Sete Lagoas dá a partida no monitoramento online da frota

Publicado em Sem categoria

Foto: Alan Junio/Divulgação G.A. Brasil

A exemplo do SITBus em BH, Sete Lagoas, a cerca de 70 quilômetros de capital, também aposta na implantação de um sistema inteligente (ITS, em inglês) para facilitar a execução e o gerenciamento das operações de transporte coletivo por ônibus. A Turi, principal concessionário do município – há ainda o serviço de ônibus alternativos (micro-ônibus) –, começou a implantar a tecnologia em fases.

Na primeira delas, concluída em setembro de 2014, foi feito o mapeamento das linhas e a frota de 109 ônibus. Por meio do sistema GPS (posicionamento global por satélite), o Centro de Monitoramento Operacional (CMO) montado na garagem da empresa permite acompanhar itinerário, tempo de viagem, velocidade, horários de pico, e a localização em tempo real de onde o ônibus está. Em caso de problemas de trânsito ou mecânicos, segundo a Transdata Smart, fornecedora responsável pela implantação da tecnologia, o motorista pode informar a central.

A segunda fase do projeto prevê a instalação de um primeiro painel digital no Ponto Central da cidade. A exemplo dos monitores do SITBus instalados nos pontos de ônibus de BH, ele informará ao usuário o tempo estimado de chegada das linhas (em minutos), além de informações sobre possíveis atrasos.

Para a conclusão em definitivo está prevista a instalação de diversos painéis nos principais corredores do transporte publico de Sete Lagoas.

Reconhecimento facial

Empresa do Grupo G.A. Brasil, a Turi de Sete Lagoas tem sido pioneira na implantação de diversas tecnologias no transporte urbano em Minas. Ela foi a primeira empresa de ônibus a instalar câmeras de segurança em toda a frota e bilhetagem eletrônica. Para breve, adianta a Transdata Smart, também deverá adotar o reconhecimento facial, sistema com câmera incorporada ao módulo de bilhetagem eletrônica que permitirá detectar se o cartão está sendo usado ou não pelo titular. Em caso de fraude, a empresa poderá bloquear a tarjeta até que seu dono regularize a situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *