Skip to main content
 -
Jornalista que cobre o Ecossistema de Inovação Brasileiro. Instagram: @beatrizbevilaqua

Plataforma de avaliação psicológica tem crescimento de 38% durante a pandemia

Ana Carolina Peuker, fundadora e CEO da empresa

O tema saúde mental vem sendo cada vez mais tratado em meio a sociedade. Porém, em 2020 e 2021 permaneceu-se uma espécie de  alerta máximo em relação ao assunto por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19. Segundo dados mais atuais da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2020, houve um recorde de 576,6 mil concessões de auxílio-doença e aposentadorias por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais. Os números são 26% a mais do que os registrados em 2019. Nos dois benefícios, os registros do primeiro ano da pandemia são os maiores da série histórica, iniciada em 2006.

Com isso, aumenta-se ainda mais o risco de afastamento de colaboradores por transtornos mentais, como depressão, ansiedade, burnout, síndrome do pânico e outros problemas relacionados à saúde mental em empresas por conta da situação gravíssima em que o País se encontra. Pensando neste cenário, a Bee Touch – mental healthtech que mensura riscos psicossociais por meio do uso de dados e da tecnologia – passa a oferecer também a sua plataforma pioneira, a AVAX Psi, para empresas, associações e instituições.

Já disponível também para psicólogos e profissionais da área, a solução, que é a primeira plataforma digital de avaliação psicológica do Brasil, também registrou um aumento de atendimentos durante a pandemia, de 38%. Os anos de 2018 e 2019 e somam juntos cerca de mil novos usuários na plataforma, enquanto em 2020 o número chegou a 560, ou seja, mais da metade do que o número computado em dois anos. O aumento de utilização também veio acompanhado de mais empresas que estão utilizando a plataforma para avaliar e rastrear digitalmente os riscos psicossociais entre os seus colaboradores.

Como funciona a AVAX Psi

A plataforma cruza dados sobre saúde mental e analisa os resultados a partir de uma metodologia proprietária. Além de disponibilizar protocolos digitais de entrevista psicológica, a plataforma recebeu recentemente uma nova funcionalidade, que permite que o psicólogo realize atendimento remoto por meio da sala virtual, use prontuário eletrônico e agenda. No caso das empresas, poderão ser aplicadas monitoramentos digitais  com colaboradores, de forma anônima, para extrair relatórios mais completos e assertivos sobre saúde mental.

As informações são disponibilizadas para os gestores,  anonimamente, em painéis analíticos e por download através de relatórios individuais e populacionais. A plataforma permite instaurar uma cultura ‘baseada em dados’ – conceitos como big data, data-driven, IA, machine learning – que constituem uma das mais importantes transformações da era digital. O ponto chave dessas inovações está em entender os dados como os reais ativos de uma organização.

“Neste cenário pandêmico no qual estamos é fundamental que todos se cuidem e com a Avax é possível cuidar do seu colaborador de forma remota com protocolos de entrevista on-line que podem ser feitos por meio de links enviados por e-mail  ou podem ser disponibilizados para serem respondidos de forma digital assistida, na sala virtual da plataforma. No contexto corporativo, a segurança e a eficácia do processo são fundamentais para garantir a preservação da vida dos trabalhadores e evitar acidentes, perda de produtividade, aumento de ações judiciais e pedidos de indenização precoce em qualquer organização”, comenta a CSO e co-fundadora da Bee Touch, Sibele Faller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.