Sintram anuncia inauguração do Terminal Morro Alto para amanhã

Publicado em Sem categoria

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Adiada sucessivas vezes (a última previsão era o dia 27), a inauguração do Terminal Morro Alto do Move Metropolitano, em Vespasiano, será amanhã – a dois dias do fim do atual governo. A abertura foi confirmada por meio da página que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) mantém para o transporte rápido por ônibus (BRT) na rede social Facebook.

Nesta etapa inicial serão integradas 34 linhas semi-expressas dos municípios de Vespasiano, Lagoa Santa e São José de Almeida que atendem 45 mil passageiros/dia. Menos do que o projeto inicial do terminal, que previa atendimento aos Centros de Pedro Leopoldo e Matozinhos – cuja integração já funciona a partir do Terminal Vilarinho, em Venda Nova.

As linhas semi-expressas serão unificadas em 21 novas linhas alimentadoras. Do Terminal Morro Alto, o passageiro poderá embarcar em duas novas linhas troncais, ambas via Avenida Antônio Carlos: 500C (Terminal Morro Alto/Belo Horizonte Direta), 501C (Terminal Morro Alto/Belo Horizonte Paradora). O embarque no Hipercentro será feito em estações provisórias montadas na Rua Aarão Reis, onde trabalhadores ainda dão os retoques finais na tarde de hoje (fotos), a poucas horas da operação.

Trabalhadores ainda finalizam estações provisórias na Rua Aarão Reis

Fotos: Rafael Silva/Divulgação

Haverá ainda uma terceira opção com direção à Região Hospitalar, a 502H (Terminal Morro Alto/Hospitais – Via Avenida Cristiano Machado), com desembarque nos pontos já utilizados. Com a implantação do terminal, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) espera reduzir de 157 para 62 o número de ônibus originados dessa região no Hipercentro.

O terminal de Vespasiano faz parte do projeto Terminais Metropolitanos de Integração. Orçado em R$ 187 milhões, ele prevê a construção de 13 novos terminais na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dos sete terminais BRT previstos, quatro já foram entregues: Vilarinho, São Gabriel e as estruturas provisórias de São Benedito (em Santa Luzia) e Justinópolis (Ribeirão das Neves). Faltam a conclusão das obras do terminal provisório da Avenida Bernardo Monteiro e da rodoviária, que será integrada ao sistema Move com a conclusão das obras da nova rodoviária no bairro São Gabriel.

Rodoviária de BH também será integrada ao Move Metropolitano

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

As estruturas definitivas de São Benedito, Justinópolis e da Avenida Bernardo Monteiro serão entregues ao longo de 2015, segundo a Setop, órgão responsável que deveria ter feito divulgação antecipada para a inauguração de amanhã. Está em estudos a implantação de outros três terminais em Contagem e Ribeirão das Neves.

Confira as novas linhas alimentadoras do Morro Alto:

Matéria atualizada às 18h20 com informações da Setop

2 comentários para “Sintram anuncia inauguração do Terminal Morro Alto para amanhã

  1. GOSTARIA de sabr como faço para conseguir uma vaga de emprego na estaçao morro alto ou em outras estaçoes do move. qual endereço q posso enviar curriculo. Desde de já muito obrigaga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *