Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Piroli Cabral

Freud Museum

Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Piroli Cabral
Foto: Arquivo Pessoal/Daniela Piroli Cabral
Daniela Piroli Cabral
contato@danielapiroli.com.br

Minha dica de hoje volta a Londres, e é para aqueles curiosos por história e psicanálise. Trata-se do Freud Museum. Como apaixonada pelo tema, não perdi a atração quando estive por lá. 

O museu é uma clara e modesta casa que serviu de exílio para Sigmund Freud e sua família entre os anos de 1938 até 1939, quando ele faleceu, acometido por um câncer na mandíbula.

Sua filha, Anna Freud, morou nesta mesma casa até 1982, quando faleceu. Logo em seguida, em 1986, a casa foi transformada neste museu onde está conservada parte da memória da psicanálise e do próprio Freud. 

A casa está toda preservada, com uma decoração que reflete as mobílias, tapetes e adornos da época e também as preferências pessoais de Freud. Chamaram a minha atenção as inúmeras peças de coleção de mitologia, expostas nas estantes de seu gabinete, mostrando seu interesse pelo tema. 

São peças que ele próprio comprava em viagens e também recebia de presentes de amigos e pacientes, revelando a inegável influência da mitologia em sua obra. Além disso, lá se encontra o divã utilizado por Freud para tratar de seus pacientes. Muito bom poder vivenciar isso “ao vivo”.

Se não fala inglês, não deixe de comprar o áudio da visita guiada em português, vale muito a pena! Também vale a pena conferir os souvenirs vendidos na lojinha que funciona nos fundos da casa. 

 

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *