Skip to main content
 -
Olá! Fico feliz de ter você aqui comigo no @ficadicabh. Tudo começou quando me mudei para Belo Horizonte e comecei a explorar as belezas do nosso estado de Minas Gerais, conhecer pessoas fantásticas e, claro, experimentar pouco a pouco a melhor culinária do Brasil. Criei o IG @ficadicabh para dar destaque às minhas descobertas e, então, este blog em parceria com o Portal UAI. Sou publicitária, jornalista e coach, com atuação principal na cultura brasileira ao assessorar artistas de destaque nacional e escrever sobre o tema.

Ambiente de trabalho compartilhado e mais geração de negócios

Antes de iniciar esta matéria, entenda:

Coworking é uma modalidade de trabalho em que a pessoa divide o mesmo ambiente de trabalho com outras pessoas – e com várias outras empresas, trabalhando lado a lado. Apesar do termo estar na moda, compartilhar ambiente de trabalho não é novidade. No Brasil, desde os anos 90, existem empresas que alugam salas privativas para diferentes clientes, e compartilham os outros ambientes, como banheiros, salas de reunião, copa e etc. Porém, foi somente em 2005 que surgiu pelo mundo o termo coworking, para definir um ambiente onde vários profissionais, de diferentes áreas, trabalham e compartilham opiniões e ideias. Com isso, existem hoje diversos espaços de coworking com a proposta de interação no ambiente de trabalho muito mais forte do que simplesmente compartilhar o ambiente.

Agora que vocês entenderam o termo, vamos a matéria…

Nos dias de hoje, e em especial aqui em Beagá, os coworkings ganharam uma visibilidade bastante significativa, acompanhando também as mudanças no cenário de trabalho e na nova forma de se trabalhar.

Os profissionais, cada vez mais, trabalham com menos rotina e mais versatilidade – e, muitas vezes, é necessário fazer as viagens de trabalho. Pensando nisso, muitos coworkings, passam a facilitar isso, criando redes de coworkings no Brasil e outros países, onde, com uma única mensalidade, é possível trabalhar em diversos espaços, esteja onde você estiver.

Atualmente, os coworkings não são mais vistos apenas como um espaço de compartilhamento de mesas, internet e outras despesas, mas também um espaço facilitador de negócios – e eu diria até um facilitador da sua vida.

Há um tempo conheci a empresa Beer or Coffee que é uma startup de BH que reuniu, em uma única plataforma, diversos coworkings do Brasil – só em BH são mais de 60 espaços de trabalho que oferecem café, internet, salas de reunião, e, em algumas, tem até chopp liberado. Isso facilita a vida, em especial aos que trabalham viajando muito ou que querem adequar sua rotina com o trabalho, além é claro de oferecer muito mais vantagens por um valor bem menor que um aluguel em escritório fixo – no caso de ser uma empresa pequena ou que não possui funcionários. Mas tem mais uma coisa especial que esta nova forma de trabalhar facilita: a oportunidade de conhecer pessoas e fazer novos negócios TODOS OS DIAS.

Estou há mais de um mês nesta nova rotina e tenho adorado utilizar a plataforma que é muito simples o acesso: você baixa o App Beer or Coffee, e se hoje você decidiu trabalhar na Savassi, basta acessar todos os coworkings disponíveis na região e reservar sua cadeira. Se precisará viajar para SP, basta acessar todos os espaços disponíveis na cidade e já deixar o espaço de sua preferência reservado. E se você gosta de rotina e tem uma região que prefere trabalhar todos os dias, também é possível fazer sua reserva para o mês todo – é permitido trabalhar de um mesmo local repetidas 10 vezes.

Eu tenho uns 3 coworkings que tenho trabalhado constantemente: Orbi Conecta (bairro Lagoinha), Wework (Savassi) e Urbanos (Lourdes) e tenho um case bem interessante: em um destes dias rotineiros de trabalho, estava em um coworking e reencontrei um amigo que não via há muito tempo. Conversa vai e conversa vem, falei o que estava fazendo, ele me contou sua nova empreitada e Voilà: marcamos uma reunião e fui contratada para fazer um trabalho gigantesco de Marketing em sua companhia! 

Outra coisa legal é participar de diversos eventos que acontece neste ecossistemas com temas bem variados: empreendedorismo, marketing, startup e muitos outros!

O que tenho visto muito também, são empresas grandes e tradicionais, enviando alguns funcionários para imersão nestes ambientes com o propósito de gerar mais relacionamentos e oxigenar novas formas de se trabalhar, bem como aprender novas ferramentas de trabalho! Ambientes como este estimulam a troca, e por isso é uma boa oportunidade para aprender e ajudar o próximo.

Se você ainda não conhece este novo estilo de trabalho, te convido a conhecer a Beer or Coffee que tem planos a partir de R$449,00 por mês.

Além disso, dentro do App, é possível se apresentar para todos os assinantes da plataforma e conhecer todos que fazem parte também, falar do seu trabalho e das suas necessidades, participar do chat e marcar uma reunião – seja tomando uma cerveja ou um café! 

Acesse aqui e saiba mais!

Espero te encontrar em breve para um bate-papo! Vamos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.