Prefeitura confirma primeira linha turística oficial em BH

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Como sempre, o Diário Oficial do Município (DOM) se adiantou à BHTrans e anunciou hoje a criação da primeira linha de ônibus turística oficial de Belo Horizonte. O projeto, antecipado pelo Estado de Minas em outubro do ano passado, dará a partida com a linha ST01 – Circuito Turístico Centro-Sul, itinerário que será testado durante a Copa do Mundo percorrendo os principais pontos turísticos da região sul da capital mineira, como as praças da Estação, da Liberdade e da Bandeira, o Parque Municipal e o Mercado Central. A operação começa na terça-feira (10), quatro dias antes de Colômbia x Grécia, primeiro jogo do torneio Fifa no Mineirão. Tarifa: R$ 4,35.

Diferentemente do previsto, serão aproveitados os ônibus do serviço executivo – o popular frescão -, com ar-condicionado e internet, e não os novos ônibus padrons do Move, com maior capacidade.

Nova identidade visual da linha turística ST01

Foto: Divulgação/SMCopa

A razão é logística, uma vez que a linha executiva SE01 – Cidade Administrativa/Savassi, com tarifa de R$ 5,40, perde sentido com o início da operação das linhas do BRT, todas com ar-condicionado (entre elas a 66, que atende ao mesmo itinerário e também será integrada ao novo sistema) e tarifa a R$ 2,85.

Frescões serão aproveitados no novo serviço turístico da capital

Fotos: Euler Júnior/EM/D.A.Press

Dos três ônibus previstos para a ST01, dois já foram plotados com a nova identidade visual do serviço turístico. Aos sábados e domingos, o passageiro também poderá conhecer o Parque das Mangabeiras e o Parque da Serra do Curral, já que somente nesses dias, o itinerário será estendido. A linha terá partidas das 7h às 18h20, com intervalo de 40 minutos, nos dias úteis, e das 8h às 19h10, com intervalo de 50 minutos, aos sábados, domingos e feriados.

Está prevista também a criação de uma segunda linha, provavelmente a ST02, na região da Pampulha.

Em 2013, durante a Copa das Confederações, um particular começou a operar serviço parecido – muito comum em grandes cidades de potencial turístico como Nova Iorque e Buenos Aires -, com um ônibus pouco adequado para a função – o Uai Bus, um antigo ônibus de piso-baixo baixado da frota municipal de Belo Horizonte.

PONTOS DA ST01

· R. Aarão Reis, 500 (entre R. dos Tupinambás e Av. Assis Chateaubriand);

· Av. Afonso Pena, 1270 (entre R. da Bahia e Av. Álvares Cabral);

· Av. Afonso Pena, 1534 (entre Av. Álvares Cabral e R. dos Guajajaras);

· Av. João Pinheiro, 450 (entre R. dos Aimorés e R. Bernardo Guimarães);

· Praça da Liberdade, 150 (entre R. Gonçalves Dias e Av. Bias Fortes);

· Av. Cristóvão Colombo, 629 (entre Praça da Liberdade e R. Sergipe);

· Av. Cristóvão Colombo, 287 (entre R. Alagoas e Av. Getúlio Vargas);

· Av. do Contorno, 5809 (entre R. Grão Mogol e R. Andaluzita);

· Av. do Contorno, 5341 (entre R. Prata e R. Albita);

· Av. do Contorno, 5170 (entre R. Tomé de Souza e R. Maranhão);

· Av. do Contorno, 5602 (entre R. Antônio de Albuquerque e R. Professor Moraes);

· Av. do Contorno, 6200 (entre R. Pernambuco e R. Alagoas);

· Av. do Contorno, 6608 (entre R. Levindo Lopes e R. da Bahia);

· Av. Prudente de Morais, 135 (entre R. Joaquim Murtinho e Av. do Contorno);

· R. Marília de Dirceu, 135 (entre R. Felipe dos Santos e Av. do Contorno);

· R. Bárbara Heliodora, 59 (entre R. Tomáz Gonzaga e R. Alvarenga Peixoto);

· Av. Olegário Maciel, 1329 (entre R. dos Aimorés e R. dos Timbiras);

· R. Santa Catarina, 201 (entre Av. Augusto de Lima e Av. Amazonas);

· Av. Amazonas, 885 (entre R. Padre Belchior e R. Curitiba);

· Av. Amazonas, 491 (entre R. dos Tamoios e Av. Afonso Pena);

· R. dos Tupinambás, 227 (entre R. Espírito Santo e R. da Bahia).

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