Grandes grupos cada vez mais fortes no transporte coletivo de BH

Publicado em Sem categoria

Diferentemente de São Paulo, onde metade (53%) do transporte coletivo por ônibus é controlado pelo português José Ruas Vaz – dono do Grupo Ruas, à frente de nada menos do que 16 viações, além da fábrica de carrocerias Caio-Induscar -, Belo Horizonte possui diferentes famílias no comando das 39 empresas distribuídas entre os quatro consórcios operadores: Pampulha, BH Leste, Dez e Dom Pedro II.

Mas o mercado, assim como ocorre entre as linhas de ônibus intermuncipais (tema para um próximo post…), tende a mudar radicalmente já nos próximos anos com a incorporação dos pequenos e médios operadores por grandes grupos, diante de novas exigências operacionais – dentre as quais, o investimento no transporte rápido por ônibus (BRT).

Somente nos últimos 12 meses, o blog acompanhou a incorporação de três tradicionais empresas do transporte da capital mineira por gigantes do setor: Viação Jardins, pelo grupo Saritur; Via Oeste Transportes pelo grupo Bettania; e já no fim de 2013, Santa Edwiges unidade Independência, pelo grupo Rodopass.

O ano mal começou e já houve outro negócio, desta vez envolvendo a Salvadora Transportes, do bairro Santa Maria (Região noroeste) agora de propriedade do grupo Omnibus – com atuação também, fora de BH, em Vitória (ES), Poços de Caldas, Bom Despacho e Santo Antônio do Monte.

Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press

Considerando apenas os grupos com foco de atuação em BH (linhas BHTrans), já são 19 das 39 empresas reunidas – há ainda viações que fazem parte de conglomerados com forte presença no transporte metropolitano (linhas gerenciadas pelo DER-MG), caso da Viação Sidon, de Ibirté; e Coletivos Asa Norte, do grupo Transimão, de Contagem e Ribeirão das Neves.

Poucas empresas resistem em BH com uma frota de aproximadamente 50 ônibus. Entre elas, Belo Horizonte Transporte Urbano (BHTur), São Cristóvão Transportes, Viação São Geraldo – que também atua no transporte coletivo de Ponte Nova – e Transcbel (Transporte Coletivo Belo Horizonte). Outra, a Coletivos Boa Vista também teve linhas incorporadas pelo grupo Saritur no ano passado.

Movimentação semelhante ocorreu em 1982, quando foi implantado pela extinta Metrobel o sistema de linhas e cores padronizados Probus. Na época, diversas pequenas empresas eram responsáveis por uma ou duas linhas, ligando bairros ao Centro da capital. As que sofreram fusão, sobreviveram. A tendência desta vez, contudo, é de incorporação.

GIGANTES DO SETOR EM BH
(*Apenas linhas BHTrans):

Grupo Anchieta

Milênio Transportes

Via BH Coletivos

Viação Anchieta

Grupo Omnibus

Auto Ômibus Floramar

Auto Ômibus Nova Suissa

Salvadora Empresa de Transportes

Grupo Progresso

Viação Progresso

Viação Zurick

Grupo Rodopass

Independência Auto Ônibus (antiga Santa Edwiges unidade Independência)

Rodopass Transporte Coletivo de Passageiros

Urca Auto Ônibus

Viação Carneirinhos

Grupo Saritur

Praia Auto Ônibus

Turilessa

Viação Jardins

Grupo São Lucas

Coletivos São Lucas

Coletur (Coletivos Urbanos Sociedade)


Grupo Bettania

AutoBus Transportes (antiga Via Oeste Transportes)

Bettania Ônibus

6 comentários para “Grandes grupos cada vez mais fortes no transporte coletivo de BH

    1. Sim gostaria muito! De trabalhar nessa empresa só tem um detalhe, eu moro em belem do para mais estou disposto a mudar de cidade c caso seja selecionado, no momento estou trabalhando mais c a Urca m der uma o oportunidade ficarei muito agradecido e vou imediatamente( obs. Eu só não quero deixar desemprego sem uma coisa certa )

  1. Objetivo: fazer parte desta conceituada empresa, contribuindo para seu crescimento e dos seus colaboradores , atender a necessidade é a expectativa dos cliente e da empresa, melhorando continuamente a qualidade dos serviços, sempre visando melhorias profissionais.

  2. Tenho acompanhado suas matérias com certa frequência e gosto muito do seu trabalho. Atuo no ramo de propaganda em ônibus a mais de 25 anos, conheço grande parte dos empresários Brasil afora e gosto de todas as informações sobre o meio de transporte urbano. Parabéns!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *