Librería del Desierto - Foto: arquivo pessoal. Librería del Desierto, San Pedro de Atacama, Chile.

Librería del Desierto

Librería del Desierto - Foto: arquivo pessoal. Librería del Desierto, San Pedro de Atacama, Chile.
Foto: arquivo pessoal. Librería del Desierto, San Pedro de Atacama, Chile.
Joana Storino

Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria, onde eu pudesse me perder, e logo em seguida, me encontrar. E o encontro, sempre imprevisível, é o que eu preciso a cada instante. É isso! Um livro dá alegria e sabedoria. E foi assim que iniciei minha aventura em busca do oásis literário chamado ”Librería del Desierto”.

Erguida em San Pedro de Atacama, aos pés do triângulo amoroso entre os vulcões Licancabur, Quimal e Juriques. Sobre o sonho de um poeta que acredita no poder da literatura de seu povo e nas lendas de sua terra. Poeta! Porque vender livros no meio do Deserto é antes de mais nada, um ato poético!

O caminho foi libertador, entre a vegetação rasteira, os canais de água, o povo alegre por pouco: eu me encontrei. Daquele barro, daquele silêncio, saí a cantar! Estava perdida, mas inteira. E tudo era possível. Afinal de contas, eu amava o Deserto.

“La Librería” estava alí, como um milagre. Brotava do solo árido e desabrochava uma esperança bonita sobre a vida. Era mais que livraria, era uma miragem do meu pensamento, uma intimidade com o Deus de Spinoza.

Missão cumprida, alegria plena! E por mais especial, lindo e inesquecível que tenha sido esse encontro, sei que tudo é impermanente: a gente é só um tiquinho, que vai por aí, sorridente e doido!

O deserto acaba, mas não finda. Êta mundão de meu Deus! Deserto é vida irradiando poder. E o paraíso somos nós, breves viajantes solitários em busca de nós mesmos.

*

Nascida em Pedro Leopoldo – MG, em 17 de junho de 1988, Storino é Angiologista e Cirurgiã Vascular, além de Professora de Anatomia na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Atua nas artes através da Pintura e da Literatura. No ano de 2018, visitou o grande deserto do Atacama, no Chile, onde atravessando a região dos vulcões Licancabur, Quimal e Juriques, fez o inesquecível passeio em busca da “Librería del Desierto”.

*

Curta: Facebook / Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *