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Jornalista que cobre o mundo do empreendedorismo & startups. Apaixonada por tecnologia!

Clube de assinatura valoriza pequenos produtores artesanais

André Leite e Renata Del Vecchio são os fundadores da empresa joseense  

Imagine receber, no conforto e na segurança da sua casa, uma caixa com produtos artesanais que proporcionam uma experiência gastronômica nova todo mês. Essa é a proposta do Degusta.Club que entrega mensalmente na casa dos assinantes uma seleção de bebidas e comidas garimpadas por especialistas da gastronomia.

A empresa comandada pelos jornalistas Renata Del Vecchio e André Leite nasceu em junho de 2020, em plena pandemia, com o propósito de fortalecer e valorizar os pequenos produtores artesanais e apresentar ao público novos ingredientes e sabores que contam um pouco da história da nossa cultura alimentar regional.

“Em 2020 contamos com a experiência e o conhecimento dos chefs Anouk Migotto, do restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal, e Vitor Pompeu, dos restaurantes Moringa Mantiqueira, de Campos do Jordão, e Sauá, de Gonçalves, para evidenciarmos insumos produzidos na Serra da Mantiqueira, como queijos, geleias, cervejas, cachaças… Agora, em 2021, a cada mês um novo especialista assina as harmonizações de acordo com sua área de atuação. Além de chefs, temos mestre cervejeiros, queijeiros, sommelier entre outros”, afirma Renata Del Vecchio.

A fundadora do clube conta que a dupla faz questão de testar todas as harmonizações que são apresentadas pelos especialistas e que, mesmo antes da criação da startup, os jornalistas já pesquisavam as riquezas e o universo dos pequenos produtores.

“O que nos motiva é que os assinantes sempre se surpreendem com a qualidade dos produtos, com as combinações entre os sabores e, para o produtor, é uma forma de levar seu produto do campo à cidade. Muitos não têm acesso direto ao consumidor e essa aproximação é fundamental para a valorização do trabalho desses pequenos produtores que mantêm as tradições culinárias vivas e os conhecimentos que, muitas vezes, foram passados de geração em geração”, explica.

Como funciona. Depois de se cadastrar no site, o cliente passa a receber mensalmente, em casa, uma caixa com os produtos artesanais harmonizados. A quantidade varia entre 3 e 5 itens, de acordo com a proposta da seleção criada pelo especialista.

Os produtos são prontos para consumo e chegam com uma ficha técnica que conta um pouco sobre as características e a origem dos ingredientes. Outro diferencial é a proposta de que os assinantes façam uma pausa na rotina para curtir a degustação.

“Nessa ficha fazemos a sugestão de montagem da mesa e também enviamos uma playlist com músicas inspiradas no tema da caixa daquele mês. Assim, o assinante encontra um clima perfeito para dar plena atenção à experiência e, assim, possa de fato sentir os sabores. Na correria do dia a dia, quase nunca a gente para pra comer com tranquilidade. E esse resgate de uma relação mais consciente com o alimento é fundamental para que a gente, cada vez mais, valorize a comida de verdade e, assim, possa ter mais saúde também”, explica.

Atualmente a startup possui clientes nas cidades de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, São Paulo, Santo André, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Americana e Rio de Janeiro. Minas Gerais também é foco de expansão da empresa.

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