Foto: Arquivo Pessoal - Notas de Pura Vida

Notas de Pura Vida

Foto: Arquivo Pessoal - Notas de Pura Vida
Foto: Arquivo Pessoal – Notas de Pura Vida
Daniela Piroli Cabral
contato@danielapiroli.com.br

É, pessoal, o ano de 2020 começa oficialmente hoje, quarta-feira. E coube a mim, colunista deste dia, “abrir” o ano aqui no Mirante. 

Geralmente, este é um momento em que as pessoas começam a cumprir as promessas pelo ano que passou e também a fazer novos planos.

Há no ar um espírito de “fechamento para balanço”, uma ideia de esperança. E, exceto quem levou a megasena da virada, ninguém dorme de um jeito no dia 31 e acorda no dia 01 totalmente transformado. Mas gosto da sensação de renovação

No ano passado, eu falei um pouco sobre retrospectiva e desejei um ano de 2019 de muito trabalho aos leitores e a mim mesma, o que eu tive e não posso me queixar. 

Mas, fazendo uma avaliação do ano de 2019, fiz descobertas importantes. Ele foi um ano tão generoso quanto movimentado.

Trouxe casa nova, filhote canino, luzes nos cabelos e aparelhos nos dentes. Trouxe natureza, trekking, corridas, escrita e canto. Levou amores, trouxe amigos. Levou sorrisos, trouxe maturidade.

No ano passado, nesta mesma data, eu estava em Costa Rica, mais especificamente em Alajuela, ansiando para conhecer o famoso vulcão Poás.

E, lá naquele pequeno e pacífico país da América Central, espremido entre a Nicarágua e o Panamá, passei o Réveillon.

E lá, descobri que eles usam o termo “Pura Vida” para se cumprimentarem entre si e cumprimentarem os turistas. Fiquei curiosa e fui perguntar.

A simpática recepcionista me esclareceu. “Pura Vida” é um cumprimento típico de lá, de boas vibrações.

Parece com um “Carpe diem” mais filosófico, duradouro. Tem a ver com o clima de lá (muito parecido com o do Brasil), com o sol, e a vegetação amplamente preservada.

Pura Vida” reflete uma certa energia da alma, um viver em integração com o próprio ambiente.

Aos poucos fui entendendo que “Pura Vida” é um estado de espírito em que eles vivem, pacíficos e sorridentes, otimistas e acolhedores.

Não sei se vocês sabem, mas a Costa Rica lidera a lista de 140 países como o “país mais feliz do mundo” e também não tem forças armadas há mais de 70 anos.

Informações que podem dizer muita coisa sobre a complexa relação entre satisfação com a própria vida, simplicidade e riqueza

Então, viver bem e intensamente o presente está na ordem do dia. Não esperem segunda-feira, nem depois do carnaval para exercitar tamanha sabedoria.

Um ano de 2020 de muita Pura Vida a todos!

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.