Novembro terá os dois maiores eventos sobre ônibus de 2014. Programe-se

Publicado em Sem categoria

O setor de transportes de passageiros tem encontro marcado nas próximas semanas com os dois principais eventos do ano, ambos no início de novembro, no eixo Rio-São Paulo – e com entrada gratuita.

O primeiro, bianual, é a 10ª FetransRio, entre 5 e 7 de novembro (quarta à sexta-feira). Realizada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor), uma das mais tradicionais feiras de fornecedores de empresas de ônibus da América Latina acontece simultaneamente ao congresso 16º Etransport. Além dos debates técnicos, terá exposição e lançamentos de ônibus, como a nova geração do rodoviário Campione, adiantado em teaser divulgado pela gaúcha Comil e o elétrico da chinesa BYD, previsto para ser avaliado pela BHTrans.

Teaser do novo Comil Campione, lançamento da 10ª FetransRio

Comil/Divulgação

Cerca de 80 modelos de fornecedores de carrocerias, chassis, motores, tecnologia embarcada, combustíveis e lubrificantes estarão expostos numa área de 25 mil metros quadrados no Riocentro, no Rio de Janeiro. Mais de 100 expositores foram confirmados e segundo a organização, é aguardado um público de 12 mil visitantes – dois mil a mais que o da última edição, em 2012.

Paralelamente, ocorre a 8ª Conferência Internacional sobre Ônibus da UITP, principal órgão internacional dedicado ao transporte público, com visitas técnicas aos novos corredores do BRT do Rio e ao Centro de Controle Operacional (CCO), apresentação de novas tecnologias veiculares, debates sobre novas fontes de recursos para o transporte público e sobre transporte sustentável, com foco nos ônibus elétricos.

Merece destaque ainda, menciona a Fetranspor, a participação do professor Robert Cervero, da Universidade da Califórnia, Phd em planejamento urbano e um dos principais especialistas mundiais no tema da transformação das metrópoles, com ênfase na construção de eixos de transporte coletivo.

A festa dos antigos Na sequencia, no fim de semana (8 e 9 de novembro), a dica é comparecer ao Memorial da Barra Funda em São Paulo para a VVR – Exposição Viver, Ver e Rever, o maior encontro nacional de ônibus antigos do país realizado anualmente pelo 1º Clube do Ônibus Antigo Brasileiro e que cujo tema em 2014 é “a evolução”.

Além da presença de diversos ônibus e caminhões antigos, incluindo veículos mineiros – e neste ano a caravana da Centauro Turismo, partindo de BH –, a VVR é uma oportunidade única de entusiastas interagirem em grande espaço aberto com ampla praça de alimentação e barraquinhas com venda de suvenirs dos mais variados sobre o tema, como miniaturas, canecas, camisas e bonés. Uma grande e rica confraternização para quem vive e aprecia ônibus.

Vista panorâmica da VVR’2013 , no Memorial da Barra Funda

Fotos: Bruno Freitas/EM/D.A Press

Mercedes-Benz O-355 1978 da mineira Teixeira foi atração ano passado

Serviço

16º Etransport , 10ª FetransRio e 8ª Conferência Internacional sobre Ônibus da União Internacional do Transporte Público (UITP)

Quando: 5, 6 e 7 de novembro (das 13h às 22h)

Onde: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Entrada: Gratuita

Mais informações: www.etransport.com.br

riocentro.com.br

VVR’2014 – Exposição Viver, Ver e Rever, “a Evolução”

Quando: 8 e 9 de novembro (das 9h às 17h)

Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo

Entrada: Gratuita

Mais informações: www.primeiroclubedoonibusantigo.com

www.memorial.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *