Skip to main content
 -
Gustavo Fonseca é Cofundador do Doutor Multas. Criado há 9 anos com o objetivo de ajudar os motoristas, já evitou que + de 5.200 clientes perdessem a CNH com consultoria administrativa personalizada. É dedicado a disseminar conteúdo relevante para conscientizar as pessoas sobre as Leis de Trânsito.

Perdi a CNH. O que eu faço?

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Perder a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é algo que pode acontecer com qualquer pessoa e as consequências disso podem acabar gerando muita dor de cabeça.

Caso isso aconteça com você, o primeiro passo que você deve tomar é refazer o trajeto percorrido para tentar encontrá-la.

Também é interessante você fazer uma busca nos setores dos achados e perdidos dos Correios, pois pode acontecer de alguém ter encontrado o documento e deixado em uma agência.

Os Correios guardam os documentos extraviados por um período de 60 dias (contados a partir do dia que chegaram à agência) e, depois desse tempo, são encaminhados aos órgãos emissores.

A retirada dos documentos deverá ser feita somente pelo titular, que deverá pagar uma taxa de, em média, R$ 5,00.

No entanto, se você foi roubado ou furtado, a probabilidade de encontrar a sua CNH é muito menor. Mas, seja qual for o seu caso, é importante sempre fazer o BO, além de tomar outras providências.

Registre o Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil. Esse é o primeiro passo que você terá de dar.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, qualquer pessoa pode comunicar a uma autoridade da ocorrência de infração, seja verbalmente ou por escrito, fazendo, desta forma, o registro do BO.

Como existe a possibilidade do documento extraviado cair em mãos mal intencionadas, o Boletim de Ocorrência poderá ter um caráter preventivo.

Um BO facilita muito as coisas para você se algum ato ilícito for cometido em seu nome sem você ter participação no caso ou se não tiver dado o seu consentimento para tal ato.

Registrar a perda da Carteira Nacional de Habilitação em Boletim de Ocorrência traz muitas outras vantagens para o proprietário do veículo, como veremos a seguir:

  • Vá até uma delegacia de Polícia Civil e faça o registro explicando detalhadamente como foi que você perdeu a CNH. Desta forma, você receberá o BO;
  • Também existe a possibilidade de fazer o registro pela internet. É bem mais prático e cômodo para você. Cada estado disponibiliza um sistema próprio para o registro online do BO.
  • O BO eletrônico tem a mesma validade legal que o BO tradicional, emitido quando você comparece pessoalmente na delegacia de Polícia Civil.
  • Entretanto, é preciso atentar para o fato de que nem todas as ocorrências podem ser registradas pelo sistema online. Por exemplo, embora cada estado tenha suas próprias regras, na maioria das vezes, você poderá registrar casos de furto ou extravio de documentos, porém, não poderá registrar, pela internet, os casos de roubo.

Lembrando que o furto é caracterizado por não haver, no ato, violência e/ou ameaça contra a vítima. No entanto, o roubo consiste em um ato em que ocorre ameaça e/ou violência contra a pessoa que está sendo roubada.

O que é necessário para tirar a segunda via da sua habilitação?

Segunda via da CNH

Após fazer o registro do Boletim de Ocorrência, você deverá dar início ao encaminhamento da segunda via da sua CNH.

Para tanto, você irá precisar dos seguintes documentos (de acordo com o DETRAN do estado do Rio Grande do Sul, por exemplo):

  • Carteira de Identidade (RG). Você deverá dispor do documento original e também de uma cópia, e a expedição do documento deve ter sido feita pelo Departamento de Identificação do RS. A cópia poderá ser simples, a não ser quando a identidade tiver sido emitida por outro órgão expedidor. Nesse caso, será exigida uma cópia autenticada;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Original e cópia. Caso o número do documento conste no RG, a sua apresentação será dispensada;
  • Comprovante de residência. Original e cópia. (Os CFCs já fornecem serviços de captura digital de imagens, desta forma, não é necessário levar fotos);
  • Boletim de Ocorrência que informe o roubo, furto ou extravio do documento.
  • Documento Único do Detran de Arrecadação Original (Duda) quitado;
  • Caso você tenha mudado de endereço após a última atualização dos seus dados, você terá de fazer uma declaração sobre a sua mudança ou levar um comprovante da sua residência.

Com essa documentação em mãos, é possível solicitar a segunda via da sua habilitação em qualquer CFC (Centro de Formação de Condutores).

Dependendo do estado, existe também a possibilidade de solicitar o documento online. Como exemplo, podemos destacar alguns estados que oferecem essa facilidade: Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Paraná, entre outros.

É importante também que você esteja informado sobre como é feita a entrega do documento, já que alguns estados oferecem serviço de entrega à domicílio, enquanto outros só entregam diretamente no posto onde você fez a solicitação.

Simplificando, podemos seguir os seguintes passos para solicitar a segunda via da CNH:

  • Confira se a documentação citada acima (de acordo com o site do Detran do seu estado) está ok;
  • Acessando o site do Detran, informe-se onde fica o posto de atendimento mais próximo ou siga os passos na página online e preencha o formulário de solicitação;
  • Após ter solicitado o documento (de forma presencial ou online), você irá receber um guia de pagamento que deverá ser pago na agência de um dos bancos apontados;
  • Espere o prazo indicado pelo Detran e receba o documento na sua casa ou retire-o no posto de atendimento.

Análise gratuita

Gostou das informações? Tem vontade de saber mais? Entre em contato com o Doutor Multas e solicite mais informações gratuitas. Deixe seu comentário. Compartilhe.

Compartilhe nas redesShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

7 thoughts to “Perdi a CNH. O que eu faço?”

    1. Boa Tarde! Desconheço o procediemto exato, mas apenas apresente o B.O junto ao documento recuperado, ou dirija-se até a delegacia e informe o mesmo. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

    1. Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Você deverá entra em contato com o Detran para solicitar sua segunda via. Desde já nos colocamos a disposição. Para dúvidas maiores entre em contato com nossa equipe pelo e-mail: doutormultas@doutormultas.com.br e pelo SAC 0800-602-1543.Abraços

    1. Muitas vezes as pessoas perdem a CNH de forma indevida. Por isso é necessário que todos descubram seus direitos.

      Mas com certeza, todos devemos contribuir para que o trânsito seja cada dia melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.