Apresentação de uma nova proposta para debate

Imagem: UAI/EM
Eduardo de Ávila

Caríssimas e caros leitores deste espaço, neste nosso primeiro contato no novo blog que inicio nesta segunda-feira, peço permissão para fazer uma breve apresentação pessoal e ainda do que está sendo proposto. Venho, desde março de 2016, assinando outro similar aqui mesmo no UAI. O blog “Canto do Galo” é exclusivamente para falar do Clube Atlético Mineiro, paixão deste articulista desde a infância, ainda no interior.

Agora, a proposta é bastante diferente. Lá, falo de futebol sem imparcialidade, uma vez que a intenção é exatamente exaltar as cores do meu time do coração. Aqui, diferentemente, a intenção é debater temas do nosso dia a dia. O título “Mirante – Observatório do Cotidiano” pretende trazer para uma boa prosa situações vividas em nosso dia a dia.

Assim, trarei temas relacionados à economia, política, religião, na condição e como consumidor, eleitor e religioso, considerando prazeres e dissabores que essa celeuma causa em nossa rotina. Minhas convicções sobre cada uma delas, ao que pretendo, sempre que conseguir, serão preservadas para privilegiar o bom debate. Evidente que, como no caso do futebol, tenho minhas preferências, mas lá opto por desnudar o que penso.

Este novo desafio só foi possível graças a uma remodelação do primeiro blog, que me permitiu melhor flexibilidade para assumir este espaço. Aliado a isso, ainda a motivação para propor e mediar os comentários do atento leitor do UAI. E finalmente, graças à confiança do Estado de Minas, na pessoa do amigo Benny Cohen.

Agora vou falar um pouco da minha pessoa aos que não me conhecem. Tão embaraçoso quanto naquelas apresentações individuais em grupos de terapia ou em busca de emprego. Vamos lá!

Imagem: Flávio Souza Cruz

Sou araxaense de nascimento, belo-horizontino de coração (título de cidadão honorário da capital, conferido em 18 de março de 2016, por indicação do vereador Lúcio Bocão). Advogado pela Milton Campos – turma de julho de 1982 –, jornalista pela UNI-BH (antiga Fafi – BH) – turma de dezembro de 1989 –, e sexagenário com mais de dois terços vividos em Belo Horizonte.

Depois de exercer o mandato de vereador em Araxá (eleito em 1982), voltei à capital e trabalhei nas redações da Rádio Antena Um, Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Por mais de duas décadas, estou na Assembleia Legislativa, onde exerço as funções de assessoria de processo legislativo e de imprensa. Atualmente, no gabinete do deputado Mário Henrique Caixa.

Na minha família sou o oitavo filho, caçula e temporão. Minha mãe, além de ser funcionária pública estadual, possuía, nos anos 60 e parte dos 70, uma pequena fábrica (caseira) de biscoitos e quitutes. Já meu pai, um pequeno produtor rural, que alimentava a esperança de ver o filho seguir seus passos.

A opção por Belo Horizonte acabou me conduzindo a outros rumos e sonhos. Divido o meu tempo entre trabalho, paixão pelo meu time do coração (que – como já disse – não entra neste blog), cinema, cafeteria (não bebo e nem fumo) e resenhas sobre futebol, política, religião e economia, dentre outros temas polêmicos.

Neste blog, reafirmo, pretendo debater e discutir – de maneira saudável e com leveza – situações que vivemos no cotidiano nosso de cada dia.

Em tempo: Aqui, diferente de lá (o outro blog), as postagens serão – na medida do possível – às segundas, quartas e sextas. Eventualmente, quando alguma coisa motivar, farei uma postagem extra para nossa prosa. Bem pela manhã, como lá, mas não com a mesma assiduidade. Peço e espero a compreensão!

10 comentários sobre “Apresentação de uma nova proposta para debate

  1. Vamos juntos nessa caminhada! Tenho título de cidadania de Araxá, com muito orgulho e alegria, pois sou fã dessas terras e dessa gente Maravilhosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.