BHTrans lançará app para ônibus em 2015. Saiba como já utilizá-lo

Publicado em Sem categoria

Foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press

Acompanhar a chegada do próximo ônibus em BH, dentro ou fora de casa, também será possível por meio de smartphones e tablets a partir do início de 2015. Em parceria com a Tacom – empresa desenvolvedora da bilhetagem eletrônica do transporte coletivo – a BHTrans está finalizando um novo aplicativo que disponibilizará as informações disponíveis nos painéis eletrônicos instalados nos pontos de ônibus da capital.

Um modelo já está disponível numa página do órgão (http://servicosbhtrans.pbh.gov.br/bhtrans/bhtmobile/app_sinotico.asp), mas nem todos os ônibus e linhas são monitorados em tempo real. Outro elaborado pela Tacom está aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tacom.siumobilebh. Uma vez finalizado o app definitivo, será possível utilizá-lo para visualizar a lista e o tempo de chegada das próximas linhas.

Página inicial do app do site da BHTrans

Reprodução da internet/BHTrans

 

Pesquisa indica endereço e sentido em que o ônibus vai

Os testes com usuários serão iniciados em dezembro, com o aplicativo sendo disponibilizado à população em seguida. Além do usuário comum, ele também será útil aos deficientes visuais, uma vez que terá recurso de voz, sendo possível identificar se o coletivo está equipado ou não com elevadores. Depois do cadastro do usuário no sistema, o motorista do ônibus poderá saber se ele está a espera num ponto. 87% da frota de BH já é equipada com elevadores e 430 dos 3.100 coletivos, todos do BRT/Move, oferecem embarque em nível.

Com o novo recurso, a BHTrans espera maior comodidade para o passageiro e uma maior regularidade do serviço.

A base de dados do GPS da frota circulante (monitorada por meio do sistema SITBus) será disponibilizada à start-ups e desenvolvedores interessados em produzir novos aplicativos voltados ao transporte coletivo de BH e o Move, desde que eles sejam gratuitos aos usuários.

Entenda

O que é o SITBus?

Trata-se de um sistema integrado de gestão, monitoramento e informação do transporte coletivo que, por meio de ferramentas e equipamentos tecnológicos, tem como objetivo a melhoria da segurança, regularidade, pontualidade e confiabilidade do transporte coletivo de Belo Horizonte. Para operá-lo, foram instalados nos ônibus computadores de bordo, GPS, comunicação via telefonia celular (GRPS), botão para situações de emergência e monitores de informações para os motoristas e passageiros. No itinerário das linhas, os pontos vem sendo (aos poucos) equipados com totens com informações em tempo real sobre os horários de chegada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *