Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Tipos de combustível – gasolina aditivada ou comum?

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Um dos maiores problemas do brasileiro, nestes últimos anos, tem sido o aumento do combustível. Isso impacta diretamente na vida de todos, já que também gera um aumento no preço dos transportes públicos e no modo como nos locomovemos pela cidade. Nesta hora de crise, saber escolher seu combustível é essencial.

Muitos motoristas não sabem qual a diferença entre os tipos de combustíveis. Outros não sabem qual o melhor combustível para seu próprio carro. Para ajudar você nessa tarefa e para que você não tenha problemas com seu carro por causa disso, vamos explicar tudo sobre os tipos de combustíveis e suas diferenças.

Saiba a melhor opção de combustível para o seu veículo, se realmente deve escolher a gasolina aditivada e pegue a estrada com mais segurança.

Por que saber a diferença entre os tipos de combustíveis é importante?

Conhecer o próprio carro é uma tarefa que todo motorista deve cumprir. Isso significa que você também deve conhecer os diferentes tipos de combustíveis e qual deles é o melhor para o seu veículo.

O combustível é o que faz seu carro funcionar e, se ele não estiver agindo de forma correta, você pode ter inúmeras dores de cabeça. Seu carro não funcionará corretamente, você poderá ter diversos problemas mecânicos e isso atrapalhará muito sua vida como motorista.

O seu bolso também sofrerá caso você não preste atenção no tipo de combustível que está utilizando em seu automóvel.  Você evita gastos e idas ao mecânico quando respeita o funcionamento do seu carro.  Sem falar que você pode estar pagando a mais por um tipo de combustível de que não necessita.

Preste atenção no seu veículo, procure conselhos de especialistas e verifique, na hora da compra, que tipo de combustível deve utilizar. Seu carro agradece.

Quais os diferentes tipos de combustível?

Existem diversos tipos de combustível que podem ser utilizados. Em alguns casos, um tipo pode funcionar melhor do que o outro, pois tudo depende do carro e de como ele funciona. Hoje, existem 4 tipos de combustíveis que podem ser utilizados pelos carros. Você pode optar por gasolina, etanol, diesel ou gás.

O combustível a base de etanol pode ser comum ou aditivado. O Etanol comum é mais barato do que a gasolina. Esse tipo de combustível é feito a partir da fermentação da cana-de-açúcar e é hidratado para ser vendido.

No etanol aditivado, são colocados aditivos que melhoram a condição do combustível. Seu rendimento aumenta cerca de 3% em relação ao álcool comum. Os especialistas garantem que vale a pena investir no combustível a etanol quando ele estiver cerca de 30% mais barato do que a gasolina.

Outro tipo de combustível muito utilizado é o combustível a gás natural ou GNV. Essa é uma boa possibilidade para quem está preocupado com o meio ambiente. O combustível a gás não possui aditivos ou variações e é considerado o combustível mais puro. Ele também é o mais seguro e a opção mais barata.

Apesar disso, o carro já deve vir preparado de fábrica para receber combustível a gás. Ademais, o motorista que quiser passar a utilizar esse combustível deve ter certificação, já que o GNV trabalha com a pressão muito alta e isso pode ser perigoso.

O combustível a Diesel é outra opção dos condutores. Derivado do petróleo, é utilizado, no Brasil, apenas por veículos específicos. Por ser tóxico e inflamável, sua utilização por automóveis de passeio foi proibida no final dos anos 70.

Conheça os tipos de gasolina que podem ser utilizados no seu carro

 O mais comum dos combustíveis, no entanto, é a gasolina. Ela é a mais utilizada por motoristas no Brasil atualmente. Existem três tipos de gasolina: a gasolina aditivada, a comum e a premium.

A Gasolina Premium é a mais cara e a que possui a maior octanagem, ou seja, tem maior capacidade de resistir à compressão sem queimar. Sua coloração é amarelada e ela possui 25% de etanol em sua composição. Você deve ficar atento porque ela é mais indicada para motores mais potentes.

A Gasolina comum, conhecida como Gasolina C, é derivada do petróleo. É a mais barata, mas também a mais poluente. Tem 25% a 27% de etanol anidro em sua composição.

 Vale a pena utilizar gasolina aditivada?

 O último tipo de gasolina, e a preferida de muitos motoristas, é a aditivada. Essa gasolina é a mesma comum, só que com alguns agentes que trabalham como detergentes. Ela possui uma cor esverdeada e pode impedir o acúmulo de detritos.

A Gasolina aditivada ainda tem funções antioxidantes e anticorrosivas que ajudam a manter seu motor bem cuidado.

Muitos motoristas acreditam que ela é uma gasolina mais pura do que a comum, o que não é verdade, pois possui a mesma concentração de etanol. É necessário um tempo para que o motorista veja os benefícios da utilização desse tipo de combustível. Ela também é um dos combustíveis mais caros.

No caso de veículos usados, o bom é começar a utilizar a gasolina aditivada gradativamente. O seu uso só valerá a pena se for contínuo.

Veja também:

Álcool ou Gasolina?

Cuidado com a fraude na gasolina

Motor a diesel x motor a gasolina

Verifique qual o melhor combustível para seu carro e mantenha o seu funcionamento da melhor maneira possível! Para saber mais sobre carros e seus direitos como condutor, consulte o blog do Doutor Multas https://doutormultas.com.br.

Para mais informações, contate:

– E-mail: doutormultas@doutormultas.com.br

– Telefone: 0800 6021 543

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.