratamentos tudo depende exclusivamente de competência, conhecimento médico exclusivo, etc, etc…
    Continuo achando que esse DM do CEC é um embuste, e que, infelizmente, quando um atleta entra ali, fica com sua carreira seriamente ameaçada.
    A origem de tudo isso está na condução dos interesses do Maior de Minas, executada amadoristicamente por um presidente fraco, que não é pressionado por conselheiros omissos.
    CRUZEIRO SEMPRE!

  17. Pelo andar da carruagem o judivam será no futuro o caso Kerlon, trucidado pelo DM do cruzeiro…
    Alisson, Elber, tudo no mesmo caminho…
    O DM celeste tem que ser quwstionado, assim é phoooda!

  18. Não concordo com esta tese de que não sabemos se alguém é bom ou ruim se não formos da área. Isso não é verdade. Podemos não ter competência para saber onde estão errando, mas se vemos uma sequência de resultados muito piores que dos outros sabemos que não estão bem. Fazemos isso em várias coisas na vida e tem boas chances de estar certo. O próprio PB viu isso com 1 mês de clube e vcs ficam tentando tapar o sol com a peneira sendo que estamos vendo isso a muitos anos. Um trabalho tem que ser feito para saber onde estão ocorrendo os problemas, a diretoria tem que contratar uma boa turma de especialistas para fazer uma espécie de auditoria dos procedimentos ou algo parecido.

  19. BOA NOITE NACAO AZUL E PH …OBRIGADO AOS MEUS AMIGOS JUAN E ANTONIO PELAS PALAVRAS FIQUEI MUITO FELIZ ….POR APOIAR MINHA OPNIAO ..SO CRUZEIRO SER MELHOR E MAIOR TIME DO MUNDO ZERROOO..EM RELAĆAO DAS CONTUSOES ALGUMA COISA ESTA ERRADA .E FATO ..VAMOS ANALIZAR E FATO

  20. a torcida também tem que conhecimento daquilo que ta acontecendo no DM do cruzeiro. afinal, o cruzeiro não tem dono, o cruzeiro é do povo. é uma forma de respeitar a torcida.

  21. PH,mandou bem.Nãoão é justo criticar por criticar,o Cruzeiro é grande demais para permitir profissionais incompetentes em cargos tão importantes.Muito triste em saber que nosso wonder kid Judivan vai ficar tanto tempo fora.Born anew agile Fox3x1 slowing down Hurricane.Saying goodbye now,i would like to wish a wonderful weekend to my new friends Valério and Eddie southern cross(that`s a pretty and fancy name!).

    1. Só reforçando o texto de Edgar.
      Uma das estratégias de guerra é “dividir para conquistar”.
      Todos nós sabemos o quanto a nossa imprensa ė tendenciosa.
      Se ficarmos brigando internamente a coisa só tende a complicar.
      Então se não nos unirmos em prol do cruzeiro tudo vai ficar muito mais difícil.

  22. Parabéns Pedrão pelas colocações, e pela subjetividade! Essa é a grande diferença entre um verdadeiro blogueiro e um blogueiro iludido, aqui são tratados assuntos sérios e esclarecedores, diferentemente do blogueiro la do lado negro da lagoa, em que todo texto que escreve, tenta menosprezar a importância e historia do nosso Cruzeirão Cabuloso.

  23. O Dedé está no estaleiro há 18 mese mais ou menos o que dá uns 8 milhões no lixo. Somando Judivan, Maike, Bigode, que também está sempre um bom tempo por lá e outros mais, podemos concluir que o clube está nadando no dinheiro, dando pouca importância à saúde dos atletas. Da forma que estão levando a coisa acho que ficaria mais barato mandar o jogador pra Europa e cuidar dele lá. Fico na minha porque não entendo nada mas que é estranho, isso é sim. Diretoria doidona

  24. Galera o problema da base do Cruzeiro como o da maioria dos clubes do Brasil é a falta de MUSCULAÇÃO! Fui atleta nos Estados Unidos e sei que os atletas de lá raramente se machucam por questoes musculares. É cultural que o brasileiro gosta de treinar com bola e sempre faz de tudo pra correr da academia, sempre dando o famoso MIGUÉ… Aqui se diz que “agora que o Neymar foi pro Barcelona ele vai fortalecer e bla, bla, bla”… Porra galera, pq q o cara tem q ir pra Europa pra se fortalecer?!?!?!?!?! Os jogadores brasileiros são em grande maioria mirradinhos e sem preparo em relaçao aos atletas europeus. E o pior é que os caras querem mamata nos treinos da base, pq se ficar chato e dificil, o cara liga pro empresário e diz q quer mudar de clube… Alisson, Elber, Mayke, precisam mto fortalecer a musculatura! Aí os caras chegam sem preparo nenhum pra jogar em nível profissional e fica nessa merda toda… ACADEMIA NELES!!!

  25. Olá, pessoal
    As mudanças sobre as informações é importante mas, não devemos esquecer sobre as contusões recorrentes. Por exemplo, o Elber voltou e já está contundido.
    E, o Cruzeiro permitir que seus atletas façam cirurgias com médicos que não são do Clube é um erro. O atleta é patrimônio do clube. Ainda bem que mudaram isto.
    Agora, um assunto fora do abordado no post. Acabo de ler sobre tempo de regularização de jogadore e, lamentável, o Cruzeiro bate o recorde, no caso do Abila. São 18 dias e, pelo que li, o motivo é falta de pagamento.
    Segundo a reportagem, o valor acordado foi enviado na sexta-feira e, a partir de segunda, a documentação poderá ser enviada.
    Penso que o Cruzeiro precisa melhorar nisto também.

  26. Boa Tarde,
    O Cruzeiro está tentando contratar o lateral Ezequiel do criciuma, o que as vezes o que irrita é que alguns aqui criticam antes mesmo de ver o jogador atuar, é o mesmo caso do Edmar, as vezes acho a nossa torcida muito impaciente, quando fomos bi-campeões tivemos que aguentar aquele horrível do Egídio, muitos times que estão disputando o brasileiro também contratam muito jogador que a gente as vezes não tem a oportunidade de ver jogar. Lembro do Ramires, Marquinhos paraná quando chegaram ninguém conhecia, o Ramires até hoje é idolo da torcida e o Marquinhos paraná encaixou muito bem, era o nosso cão de guarda da defesa e cobria muito bem as laterais. Todo o jogador que veste esta camisa maravilhosa antes de tudo tem que ter o nosso apoio e se depois não for bem ai sim podemos critica-lo, vamos aguardar, quem sabe são melhores do que estão ai, amanhã já poderemos ter um noção sobre o Edmar, torço pra que ele e os outros se encaixem rápido porque estamos precisando muito!

  27. gostaria de saber se alguem sabe de um caso parecido com o DEDE,ficar parado aproximadamente 2 anos apos uma cirurgia no joelho, ate a data de hoje tem um ano e meio, e nao sabemos quanto tempo ainda este atleta vai ficar no dm. Tem alguma coisa errada, esta demora nao e normal.

    1. O Dedé não ficou 2 anos parado. Ele voltou a jogar e sofreu nova lesão, se não me engano foi na patela. Não tem ligação nenhuma com a cirurgia no joelho.

  28. PH os caras esquecem muito fácil: Egídio fez várias assistências que resultaram em gols para os bicampeonatos 2013/14. Por outro lado, o que irrita a torcida é que essa Diretoria incompetente já fez inúmeras apostas em jogadores desconhecidos, sem sucesso e com enorme prejuízo ao clube, mas continuam a pensar pequeno. Precisamos de mais uma aposta para a lateral e de 2ª diivisão, para se juntar a: Fiascos, Seymour, Breno, Rafael, Douglas, Marinho, Lucas, etc….? Não, chega, contratem jogador descente e que venha para ser titular, chega de amadorismo, queremos time para ganhar títulos. O Maicon, ex-Cruzeiro, está no mercado e é melhor do que qualquer um e GPT só quer apostar, sempre erra e traz prejuízo, pois não ele e seus dois patetas não entendem de futebol. PH novamente os endereços eletrônicos continuam ficando registrados e ontem foi o meu, hoje do Raimundo, que pelo visto torce para as frangas! Hoje temos a obrigação de ganhar, vamos Cruzeiro!!!! Fora GPT!

  29. Pedro, bom dia!
    Tenho uma curiosidade há algum tempo e o Marco, nos primeiros comentários, suscitou a questão dos salários do Judivan. Seria possível você se informar e esclarecer para a torcida cruzeirense quem paga o salário do jogador? Ele se contundiu num jogo da seleção brasileira há quase 2 anos. A CBF tinha algum tipo de seguro? Qual o alcance deste seguro? O clube assume integralmente os custos por um acidente de trabalho enquanto o jogador estava à disposição da confederação?
    Obrigado e grande abraço!

  30. BOM DIA PH E NACAO AZUL … MUITO ESTRANHO ESTE PROBLEMA NO CORAÇAO DO LUCAS SILVA … SERA QUE QUANDO ELE ESTAVA NO CRUZEIRO NAO FIZERAM EXAMES NELE PARA VER .. E COMO UM CLUBE IGUAL REAL MADRID CONTRATA UM JOGADOR COM PROBLEMAS NO CORAÇAO .. MUITO ESTRANHO .. BOM SE FOR VERDADE ESPERO QUE LUCAS FIQUE BEM E RESOLVA ISTO DA MELHOR MANEIRA POIS DEUS FAMILIA E SAUDE VEM EM PRIMEIRO LUGAR.

  31. Críticas injustas ao DM? Desta vez, discordo do (ótimo) blogueiro. Enquanto alguns clubes brasileiros (Corinthians, São Paulo etc) estão na vanguarda, o DM do Cruzeiro é alvo de desconfiança e chacota há anos; da imprensa, dos torcerdores e por aí vai.
    Ainda que Dedé não tenha sido operado no clube, contundiu-se em novembro, só foi operado em meados de janeiro, ou estou enganado? Uma zorra.
    Contusões repetitivas, falta de transparência recorrente ao longo de temporadas, dificuldade na recuperação de atletas. As cirurgias foram terceirizadas porque os atletas não confiavam no DM, ou estou enganado?
    O melhor caminho, penso eu, seria a troca de comando. É preciso que se traga a credibilidade que o Departamento não tem.

  32. PH alguns pontos que gostaria de comentar. 1 se o técnico do cruzeiro fosse brasileiro ele já não seria demitido?, infelismente o Paulo Bento não deu certo. 2 E fato que no Mineirão o cruzeiro não está jogando bem, não seria o caso de procurar outros ares, tal como o uberabao ou mesmo sete lagoas?

  33. Vai pra Pqp, tem que mandar esse técnico embora, isso é brancadeira de mal gosto, não é culpa do Alano e Do Gino, é culpa desse técnico Burro, outra coisa, não dá mais pra aquentar esse Bruno Rodrigo, quantos pontos que esse fdp esntregou nesse campeonato e esse técnico burro, mantendo essa zaga, Diretoria tome uma atitude amanhã se é que voces tem algum respeito, pelos torcedores, não sei se tem multa contratual, mas mande esse bosta embora, já que não tem como mandar O PRESIDENTE EMBORA, a torcida tem que tomar uma posião e fazer um grande protesto porque se não vamos pro z4, tomdo mundo sabe que que o que segura treinador é resultado e esse kara (mais um erro dessa diretoria infame), não é possível que não irão tomar uma posição, tem que reunir amanhã e cortar o mal pela raiz. Pelo amor de Deus tragam o Mano enquanto é tempo, não quero saber se ele foi embora porcausa de dinheiro, eu também iria, grana é grana, mas sem dúvida ele é dez vezes melhor que esse comedor de bacalhau. Será que a torcida vai ficar que nem a diretoria, esse time é nosso não é desse pulhas fdp, ninguém aguenta mais, dois anos sofrendo, chega, chega, basta! não somos o América!

  34. BOA NOITE GALERA ..INFELISMENTE NAO TEMOS UM PRESIDENTE COM SANGUE NOS OLHOS …QUE VIBRA BRIGA PELO CLUBE ..GOSTEI DA ESTREIA DO EDIMAR JOGOU BEM SOBIS TAMBEM .INFELISMENTE NAO TEMOS ZAGA .. AS FALHAS ESTAO CONSTANTES …E O BENTO E CABEÇA DURA ALANO E GINO NAO JOGA NEM TIME DE PELADA …POR MIM MANDAVA BENTO EMBORA E TRARIA MANO ANTES INTERNACIONAL .. MAIS CADE PRESIDENTE PARA BATER NA MESA E TOMAR DEÇISAO RAPIDA MANDAR CARA EMBORA E TRAZER MANO AMANHA ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.