Skip to main content
 -
Jornalista que cobre o Ecossistema de Inovação Brasileiro. Instagram: @beatrizbevilaqua

Netflix para Educadores ajuda professores e transforma aprendizado

Ana Maria Menezes, head pedagógica da Kanttum

A educação passa por um momento de grande transformação e a edtech Kanttum antecipa tendências e lança ferramentas para ajudar os professores nesse processo. Uma delas é a comunidade SerProf (https://serprof.com.br/), um Netflix para Educadores, que já ajudou mais de 15 mil docentes na pandemia, com vídeos e cursos gratuitos voltados à formação continuada dos profissionais e que impactam diretamente na sala de aula. Não por acaso, a Kanttum foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, uma das 100 EdTechs mais promissoras da América Latina, ranking feito pela empresa americana de inteligência global para educação HolonIQ.

“Trazemos soluções práticas e inovadoras, conteúdos importantes para a prática docente com uma linguagem leve e design alegre. Os participantes dizem que conseguimos fazer com que conceitos complexos se tornem mais simples e aplicáveis”, conta Ana Maria Menezes, head pedagógica da Kanttum. A SerProf é uma comunidade de aprendizagem para gestores, coordenadores e professores que traz as novidades do mercado educacional com estrutura pedagógica e curadoria, além de possibilitar a interação e a troca de experiências da rede de educadores.

A plataforma é gratuita e disponibiliza roteiros temáticos, cursos e workshops de aprendizado, inovação e aprofundamento do conteúdo, com temas como ensino híbrido, aprendizagem colaborativa, recursos educacionais digitais, metodologias ativas e prática reflexiva. Há desde vídeos de 10 minutos até cursos de até 20h de duração, sendo que a proposta é a de que o educador que entre na plataforma por 15 minutos já aprenda algo que possa ser implementado. “As escolas buscam professores de excelência, têm a preocupação constante no desenvolvimento contínuo da equipe pedagógica mas enfrentam a falta de tempo em focar nestas soluções. A SerProf se adapta à rotina do docente e consegue ajudar a escola a alcançar resultados no desenvolvimento da equipe e no ensino”, aponta Carlos Coelho, head da área de growth da edtech.

Assim como o Netflix tem seções adicionais, a SerProf tem uma área dedicada a instituições de ensino, o produto para Escolas, com trilhas de aprendizagem e conteúdos exclusivos para assinantes. São seis roteiros: ensino online, ensino híbrido, BNCC, metodologias ativas, tecnologia e gestão de sala de aula, com atualizações semanais. A edtech oferece, ainda, o programa de mentoria para acompanhar a aplicação prática dos professores em sala de aula e a transformação da experiência de aprendizagem dos alunos. A mentoria já colaborou com mais de 700 educadores em 2020, trabalhando na autorreflexão e feedback construtivo, e já impactou mais de 15 mil educadores com conteúdos de formação continuada.

SerProf promove evento interativo de educadores

Além do conteúdo em vídeos, a SerProf atua como uma rede de educadores, um espaço de compartilhamento de projetos e dúvidas através de eventos como palestras e workshops. A próxima Semana SerProf vai além e promoverá o encontro de membros da comunidade para incentivar a interação, valorizar o trabalho daqueles que estão no chão da sala de aula e vivenciam a prática.

São três dias de programação, em que serão debatidos temas alinhados às necessidades atuais: Aprendizagem Ativa, Avaliação da Aprendizagem, Gestão Pedagógica, Autonomia do Aluno, BNCC em Foco, e Interações nas Aulas. “Queremos desenvolver professores de excelência que transformem o aprendizado, colaborar com a educação do futuro, com conceitos novos, tecnologia e informação”, diz Coelho.

A Semana SerProf será realizada nos dias 05, 06 e 07 de outubro, das 19hs às 20h45. As inscrições são gratuitas e feitas no https://forms.gle/fKCmE1M4sVtkS7KL6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.