Mapa do transporte em Minas começa a mudar com incorporações

Publicado em Sem categoria

Fora as mudanças previstas pela licitação das linhas federais (ANTT), os próximos anos deverão redesenhar o mapa do transporte de passageiros em Minas Gerais – a exemplo do que ocorre entre os consórcios em BH, conforme já apontou o blog. Depois de iniciada a renovação dos contratos de concessão e a realização da primeira de três licitações de 342 linhas em situação irregular, três tradicionais companhias com atuação no transporte intermunicipal foram incorporadas nos últimos meses: Empresa RN, de Itapecerica; Viação São Francisco, de Pará de Minas; e Cia. Atual de Transportes, de Belo Horizonte.

Com a licitação de novas linhas em andamento, aquisições de empresas de ônibus tendem a crescer nos próximos meses. As razões, além do custo operacional, são sucessão familiar (desinteresse de herdeiros) e a própria concorrência em determinadas rotas. Pequenos e médios operadores tendem a desaparecer, mantendo-se no setor somente as grandes (cada vez maiores, ou as sólidas) companhias. Empresários projetam a maior redistribuição do setor desde o início da exploração dos atuais “pioneiros” do estado, entre as décadas de 1950 e 1970.

Ônibus executivo da Atual na linha BH x Juiz de Fora

Fotos: Bruno Freitas/EM/D.A Press

Anunciada no fim de junho, a última incorporação surpreendeu até mesmo quem atua no setor há décadas. Por meio de uma rede social, um dos irmãos sócio-proprietários do grupo Saritur, Robson Lessa, anunciou a incorporação da Atual, SM Transporte e Expresso Nossa Senhora da Saúde, operadora urbana em Lagoa Santa.

O trio de empresas fazia parte até então da holding Paxma, uma das mais sólidas sociedades do transporte mineiro, criada em 2002 por Paulo Afonso Xavier, Eduardo Nelo Xavier Ribeiro e Tarcísio Schetino Ribeiro, ex-sócios da União Transporte Interestadual de Luxo (Util S/A). Concluído o negócio, o grupo Saritur não apenas chegou pela primeira vez à Zona da Mata – a Atual atende o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora –, como expandiu a atuação no BRT/Move. A SM é uma das maiores empresas do transporte rápido por ônibus de Belo Horizonte, onde investiu na compra de 57 novos ônibus (26 articulados e 31 ônibus do tipo padron).

 

Frota de BRTs da SM Transportes

A incorporação, segundo a Saritur, soma 330 ônibus e 1670 funcionários ao grupo, que já contava com aproximadamente 2150 coletivos. Desde que foi fundada por José Carvalho, o Jojó, ex-prefeito de Carmésia (no Vale do Aço), em 1977, a Saritur se especializou neste negócio para crescer: já incorporou mais de 40 empresas e/ou linhas.

Em novembro, Saritur entregou 70 ônibus para Ribeirão das Neves

A mudança no mapa das linhas mineiras também começou a todo vapor no Centro-Oeste do estado. Em 1º de março, a Viação São Cristóvão assumiu as linhas intermunicipais da Empresa RN de Itapecerica, uma das mais antigas da região – foi fundada com o nome São Bento em 1949. Ambas eram concorrentes na ligação até Divinópolis. Depois da incorporação, a RN permanece nas linhas municipais de Itapecerica.

Garagem da Empresa RN, em Itapecerica

Em Pará de Minas, a Stilo (que compõe grupo de empresas em BH e Vitória) adquiriu a Viação São Francisco, com linhas para Itaúna, Florestal e Mateus Leme. Antes, já havia adquirido a linha Belo Horizonte x Arcos, da Viação Arcos.

Outras incorporações ocorreram ao longo dos últimos dois anos. A Trectur, operadora urbana e de fretamento de Três Corações (região sul de Minas), assumiu a Viação Oliveira, de Oliveira, e por último a Coutinho, de Varginha.

A Transcotta, de Ouro Preto (região central), incorporou a linha Ponte Nova x Raul Soares da Teixeira, a empresa Gramense, de Santo Antônio do Grama, e a Vale do Ouro Transporte Coletivo, de Mariana.

INCORPORAR PARA CRESCER

Empresas adquiridas pelo grupo Saritur:

1980

Ensa

Senhor do Bonfim (região do Vale do Paraopeba)

1982

Empresa Souza & Lessa, de Jatoticatubas

1984

Empresa Ribeiro de Baldim

1987

Linhas BH x Ferros, Santa Maria de Itabira x Itabira e Ferros x Itabira, da Irmãos Lessa

Empresa Guaíra, da região de Itabira

1988

Expresso Coluna e Empresa Salto Grande, ingressando na sociedade do Expresso Tereza Cristina

Linha BH x Ferros via Carmésia da Empresa Santana

1990

Incorpora linhas metropolitanas em Brumadinho

Empresa Canaã, de Oliveira

1992

Viação Amarante, na linha BH x Itabira

1997

Assume o controle do Expresso Tereza Cristina

1998

Entrada no sistema da BHTrans

2001

Empresa Metrópole, de Lavras,

Transluxo, de Caeté

2003

Belacap Transportes, de Ibirité

Viação Morro Alto, de Vespasiano

2004

Transporte Coletivo Redentor, de Itaúna

2005

Transamazonas, de Contagem

2006

Transportes Coletivos Águia Branca (Tuab), em Ipatinga e Timóteo

Coletivos Nossa Senhora de Lourdes, em Itaúna

2007

Múltipla, em Coronel Fabriciano

Xavier Expresso, de Montes Claros

Viação Samaritana, de Divinópolis

2008

Assume o transporte coletivo de Varginha

Viação Santa Tereza, de BH

2009

Vence licitação para operar o transporte de Uberlândia

Expresso Novalimense, de Nova Lima, Raposos e Rio Acima

2010

Adquire ações de Transnorte, de Montes Claros

Praia Auto Ônibus, de BH

2012

Linhas BHTrans da Coletivos Boa Vista e Sagrada Família Auto Ônibus

Viação Xavier, de Montes Claros

Linha Papagaios x Sete Lagoas, da Viação Freitas

2013

Viação Jardins, de BH

Linhas da Transimão, nos municípios de Ribeirão das Neves e Esmeraldas

Assume o controle acionário da Transnorte (70%)

2014

Cia. Atual de Transportes, SM Transportes e Expresso Nossa Senhora da Saúde

2 comentários para “Mapa do transporte em Minas começa a mudar com incorporações

  1. Olá, Bruno. Parabéns pelo blog. Seus posts são extremamente informativos e relevantes. Sou estudante de mestrado em Planejamento Urbano e faço pesquisa sobre o transporte metropolitano em Ribeirão das Neves. Encontrei aqui no blog muitas informações que me ajudarão com a pesquisa e fiquei pensando que seria muito útil aprofundar algumas das questões que você traz nas matérias. Comento neste post antigo porque me interessa bastante compreender essa trajetória da Saritur e esse processo de concentração do setor. Gostaria de saber se poderíamos nos encontrar para uma conversa sobre essas questões. Você teria um e-mail de contato para que eu possa entrar em contato? Muito obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *