Skip to main content
 -
Pedro Henrique é professor, blogueiro e cruzeirense fanático. Escreve desde 2012 e já teve passagens no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Siga @RealPedrin no Twitter e acompanhe diariamente os comentários do blogueiro. Curta a fan page oficial do blog no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/

Hora de analisar as alternativas

treino-6604736121
Imagem: Washington Alves / Lightpress

Fala, China Azul!

Paulo Bento chegou nesta semana ao Cruzeiro e o português ainda não deu indícios da equipe que enfrentará o Figueirense, neste sábado, pela segunda rodada do Brasileiro. O novo treinador cruzeirense não mostra boa parte dos treinamentos do time, hábito comum na Europa.

Mesmo que não saibamos qual time Paulo Bento mandará a campo no final de semana, nós podemos falar sobre as alternativas que nosso elenco tem. Sabemos que alguns jogadores que estão no time titular não estão fazendo boas atuações, e a permanência deles no onze inicial do Cruzeiro é questionável (caso de Léo, Sánchez Miño, Henrique, Allano e Élber, por exemplo). Analisemos, então, as alternativas que o elenco celeste possui.

A começar pela zaga. Temos Bruno Viana e Fabrício Bruno. O primeiro, já atuou neste ano com a camisa celeste e se mostrou firme e seguro, ao contrário de Léo, que não me passa confiança. Já o segundo, capitão do time sub-20 do Cruzeiro, tem feito excelentes atuações na base e é um zagueiro sério, de boa técnica e de liderança.

O Cruzeiro também tem um trio de volantes que teve poucas oportunidades até agora: Bruno Ramires, destaque da base celeste; Federico Gino, que atuava no Defensor-URU e Marciel, que veio por empréstimo do Corinthians. Ramires já teve a oportunidade de disputar alguns jogos com a camisa do Cruzeiro e não comprometeu. Parece ser seguro e sabe tocar bem a bola. Gino se destacou no clássico contra o Atlético, pelo Campeonato Mineiro deste ano, mas depois disso, continuou como opção no banco de reservas. E Marciel, que até fez algumas poucas e boas atuações no Mineiro, é uma grande esperança do torcedor cruzeirense. De boa técnica e de remate potente, Marciel é uma joia do Corinthians e sua transferência para o Cruzeiro gerou revolta nos torcedores do clube paulista.

Para a armação de jogadas, temos Alex e Bruno Nazário. O primeiro foi destaque nas duas últimas edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Contratado do Botafogo-SP, Alex é outra esperança para o Cruzeiro. Bom porte físico, técnica diferenciada e bons arremates são as características do camisa 10 que levou o Botafogo-SP à final da Copa São Paulo em 2015. No Cruzeiro, foi destaque e ajudou a Raposinha na boa campanha deste ano. No time profissional, teve poucas oportunidades, mas jogou bem em todas elas. Já Bruno Nazário foi contratado junto ao Hoffenheim-ALE, mas estava atuando no futebol polonês. O atleta foi revelado pelo Figueirense e teve curta passagem pelo América/MG, antes de se transferir para o futebol alemão. Com Deivid, o meia estava sendo escalado na lateral-esquerda durante os treinamentos (sim, é verdade!).

Posição problemática no Cruzeiro, o meio-campo carece de armadores. Entretanto, Alex e Bruno Nazário ainda não tiveram muitas chances de mostrar serviço, sabe-se lá o porquê. E eu que vi o Alex jogando muita bola na Copa São Paulo e com toda a pinta de que já estava preparado para entrar no profissional, até por causa de suas características físicas e técnicas, não entendo o motivo pelo qual esse jogador não tem tido chances com a camisa cinco estrelas.

Por fim, no ataque, Douglas Coutinho também espera por mais oportunidades. Em 2016, o jogador teve boas atuações com a camisa celeste e já até marcou alguns gols. Mas Rafael Silva, artilheiro do time, e Willian são “donos da posição”, embora não estejam se destacando tanto assim.

É verdade que Paulo Bento está chegando agora e vai começar seu trabalho. Provavelmente, o português analisará cada um desses jogadores e deverá dar chances para eles. É hora de analisar essas alternativas, que podem ser boas para o Cruzeiro, já que algumas peças do time titular de Deivid não vivem um bom momento. Além de dar oportunidade para quem não vinha jogando, Bento terá a missão de tentar fazer com que jogadores como Mayke e Willian reencontrem o bom futebol.

Agora é deixar o homem trabalhar e analisar as alternativas que o Cruzeiro tem no seu próprio elenco. Se insuficientes forem, mais contratações serão necessárias (elas já são, de qualquer forma). Que comece um novo tempo no Cruzeiro e que o fator juventude não seja um entrave para que os jogadores pratiquem futebol. Se o cara é bom, tem que jogar.

Pedro Henrique

Olá, o meu nome é Pedro Henrique. No Twitter, sou conhecido como o @RealPedrin. No blog, todos me chamam de PH. Desde 2012, escrevo sobre o Cruzeiro. Já redigi no Blog Azul Estrelado, Camisa 11, Lance Activo, Guerreiro dos Gramados e Bloguerreiro. Não sou daqueles blogueiros que gosta mais de cutucar o rival do que de analisar o próprio time. Minha missão aqui é colocar o meu ponto de vista - dentre tantos milhões de pontos de vista possíveis - e abrir o espaço para o debate, para a troca de ideias. E prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo. Ei, você curte o blog? Então curte lá a nossa fan page no Facebook: fb.com/blogsomoscruzeiro/. Muito obrigado! Sejam todos bem-vindos!

28 thoughts to “Hora de analisar as alternativas”

  1. Eu jurava que o Bruno Nazário era atacante e não meia.
    Foi o GPT que inventou o Bruno. Ele joga / jogou alguma coisa??? Nem sei de o de ele veio.
    Alguém tem algum comentário sobre o jogador?

    1. Olá Paulo Henrique. Gostaria de saber o que o Dpto de Análise de desempenho realmente analisa para contratar um jogador. Pelas mostras dadas, parece que eles analisam tudo, menos se o jogador está a altura do Cruzeiro. Exemplos temos vários: Marinho, Riascos, Douglas Coutinho, Rafael Silva, Fabiano, Fabrício, Gino, Mino, Pisano, Alano, Elber, etc. O Dr. Gilvan por si só, é difícil enfiar a mão no bolso. Sem falar que que eles não se entendem. Uma hora o Escuro fala uma coisa, outra hora o Vicentin fala o contrário. Depois vem o Gilvan e não sabe o que falar. Está difícil ver algum futuro neste time. O Cruzeiro está com um plantel aquém da sua estrutura e técnico nenhum dará jeito se não reforçarem o time. Agora falam em contratar o Rafael Sóbis como centrovante. Este cara nunca foi centroavante. Ele mede 1,70 m. O Cruzeiro está cheio de nanicos e estão querendo mais um. É brincadeira. O Depto de Análise de desempenho deveria olhar o desempenho do jogador em campo. Se é velocista, bom driblador, bom cabeceador, se chuta bem., se toca bem a bola, etc. E não olhar o que ele faz fora de campo.

      1. Olá, Antônio. Assim como você, também me faço essa pergunta.
        Também gostaria de saber quais seriam os aspectos analisados pela equipe de análise de desempenho do Cruzeiro.
        Por exemplo, o tal do Sánchez Miño até agora não me impressionou. Um jogador comum e que não está no nível do Cruzeiro.
        Então, não sei te dar essa resposta. Mas justamente por esse tanto de nomes que você citou, podemos dizer que são bem
        questionáveis os critérios da análise de desempenho até agora.
        Um abraço,
        Pedro Henrique.

        1. Já viram na TV os filmes, como tudo é perfeito? Pois é, fazem o tal DVD dos jogadores só com lances editados e os clubes embarcam… Cruzeiro caiu no conto do vigário. Foda… ter que aceitar esses caras que nada acrescentam a ainda por cima tomam espaço de outros que poderiam evoluir. Espero que comecem a ver isto.

    2. NO ATAQUE, TEMOS AINDA O RICK SENA , QUE NA MINHA OPINIÇÃO É MAIS CENTROAVANTE QUE ESTES QUE AI ESTÃO, TEMOS AINDA OS 2 LATERAIS DA BASE, O ESQUERDO E O DIREITO QUE ESQUECI O NOME.

  2. Escalar ou não escalar, entrar jogando ou entrar com eles em parte do segundo tempo. Bruno Viana, Fabrício Bruno, Bruno Ramires, entre outros tiveram pequenas oportunidade e não comprometeram você esclareceu tudo. Penso que no clube existe ou deveria existir um trabalho psicológico para apurar o “status” que indicaria a maturidade destes atletas e se eles seriam como se diz: Queimados se entragem jogando desde o início. Agora, como vc. falou com conhecimento de causa é a torcida deixar o homem (Prof. Bento) trabalhar (ver e rever vídeos e + vídeos) e analisar as alternativas para elevar o moral construindo o Cruzeiro que todos amamos. [Em tempo] O honorável treinador Tele Santana, também disciplinador, sabia explorar o que os atletas tinham de melhor e quando escalava o atleta rendia. Saudações Azuis!

    1. Olá, João. Boa tarde!
      Não estou de brincadeira, é apenas um ponto de vista.
      Élber fez alguns bons jogos, mas agora tem prendido muito a bola e às vezes compromete o time, nesse sentido.
      Mas ele não está tão mal assim não, mas poderia estar melhor, porque ele tem potencial.
      É só isso, amigo. Você tem total direito de discordar de mim.
      Grande abraço e continue deixando seus comentários aqui no blog!

      1. Pedro Henrique ,concordo com você , gosto de treinador que usa jogador da base e acho que jogador da base tem o direito de errar mais , tem o direito de mais chances , o Élber , já teve todas chances possíveis e não vejo ele com capacidade de ser jogador do Cruzeiro. Jogador pouco inteligente , prende a bola de mais , joga de cabeça baixa , ser somente de moeda de troca . Chega de Élber no Cruzeiro !! Como também tem outros vários , como Léo , Henrique , Sánches Miño ,e mais alguns !!

    2. Quem deve estar de brincadeira é você, pois essa porcaria desse Elber tropeça na bola e nos jogadores adversários…..é um verdadeiro peladeiro, jogador de várzea..Deus me livre!!!!!!!

  3. Pedro Henrique, parabéns por assumir o Blog. Estamos começando uma nova era, mudanças boas, chegada do Bento, noite maravilhosa ontem que pode indicar também a mudança de lado da sorte. Mas o bom futebol é o que queremos de volta. Bento terá trabalho demais. Com certeza deverá cortar umas cabeças. Tomara que consiga evoluir logo pois a nossa paciência está curta né!!! Abraços a todos! Zêeeeeerooooooo!!!

  4. PH, conforme disse antes o problema maior que eu vejo que vai atrapalhar o PB é o fato de tantos jogadores que ainda não estão a disposição devido a contusões e alguns já estão voltando mas é um processo lento e não pode forçar nenhum deles para não agravar de novo em pouco tempo, e outra coisa o ‘COISA ‘ conforme diz um colega sobre o time rival que deverá ficar sem técnico hoje e já ventilaram que vai assumir o Abel ou Marcelo Oliveira e se isso acontecer vai ser mais uma vez uma chacota do nosso Gilvan, outra coisa que gostei é o PB botar estes molengas para trabalhar em dois turnos e inclusive aos domingos pois isso pode mostrar quem vai aceitar se unir com a comissão em busca de melhoras e como sabemos precisamos melhorar e muito e sem demoras poderia dizer até que seria pra “ontem”, pois pra mim estamos parados em janeiro de 2015 e por um sopro de sorte o Mano veio e em 3 meses nos tirou de uma situação que se desenhava desesperadora, então é focarmos de novo primeiro nas 15/16 vitórias e o que vier será lucro, porque acho difícil se não vier os reforços que o time precisa será difícil pensar em títulos ainda mais que só o São Paulo estará envolvido com a LA.

  5. Élber não está jogando nada. Está se achando um craque e o futebol dele é bem pequeno. O time do Cruzeiro carece de jogadores talentosos para o meio de campo e ataque.

  6. Ninguém entende até agora porque o Gabriel Xavier foi dispensado do elenco, pois vinha atuando bem e era querido pela torcida. Muito difícil entender…

  7. Companheiro, acho que vc. acertou n veia. Jogadores como o Henrique,Léo, Bruno Rodrigo, Bruno Nazário, Bruno Ramires, Alano não deverim estar no Cruzeiro. Alguns porque já prestaram seus bons serviços (Léo e Bruno Rodrigo) outros porque vieram da base (isso não deveria ser considerada o principal motivo para que fossem promovidos).Alguns foram contratações mal feitas, O Henrique é o maior enganador do futebol brasileiro.
    O time está mal treinado, não tem padrão de jogo nenhum, e muito mal escalado …

  8. O PB com certeza terá um monte de problemas para armar um time competitivo com esse elenco, de muitos jogadores que inexplicavelmente permanecem no time e com a façanha de ser titulares. Exemplos: Alano, Henrique, Leo e a lista continua . Mas como você alertou, deixem-no trabalhar sossegado.

  9. BOA NOITE PAULO HENRIQUE E NACAO AZUL … SO VOU ACREDITAR VENDO ….CRUZEIRO ESTA FALANDO EM RAFAEL SOBIS …CRAQUE DE BOLA JOGA MUITO SERIA UMA BAITA CONTRATACAO .. MAIS SERA QUE VIRA .. O QUE VOCE ACHA DESTE JOGADOR PAULO HENRIQUE ABRCS .

    1. Bom dia, Ledilson. Não digo boas atuações, mas vinha marcando no Campeonato Mineiro e, por coerência, deveria ter tido mais oportunidades. Até pra ter uma sequência para que a gente pudesse analisar melhor suas atuações.

  10. Até outro dia o Elber era o melhor do time, o único que estava se salvando no ataque… agora já estão cornetando o cara… Tá de brincadeira! Nos últimos dois, três jogos, ele não foi bem mesmo, mas quem foi?? Se analisarmos o ano, ele é o que mais produziu…
    Temos que respeitar o Henrique também! O cara é multicampeão no clube, identificado, dedicado e em muitos momentos segurou o meio campo sozinho. O semestre dele é ruim, mas num amontoado de jogadores como tivemos até agora em 2016, somente jogadores com habilidade acima da média se destacam (tanto que só brilharam em alguns momentos: Arrascaeta, Romero, Elber e Fábio, o resto foi de médio para ruim…)
    Bipolaridade assim é coisa de emplumado cacarejante!

  11. Off-Topic
    Será que agora está explicado o porquê do Marcelo Oliveira não ter comandado uma vitória sobre o time de vespasiano? Talvez seja maldade. E tem outra, eu sou sou Cruzeirense, o atlético mineiro que dane…

  12. Pelo amor de Deus, me dá calafrios quando alguém fala que esse Élber é bom… Vamos combinar, o camarada tropeça na bola e nos jogadores adversários, ele é horroroso…..jogadorzinho medíocre como muitos que estão no Cruzeiro…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.