Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Seguro de carro temporário pode ser vantajoso. Entenda!

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

O seguro de carro temporário não é ofertado por todas as seguradoras, mas pode ser bem útil e proporcionar muita economia em caso de sinistro.

Carro e seguro combinam perfeitamente, mas esse produto na sua modalidade tradicional nem sempre atende as necessidades. Isso fez com que surgisse o seguro de carro temporário.

A questão é que existe muita discussão se ele vale realmente a pena. Há quem diga que ele é mais caro, outros falam que o custo benefício compensa. Enfim, existe bastante discussão sobre o tema, para chegar a uma conclusão é preciso entender sobre ele.

https://pixabay.com/pt/photos/contrato-neg%c3%b3cios-documento-945619/

O que é o seguro auto temporário?

O seguro auto temporário é um seguro de carro que pode ser contratado por períodos menores que o seguro tradicional. Isso significa que é possível ficar com eles meses, semanas ou até mesmo dias.

O tempo de contratação pode variar de acordo com o que a seguradora oferece e a necessidade do usuário. Por exemplo, quem aluga um carro normalmente conta com esse seguro temporário.

De acordo com o tempo que fica com o carro locado terá acesso ao seguro e isso está estabelecido no contrato de locação. Essa parceria que havia entre as seguradoras e locadoras de veículos agora está acessível para usuários finais.

Vamos supor que a pessoa precise proteger o carro durante uma viagem de férias de um mês. Ela pode contratar o serviço e garantir as coberturas enquanto estiver passeando.

Apesar de não haver uma prazo certo para contratar esse serviço, o mais comum é que ele seja disponibilizado por períodos de 30 dias ou seis meses.

Quais as coberturas do seguro auto temporário?

As coberturas disponibilizadas podem variar conforme o que está sendo contratado. É possível escolher algumas proteções para o veículo.

O seguro contra roubo e furto é bastante comum, somado a ele está a cobertura para casos de colisão. Essa última quando acionada exige o pagamento de franquia por parte do segurado.

Outras possibilidades são as proteções para vidro, contra terceiros, passageiros e outras.

A assistência 24 horas também é bastante útil para os motoristas e está inclusa nas proteções disponibilizadas. Assim será possível usar o guincho, socorro mecânico e elétrico, pane seca e troca de pneus.

Qual o preço do seguro?

O valor do seguro dependerá das coberturas que estão sendo contratadas, tempo que ficará com a proteção para o carro e outras variáveis.

Para saber qual será o valor do prêmio a seguradora aplica um questionário para entender os riscos, assim como no seguro tradicional. Conforme as informações coletadas e análise feita é que o valor será determinado.

Cada motorista terá um valor único a pagar por conta das variáveis, portanto, é preciso solicitar uma cotação personalizada.

Em comparação com o valor do seguro tradicional, é possível que ele saia um pouco mais caro. Se fizer os cálculos comparando o preço por dia, o seguro de carro temporário pesa mais no bolso. Isso acontece porque os custos administrativos são divididos por um período menor.

Apesar disso, quando se analisa o custo-benefício, investir no seguro pode ser bem interessante.

Quando é indicado contratar o seguro de carro temporário?

O seguro auto temporário costuma atender bem as pessoas que precisam de uma proteção para o veículo por um curto período de tempo.

Vamos supor que o seu carro não tenha seguro e pretende viajar e quer ter mais tranquilidade. É possível contratar o serviço, por exemplo, por um mês para cobrir o período da viagem. Assim poderá relaxar e contar com uma proteção a mais se algum imprevisto acontecer.

Ele também pode ser bastante útil quando se está com um carro emprestado por um tempo ou usa o carro da empresa. Essa é uma garantia de que não precisará arcar com os custos do carro dos outros se tiver uma colisão ou roubo.

Mencionamos anteriormente que no aluguel do veículo existe esse seguro. Eles já costumam estar embutidos no preço cobrado na locação, porém, permite contratar coberturas extras.

Podemos resumir dizendo que o seguro de carro temporário é indicado para quem não quer ter preocupações com o carro e não pretende ter prejuízos. Assim, optar por ele acaba sendo um investimento de curto prazo sobre o bem.

Se precisar, agora já sabe que pode contar com o seguro auto temporário por um determinado período e não ficar aflito em andar com o carro.

Por: Jeniffer Elaina, do site SeguroAuto.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.