Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Simulado do Detran, saiba como fazer!

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Você gosta de testar os seus conhecimentos? Quer descobrir qual é o nível de conhecimento que você tem sobre as normas de trânsito?

Neste artigo, irei falar um pouco sobre os passos que você deve seguir para tirar a sua carteira de motorista e, ao final do texto, vou disponibilizar, para você, um link bastante importante para a sua formação como condutor.

Esse link dará acesso a um quiz que você poderá responder e, assim, testar os seus conhecimentos sobre vários assuntos relacionados ao trânsito.

O simulado consiste em uma prova de 30 questões de múltipla escolha baseadas nas leis de trânsito. Cada uma das questões apresenta várias alternativas, porém, apenas uma está correta. Ao término do simulado, você poderá conferir o número de acertos.

Então, acompanhe este artigo até o final e atualize os seus conhecimentos de condutor.

CNH e a 1ª habilitação

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também conhecida como carteira de motorista ou simplesmente carta, é, sem dúvidas, um dos documentos mais importantes para o usuário do trânsito.

O artigo 159 do CTB descreve melhor algumas particularidades da CNH:

 

  • “Art. 159. A Carteira Nacional de Habilitação, expedida em modelo único e de acordo com as especificações do CONTRAN, atendidos os pré-requisitos estabelecidos neste Código, conterá fotografia, identificação e CPF do condutor, terá fé pública e equivalerá a documento de identidade em todo o território nacional.

  1º É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo.”

 Quanto ao modelo do documento, atualmente, a CNH apresenta o número da carteira de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para adquirir a CNH, você deverá passar por um rigoroso processo de habilitação. Além disso, deverá haver um comprometimento sério do condutor com as normas estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) a fim de continuar com o direito de dirigir.

Ou seja, o motorista deverá ter uma conduta exemplar ao volante para não ser multado ou ter a sua CNH suspensa.

Vamos entender, agora, como funciona o processo de habilitação:

Para tirar a habilitação de condutor, é necessário que você faça a sua primeira CNH passando por um processo que inclui aulas, exames e provas.

De acordo com o art. 147 do CTB, para obter a habilitação, o candidato terá de submeter-se a exames feitos pelo órgão executivo de trânsito, nesta sequência:

  • relacionados à aptidão física e mental;
  • na modalidade escrita, sobre as leis de trânsito;
  • sobre conhecimentos relacionados aos primeiros socorros, de acordo com o CONTRAN;
  • de aulas de direção de veículos realizadas em vias públicas com automóvel de categoria compatível com a habilitação desejada.

 

O órgão que detém as resoluções aptas a detalhar todo esse processo é o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Para iniciar o processo de habilitação, acesse o site do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) e pesquise sobre o lugar e a forma que você deve começar o procedimento, pois o processo será diferente em cada estado.

Normalmente, o início se dá com o exame psicotécnico, previamente agendado, além de testes de visão, pressão, condição motora etc. Esses exames são, na verdade, uma primeira triagem de candidatos que tenham condições físicas e psicológicas para conduzir um veículo.

Se você foi aprovado nessa primeira seleção, você terá a possibilidade de se inscrever em um CFC (Centro de Formação de Condutores), empresa certificada pelo DETRAN a dar aulas tanto teóricas quanto práticas.

Veja o que diz a Resolução de Nº 572, de 2015, do CONTRAN sobre as aulas teóricas, as quais exigem 45 horas distribuídas da seguinte forma:

  • Com relação às leis de trânsito (18 horas);
  • Sobre direção defensiva (16 horas);
  • Em relação a conhecimentos sobre primeiros socorros (4 horas);
  • Sobre noções de proteção e respeito para com o meio ambiente e de convívio social no trânsito (4 horas);
  • Conhecimentos sobre o funcionamento do veículo (3 horas).

Após as aulas teóricas, você terá de fazer uma prova de múltipla escolha com 30 questões sobre tudo o que você aprendeu nas aulas. Dessas 30 questões, você terá de acertar, no mínimo, 21.

Se você for aprovado na prova prática, já poderá começar as aulas práticas em um simulador de direção (em alguns estados, o simulador deixou de ser uma exigência) e, logo depois, nas ruas. No total, você fará 25 horas de aulas práticas.

Caso você tenha concluído todas as etapas com sucesso até aqui, você terá de realizar a tão temida prova prática. No exame, você deverá ser capaz de estacionar na baliza em certo tempo estipulado e percorrer determinado trajeto nas ruas da cidade.

Caso você complete o trajeto e não cometa nenhum erro eliminatório, você terá conquistado a Permissão para Dirigir, mais conhecida como habilitação provisória, a qual terá validade de um ano.

Se, após esse tempo, você nunca tiver cometido uma infração de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou, então, se não tiver reincidido em uma infração de natureza média, você terá o direito de retirar a sua CNH definitiva.

Mas, ainda que a CNH seja chamada de definitiva, a sua validade não é para sempre. Ela é válida por cinco anos e, em casos de candidatos com mais de 65 anos, por três anos.

Bom, agora que você já ampliou um pouco mais os seus conhecimentos lendo este artigo, que tal fazer as questões do simulado e conferir o quanto você domina em relação às regras de trânsito?

É muito interessante que você faça o simulado, pois a prova é bastante parecida com o exame a que você será submetido ao fazer a sua CNH. E, mesmo que você já seja um condutor experiente, é sempre muito bom atualizar e enriquecer os seus conhecimentos sobre o trânsito.

O Doutor Multas teve o cuidado em elaborar esse conteúdo para você e disponibilizá-lo online e gratuitamente. Trata-se de uma prova com temática inteiramente voltada para a boa conduta do motorista ao volante!

É importante salientar que esta prova é apenas uma proposta de treinamento dos seus conhecimentos acerca das regras de trânsito. Assim sendo, ela não substitui o exame original.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação ao simulado, entre em contato com o Doutor Multas pelo telefone 0800 6021 543 ou envie uma mensagem para o e-mail doutormultas@doutormultas.com.br.

Boa sorte!

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

2 thoughts to “Simulado do Detran, saiba como fazer!”

  1. O DETRAN deveria divulgar que possui um cadastro de CONDUTORES e outro dos AUTOMÓVEIS. Um não ajuda ao outro quando necessário. Mudei de residência, para onde o DETRAN enviou notificação de processo por pontos na CNH. Não me achou, é óbvio!!! Não procurou saber novo endereço onde chegam todas as multas recebidas. É esperto para mandar multas, mas se o condutor precisar se defender, não é avisado no endereço para onde chegam as multas. Transparência ZERO, a Lei 12.527, de 2011 é ignorada pelo órgão do estado de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.