Troca da Guarda do Palácio de Moneda - Arquivo Pessoal

Chile e seus Encantos

Troca da Guarda do Palácio de Moneda - Arquivo Pessoal
Sandra Belchiolina
sandra@arteyvida.com.br

Na Chegada a Santiago, a Cordilheira dos Andes já se apresenta e dá as boas-vindas com sua magnitude.

Após transpor a barreira de gelo, Santiago aparece linda. Ela é uma cidade que chama atenção por suas igrejas com altares de prata, e, para nossos olhos acostumados aos altares de ouro das Minas Gerais e do Brasil, é uma surpresa. E outra beleza!  

O city tour percorre suas ruas mostrando as edificações estilo francês e preservadas; o imperioso Palácio de Moneda e sua tradicional troca de guarda, hípica, Cerro San Cristobal.

Desfilar pelas ruas dessa cidade com o culto e simpático guia de nome Jorge é uma imersão na cultura chilena. 

Mas, o que mais me encantou em Santiago e Valparaiso foi conhecer as casas de Neruda. Respectivamente – La Chascona e La Sebastiana. Entrar no mundo de Neruda é fascinante

Suas casas são excêntricas e mostram que seu habitante era um homem aberto para o mundo e que sabia e gostava de receber muito bem. Há objetos diversos, e do mundo inteiro, distribuídos pelos cômodos. 

Cerro San Cristobal - Arquivo Pessoal

Como embaixador chileno, Neruda adquiriu lembranças dos quatro cantos do planeta. Ele também gostava de uma mesa bem posta. As  taças coloridas compõem sua mesa.

O poeta gostava de tomar água nelas e contava que tinha mais sabor assim.  Suas três casas possuem um bar. Esse ele avisava – somente eu dentro do balcão. E assim, ele reunia seus convidados com longas conversas e dizem que adorava contar piadas. 

Esse escritor, poeta, embaixador, revolucionário, e piadista escreveu sua autobiografia e olhem que nome deu: Neruda – Confieso que He Vivido (Confesso que Vivi).  

 La Chacona - Arquivo Pessoal

Os chilenos são um povo cordial, profissional, amigável, prontos para escutar as necessidades de seus clientes e atendê-las.

O melhor – fazem isso com a maior naturalidade. Creio que isso faz parte do benefício da educação que recebem.

A impressão que tenho é de ser um povo com uma identidade bem definida. E aí, Brasil? O que me diz disso?

Detalhe de La Sebastiana - Valparaiso - Arquivo Pessoal

Próximo destino: sul do Chile para região conhecida como ser dos Lagos e Vulcões.

Na empresa aérea nos pergunta se queremos ir do lado da cordilheira dos Andes. – Claro! Não perderia isso por nada. É um percurso é impressionante – são muitos vulcões nesse universo nevado. A Terra resolveu respirar por aqui mesmo.

Palavras fogem para definir a região, creio que natureza exuberante caiba bem. Hospedei-me numa suíte máster com vista para a romântica Puerta Varas, Lago Lanquihue e vulcão Osorno à frente, e o vulcão Caulbuco mais à direita. A vista do hotel foi um presente dos Deuses!

Puerto Varas - Arquivo Pessoal

A região é de colonização alemã e tem sua influência na arquitetura. Puerto Varas possui atualmente uma rede de hotéis que recebe até o turista mais exigente.

Em Puerto Montt há uma feira de produtos da região (como os chilenos comem bem!) Frutos do mar prontos e deliciosos, você encontra até em supermercados. Os vinhos chilenos também estão ai para fazer história.

Outra cidade que faz parte do circuito é Frutillar, linda nas suas cores alaranjadas, ocre do outono. O que faz o lago ficar de uma coloração maravilhosa.

Frutilar - Arquivo Pessoal
*
Curta: Facebook / Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *