Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Transporte de Cargas: Dicas Essenciais Sobre Segurança

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

O transporte de cargas é uma atividade que existe há séculos e que influencia diretamente na economia do nosso país. E por ser algo tão relevante, ele requer alguns cuidados, principalmente no que se refere ao quesito segurança.

 

Afinal, estamos falando aqui sobre mercadorias, sobre produtos de empresas, além, claro, de pessoas, sendo que, caso alguma eventualidade aconteça, problemas e prejuízos surgirão – o que, claro, ninguém quer.

 

Sendo assim, pensando nesse contexto, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas essenciais sobre segurança no transporte de cargas!

Então, se você quer saber quais são elas, continue acompanhando a leitura com atenção.

Se você procura por oportunidades de motorista de caminhão, clique aqui.

Dicas essenciais sobre segurança no transporte de cargas

Gerenciamento de riscos

 

O transporte de cargas é um tipo de operação que possui riscos. Isso é fato. Porém, com um gerenciamento adequado de cada processo e a adoção de medidas preventivas, tal circunstância é reduzida radicalmente.

 

Portanto, a primeira dica para se ter um transporte de cargas mais seguro e eficiente, é contratar uma empresa de gerenciamento de riscos.

 

Dessa forma, profissionais especializados farão todo um estudo e mapeamento de riscos do processo, além de oferecer auxílio e suporte nas mais variadas questões logísticas.

 

Contar com especialistas terceirizados é uma maneira inteligente para aumentar a efetividade do processo e reduzir custos.

 

Agora, é claro que para isso, é fundamental fazer pesquisas e buscar referências sobre a empresa que se quer contratar. 

 

Não faça essa contratação de qualquer maneira, ok?

Profissionais qualificados e treinamentos periódicos

 

Durante um transporte de cargas, os condutores possuem sérias responsabilidades. 

 

Por isso, é fundamental contratar profissionais qualificados, que, de fato, sejam capazes de realizar o serviço sem comprometer a sua integridade, o veículo e as mercadorias que estão transportando.

 

Além disso, é de suma importância investir em treinamentos para que haja oportunidades de aprendizado e aprimoramento aos condutores.

 

Portanto, a segunda dica para um transporte de cargas seguro, é contar com profissionais capacitados e realizar treinamentos periódicos para que eles possam estar sempre em constante aperfeiçoamento.

 

E esses treinamentos devem tratar desde a legislação de trânsito, até a direção defensiva, primeiros socorros e prevenção de acidentes.

 

Quanto mais informado, capacitado e sensibilizado o condutor estiver, menos problemas e riscos haverá para ele, para o veículo e para a carga a ser transportada.

Regiões e horários específicos

 

Não é novidade para ninguém que o Brasil é um país que possui altos índices de furtos e assaltos. E tais circunstâncias afetam diretamente quem trabalha com logística e transporte de cargas.

 

Por isso, outra dica importante é fazer um planejamento adequado de rotas, de modo a evitar regiões perigosas e horários que possuem pouca movimentação.

 

Além disso, é interessante dar preferência para o transporte diurno ao invés do noturno. Fazer deslocamentos à noite e/ou de madrugada costuma ser mais arriscado.

Viagens longas

 

Quando falamos em transporte de cargas, inevitavelmente existem viagens que são mais longas do que outras. 

 

E tratando-se desse tipo de viagem, é de suma importância se atentar a algumas dicas, como por exemplo, evitar viajar sozinho e fazer paradas estratégicas para descanso.

 

Dirigir cansado, com sono, sem alguém para revezar, ou ainda, utilizar métodos ilícitos e não indicados para se manter acordado, definitivamente não são escolhas certas quando o assunto é segurança no transporte de cargas.

Manutenção dos veículos

 

Para garantir um funcionamento adequado dos veículos que serão utilizados no transporte, é essencial que eles passem por manutenções/vistoriais regularmente.

 

Já pensou fazer todo um planejamento detalhado, investir em softwares de monitoramento e, no meio do trajeto, o veículo tem um problema por causa que esqueceram de trocar o óleo, por exemplo?

 

Como consequência disso, pode haver atrasos e pior, riscos por ficar parado na estrada, à mercê de roubos, assaltos, entre outros perigos.

 

Por isso, é de suma importância ter todos os cuidados necessários com os veículos, para que eles não tenham o funcionamento afetado, ainda mais em momentos cruciais.

 

Como estão os freios? Os pneus? As palhetas do para-brisa? Os níveis de óleo? Os sistemas de sinalização? Tudo isso deve ser verificado.

 

Os veículos precisam estar em perfeitas condições para o transporte. 

 

Então, investir em manutenções preventivas e preditivas é algo que, definitivamente, deve ser feito para se ter um serviço mais seguro e eficiente – ainda mais devido aos desgastes frequentes que os veículos sofrem em estradas brasileiras.

Seguro

 

Por fim, para evitar prejuízos e ter mais segurança no transporte, é essencial contar com um ou mais seguros de cargas.

 

É claro que ninguém deseja acioná-los, porém, é melhor prevenir do que remediar, não é verdade?

 

E se houver um roubo? Um assalto? Infelizmente, tais situações podem acontecer com qualquer um. E caso aconteçam, é importante estar preparado.

 

Portanto, para ter garantias e reembolsos em caso de problemas e adversidades, é de suma importância contratar um bom seguro para o transporte de cargas! 

 

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.