Busólogos embarcam na frota do BRT/Move

Publicado em Sem categoria

Os busólogos, grupo de entusiastas de ônibus do qual faço parte, participaram hoje de uma sessão de fotos e um passeio a bordo do BRT/Move. A iniciativa, apoiada pela SM Transportes – uma das maiores operadoras do transporte rápido por ônibus, com uma frota de 57 ônibus (26 articulados e 31 ônibus padrons) -, faz parte das ações do Clube dos Admiradores de Ônibus, entidade sem fins lucrativos que reúne os aficionados em eventos temáticos como o desta manhã.

Fotos: Bruno Freitas/EM/D.A.Press

Logo no início, os participantes do encontro puderam fotografar a frota completa do sistema, formada por quatro diferentes tipos de ônibus, na garagem da empresa. Depois, embarcaram até o Centro via corredor Cristiano Machado em um coletivo articulado, parando em uma das estações de transferência (ET) do Move metropolitano – ainda fora de operação. O local em construção revela o número de pelo menos três linhas que atenderão Vespasiano (por meio do Terminal Morro Alto), Ribeirão das Neves (Justinópolis) e Santa Luzia (São Benedito): 401C, 405R e 406R.

Planejamento da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) ao qual o blog teve acesso aponta que o Move metropolitano deverá entrar em operação em 18 de abril. Ou seja, daqui a pouco mais de duas semanas. Neste fim de semana, os testes continuam a pleno vapor na Avenida Antônio Carlos.

O que é busologia?

É o termo utilizado para designar o estudo do ônibus e assuntos relacionados a esse tipo de veículo, tais como história, sistema de transportes, empresas operadoras, políticas públicas, fabricantes de ônibus, chassis e carrocerias. Difundida a partir do fim dos anos 1970, a busologia ganhou impulso com a popularização da rede mundial de computadores (a internet), desenvolvendo-se a partir de atividades de colecionismo, principalmente fotografias, além de desenhos e pinturas, encontros em rodoviárias, visitas à garagens e exposições de miniaturas.

Confira as fotos do encontro:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *