Skip to main content
 -
Cristiano Lamas
Advogado com MBA em Finanças e fanático pelos negócios no esporte.

GERAL DE CARA NOVA!

Torcedores em pé no novo estádio do Tottenhan

Minas autoriza torcedores em pé nos estádios. Nesta quinta-feira (07/01) foi publicada a Lei 23.772/2021. Sancionada pelo Governador Romeu Zema a autoriza a reserva de espaços específicos nos estádios de futebol para que possam abrigar torcedores em pé. Essa versão moderna da “geral” foi aprovada pela Assembleia Legislativa a partir da ideia do Deputado Gustavo Valadares e já é uma tendência em outros países, especialmente na Europa.

De acordo com a Lei, os estádios localizados em Minas Gerais, poderão ser reservar setores sem cadeiras para que os torcedores possam assistir as partidas em pé, sendo esse espaço limitado à 20% da capacidade total do estádio.

A nova legislação também assegura aos torcedores que os ingressos para estes setores terão preços diferenciados, abaixo daqueles cobrados pelos outros espaços com cadeira, e possibilitará preços mais populares.

Para o Deputado Gustavo Valadares, autor da proposta, a Lei mineira se adequa ao Estatuto do Torcedor que já prevê esses espaços e está em sintonia com movimentos de torcedores mundo afora, que requerem esses espaços nos estádios.

Segundo Gustavo Valadares é muito comum nos estádios brasileiros que os torcedores assistam as partidas em pé, atrapalhando aqueles torcedores que adquiriram lugares assentados. Com a nova regra, esse conflito fica reduzido.

É importante ressaltar que não se trata de uma volta da “geral” como conhecemos, mas sim uma estrutura segura, com lugares marcados, é o chamado safe standing como é conhecido na Inglaterra, que pode ser entendido como posição segura.

Pelo texto da Lei os estádios já entregues à concessão como o Mineirão e o Independência, estão dispensados do cumprimento da legislação, mas a norma abre a oportunidade para que a Arena MRV, o novo estádio do Atlético Mineiro, possa reservar um espaço para esses torcedores em pé, se igualando a alguns estádios no mundo como o novo e moderno Tottenham Hotspur Stadium em Londres.

2 thoughts to “GERAL DE CARA NOVA!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *