Bem vindo ao Faixa Exclusiva

Publicado em Sem categoria

Caro leitor, seja muito bem vindo!

Este é o Faixa Exclusiva, blog interativo que se propõe a analisar e discutir uma tema de grande repercussão desde o início das obras do Move – o transporte rápido por ônibus (BRT) da Grande Belo Horizonte – e os protestos nas ruas que levaram à redução das tarifas em todo o Brasil em 2013: o ônibus.

Transporte coletivo mais utilizado pelo brasileiro, o meio passa por desafiadoras mudanças com a pespectiva de implantação de corredores exclusivos e BRTs nas maiores cidades do país, como o próprio nome do blog sugere. A razão da insistência no ônibus vai além do menor custo de implantação se comparado ao metrô, envolve cultura e questões políticas.

Antes de começarmos a conversar, permita-me que me apresente. Sou repórter do caderno SuperEsportes do jornal Estado de Minas com ênfase na cobertura instituicional das Copas das Confederações e do Mundo. Acompanhei, nos últimos anos, as obras dos estádios Independência e Mineirão. Antes passei por redações especializadas em veículos, tema que me deu uma boa afinidade com o setor do transporte de passageiros. A dedicação à temas como a implantação do Move veio como consequência.

Desde a definição dos ônibus que seriam utilizados no BRT da Grande BH demos importantes passos ao explicar como funcionará a principal aposta de mobilidade urbana da capital mineira, revelando detalhes como a marca Move, identidade visual, linhas, produção, entrega de frota e cronogramas.

A partir de agora damos um novo passo com um canal de discussão que seja útil não só ao leitor, como também ao usuário de um meio de transporte que, segundo as palavras da BHTrans, promete ser rápido, ágil, pontual, interativo, seguro, integrado e otimizado para atrair os usuários de motos e automóveis.

Algo que devemos discutir com grande empenho, uma vez que a nossa mobilidade urbana não comporta mais o uso do transporte individual.

Você é nosso convidado a participar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *