Skip to main content
 -
Jornalista que cobre o Ecossistema de Inovação Brasileiro. Instagram: @beatrizbevilaqua

Evento reúne grandes indústrias para inovar a partir da biodiversidade amazônica

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e grande parte desta está concentrada na Amazônia. O potencial de geração de desenvolvimento a partir dessa riqueza é ainda inexplorado e os grandes desafios de mudanças climáticas e desmatamento ameaçam este ecossistema e o equilíbrio do mundo. A fim de contribuir com este desafio, o Emerge Amazônia visa mapear, estruturar e investir em tecnologias de base científica que utilizem de insumos amazônicos endereçados para as áreas de saúde, cosméticos e alimentos.

Por isso, Natura, BRF, Nintx e Bemol se unem à  Emerge para a iniciativa do Emerge Amazônia. Com duração de 42 semanas, o projeto é segmentado em duas frases. A primeira focada no mapeamento de tecnologias e conexão com empresas; e a segunda no investimento e estruturação de startups para impulsionar a tecnologia ao mercado. Todos os cientistas que inscreverem suas tecnologias abrirão  possibilidades de parcerias com as empresas. A partir desse mapeamento, serão selecionadas em torno de 09 (nove) tecnologias para participarem da elaboração dos business cases, em que serão selecionadas até 03 (três) para receberem um aporte de até R$ 200.000,00 cada. As inscrições poderão ser submetidas na plataforma da Emerge até 31 de julho. (www.emergebrasil.in/amazonia).

Lucas Delgado, Diretor da Emerge, destaca o quão promissor é a união da inovação e da biodiversidade para promoção do desenvolvimento socioeconômico e para a conservação da floresta amazônica: “Avaliamos cuidadosamente o potencial da ciência brasileira em torno da biodiversidade amazônica para propor esse projeto e o resultado é promissor. Temos grande expectativa de encontrar tecnologias de alto valor, capazes de trazer aplicações inovadoras, de alto valor agregado e fundamentados na promoção da sustentabilidade”.

A fim de trazer maior luz à pauta de inovação e biodiversidade amazônica, a iniciativa promoverá o evento Amazonia & Inovação no dia 23 de junho. Terá uma abertura com Ricardo Abramovay, professor da USP e autor do livro Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza, além de um painel com a presença de grandes lideranças de grandes empresas como Denis Minev, presidente do grupo Bemol, Roseli Mello, Head Global de P&D da Natura, Sérgio Pinto, Diretor de Inovação da BRF, Edson Bernes, Diretor de P&D e Tecnologia do Ache, e Miller Freitas, CEO da Nintx.. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente por meio deste link https://www.sympla.com.br/amazonia-e-inovacao__1233434.

Para saber mais acesse www.emergebrasil.in/amazonia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.