Skip to main content
 -
Jornalista que cobre o mundo do empreendedorismo & startups. Apaixonada por tecnologia!

Startup mineira cria robôs para automação de processos

O RPA (do inglês, Robotic Process Automation ou no português, Automação de Processos Robóticos) é um assunto cada vez mais em ascensão no avanço tecnológico das empresas. O projeto é responsável pelo alinhamento ou integração de software e hardware. Máquinas realizam tarefas repetitivas e operacionais, liberando a mão-de-obra especializada para atuar de forma mais estratégica, como em atividades que exijam fatores humanos – julgamentos, sentimentos e a razão. Essa automação robótica não é simples e contém conceitos de inteligência artificial para uma melhor construção do ambiente favorável a aplicação dessa tecnologia. “Por isso, é importante alinharmos com os nossos clientes todas as necessidades da empresa antes de começarmos um projeto personalizado”, explica João Drummond, CEO da Crawly, startup especializada na criação de RPA.

Entre as vantagens do uso do RPA, a redução de custos é um dos primeiros pilares citados e que chamam atenção dos grandes empresários. Porém, se aplicado da forma correta, a automação vai muito além. Com a tecnologia, a empresa consegue reduzir margens de erros humanos nos processos repetitivos através da automação e da padronização deste tipo de execução.  Outro ponto importante da aplicação de um RPA num cenário de uma empresa tradicional e manual é o uso de sistemas diferentes da tecnologia atual – e durante este tempo, novas tecnologias foram sendo integradas ao sistema inicial, prejudicando a produtividade de uma forma geral. O RPA chega para justamente para substituir estes sistemas complexos e automatizar as tarefas manuais que surgem pela falta de comunicação entre eles. Além disso, a redução do tempo entre as atividades e  a possibilidade de incluir os colaboradores para fazerem tarefas que necessitem de estratégia e estímulo e não apenas processos robóticos também são benefícios importantes para que se utilize uma solução de RPA.

A automação robótica está em constante crescimento no mercado a medida que crescem também as demandas por essa tecnologia. Cada vez mais observamos a necessidade do uso de robôs no dia a dia do trabalho. A cultura da transformação digital impacta diretamente na rotina das organizações, auxiliando tarefas com ferramentas de inovação que trazem benefícios diversos para o ambiente corporativo.“Tarefas administrativas e repetitivas que poderiam ser automatizadas afetam a vida dos colaboradores e consequentemente o desempenho geral das empresas. Utilizar soluções que automatizam essas tarefas evitam erros, ajudam as empresas a estimularem seus colaboradores, otimizar tempo e também a analisar dados de forma em que tomem decisões mais assertivas”, finaliza Drummond.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.