Grupos concorrem por licitação do transporte de Juiz de Fora

Publicado em Transporte urbano
Bruno Freitas/EM/D.A Press

 

A prefeitura de Juiz de Fora divulgou hoje os três consórcios habilitados para a licitação do transporte coletivo, válida para os próximos 10 anos. Foram autorizadas sete empresas de ônibus de diferentes grupos, dos quais duas fazem parte de um mesmo conglomerado, participando com razões sociais distintas no Consórcio JF de Transportes Coletivos: Valadarense, de Governador Valadares; e Rodopass, de Belo Horizonte, pertencentes à família Carvalho. A partir desta sexta-feira (11), as empresas terão cinco dias úteis para apresentação de recurso administrativo e mais cinco dias úteis para contrarrazão. Passada a fase de recursos, os próximos passos serão avaliação das propostas técnicas e de preço, respectivamente. Os resultados serão divulgado nos Atos do Governo.

Estudo encomendado pela prefeitura de Juiz de Fora e divulgado pela empresa Tecnotran em janeiro apontou que apenas duas empresas ou consórcios serão capazes de vencer a licitação, dividida em três áreas operacionais e cujo processo foi iniciado em 22 de maio. A saturação do número de ônibus na região central (61,3% do total) é o principal gargalo da maior município da Zona da Mata mineira: das 395 mil viagens diárias, 113 mil tem como origem o Centro de Juiz de Fora e outras 128 mil como origem final. O edital, que avaliará a combinação de melhor técnica e preço, prevê internet em todos os ônibus, a otimização do tempo de viagem – sem que haja necessidade de aumento da frota –, atendimento de bairros mais distantes por micro-ônibus, frota mais nova e integração tarifária, além do monitoramento dos coletivos em tempo real (GPS), já implantado.

 

Bruno Freitas/EM/D.A Press

 

A cidade conta hoje com seis viações distribuídas em sete setores e com uma frota de 589 ônibus. O prazo de concessão conta com a possibilidade de prorrogação por mais dez anos.

 

CONSÓRCIOS PARTICIPANTES

-Manchester de Transporte Coletivo
Goretti Irmãos Ltda (GIL)
Transportes Urbanos São Miguel (Tusmil)

-Consórcio Via JF
Transportes Urbanos São Miguel de Uberlândia
Auto Nossa Senhora Aparecida (Ansal)
São Francisco

-Consórcio JF de Transportes Coletivos
Empresa Valadarense de Transporte Coletivo
Rodopass Transporte Coletivo de Passageiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *