900 Posts – o desejo para escrita

Sandra Belchiolina de Castro
sandra@arteyvida.com.br

“Sandra, no seu dia será o post 900” – anúncio dado pela nossa editora Victória Farias. Essa é a nossa contagem desde que o grupo iniciou as postagens semanais no Blog Mirante do Estado de Minas/Portal Uai. Éramos sete escritores e nos últimos meses mais cinco convidados fazem suas postagens no período da tarde. Nossa escrita é diversa, assim como nossas formações acadêmicas, o que traz uma pluralidade de assuntos. 

Fiz as contas e estou com 139 textos. Nesse período muita água passou por debaixo da ponte, como diz o ditado lá do interior de Minas Gerais. Sou agradecida pelo convite feito e muito feliz pelo desafio aceito. Esse ocorre todas as vezes que sento no computador e em muitas ocasiões o assunto surge ali, de frente para a página em branco. 

A única exigência que fiz na hora de aceitar era para eu ter liberdade de escolha de temas. Assim, já foram muitos escolhidos. Com a pandemia do COVID-19 escrevi sobre isso até ficar enjoada do assunto. O que vejo, escuto, falo e agora escrevo repetidamente me enfadam. Assim foi com a COVID-19, não havia mais lugar para dizer mais nada, faltavam palavras para transpor esse real que nos assolou. 

Mas em todas as artes há sublimação de um mal estar para um dizer dos sujeitos, uma manifestação em obra das emoções se põem a caminho. A escrita para mim, e creio que para meus companheiros do Blog, ocupou esse lugar. Ou seja, dizer algo é um leque vasto, um texto que surge é uma construção, uma elaboração de alguma coisa, de coisas diversas, boas e ruins. Vivas! Vivas no escritor que a partir do momento que ele lança seu texto ao mundo, ele já não é mais seu, ele interage com aquele que o lê. Daí, aquilo que você escreveu, passa a ter compreensões diversas.

Tem texto que você escreve e pensa: “que droga”, sei não… E o resultado das leituras surge de forma positiva, é uma caixinha de surpresa. Aprendi a ser menos exigente com os meus (não deveria, mas…), aceito errinhos, sei que não irão agradar gregos e troianos, enfim, é uma baita experiência a postagem semanal. 

Enfim, fiz um texto para dar os parabéns aos colegas por essa caminhada, e em tempos difíceis para humanidade, chegamos aos 900 posts. Contar um pouquinho da minha experiência e afirmar que tem muito desejo aí.

*
Curta: Facebook / Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.