Skip to main content
 -
Jornalista que cobre o Ecossistema de Inovação Brasileiro. Instagram: @beatrizbevilaqua

Startup de empregabilidade feminina é finalista em premiação nacional

Jhenyffer Coutinho, fundadora da Se Candidate, Mulher

A startup “Se Candidate, Mulher!” é finalista, pelo segundo ano consecutivo, na categoria impacto social na 8ª edição do prêmio Startup Awards,  durante o CASE Startup Summit 2021 — maior evento online e gratuito da América Latina de empreendedorismo e inovação.

O evento, nos dias 17 e 19 de novembro, tem a estimativa de atrair cerca de 30 mil participantes, trazendo os principais conteúdos e tendências do mercado, assim como a cerimônia do Startup Awards, tradicional premiação que reconhece os principais agentes de inovação do cenário de empreendedorismo e inovação brasileiro. Mais informações e inscrições sobre o evento pelo site https://case.abstartups.com.br/

Hoje, a Se Candidate, Mulher! é pioneira e a maior do Brasil voltada para empregabilidade feminina,   alcançando mais de 500 mil pessoas por mês e recolocando, pelo menos, uma mulher por dia no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, mais de 15 mil mulheres se capacitaram gratuitamente por meio da startup!

Conheça a história da Se Candidate, Mulher!

Um sonho que virou uma startup. Tudo começou com um grande incômodo a partir de duas informações: grande parte das mulheres só se candidatam a uma vaga de emprego ou promoção quando possuem 100% dos pré-requisitos, enquanto os homens fazem isso com 60%. E mais: a pandemia deixou mais de 8,5 milhões de mulheres fora do mercado.

Assim começou a história do “Se Candidate, Mulher!”, empresa de impacto social que busca resolver o problema da desigualdade de gênero dentro das organizações por meio da inserção de mulheres no mercado de trabalho. De um lado, ajuda, incentiva, encoraja e capacita mulheres a se candidatarem e serem aprovadas nas vagas que elas quiserem. Do outro, promove projetos e ações afirmativas junto das empresas para atração e contratação das mulheres.

“Independente da área de atuação, sabemos que as oportunidades são mais difíceis para mulheres. Nosso propósito é promover a equidade de gênero nas empresas por meio da inclusão de mulheres, capacitando as mesmas em todo o processo de candidatura a uma vaga de emprego. Nas mentorias, as capacitamos para que todas possam ser protagonistas por meio de um currículo estratégico, linkedin bem construído e performance na entrevista ”, afirma Jhenyffer Coutinho, fundadora da Se Candidate, Mulher!.

A auxiliar de almoxarife Evelin Morais, que já participou de mentorias na Se Candidate Mulher!, conta sobre sua experiência. “A mentoria expandiu meus horizontes, mudando pensamentos sobre quem eu sou, sobre o que sou capaz de fazer e onde posso chegar. Após o programa, em um período de um mês, realizei três entrevistas de emprego e pude escolher a melhor oportunidade para mim. A empresa onde trabalho atualmente é ótima e é reconhecida nacionalmente pela qualidade dos serviços prestados. Tenho certeza que terei ainda mais oportunidades de me expandir profissionalmente”, conta.

Como funciona o trabalho da Se Candidate, Mulher! ?

A startup funciona com três frentes de atuação: produção de conteúdo, rede de apoio e turmas de capacitação por meio de sua plataforma e metodologia: a SCM Academy. Um dos pilares da Se Candidate, Mulher! é a disseminação de informação como chave para a mudança do cenário da empregabilidade das mulheres no país.

Diariamente são produzidos conteúdos gratuitos nas redes sociais sobre como elaborar um currículo, uso do Linkedin para recolocação profissional e demais etapas que envolvem um processo seletivo.

Outro pilar é a rede de apoio. A Se Candidate, Mulher conta com uma comunidade de mulheres nas redes sociais e canais de comunicação com o objetivo de ajudar mulheres que buscam por um emprego. Já as mentorias mensais gratuitas abordam 5 temas: carreira, autoconhecimento, currículo, LinkedIn e oratória.

As mulheres interessadas podem acessar o site e as redes sociais (Instagram e Linkedin) da Se Canditate Mulher para se informar sobre a agenda de mentorias gratuitas e oportunidades de trabalho.

Programa Se Candidate, Mulher! em novembro

A startup Se Candidate, Mulher! está com mais de 500 vagas gratuitas abertas para um programa de mentoria exclusivo para mulheres negras, o Carolinas.  As inscrições acontecem entre os dias 8 e 14 de novembro, no seguinte formulário, onde também está disponível a programação completa. O trabalho é desenvolvido em parceria com grandes players do mercado como a Méliuz, Heineken, Trybe, Pipefy , Vertico e Yuca.

De acordo com Jhenyffer Coutinho, fundadora da Se Candidate, Mulher!, o objetivo da capacitação é impulsionar mulheres negras para que elas consigam se recolocar no mercado de trabalho.

Inspirado em Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil, o programa do mês de novembro será uma espécie de capacitação profissional com aulas específicas para desenvolver habilidades técnicas e interpessoais para melhorar a performance das mulheres em processos seletivos.

Para se inscrever, a interessada precisa se autodeclarar negra, estar desempregada e estar cursando graduação ou já ter  graduação completa, independente da área de atuação. “Nosso desejo é fazer com que as mulheres sintam-se mais preparadas ao se candidatarem às vagas de emprego ou promoção que quiserem, enfrentando com confiança os desafios impostos pelas diferenças de cor e gênero”, enfatiza Jhenyffer.

Entre as mentoras e convidadas estão  as especialistas em diversidade e inclusão Andreza Maia e Ana Minuto, a estrategista em marketing digital e comunicação Amanda Cordeiro, a especialista em inovação e transformação digital e LinkedIn Top Voice Amanda Graciano, entre outras profissionais inspiradoras para impulsionar a carreira das mulheres.

As participantes terão aulas com os temas “Dificuldades e Oportunidades das mulheres negras no mercado de trabalho”, “Síndrome do Impostor”, “Elaboração de currículo”, “LinkedIn” e “Comunicação e Oratória”.

O link de acesso das capacitações, que ocorrerão via Zoom, será enviado por e-mail às selecionadas para o programa. Em caso de grande número de inscrições, serão selecionadas as 500 primeiras que se encaixarem nos pré-requisitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.