Anda tudo tão esquisito

Eduardo de Ávila

Brincadeiras e analogias à parte, a verdade é que o clima tá quente. Tanto da atmosfera terrestre, que já não consegue mais reter o calor, fazendo que a temperatura se eleve e atinja nossa respiração. Tudo isso, exclusivamente, por culpa e responsabilidade da ganância do homem aqui na Terra.

Como se não bastasse, esses mesmos seres humanos – incluindo nós todos – contribuímos para esquentar e ameaçar relações afetivas antigas, que passaram a viver em permanente conflito. Seja por questões políticas e econômicas, decorrentes das ideológicas, que nos tempos recentes caminharam para a intolerância. Nem vou discutir quem nasceu primeiro – o ovo ou a galinha –, quero dizer de qual lado teve início esse confronto. Tenho cá sim, minha leitura e conclusão sobre esse chute inicial, mas vou guardar comigo. Eventualmente, em prosa informal, até sou explícito sobre isso.

Tem gente que corto caminho para evitar qualquer tipo de conversa. Seja sobre futebol, quem me conhece sabe que tenho meu time do coração, mas evito polemizar. Ainda que faça num outro blog, postagens diárias sobre o assunto, sempre com uma boa dose de ironia e até irreverência. Porém, sem atacar, debochar e muito menos render assunto com gente do contraditório. E olha que o meu time anda arrasando em Minas e no Brasil.

Sobre questões de ordem política e econômica, tenho lado e nunca fui omisso. Sou por privilegiar o social, sobre toda forma de exploração, entretanto reconheço entre pessoas que pensam diferente, princípios morais e éticos que merecem meu respeito. Assim como, ao longo dos tempos, também pude registrar agentes do mesmo campo que defendo não primando pelo mesmo espírito moral e ético que propagam.

Vale dizer, contumaz é de se cobrar do outro lado aquilo que não é feito por quem questiona e reclama. Vamos ter, em outubro próximo, eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A primeira delas, seguramente, será a que mais vai chamar a atenção dos brasileiros.

Já percebi entre apoiadores dos dois extremos manifestações de confiança com o resultado. Mas de um dos lados, embora manifestações isoladas, vi gente afirmando que se o resultado não for o que esperam, não admitirão uma eventual vitória do outro candidato. Ora, ao que sugere, seria isso uma sugestão que vem de cima para baixo, de tentativa de levar a divergência para um conflito nas ruas.

Não consigo resistir em seguir convivendo com gente desse pensamento. Alguns deles, pessoas com as quais convivo tem décadas – tem quem desde o meu nascimento – se revelaram cruéis e mostraram sua verdadeira personalidade. O mundo e as relações interpessoais e mais ainda entre povos, ficaram muito estranhas nos tempos recentes. Enquanto isso, a temperatura ambiente não tem dado trégua nem mesmo durante a noite.

E o poder econômico, composto por fração residual da população, segue manipulando cabeças ocas em detrimento da paz e harmonia que existiram durante dezenas, centenas e até milhares de anos ao longo da História do Mundo. Por isso, ao que percebo, as coisas andam muito estranhas e esquisitas no nosso entorno. E mesmo distante, basta ler, ouvir ou assistir ao noticiário diariamente, Só leio, isso já me basta!

*
Curta: Facebook / Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.