Prefeitura de Uberlândia abre concurso para batizar ônibus herdados do Move

Publicado em Sem categoria
 

Fotos: Reprodução da internet/Facebook de Uberlândia

Uberlândia, no Triângulo Mineiro, bolou um meio bem inusitado para promover a chegada de oito ônibus articulados até então utilizados nas linhas do Move Metropolitano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A prefeitura do município do Triângulo Mineiro abriu concurso público para escolher um nome popular para os coletivos, que transportam até 150 passageiros e trazem, pela primeira vez na cidade, ar-condicionado e internet.

A votação, realizada no perfil oficial de Uberlândia na rede social Facebook, irá selecionar seis sugestões da internautas. Aquela que tiver o maior número de curtidas, comentários e compartilhamentos na página, será eleita e irá batizar os ônibus.

Minhocão é uma das ideias de internautas…

Entre os nomes apresentados até agora estão Minhocão, termo já recorrente para designar coletivos articulados (aqueles com dois vagões) Brasil afora, e Frescão, como são conhecidos os ônibus seletivos (com ar-condicionado) que circulam no Rio de Janeiro. Outras sugestões bem incomuns também figuram, fazendo referências à personagens e produções cinematográficas. Há, por exemplo, o Jorge, com a foto do cantor Seu Jorge, e a Elsa, uma das personagens do desenho Frozen. A franquia norte-americana de robôs extraterrestres Transformers serviu de inspiração ainda para o Ubertransformers e o Optimus Prime. Será por causa da feiura do Caio Millenium BRT, modelo de ônibus escolhido?

 

…que também se inspiraram na série de ficção Transformers

Conforme mostrou o jornal Aqui, os coletivos do Move Metropolitano foram remanejados pela empresa Saritur/Turilessa depois que parte das linhas originárias de Lagoa Santa e região integradas ao terminal Morro Alto, em Vespasiano, foram transferidas para o terminal Vilarinho, na capital. O transporte rápido por ônibus (BRT) é alvo de constantes reclamações desde que começou a operar em 27 de abril do ano passado: demora e superlotação na integração de linhas, aumento do valor da passagem em dinheiro e falhas estruturais em terminais. Em março, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), Murilo Valadares, prometeu realizar um estudo para melhorias.

Como novos

Para rodar em Uberlândia, os BRTs do Move Metropolitano receberam novas portas de embarque e desembarque no nível da rua – em BH, o embarque é prioritariamente no nível das estações. Além dos oito ônibus articulados, outros quatro do tipo padron (de menor comprimento) foram remanejados. A apresentação em 17 de agosto fez parte das comemorações dos 127 anos de Uberlândia. Na ocasião, o prefeito Gilmar Machado (PT) afirmou que os coletivos – adquiridos no início de 2014 para o Move – eram novos. “Esses novos modelos demonstram a atenção que temos que ter com as pessoas e a cidade de Uberlândia. Não são apenas veículos novos, são acima de tudo confortáveis e modernos”. Uberlândia, pelo visto, levou os Move muito a sério.

Gilmar Machado, feliz na apresentação dos (nem tão) novos ônibus

Divulgação/Prefeitura de Uberlândia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *