Skip to main content
 -
Jornalista que cobre o Ecossistema de Inovação Brasileiro. Instagram: @beatrizbevilaqua

Qintess engaja 78% dos colaboradores em plataforma de intraempreendedorismo da ACE Startups

Com ações acontecendo simultaneamente em diferentes áreas da empresa, a Qintess, fornecedora de soluções de tecnologia, reconhecida como uma das 100 empresas mais inovadoras do país, decidiu unir todas em um único hub de ideias e escalar seu programa de intraempreendedorismo, que passou a se chamar Qintess Lab. Para isso, a companhia adotou a plataforma Mynnovation Ideas da ACE Startups e, com isso, já conseguiu reunir 78% dos colaboradores em um único ambiente onde todos podem compartilhar novas ideias e ter acesso a insights.

A companhia reúne hoje 3.200 colaboradores, distribuídos entre Brasil, Colômbia, Estados Unidos e EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Destes, 2.500 já aderiram a plataforma, que segundo Breno Barros, Vice-presidente de Marketing e Inovação da Qintess, está sendo fundamental para manter todos conectados, com o uso de dashboards e stage-gates, incluindo conteúdos exclusivos para ajudar na formação e orientação dos colaboradores no tema de inovação.

LG Lima, CEO da ACE Cortex, braço de consultoria corporativa da empresa de inovação, complementa que “de forma distinta da inovação aberta, onde as startups podem oferecer a mesma solução para diversas outras empresas, o intraempreendedorismo estabelece um diferencial competitivo de longo prazo e difícil de copiar”.

Os executivos defendem a ideia de que o intraempreendedor tem a capacidade de aproveitar e hackear estruturas que já conhecem muito bem dentro da empresa para garantir o sucesso do cliente final, e quando a companhia estimula uma cultura de intraempreendedorismo, o processo promove mudanças e inovações fundamentais.

De acordo com Paulo Campos, consultor de inovação da Qintess, até novembro de 2020, foram capturadas 32 ideias e 11 delas já estão em andamento, com apenas dois meses da implantação da Mynnovation. Além disso, a Qintess também lançou o primeiro desafio com foco em gestão de crédito, prevendo mais uma rodada de desafios com foco na digitalização interna da companhia.

A obsessão pela inovação é um dos valores fundamentais da Qintess, uma das top 10 consultorias da América Latina com foco em soluções digitais em Experience Management, Agile Automation e Analytics & Decision Science. Agora, a empresa conta também a plataforma da ACE para gerar ideias e estimular o desenvolvimento de soluções focadas em eficiência interna, novas ofertas e até mesmo novas ventures, pelos colaboradores.

O programa de inovação da Qintess está baseando em quatro pilares: Identificação – mapeamento de problemas e oportunidades; Engajamento – uso de recursos interativos e comunicação para fortalecer a comunidade; Uniformidade – capacidade de escalar o programa e Portfólio – fomentar inovação gerenciando as frentes para flexibilizar rotas e/ou prioridades.

“Além dos programas de ideias, a empresa também mantém um funil para aceleração de startups, o Qintess Ignite Startups, e outro aceleradora exclusiva com a Vale do Dendê, parceira estratégica da empresa para fomentar projetos com foco em governança socioambiental”, lembra Barros, ao destacar que no segundo caso, são dados treinamentos e fornecido capital semente para startups que trabalham com o tema da diversidade e sustentabilidade.

Ou seja, a plataforma Mynnovation, se soma a todas as iniciativas da Qintess, para que a empresa desenvolva de forma sustentável diversas frentes de inovação “da porta para dentro” e “da porta para fora”, promovendo ações genuínas de inovação aberta e transformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.