Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Passo a passo para recorrer de multas injustas

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Ao cometer um erro no trânsito, é normal receber uma multa como forma de penalização. Essa informação já é senso comum. Porém, acontece de, em vários casos, a pessoa receber uma multa sem ter cometido infração alguma, pois sabemos que erros acontecem e ninguém está imune de cometê-los ou de ser vítima de um engano.

De qualquer modo, ninguém quer ter que pagar por um erro não cometido. No que se refere ao trânsito, sabe-se que uma multa acarreta em algumas consequências ao condutor, levando-o até a perder sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Por isso, é preciso saber que existem maneiras de recorrer de multas e, neste artigo, explicaremos passo a passo como fazer.

Recorrer multa é um direito seu e deve ser exercido

1º Passo: Defesa Prévia

Antes que a multa seja oficializada, a pessoa é autuada. A autuação é apenas a indicação de que um erro foi cometido no trânsito. Assim, o primeiro documento recebido é a notificação de autuação, na qual o responsável estará indicado, bem como a infração estará registrada, de modo a detalhar suas características.

É a partir do recebimento desse documento que se pode dar início ao processo de defesa. Mais conhecido como Defesa Prévia, o primeiro passo é entrar com a Defesa da Autuação. Esse processo deve ser aberto dentro do período de 15 dias, contados a partir do momento em que o condutor tomou ciência de ter sido autuado.

Dessa forma, é interessante lembrar que há 2 maneiras de ser avisado da infração. Uma delas é o auto de infração, no qual o motorista recebe, no ato da abordagem, quando o auto é lavrado pelo agente. Outro meio de ser notificado é por correspondência enviada ao endereço do proprietário do veículo. Já nessa situação, a chance de ter ocorrido alguma falha na autuação é maior, pois é possível que o registro da infração tenha sido feito equivocadamente.

2º Passo: Recurso à JARI

Assim como existe a possibilidade de cancelar a multa ainda na defesa prévia, há a chance de que ela seja negada. Porém, como todo condutor tem direito, por lei, de recorrer, existem outros 2 passos para questionar a penalidade. Um deles é o recurso à JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração).

Neste momento, o condutor autuado estará recorrendo, em primeira instância, da multa que se concretizou com o indeferimento da defesa prévia. É necessário atentar ao prazo para que o processo de recurso seja iniciado, pois, depois de encerrado, não será mais possível recorrer. Assim, lembre-se de que o prazo para abrir o processo é o mesmo para o vencimento do pagamento do valor da multa.

3º Passo: Recurso ao CETRAN

Assim como a defesa pode ser negada, a JARI também pode indeferir o recurso. Neste caso, ainda existe uma tentativa, que é recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito, mais conhecido como CETRAN. Aqui, mais uma vez, é indispensável atentar ao prazo, para não desperdiçar a última oportunidade de não sofrer as penalidades. Para recorrer ao CETRAN, o interessado tem 30 dias, a partir do momento de ciência da deliberação da JARI.

Dicas para elaborar um bom recurso

Elaborando um recurso de multa bem sucedido

Recorrer de uma multa não tem nenhum mistério, porém, tomar cuidado em alguns aspectos da elaboração do recurso pode aumentar suas chances de êxito. Por isso, separamos algumas dicas para você.

A primeira delas é atentar aos dados que constam no auto de infração. Qualquer erro de identificação do condutor ou do veículo pode cancelar a multa. Outro conselho que lhe damos é utilizar documentos que possam comprovar que você não estava no local e hora registrados no auto de infração, quando assim for o caso.

Mais uma informação importante a considerar é referente à data em que o condutor foi notificado, pois é determinado, em lei, que a notificação de autuação, caso não seja entregue na hora, deve ser expedida em até 30 dias após a autuação.

Uma multa, além de prejuízo financeiro, registra pontos na carteira e pode, inclusive, fazer com que seu direito de dirigir seja suspenso, conforme mencionamos inicialmente. Portanto, o mais importante é não esquecer que o direito à defesa é previsto em lei e, principalmente em casos de multas aplicadas injustamente, é preciso fazê-lo valer.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

100 comentários em “Passo a passo para recorrer de multas injustas

  1. Transitava por uma Avenida e precisa retornar devido a estar me sentindo mal de um tratamento de câncer que faço há 4 anos.
    Ao deparar com uma via que daria como retornar parei na esquina da Avenida, dei ré de 2 metros na Avenida e entrei de ré em uma via transversal onde também dei ré de aproximadamente 3 metros. Aguardei o sinal abrir e atravessei a Avenida retornando.
    Havia uma viatura da PM me observando e não me abordaram. Passado alguns dias recebi duas multas:
    1ª – TRANSITAR EM MARCHA À RÉ, S ALVO NA DISTÂNCIA NECESSÁRIA A PEQUENAS MANOBRAS – CÓDIGO = 58270
    2ª – TRANSITAR PELA CONTRAMÃO DE DIREÇÃO EM VIA COM SENTIDO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO – CÓDIGO = 57380
    Não concordo com a 2ª autuação, não transitei pela contramão e sim dei ré igual à 1ª infração.
    Acho que não caberia duas autuações porque foi apenas uma manobra.
    Gostaria de uma orientação.

    1. Boa tarde, Jonilson. Sempre que achares que existe um erro, tens o direito de recorrer. Para podermos lhe auxiliar melhor, solicito-lhe que nos envie por e-mail (doutormultas@doutormultas.com.br) a sua notificação para que nossos consultores possam fazer uma análise gratuita da mesma, e assim, passar as orientações de como você pode proceder no seu caso. Para retorno urgente pode nos contatar pelo número 0800 602 1543.

  2. Boa tarde! Recebi uma notificação por transitar em faixa exclusiva, porém, estava numa travessa da via principal, e para sair dessa travessa fiz uma conversão mais fechada a direita e já acessei a pista central, não andei nem 100 metros para essa troca, e a notificação não tem foto. Recebi no dia 03/01/19, é possível recorrer e esta no prazo? Obrigada

    1. Boa tarde, Débora. O prazo vem especificado na notificação de autuação, ele é contado a partir da data em que o órgão a envia. Para podermos lhe auxiliar melhor, solicito-lhe que nos envie por e-mail (doutormultas@doutormultas.com.br) a sua notificação para que nossos consultores possam fazer uma análise gratuita da mesma, e assim, passar as orientações de como você pode proceder no seu caso. Para retorno urgente pode nos contatar pelo número 0800 602 1543.

  3. Bom dia! Hoje 19/01/19 ao consultar o boleto de licenciamento, descobri que tem uma multa ; DESCRIÇÃO: TRANS VEL SUP PERMITIDA MAIS DE 20 % ATE 50
    PONTOS/GRAVIDADE: 5 – GRAVE
    DATA/HORA; 04/05/2018 10:44
    VENCIMENTO: 27/10/2018
    Nunca recebi nenhuma notificação, e na descrição da multa no site não tem nenhuma evidencia “fotos”.
    Posso recorrer tendo em vista que não recebi nenhuma notificação para recorrer no prazo dos 15 dias.?

    Obrigado…

    1. Boa tarde, Jonilson. Sempre que achares que existe um erro, tens o direito de recorrer. Para podermos lhe auxiliar melhor, solicito-lhe que nos envie por e-mail (doutormultas@doutormultas.com.br) a sua notificação para que nossos consultores possam fazer uma análise gratuita da mesma, e assim, passar as orientações de como você pode proceder no seu caso. Para retorno urgente pode nos contatar pelo número 0800 602 1543.

  4. Bom dia! hoje 18/01/19 ao consultar o site parar verificar o boleto de licenciamento, verifiquei que consta uma multa (TRANS VEL SUP PERMITIDA MAIS DE 20 % ATE 50 %) Grave em 04/05/2018 com vencimento em 27/10/2018, não recebi nenhuma notificação e na multa não tem evidencias “fotos”. Posso recorrer??
    Obrigado

    1. Boa tarde, Jonilson. Sempre que achares que existe um erro, tens o direito de recorrer. Para podermos lhe auxiliar melhor, solicito-lhe que nos envie por e-mail (doutormultas@doutormultas.com.br) a sua notificação para que nossos consultores possam fazer uma análise gratuita da mesma, e assim, passar as orientações de como você pode proceder no seu caso. Para retorno urgente pode nos contatar pelo número 0800 602 1543.

  5. olá, meu amigo levou uma multa no veiculo de minha propriedade e não me atentei para indicar ele como conduto, essa semana chegou uma carta do Detran que eu tenho 15 dias para apresentar a defesa. Consigo transferir pra ele?

    1. Boa atarde, Jean.
      A indicação é feita na notificação de autuação dentro do prazo estipulado, terá que verificar na notificação se ainda tem prazo para indicação, se sim, é possível transferir. Para podermos lhe auxiliar melhor, solicito-lhe que nos envie por e-mail (doutormultas@doutormultas.com.br) a sua notificação para que nossos consultores possam fazer uma análise gratuita da mesma, e assim, passar as orientações de como você pode proceder no seu caso. Para retorno urgente pode nos contatar pelo número 0800 602 1543.

  6. Olá. Fui notificada por uma infração ocorrida no dia 23 de novembro. A data de postagem da infração é do dia 21 de dezembro. Com as festas de fim de ano, recebi a correspondência apenas dia 02 de janeiro. Como comprovar que fui notificada após os 30 dias?

    1. Olá, Luciana. Nesse caso os 30 dias são para o envio da notificação, no caso o órgão teria que enviar a notificação até o dia 23 de dezembro, quando se completaria um mês. A responsabilidade do seu recebimento infelizmente não é deles.

  7. Vendi um carro a mais de 14 anos atrás na agência, a mesmo não retirou ou fez a trasferencia do carro pra outra pessoa, resumindo quem ficou com o carro fez 153 multa e eu fiquei sabendo agora ao pagar o Duda pra renovar minha carteira, eu mesmo ja comprei três carros depois desse, nunca fiz multa , nem bati em fim nunca cometi infração alguma

  8. Boa noite. Recebi uma notificação de uma multa por ter feito uma conversão a esquerda proibida, eu segui a orientação do GPS. Existe possibilidade de recorrer?

    1. Bom Dia! Eduardo, se houver prazo para a defesa existe grandes chances de recorrer. Nos encaminhe sua notificação para nosso e-mail:doutormultas@doutormultas.com.br para analisarmos seu caso. Abraços

  9. Fiz a revisão em minha moto duas semanas antes de viajar para um destino a 90 km. No caminho passei por duas blitz e na terceira fui parado sob a alegação que o farol estava apagado. Fui pego de surpresa e notei que o farol de luz alta estava funcionando, apenas o de luz baixa havia queimado. Fui tratado de forma grosseira pelo agende de trânsito que informou que apreenderia meu documento e se não houvesse alguém para retirar meu veículo ele seria guinchado. Após mais algumas demonstrações de grosseria ele começou a falar em cifras do quanto sairia caro, juntando a multa, o guincho e por ser uma sexta-feira as diárias. Me posicionei que havia feito a revisão e me preparado para tal viagem e que foi uma surpresa tal ocorrência. Passado algum tempo o guarda ficou impaciente por ver que eu não iria oferecer uma contra-proposta registrou a multa e me liberou. Como posso recorrer, tendo o comprovante de revisão periódica?

    1. Boa Tarde! Eraldo, infelizmente passamos por situações inesperadas como essa, mas você poderá entrar com o recurso em seu caso. Qualquer dúvida nos encaminhe sua notificação pelo e-mail:doutormultas@doutormultas.com.br ou entre em contato pelo SAC:0800-6021543.Abraços

    1. Boa Tarde! Nos encaminhe sua notificação pelo e-mail:doutormultas@doutormutas.com.br para analisarmos seu caso. Desde já estamos á sua disposição. Abraços

  10. Bom Dia.

    Recebi uma multa por deixar pessoa nao habilitada dirigir, na cidade de Itatiba. Moro em Salto e nunca fui a essa cidade, foi uma multa aplicada pelo agente de transito. Na notificacao possui o nome de uma pessoa que nao conheco, que imagino ser quem foi buscar o carro com o nao habilitado. Como recorrer?? Meu carro pode ter sido clonado, o que fazer??

    1. Boa Tarde! Marcio, se você tem dúvidas se o seu veiculo fora clonada, deverás registrar um Boletim de Ocorrência. Mediante todos esses fatos, você poderá entrar com sua defesa. Nos encaminhe por e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br sua notificação ou entre e contato pelo SAC 0800-6021543. Abraços

  11. Bom dia ! Recebí uma notificação de autuação : estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo em BH . Sempre utilizo o talão do rotativo e preencho o mesmo corretamente , respeitando o tempo e as vagas definidas … Como posso provar que estava utilizando o rotativo no painel do veículo , já que não houve abordagem de agentes ? Grato .

  12. Boa tarde! Levei 1 multa gravíssima por atravessar um sinal vermelho .porém tenho 80% de certeza que nesse dia o sinal estava oscilando e só tenho até dia 24 de outubro pra recorrer a multa custa 299.00 . Socorro como posso ter 100% de certeza se o sinal estava ou não oscilando ? Pois me lembro bem que que verifiquei se nenhum outro veículo ou pedestre estava vindo .e além disso um motoqueiro tbm passou com o sinal vermelho .porém não sei se ele levou ou não multa já que com o sinal oscilando nem sempre ele vai estar no vermelho .. me ajuda esse valor é uma fortuna em 9 anos de carreira CNH B .eu só tenho 1 multa de moto . Sendo que não sei nem segurar 1 moto em pé. Ou seja nunca levei uma multa de carro.

      1. Boa noite!Moro no interior e recebi uma multa gravissima manuseando celular aí em sp!O pior é que não estive no dia e tbm no local da infração !!Tem como recorrer e tbm chances de ganhar,pois a multa é gravissima,ou seja,7 pontos!

  13. Recebi uma multa por passar sinal vermelho num cruzamento em São Paulo mas no mesmo dia e hora estava em Mogi Mirim, interior de São Paulo em um cliente. Como se passou mais de 15 dias do ato da infração (06/09), meu cliente NÃO tem mais o vídeo de eu chegando e saindo…
    Como posso recorrer sendo que nem foto na multa Tem?

  14. Olá tudo bem?
    Como recorrer a uma multa que indica que eu estava utilizando o celular dirigindo???
    Nunca faço isso .
    Eu tenho o separador para coloca lo para usar o gps…

  15. Boa tarde!
    Estava parado no sinal de uma rua principal (Est Tindiba, RJ), após ele ter ficado verde, segui, porém, eu iria entrar logo à direita, na Av Nelson Cardoso (o sinal fica na esquina com a Nelson Cardoso). Na Nelson Cardoso, também tem um sinal, e estava com muito trânsito, pois, o sinal da Nelson Cardoso, estava fechado (sai de um sinal e ao virar à direita, tem outro). Como o sinal estava fechado e com muito trânsito, fiquei em cima da faixa de pedestres da Est do Tindiba, e quando o sinal da Nelson Cardoso abriu e eu consegui andar, entretanto o sinal da Est do Tindiba estava no amarelo e ficou vermelho, ou seja, avanço de sinal. Tem como recorrer? aqui no Rio de Janeiro, a maioria dos recursos são desfavoráveis… ainda mais essas que têm fiscalização eletrônica…
    desde já, agradeço.

  16. Boa noite, vou ser multado por ter ultrapassado sinal vermelho porém o sinal estava no amarelo passando pro vermelho porém consta foto mas eu sei q n ultrapassei ele vermelho tem como recorrer mesmo com a foto?

  17. Bom Dia!! Cometi o erro de passar sinal vermelho por necessidade, estava como minha mãe ido a uma consulta medica e ela começou a passando mal dentro do carro, e preocupado acabei infringido o sinal vermelho, e não era em um cruzamento, e a uma semana recebi esta notificação da infração, tenho o recibo da consulta e a receita que foi passada pela medica

      1. Cara para que você faz um blog para ficar dando essa resposta pronta? a analise de vocês não tem nada de gratuita, fazem uma analise superficial e fica o tempo todo tentando coagir a adquirir o plano de vocês, não seria melhor vocês fazerem uma 1ª analise gratuita mesmo, e com isso fidelizar os clientes. para que nas próximas multas adquiriram o serviço.

        1. Boa Tarde!Edu Santos, em relação a suas afirmações, para nos conhecer melhor entre em nosso site do Doutor Multas por gentileza, não fornecemos respostas superficiais, mas sim as informações que precisamos para analisar seu caso e verificarmos se existe a possibilidade de recorrermos, nossa analise é gratuita, mas para elaborar seu recurso é solicitado uma taxa para o mesmo. Caso prefira entre em contato conosco pelo SAC: 0800-602-1543. Abraços

  18. Boa tarde, recebi uma multa sem nunca ter passado pela via citada. Acredito que o agente errou minha placa. Em pesquisa encontrei uma placa semelhante que já tem várias multas pelas proximidades. Como proceder?

    1. Boa tarde, recebi uma notificação de infração, dirigindo na contra-mão em uma via de sentido único. Porém, não cometi essa infração, visto que, além de não conhecer essa rua, não estava nem perto dela, quando supostamente fui multado. Resumindo, não estava transitando no local.

  19. Ola Boa Tarde!

    Gostaria de pedir auxilio quanto a uma autuação que recebi da seguinte forma estacionar em cima da faixa de pedestre as 21:40 no dia 22/06/2018 mas na notificação veio como sem numero na rua e a minha pergunta quanto a autuação teria como recorrer a essa autuação?
    Meu questionamento:
    Horário da autuação?
    Por nao ter numero no local?

    Por favor aguardo seu retorno.

  20. Tomei 2 multas mas eu não fui a infratora meu marido estava dirigindo não quiseram saber de mim só dele nd de documentacao minha nem do carro pediram a ele teste do bafômetro ele não fez e outra por dirigir sem CNH td ficou 3800 não tenho condições posso recorrer

    1. Boa tarde, tudo bem? Agradeço o seu comentário! Vamos recorrer d todas essas multas! Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  21. Olá ,comprei um carro recentemente ném transferir,fui multado ,por lâmpadas super brancas( não e Xenon) é um pneu careca,o doc.do carro foi aprendido.mas não recebi nenhum papel me informando da multa.isso faz 2 dias .o que devo fazer?

    1. Boa tarde, tudo bem? Agradeço o seu comentário! Se você não recebeu as notificações em sua casa, entre no site do DETRAN com o seu cadastro, ou do órgão autuador (o órgão que te multou).

      Depois vá em CONSULTA INFRAÇÕES (se estamos tratando de multas) ou CONSULTA PROCESSOS (se estamos tratando de um processo de suspensão ou cassação).

      Depois disso é só clicar em cima daquele que você deseja consultar. Clique em GERAR NOTIFICAÇÃO DE PENALIDADE para analisarmos qual o prazo recursal!

      Nos envie uma foto da sua notificação para o nosso email doutormultas@doutormultas.com.br para receber uma análise gratuita! Aguardamos o seu contato. Se desejar contato urgente pode nos contatar pelo 0800 602 1543. Abraços!

  22. Boa tarde, tomei uma multa no carro da minha esposa, estava em uma avenida a 40 km próximo a faixa de pedestres. Quando um agente de trânsito da guarda municipal de nova lima se jogou em frente do meu carro sem que eu tivesse possibilidade de parar para que ele atravessasse a faixa. Pois Bem, tirei um fino dele e ele me multou, se eu conseguisse parar o carro seria em cima da faixa no qual resultaria multa da mesma forma. Agora recebia a multa, ainda consigo recorrer? E se sim, o que eu poderia alegar.
    Desde já agradeço

  23. Boa tarde Gustavo!

    Um agente me autuou ao entrar na faixa exclusiva de onibus para convergir à direita, sendo que há a placa informando que isso é autorizado. Todo dia faço o mesmo caminho para meu trabalho, porém, na AIT ele escreveu “veiculo não convergiu à direita” e “não adentrou a lote lindeiro”. Mas eu convergi!! é meu único caminho… como comprovo?

    Help!!

  24. Eu levei 3 multas no mesmo lugar, hora e data a diferença é que uma diz que estava ameaçando os pedestres, a outra que eu estava em zigzag, na pista e a última que passei no sinal vermelho, não tem foto foi um agente que aplicou as 3 eu estava em casa dormindo com a minha mãe e a moto estava no reparo pq não estava funcionando. Como posso recorrer

  25. Recebi dois autos de infração de avanço ao sinal vermelho no mesmo dia.
    Ocorre que era um domingo de manhã, havia chovido, asfalto molhado mas trânsito tranquilo, mas ao tentar frear tanto na ida quanto na volta o carro foi derrapando e não parou.
    Nesse caso, eu teria alguma chance de sucesso, ou seja, haveria argumento para defesa?

    grata, Vera

  26. Quando eu recebor notificação de autuaçâo se eu não recorer ate na data prevista e logo depois eu recebo a notificação de penalidade eu posso mesmo assim eu posso recorer

  27. Olá boa noite recebi uma notificação de multa por avançar o sinal vermelho. Mas na notificação não consta a foto do veículo pois o semáforo não tem equipamento. O que posso fazer para recorrer

  28. Olá Boa tarde,
    Gostaria de saber como recorrer de uma notificação de multa, pois foi multado na GO 060, km 11 em
    Trindade-GO, as 08:12h da manhã, e moro em Itumbiara-Go, e nunca estive em Trindade-GO.
    Aguardo orientação.
    Att:

  29. Fiquei sabendo de uma multa pela internet. Fui atrás pra mi enformar e constava que é uma multa gravíssima .ultrapassagem pela contramão em coritiba 17 :20 da tarde do dia 09/11/17.O problema e que eu moro em marechal cândido rondon.trabalhei com ponto digital no mesmo dia as 22:00 Horas. E eu nunca fui a coritiba e trata se de uma moto ybr 125 de uso exclusivo para locomoção ao trabalho .moto 2008 unico dono e de baixa kilometragem.uma multa de 1170.00$

    1. Você deve recorrer, Fabio!
      Este tipo de caso é facilmente revertido. Caso precise de auxílio na elaboração do recurso, você pode me contatar: 0800-6021-543.
      Não se preocupe, você conseguirá anular esta multa indevida 😉

  30. Boa tarde queria saber uma coisa aconteceu comigo comprei um carro em 2014 nunca paguei multas dele até hj e fui renovar minha CNH e na hora a menina no Poupatempo disse que estava cassada e o pior foi numa quinta feira e eu estava dentro da firma trabalhando

  31. Boa tarde
    Fui multado no dia 16/09/2017
    Por estacionar na calçada
    Porém neste dia eu não estava no local que ocorreu a multa
    Estava trabalhando recorri mas veio a cobrança na avenida que entro pra ter acesso a Rua do trabalho tem câmeras no sinal
    Como faço pra ter acesso as imagens
    E a Rua que fui atuado não sei onde fica

  32. No dia 28/11/2017 meu veículo foi autuado e só fui comunicado pelo correio hoje, 03/01/2018, portanto passaram mais de 30 dias. A data da expedição do auto foi 21/12/2017. A descrição relata: ULTRAPASSAR P/ CONTRAMÃO LINHA D/ FLUXOS OPOSTOS. Além do tempo de comunicação do auto de infração ter expirado como fazer esta ultrapassagem se após 200m do início dos picolés que ficam fixados no asfalto entro para o meu condomínio, nunca fiz e nunca farei este tipo de ultrapassagem porque não há sentido, basta ter um pouco de paciência caso aja algum carro na frente. Não concordo com este auto de infração.

    1. Oi, Sérgio!

      Você deve recorrer em todas instâncias possíveis pois, obviamente, esta multa foi aplicada indevidamente.
      Tente coletar algum tipo de evidência de que você não pode ter cometido a infração.

      Se precisar de ajuda, entre em contato comigo: 0800-6021-543

  33. Bom dia Gustavo!
    No para-brisas do meu carro tinha um auto de infração alegando não estar com o cartão da área azul. Já posso recorrer? Como fazê-lo?

    1. Você poderá recorrer assim que receber a notificação, Amanda. Nele virá o prazo que você terá para recorrer.
      Primeiramente você fará a defesa prévia. Se precisar de ajuda, entre em contato comigo: 0800-6021-543

  34. Olá Gustavo.
    o carro da minha esposa foi multado por parar na faixa de pedestre em sorocaba em setembro, so que nos nunca fomos la o que ela deve fazer.

    1. Oi, Alexandro!

      É necessário dar entrada com um recurso. Tente coletar o maior número de provas de que ela não estava no local.
      Se precisar de ajuda com este recurso, entre em contato comigo por telefone: 0800-6021-543

  35. Boa tarde,
    Fui abordado pela PRF e me aplicaram 3 multas que no dia de hoje constam como Auto(s) de Infração no Renavan da viatura. Para reclamar tenho que esperar a comunicação escrita, via correios? Será que essa comunicação acontece?
    Obrigado pela informação.

  36. Boa tarde ,
    Gostaria de uma orientação urgente. Recebi uma multa altíssima, por ultrapassagem. Mas quando fiz a ultrapassagem estava livre e ainda com a linha pontilhada. O DR que multou. Não bloqueei nem prejudiquei ninguém na ultrapassagem.
    Como faço para recorrer nesta situação? Aonde ir, o que levar?
    Artigo 191 – está falando para entregar a declaração até dia 15/12 – Está assim, forçar ultrapassagem entre veículos transitando em sentido oposto!!

    O que eu faço?

  37. Gustavo bom dia.
    Tomei duas multas em uma semana, em um semáforo com câmeras, mais achei muito estranho, pois sempre aguardo abrir, este semáforo passo por ele 2x ao dia, será que pode ter algum defeito no sistema?
    Na foto da multa não consta o semáforo vermelho, somente minha moto.

    1. É bem provável que haja algum defeito no equipamento, Thiago. O órgão autuador deve provar que houve sim a infração. Se não houver provas ou se o equipamento não tiver com a vistoria em dia, a multa será anulada.
      Caso você precise de ajuda com a elaboração do recurso, peço que me ligue e vou fazer o possível pra te ajudar: 0800-6021-543 | doutormultas@doutormultas.com.br

      1. Boa noite! Fui multado duas vezes por avanço de sinal… Diferença de 2 min.. as fotos são as mesmas( idênticas)… A duas questões horário 23:40 e a segunda 23:local de risco de assalto, e duplicidade

  38. Fui multado supostamente por avanço de sinal na Av. franscico Sá/ Amazonas, bairro Prado sentido Gutierrez na da ta de 07.09.2016, comprovadamente está provado via foto meu veiculo devidamente parado ao lado de demais veiculos com lanternas traseira ligada como os demais aguardando a abertura de sinal, fotos efetivada pelo próprio autor da multa. Assim sendo, compareci ao local e constatei veiculos na mesma condição das foto enviada. Portanto, não cometi qualquer infração é visível e comprovada a falcatrua, Recorri da notificação no prazo legal com toda documentação, mas nenhuma resposta fora dada pe Prefeitura de BH através da Secretaria de Serviços urbanos. toda as fotos, e defesa foram enviada. O que poderei fazer.

    1. Peça o arquivo de imagens, tem uma filmagem inclusa, que elimina este problema, o que se deve ressaltar é que o limite é a faixa de retenção, se vc parou depois da faixa, ainda que não completou a travessia do cruzamento, já pode ser autuado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.