Prefeitura de Papagaios utiliza ônibus sucateado no transporte da zona rural

Publicado em Transporte escolar, Transporte urbano
Fotos: Divulgação Coletivo fabricado há quase 30 anos ignora itens básicos de segurança

Moradores de Papagaios, na Região Centro-Oeste do Estado, estão a mercê do perigo nas ruas e estradas do município. Um dos ônibus da frota da prefeitura da cidade circula sem as mínimas condições de segurança, expondo os passageiros ao risco. O coletivo, de cor bege e identificado com o nome da Secretaria Municipal de Educação, aparenta a conservação de um autêntico veículo sucateado, em completa desconformidade com as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Recentemente outro coletivo da frota municipal identificado como Escolar desceu uma rua desgovernado e invadiu o jardim de uma casa. Não havia passageiros e bordo e por sorte não houve feridos. A Prefeitura de Papagaios se defende afirmando que utiliza apenas ônibus em bom estado de conservação nas linhas do transporte escolar e o ônibus em questão circula na zona rural.

 

Lataria está amassada e no lugar da lanterna traseira, há um espaço oco
Lataria está amassada e no lugar da lanterna traseira, há um espaço oco

Vale ressaltar que a prefeitura do município, localizado a 151 quilômetros de Belo Horizonte, não é a única a se valer de veículos do tipo: apesar da existência de programas de renovação de frota de municípios como o Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ônibus escolares e de prefeitura em estado precário de circulação ainda compõem uma triste e perigosa realidade no Brasil, interior afora.

O coletivo de cor bege da Prefeitura de Papagaios, da marcas Thamco e Mercedes-Benz e fabricado na década de 1980, há quase 30 anos, está com a lataria completamente amassada e retorcida, com partes enferrujadas. Na parte frontal, já não há luzes de seta e a placa dianteira de identificação também não está presente. O para-choque apresenta partes retorcidas. Na traseira, onde deveria estar uma das lanternas, há um espaço oco e com peças igualmente podres. Somente as características externas já tornariam o ônibus inservível, mas a prefeitura do município alega que, apesar da “feiura”, a parte mecânica do ônibus é ótima. “Ele ainda roda na zona rural, buscando apenas moradores para fazer compras e resolver problemas na cidade”, explica o Secretário de Transportes de Papagaios, Anderson Chaves.

 

Recentemente, outro coletivo invadiu o jardim de uma casa na cidade
Recentemente, outro coletivo invadiu o jardim de uma casa na cidade

LEILÃO Chaves afirma que o outro ônibus que se envolveu no acidente, fabricado no início da década de 1990, não atende à área de educação da cidade e também não transporta alunos. “Este veículo estava sendo preparado para ser baixado e posteriormente ser leiloado. O acidente aconteceu no retorno do veículo da oficina para a garagem”, diz.

O transporte escolar de Papagaios conta com nove linhas. Cada uma servida por um veículo próprio. O secretário garante que os ônibus da educação estão em bom estado de conservação, apesar de outro flagrante obtido pelo blog mostrar que um terceiro coletivo apresenta falhas estruturais semelhantes.

 

Terceiro ônibus da prefeitura circula com a placa descascada e a carroceria amassada

4 comentários para “Prefeitura de Papagaios utiliza ônibus sucateado no transporte da zona rural

  1. Vi no portal da transparência que a Prefeitura de Papagaios recebeu , em 2015, do Ministério das cidades, o total de 493 mil reais para a pavimentação de vias públicas, e nada foi feito. Cadê o Ministério Público?

  2. Bruno bela reportagem ,mostrando uma realidade dos transportes q tanto o governo libera verba conscientemente q estes veículos não tem condições e nem recebem a tal verba liberada como acontece na cidade de paulistas mg também onde passa por estes mesmos problemas mas aqui tem um diferencial todos os anos e gastado de forma maquiada mais de 500,000,00 e nunca q os ônibus muda

  3. Denuncio, também, a Prefeitura de Pequi, distante 20 km de Papagaios, que utiliza um ônibus identificado Escolar, placa LBB-6158, que trafega por volta das 5:30h – 5:45h, TOTALMENTE APAGADO NA RODOVIA MG 431, parando sem qualquer sinalização, e após sair de Pequi entra em um estrada de terra no km 121 – Taboca.

  4. Isso aí é não é só em Papagaios. A maioria das linhas metropolitanas da RMBH, administradas pela Setop, consegue ter ônibus piores ainda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *